02/03/12

James convocado para a Luz

Vítor Pereira convocou todos os internacionais que estiveram ao serviço das selecções para o jogo desta sexta-feira, no Estádio da Luz, com o Benfica.
Apesar dos condicionalismos na preparação do clássico, o treinador do FC Porto chamou os jogadores que estiveram em actividade, inclusivamente James Rodríguez, que jogou esta madrugada em Miami, pela Colômbia.
De resto, Danilo, Varela e Mangala continuam em tratamento às respectivas lesões.



Lista de convocados:
Helton, Lucho, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, James, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Otamendi, Bracali e Defour.

Pedro Proença é o árbitro designado pela Liga Portugal para apitar o clássico da 21.ª jornada entre Benfica e FC Porto, agendado para esta sexta-feira, às 20h15, no Estádio da Luz.
O juiz de 41 anos, integrante da Associação de Futebol de Lisboa, vai ser coadjuvado pelos assistentes Tiago Trigo e Ricardo Santos.

Vítor Pereira: "Esperamos trazer os três pontos"

Vítor Pereira é um treinador confiante nas capacidades do FC Porto e acredita que vai "trazer os três pontos" do jogo de sexta-feira, na Luz. Num discurso optimista e irónico, o técnico do FC Porto reconheceu que não pôde preparar o jogo como gostaria, mas que isso não impedirá a equipa de se apresentar para ganhar.



O que podemos esperar do FC Porto na Luz?
Esperamos ganhar o jogo e somar os três pontos. Podemos esperar um FC Porto à procura de vencer e trazer os três pontos para casa.

No ano passado, o FC Porto venceu duas vezes na Luz. Acredita na superação dos jogadores?
A história já passou, o futuro é que importa e importa que amanhã estejamos no nosso melhor, para fazermos a história que nos interessa.

De que forma preparou a semana, sem ter aqui uma série de jogadores?
As condições não foram as ideais para se preparar um jogo destes, mas amanhã vamos estar preparados, de certeza, e não vou encontrar justificações desse tipo para justificar o que for. O Paulo Bento referiu-se a isso e concordo com o que ele disse, mas amanhã teremos uma equipa em condições para vencer o jogo.

Conta com James, que jogou esta madrugada pela Colômbia?
Vamos ver o estado em que chega, porque ele jogou há pouquíssimas horas. Depois avaliaremos as condições, mas não serão as melhores, de certeza absoluta.

Espera um Benfica fragilizado, depois dos últimos resultados?
Equipas como o FC Porto, Benfica e Sporting têm responsabilidades e têm de as assumir. Acredito que o Benfica vai jogar com a responsabilidade de ganhar e nós também, com a nossa identidade, com aquilo que é a nossa ideia de jogo.

Muitos críticos diziam que o Benfica estava muito melhor. Qual é a melhor equipa?
A melhor equipa será aquela que vencer o campeonato. Teremos de esperar pelo fim do campeonato para dizer se seremos nós, o Benfica ou o Braga, que também está a lutar pelo mesmo objectivo. O que a realidade nos diz é que são duas equipas em igualdade.

Qual é o maior perigo que vem do Benfica?
Estou única e exclusivamente focado no nosso jogo, na nossa equipa e na nossa identidade. Estando ao nosso nível estamos mais do que preparados para disputar o jogo e vencê-lo.

A equipa ganhou confiança por ter recuperado a desvantagem pontual?
Há três jornadas o que líamos é que o campeonato estava entregue, mas nunca acreditamos nisso. Tenho dito desde o início que o campeonato seria discutido até final, porque é nisso que acredito depois de analisar as equipas.

Este é um jogo muito importante ou mesmo decisivo?
Decisivo não o posso dizer, porque não tenho bola de cristal, mas é um jogo muito importante, disso não tenho dúvidas.

Quais vão ser os factores determinantes?
Acredito que é preciso fazer um jogo sério e rigoroso do ponto de vista táctico, mas a qualidade individual também terá importância. A conjugação de todos os factores será determinante. Espero que seja isso e que não haja outros factores.

Este FC Porto é o mais concretizador deste século...
Devem estar a falar de outra equipa, não da minha. Face às críticas que ouço ao treinador, à equipa... É curioso, não sou eu que os marco, deve ser a equipa. Outro dado curioso: vejo que a nossa equipa é a que tem menos golos sofridos, porque leio muitas vezes que defende mal. Vamos esperar pelo fim e vamos ver o que é que a realidade traduz.

Sente-se mal tratado pelos media?
Não, nós somos muito bem tratados, sempre com nível, de forma equilibrada, justa. Somos muito bem tratados...


Dragões nas selecções nacionais

Polónia-Portugal, 0-0 (jogo particular, em Varsóvia)
Participações de João Moutinho (titular, saiu ao intervalo) e Rolando (entrou aos 67 minutos)

Bósnia-Brasil, 1-2 (jogo particular, em St. Gallen, Suíça)
Hulk entrou aos 67 minutos e fez a assistência para o golo da vitória; Alex Sandro não saiu do banco

México-Colômbia, 0-2 (jogo particular, em Miami, Estados Unidos)
James Rodríguez titular, saiu aos 80 minutos após duas assistências para golo

Áustria-Finlândia, 3-1 (jogo particular, em Klagenfurt)
Participação e golo de Janko (titular, saiu ao intervalo)

Roménia-Uruguai, 1-1 (jogo particular, em Bucareste)
Cristian Rodríguez não saiu do banco

Grécia-Bélgica, 1-1 (Jogo particular, em Atenas)
Steven Defour titular, actuou até aos 82 minutos

01/03/12

Os melhores momentos de Lucho

Golo insólito de Janko na Selecção

Conselho de Justiça confirma castigo a Antero Henrique

O director-geral da SAD do FC Porto, Antero Henrique, viu nesta quarta-feira ser confirmado pelo Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol o castigo de um mês, na sequência de incidentes no final do jogo com a União de Leiria.
O CJ decidiu “julgar indeferida por improcedente a reclamação” de Antero Henrique, o que o impedirá de estar no banco dos “azuis e brancos” no “clássico” com o Benfica, da 21.ª jornada da Liga portuguesa.
O director desportivo da União de Leiria, Rodolfo Vaz, também viu o seu castigo de um mês ser confirmado pelo CJ, na sequência dos incidentes no final do jogo da 18.ª jornada da Liga e que o FC Porto venceu 4-0.
Rodolfo Vaz disse, após o encontro, que estava a falar com o árbitro do encontro sobre a expulsão de Shaffer, quando Antero Henrique se dirigiu a ele, “completamente alterado, aos gritos”, tendo, confirmado que assinou a ficha de jogo no balneário, por não sentir “condições de segurança”.

28/02/12

Vítor Baía: “FC Porto chega em vantagem ao clássico”


O antigo guarda-redes do FC Porto afirmou que o jogo de sexta-feira, que oporá os “dragões” ao Benfica, no Estádio da Luz, “não será decisivo”.
À margem da inauguração de um pavilhão polidesportivo com o seu nome, na Escola Joaquim Nicolau de Almeida, em Gaia, o antigo internacional relativizou o confronto: “São apenas três pontos em disputa, faltará ainda mais campeonato”.
“Está tudo em aberto e, para mim, o FC Porto chega sempre em vantagem”, disse o ex-jogador que mais títulos conquistou ao serviço dos “dragões”.
Questionado sobre o número de internacionais portugueses a actuar no estrangeiro, Vítor Baía limitou-se a observar: “O futebol é um negócio e tem sido mais rentável ir buscar jogadores fora do que apostar na sua formação”.
O Benfica-FC Porto abre, sexta-feira (20:15, no Estádio da Luz) a 21.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, com as duas equipas empatadas no primeiro lugar da prova, com 49 pontos.

Fonte: Público


Villas-Boas admite regressar ao F.C. Porto, mas não "num futuro próximo"


O treinador André Villas-Boas admitiu esta segunda-feira regressar ao F.C. Porto, mas sublinhou que não será "num futuro próximo", por estar envolvido no projeto dos ingleses do Chelsea, da Liga inglesa de futebol.
Em entrevista à TSF, transmitida em direto desde Londres, Villas-Boas disse que "será sempre um orgulho" o regresso ao F.C. Porto, que orientou na época transata, concluída com o título de campeão nacional e com a conquista da Liga Europa.
"Se tiver essa oportunidade de regressar, será um orgulho regressar ao F.C. Porto. Mas não encaro em absoluto isso, pois estou envolvido no que estou a construir aqui [no Chelsea]", sublinhou.
André Villas-Boas salientou que não está "arrependido" de ter deixado o F.C. Porto, para ingressar no Chelsea, e revelou que o presidente dos "dragões", Pinto da Costa, lhe disse "para ficar".
Sobre contratações, Villas-Boas disse que o brasileiro Hulk, que treinou nos "azuis e brancos", teria lugar na equipa londrina.
O técnico declarou que tem expetativas em alterar o momento menos bom do Chelsea, que venceu no domingo, na Liga inglesa, o Bolton, por 3-0, o que permitiu diminuir a pressão sobre Villas-Boas.