26/05/18

Dragões Diário 26-05-2018

Três décadas depois de Madjer, nos últimos anos tem brilhado outro mágico argelino no Dragão: Yacine Brahimi. O extremo que marcou 12 golos em 2017/18 vive encantado por já fazer parte da história do FC Porto e está mesmo muito feliz pela conquista de um campeonato contra tudo e contra todos: Este título tem um sabor especial porque sofremos muito e porque muita gente duvidava que fôssemos capazes de ser campeões.

O fisiologista Eduardo Oliveira, que é um dos membros da equipa técnica sempre tão elogiada por Sérgio Conceição, escolhe resiliência como a palavra que melhor define esta conquista. Sendo um dos responsáveis pela boa forma física que o plantel evidenciou, Eduardo Oliveira desfrutou do sentido de pertença ao grupo que alcançou o título, e revela que ter neste momento o objetivo cumprido é muito gratificante.

Uma excelente exibição coletiva valeu ontem ao FC Porto uma entrada com o pé direito nas meias-finais do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol. No Pavilhão da Luz, os Dragões venceram o Benfica por 90-79, com Sasa Borovnjak (22 pontos) e Will Sheehey (20 pontos) em grande plano. A segunda partida desta eliminatória está marcada para amanhã, às 17h, no mesmo local. 

O FC Porto começa hoje a disputar, no Peso da Régua, a final four da Taça de Portugal de andebol, uma competição que o treinador Carlos Martingo encara com altas e boas expectativas. O capitão Hugo Laurentino assume que a Taça de Portugal é um dos objectivos da época e garante que a equipa vai dar tudo para levar o troféu para o Porto. O jogo das meias-finais é frente ao Sporting e está marcado para as 17h30 (TVI 24).

No futebol de formação, os Sub-19 encerram hoje o campeonato, com a receção ao Leixões (17h no Olival), e Mamadu Lamba e Vasco Paciência já avisaram que querem terminar a época com uma vitória. Já os Sub-15 recebem amanhã o Benfica (11h, Porto Canal), e o treinador Tulipa assumiu que quer ganhar um jogo diferente e especial.

Não é só no futebol e no hóquei em patins que os espaços do FC Porto são palcos de decisões de grandes competições internacionais. Entre 6 e 10 de junho, a Academia de Bilhar do Estádio do Dragão vai receber a Taça da Europa de Clubes de bilhar às três tabelas, que pela quinta vez em 60 edições é organizada pelos Dragões.

O Museu FC Porto é um repositório de histórias e memórias em que os motivos de interesse para qualquer portista são incontáveis. Agora há mais um: na área temática Destino: Vencer é possível contemplar uma réplica do autocarro que transporta a equipa principal de futebol desde o início da temporada 2017/18 e experimentar o conforto de que os atletas usufruem.

Realiza-se hoje, no Estádio do Dragão, a sétima edição do Dia do Clube, um evento organizado por sócios e adeptos.

24/05/18

Aconteceu a 24 Maio 1998

Há 20 anos, o FC Porto deslocou-se a Oeiras para enfrentar o Sporting de Braga na final da Taça de Portugal. O jogo teve quatro golos, todos assinados por brasileiros: pelos Dragões, marcaram Aloísio, Jardel e Artur (num fabuloso pontapé de bicicleta); pelos minhotos, faturou Sílvio. A vitória por 3-1 valeu aos azuis e brancos a conquista da nona Taça de Portugal e da terceira dobradinha da sua história. Curiosamente, a baliza adversária era defendida por Quim, o guarda-redes que duas décadas depois voltou ao Jamor ao serviço do Desportivo das Aves e que poderá vir a ser um dos adversários do FC Porto na próxima edição da Supertaça Cândido de Oliveira.

Dragões Diário 24-05-2018

Ainda não está farto de ler sobre a conquista do 28.º título de campeão nacional pelo FC Porto, pois não? Então está com sorte. Esta manhã, vai ser disponibilizada online a última edição da Dragões, que desta vez tem como destaque, como não podia deixar de ser, a vitória no campeonato. Dos triunfos no campo aos festejos nos Aliados, há muito para ler e recordar. E, como de costume, há mais, sendo também assinalados o 36.º aniversário de Pinto da Costa na presidência do clube e a conquista da Premier League International Cup pelo FC Porto B. Siga esta ligação e desfrute.

Gonçalo Paciência, André André e os respetivos pais, todos campeões nacionais de azul e branco, são objeto de um dos trabalhos publicados nesta edição da revista. O avançado de 23 anos, que esteve emprestado e regressou à base em janeiro, reconheceu que viveu uma época de sonho, e que ser campeão pelo FC Porto era algo que já ambicionava há muitos anos. Por isso, na hora de dedicar o título a alguém, escolheu a família, mas particularmente o pai, Domingos Paciência, por tudo o que ele já viveu no clube.

Também campeão, também reforço de inverno e também avançado é Majeed Waris, para quem este título representa muito. O internacional ganês explicou que a equipa trabalhou realmente muito e foi liderada por um treinador que contou sempre com todos e que fez com que todos se sentissem como parte integrante desta conquista.

O basquetebolista sérvio Sasa Borovnjak assinou ontem um novo contrato com o FC Porto, prolongando a ligação ao clube até 2020. Nesta temporada, o poste contratado em 2016 ao Lusitânia dos Açores já disputou 35 jogos na Liga Portuguesa de Basquetebol, marcando em média 16,3 pontos em cada um.

Sábado é dia de jogo grande no Dragão Caixa, com a equipa de hóquei em patins do FC Porto a receber a Oliveirense, em partida da 24ª jornada do campeonato (15h00, Porto Canal). Os bilhetes para o encontro estão desde ontem disponíveis nos locais habituais.

O FC Porto chegou a acordo com Roberto Brasil, um cavaleiro açoriano emigrado nos Estados Unidos da América que passará a representar o clube nas provas em que participa este portista de sempre que é, atualmente, o número três no ranking norte-americano de drèssage de cavalos jovens.

23/05/18

Aconteceu a 23 Maio 1993

Ainda faltavam três jornadas para terminar a liga portuguesa e o FC Porto estava a disputar o título com o Benfica. Nas Antas, os Dragões receberam o Vitória de Guimarães, sabendo que uma vitória era fundamental para a manutenção da vantagem de um ponto sobre o rival de Lisboa. Como era habitual naquela temporada, Carlos Alberto Silva apostou numa dupla atacante composta por Domingos e Kostadinov, tendo daquela vez cabido ao avançado búlgaro resolver a partida: aos 29 e aos 59 minutos, marcou os dois golos que garantiram uma vitória por 2-0. No final da época, a vantagem já não era de um ponto, mas de dois, e os portistas celebraram nos Aliados a conquista do 13.º título da história azul e branca.

Dragões Diário 23-05-2018

O capitão do FC Porto, Héctor Herrera, não esconde o orgulho e a emoção ao falar da conquista do título nacional: Para mim isto significa tudo. É o meu primeiro título no FC Porto e é para mim uma honra poder contribuir para a entrada de mais um troféu no museu. O internacional mexicano já está de olhos postos em mais triunfos: Mal posso esperar para ganhar mais troféus. No primeiro fim de semana de agosto, frente ao Desportivo das Aves, terá a oportunidade de tentar somar uma Supertaça ao currículo. 

Vaná, que foi o penúltimo jogador a sagrar-se campeão quando se estreou como titular em Guimarães, escolhe trabalho como a palavra que melhor define o plantel azul e branco. O guarda-redes brasileiro reconhece que uma das características do treinador foi fundamental para o sucesso: A disciplina imposta pelo mister e a forma como fez cada elemento do grupo sentir-se importante também foi essencial para chegar onde chegámos.

No fim de semana, vários nadadores do FC Porto deslocaram-se às Astúrias, em Espanha, onde participaram no XXII Trofeo Internacional Villa de Gijón. O resultado de mais uma brilhante prestação internacional da natação portista traduziu-se em oito medalhas, com destaque para o ouro de Ana Rita Faria nos 100 e 200 metros livres e de Alexandre Amorim nos 50 metros bruços.

21/05/18

Aconteceu a 21 Maio 2003

Neste dia, o FC Porto viveu um dos grandes dias da sua história. No Olímpico de Sevilha, perante um calor sufocante, os Dragões, então liderados por José Mourinho, venceram o Celtic de Glasgow (3-2) e levantaram a Taça UEFA. A primeira, e única, ganha por um clube português (a actual competição denomina-se Liga Europa e também há uma no nosso Museu) foi conseguida após uma partida de emoções fortes e que ficou decidida de forma dramática na segunda parte do prolongamento, com um inesquecível golo de Derlei. O mesmo Derlei tinha aberto o marcador em cima do intervalo e Alenichev foi o outro marcador de serviço, numa partida que ficou também marcada pela exibição de gala do mágico Deco. Num jogo para a história, os Dragões alinharam com: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa (Pedro Emanuel, 71m), Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha (Ricardo Costa, 9m), Maniche, Alenichev, Deco, Capucho (Marco Ferreira 98m) e Derlei.

Dragões Diário 21-05-2018

À terceira foi mesmo de vez para Danilo Pereira. Três épocas depois de se ter transferido para o FC Porto, o médio defensivo pode finalmente dizer-se campeão nacional. Para o camisola 22 tratou-se, pois claro, da vitória que ambicionava desde que chegou e a verdade é que se há um homem que o merece é ele. O ano esteve longe de ser fácil: as lesões complicaram em muito a parte final da época, tiraram-no do Mundial da Rússia, mas nada lhe retira a sensação gratificante de ver a Taça no Museu e de se sentir parte da história do clube.

Longe do FC Porto está já Ricardo. O lateral, agora do Leicester, foi uma das peças fundamentais na conquista do 28º título do palmarés azul e branco e não escondeu a emoção de também ele se sentir parte da história do clube. Segundo as palavras do internacional português, é para conseguir vitórias como esta que se trabalha toda uma vida e, no momento de a dedicar, apontou em quatro direcções: à família, aos amigos, aos colegas e aos adeptos.

No futebol de formação, ontem foi dia dos Sub-15 baterem a Académica de Coimbra, por 5-0, em jogo da sétima jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores C. Uma entrada forte dos azuis e brancos, que marcaram por quatro vezes no primeiro tempo, resolveu a partida a favor dos comandados de Tulipa, que seguem na terceira posição da prova, a cinco pontos do Benfica.

20/05/18

Aconteceu a 20 Maio 2007

Neste dia, o FC Porto vence o 22.º Campeonato Nacional da sua história ao bater o Desportivo das Aves (4-1), no Estádio do Dragão, com golos de Adriano, Lisandro (dois) e autogolo de Jorge Ribeiro. Este foi, de resto, o primeiro dos três Campeonatos que Jesualdo Ferreira venceu com o FC Porto. O onze titular no jogo do título, referente à última jornada, foi este: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile; Lucho González, Anderson, Raúl Meireles; Lisandro López, Adriano e Quaresma.

Dragões Diário 20-05-2018

Ricardo Pereira vai ser jogador do Leicester City. O FC Porto e o clube inglês acertaram a transferência do internacional português por 20 milhões de euros, mas o acordo prevê o pagamento de uma remuneração variável, pelo que o montante global a receber poderá atingir os 25 milhões de euros. Em 2017/18, o defesa campeão nacional fez 43 jogos e dois golos com a camisola azul e branca, tendo ainda sido convocado para representar Portugal no Mundial da Rússia. Obrigado e boa sorte, Ricardo!
 
Esta foi, sem dúvida, a vitória da união e da força do grupo. Quem o diz é Felipe, campeão nacional na segunda época em que veste a camisola do FC Porto. Em exclusivo ao site oficial dos Dragões, o central brasileiro reconhece que o título conquistado teve um sabor especial, depois de quatro anos difíceis para um clube que está tão habituado a ganhar. Quem não se lembra da mensagem de Felipe para aqueles que duvidavam?
 
Se Felipe chegou em 2016, Reyes já sabe o que é ser Dragão desde 2013, mas foi em 2017/18 que protagonizou a sua melhor temporada no FC Porto: o central mexicano realizou 24 jogos e apontou três golos, que ajudaram os azuis e brancos a vencer Marítimo, Paços de Ferreira e Sporting de Braga. Para Reyes, a equipa deu a vida em campo e fez por merecer o final de época que teve, tal como os adeptos, que estiveram ao lado do grupo em todos os momentos.
 
Os nossos Sub-19 receberam e golearam o Vitória de Setúbal (4-0), no Olival, em jogo da 12ª e antepenúltima jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A. Um autogolo sadino, João Lameira e Junior Maleck (2) construíram o triunfo dos Dragões, que voltam a jogar em casa na próxima ronda, frente ao Leixões (26 de maio, 17h00).

O clássico da 23ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins, entre FC Porto e Benfica, terminou empatado (7-7). Num duelo frenético e cheio de golos, os campeões nacionais acabaram por não ter a pontinha de sorte que permitiria manter a liderança mas de forma isolada, uma vez que os lisboetas estabeleceram a igualdade a pouco mais de um minuto do fim. Faltam jogar três jornadas e o Bicampeonato está perfeitamente ao alcance da equipa de Guillem Cabestany.
 
A nossa equipa de andebol bateu ontem o Sporting (31-26), no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, em partida da décima e última jornada da fase final do Andebol 1, na qual os Dragões terminaram na terceira posição do Grupo A. No horizonte azul e branco está agora a meia-final da Taça de Portugal, na qual o adversário será precisamente o Sporting. O clássico disputa-se no dia 26 de maio, às 17h30, no Pavilhão Municipal do Peso da Régua.