18/02/21

Dragões Diário 18-02-2021

Sérgio Conceição terminou o jogo de ontem com um amargo de boca, e é provável que esse sentimento tenha sido comum à esmagadora maioria dos portistas. Esse desconforto, com tudo o que implica de menos agradável, mais não é do que uma prova da dimensão do FC Porto: um clube que é grande ao ponto de não se contentar com uma vitória por 2-1 sobre uma das melhores equipas do mundo.
 
É certo que alguns, em Portugal, talvez pouco satisfeitos com o sucesso dos campeões nacionais, já se apressaram a matizar o valor da Juventus, mas os factos são o que são: o clube de Turim chegou ao Estádio do Dragão com um registo de três vitórias em três jogos disputados fora de casa na Liga dos Campeões, com um agregado de 9-1 entre golos marcados e sofridos e até um triunfo por 3-0 sobre o Barcelona, em Camp Nou. Um candidato ao título europeu que o FC Porto derrotou com mérito e justiça inquestionáveis.
 
A entrada perfeita dos azuis e brancos em cada uma das partes – na primeira, Taremi só precisou de um minuto e um segundo para marcar; depois do intervalo, Marega facturou aos 19 segundos – não explica tudo. Globalmente, como analisou Sérgio Conceição, os atletas do FC Porto protagonizaram um jogo fantástico, interpretaram da melhor forma o que foi planeado e exibiram uma organização defensiva muito forte.
 
O golo dos eneacampeões de Itália foi, por isso, a nota mais negativa do encontro – a origem do tal amargo de boca… –, ainda assim insuficiente para diminuir a categoria de um triunfo que foi apreciado e festejado, mas não é embandeirado em arco: estamos a meio da eliminatória e vamos ter um jogo dificílimo em Turim, já preveniu o treinador.
 
Em sintonia, os jogadores que se pronunciaram destacaram que a vitória foi justa e resultou de uma exibição que deve deixar todos orgulhosos, ideia que Sérgio Oliveira sintetizou com simplicidade: fomos uma equipa de verdade. E é isso que Sérgio Conceição espera, como também advertiu, que venha a acontecer nos próximos jogos das competições nacionais, uma vez que é preciso ter sempre esta atitude e mentalidade.
 
Isso passa, em grande medida, por encarar a deslocação à Madeira da próxima jornada do campeonato como uma final, ou, se se preferir, mais um encontro da melhor competição de clubes do mundo: agora a nossa Champions é na segunda-feira com o Marítimo. Até lá, também convém descansar, e por isso hoje é dia de folga. O trabalho no Olival é retomado amanhã às 10h30.
 
Ainda na Liga dos Campeões, mas na outra, a dos mais jovens, o FC Porto ficou ontem a saber que não é este ano que terá a oportunidade de tentar reconquistar o título que alcançou em 2019. Devido às restrições impostas pela pandemia, a UEFA anunciou o cancelamento da Youth League.

Sem comentários: