16/08/14

Célestin é a novidade nos convocados do FC Porto B


A chamada de Célestin é a maior novidade na lista de convocados do FC Porto B na deslocação ao recinto do Sporting da Covilhã (2.ª jornada da Segunda Liga, este sábado, 18h00, no Estádio Municipal da Covilhã). Em relação à recepção à Oliveirense, da primeira jornada da competição, sai da lista elaborada por Luís Castro o defesa Verdasca.
Na temporada passada, o FC Porto B triunfou no recinto dos serranos, por 1-0, com um golo de Ivo Rodrigues, em partida da 31.ª jornada da competição. No entanto, na primeira volta (10.ª jornada), o Sporting da Covilhã venceu, no Estádio de Pedroso, por 2-1, com o golo dos portistas a ser apontado por Tozé.
Lista de 18 convocados: Caio e Kadú (guarda-redes); André Silva, David Bruno, Célestin, Francisco Ramos, Frédéric, Gonçalo Paciência, Graça, Ivo Rodrigues, Kayembe, Leandro, Lichnovsky, Pavlovski, Pité, Rafa, Siemann e Tomás Podstawski.

Estreia promissora de Rúben Neves ao ritmo de Cha cha cha


​O FC Porto recebeu e venceu esta sexta-feira o Marítimo (2-0), no jogo inaugural da Liga portuguesa 2014/15. O debutante Rúben Neves (11m) e Jackson Martínez (90m+4) foram os marcadores de serviço na primeira vitória oficial da época.
Com três caras novas (Martins Indi, Óliver Torres e Brahimi) e o menino Rúben Neves no primeiro onze oficial da temporada, os azuis e brancos assumiram as despesas do jogo desde o apito inicial, obrigando o Marítimo a defender literalmente com os onze jogadores. Dominador e pressionante, o FC Porto não demorou muito tempo a encontrar o caminho das redes contrárias.
Quaresma deu o mote logo aos quatro minutos e a primeira explosão de alegria do Estádio do Dragão surgiu aos 11, por intermédio de Rúben Neves. No seguimento de um canto cobrado por Quaresma, a bola ficou caprichosamente ao jeito do pé direito do jovem médio portista, que rematou rasteiro e cruzado sem hipóteses para Salin. Com apenas 17 anos e 155 dias, Rúben Neves tornou-se o mais jovem jogador da história do FC Porto a marcar no campeonato, abrilhantando uma estreia verdadeiramente de sonho. Pese embora o maior domínio, os Dragões foram para o intervalo a vencer pela margem mínima.
Com uma cultura inegável de posse de bola, o FC Porto entrou, ainda assim, algo apático na etapa complementar, permitindo aos insulares chegar mais vezes junto da baliza à guarda de Fabiano. Perante o apoio incessante dos mais de 48 mil adeptos que encheram o palco azul e branco, o conjunto liderado por Julen Lopetegui voltou a agarrar o comando das operações e partiu à busca do segundo golo, que surgiria já em período de compensação por intermédio do inevitável Jackson Martínez, após passe delicioso de Cristian Tello (90m+4). Triunfo inquestionável do FC Porto, que assim iniciou o campeonato da maneira que melhor sabe: a vencer.

Julen Lopetegui destacou dois aspectos fundamentais na conferência de imprensa que se seguiu ao triunfo do FC Porto sobre o Marítimo (2-0), na jornada inaugural da Liga portuguesa 2014/15. O treinador dos Dragões considera que a sua equipa teve personalidade e identidade, e sublinha que ainda há coisas que precisam de ser melhoradas, algo perfeitamente natural numa fase tão prematura da temporada.
Sempre que ganhas, ficas satisfeito. Tivemos muitas oportunidades para resolver o jogo mais cedo, mas defrontámos uma equipa muito bem organizada e que nos criou dificuldades. O primeiro jogo nunca é fácil, mas creio que demos uma boa resposta e conseguimos o mais importante, que era vencer, começou por dizer Julen Lopetegui.
Apesar de liderar um colectivo ainda em construção, o treinador basco considera que a equipa fez muitas coisas boas, mas alerta para a necessidade de ser mais eficaz no capítulo da finalização. Marcámos dois golos em 22 remates, mas poderíamos ter marcado mais. É difícil criar muitas oportunidades de golo e, com o tempo, temos de ser mais eficazes.
Pedindo calma e tranquilidade para com o talento de Rúben Neves, Julen Lopetegui elogiou ainda a moldura humana do Estádio do Dragão: É maravilhoso ver o nosso estádio cheio e estamos felizes por termos podido dedicar a vitória aos adeptos.

Em declarações ao Porto Canal, Jackson Martínez, autor do segundo golo dos Dragões, realçou a paciência que a equipa demonstrou para atingir os seus objectivos.
O colombiano afirmou estar satisfeito com a vitória: Foi muito bom trabalho da equipa, pois fizemos tudo o que fomos trabalhando na pré-temporada. Tivemos dificuldades, já que o Marítimo fez um bom jogo e a nossa pressão não saiu sempre bem, mas foi uma boa vitória. Para Jackson, não há dúvidas sobre o que possibilitou a vitória: A chave foi a perseverança, a paciência para conseguir desfeitear o Marítimo. Os jogadores que entraram, que estavam frescos, exibiram-se a um nível muito bom. Foi um excelente início perante o nosso público.
O sul-americano não poupou nos elogios ao público presente: Penso que, para todos os jogadores, a motivação aumenta com o público todo aqui. Quero agradecer a todos pelo apoio, que é algo que precisámos para conseguir dar o nosso melhor em campo, de forma a fazermos o melhor possível nesta campanha.

Brahimi estava feliz pelo desfecho do primeiro jogo oficial da época, dizendo ter sentido muitas sensações boas no primeiro contacto com o Estádio do Dragão. Em declarações ao Porto Canal, o internacional argelino Brahimi realçou também que este era um jogo importante para a equipa nas vésperas do jogo com o Lille.
Foi o primeiro jogo da temporada e ganhar por 2-0 é bom para a confiança. Espero que continuemos a ganhar confiança – temos de continuar a trabalhar. O Marítimo é uma boa equipa, tivemos dificuldades em sair com a bola, mas o importante foi vencer.
Brahimi não escondeu a felicidade pela presença maciça de adeptos no Dragão: O apoio dos adeptos foi importante. É espectacular, só posso agradecer e espero que continuem connosco durante a temporada.

11/08/14

Iván Marcano reforça dragões


​Iván Marcano é o mais recente reforço do FC Porto. O central espanhol, de 27 anos, chega ao clube a título definitivo e rubricou um contrato válido para as próximas quatro temporadas. Depois de ter actuado no futebol grego na época passada, ao serviço do Olympiakos, Iván Marcano vai integrar o plantel às ordens de Julen Lopetegui, no qual irá envergar a camisola número cinco.
Estou muito feliz e orgulhoso por chegar a um clube como o FC Porto, que tem uma história recheada de títulos e adeptos verdadeiramente fantásticos, dos melhores que existem no futebol. Sei aquilo que me espera e estou preparado para ajudar a equipa a vencer e a voltar a conquistar títulos, afirmou Iván Marcano em exclusivo a Porto Canal e www.fcporto.pt, naquelas que foram as suas primeiras palavras como jogador dos Dragões.

Mangala no Manchester City


Mangala é jogador do Manchester City, anunciou o clube da Premier League. Utilizará a camisola número 20 e será companheiro de equipa de Fernando, jogador que este verão também trocou o FC Porto pelos campeões ingleses.
Mangala é o sexto reforço da equipa treinada por Manuel Pellegrini, juntando-se a Lampard, Fernando, Caballero, Sagna e Zuculini.

A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo com o Manchester City para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva, e dos 56,67% dos direitos económicos que detinha, do jogador profissional de futebol Eliaquim Mangala, pelo valor de 30.500.000 euro (trinta milhões e quinhentos mil euros).

1ª Jornada: FC Porto B batido pela Oliveirense


O FC Porto B entrou a perder na Segunda Liga, tendo sido derrotado pela Olveirense, por 1-3. À técnica dos jovens Dragões, com Ivo e Pité à cabeça, sobrepôs-se a eficácia da equipa de Oliveira de Azeméis.
Foi um resultado ingrato para a equipa B, que entrou bem no jogo, com boas iniciativas de Ivo pela esquerda, mas acabou por ser a Oliveirense a adiantar-se aos 20 minutos, quando o gigante Yero fez valer a força física para ganhar na área e marcar.
Até ao intervalo, o FC Porto B atacou muito, mas concluiu mal. Luís Castro fez entrar ao intervalo André Silva e Francisco Ramos, a equipa pressionou muito, mas em cinco minutos a Oliveirense decidiu o jogo, primeiro com um remate de fora da área de Ivan Santos, depois, com Yero a converter um penalti rigoroso, marcado pelo árbitro por uma bola no braço na área portista.
Pité fez o golo do FC Porto B, num jogo em que o resultado penalizou demasiado a equipa, que pelo que se viu tem qualidade para realizar uma boa temporada.
Julen Lopetegui esteve no Estádio Municipal Jorge Sampaio a assistir à estreia do FC Porto B na II Liga, em jogo contra a Oliveirense. O treinador espanhol esteve sentado ao lado de Rui Barros, um dos seus adjuntos, Antero Henrique, diretor-geral do FC Porto, João Pinto, que trabalha na estrutura do clube e Domingos Paciência, pai de Gonçalo, avançado que fez o primeiro estágio de pré-época com a equipa principal, e atual técnico do Vitória de Setúbal.


FICHA DE JOGO

FC Porto B-Oliveirense, 1-3
Segunda Liga, 1.ª jornada
11 de Agosto de 2014
Estádio do Pedroso, em Vila Nova de Gaia
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve)

FC PORTO B: Kadú, David Bruno, Siemann, Lichnovsky, Rafa, Tomás Podstawski, Pité, Leandro Silva, Kayembe, Gonçalo Paciência e Ivo
Substituições: Lichnovsky por Francisco Ramos (46m), Kayembe por André Silva (46m) e Pité por Frederic (68m)
Não utilizados: André Caio, Graça, Pavlovski e Verdasca
Treinador: Luís Castro

OLIVEIRENSE: João Pinho, Carela, Ângelo, Sérgio, Bruno Simão, Godinho, Zé Freitas, Ivan Santos, Rui Lima, Oliveira e Yero
Substituições: Oliveira por Mário Mendonça (63m), Ivan Santos por Renan (77m) e Rui Lima por Carlitos (90+1m)
Não utilizados: Hélder Godinho, Zé Sousa, Luís e Rafa
Treinador: Artur Marques

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Yero (20m e 54m, pen.), Ivan Santos (54m) e Pité (59m)
Cartões amarelos: Ivo (14m), Zé Freitas (68m), Sérgio (72m) e Mário Mendonça (86m)

Julen Lopetegui: "Só como equipa seremos fortes"


Análise ao jogo: Em todos os jogos há sempre aspetos positivos e negativos. Neste jogo faltou-nos alguma concentração em alguns momentos da primeira parte e num deles sofremos um golo. Mas, claro, que há muitas coisas positivas a retirar do jogo. Temos, todavia, de fazer mais agora que a competição vai começar. Temos de continuar a crescer porque somos uma equipa completamente nova. Precisamos de ser, rapidamente, uma equipa de estilo bem definido. Estamos a trabalhar nesse sentido.

FC Porto favorito ao título? O que é ser favorito? Temos, isso sim, de trabalhar muito para sermos uma equipa forte, temos de trabalhar no máximo durante o todo o ano porque a época não será fácil. Acima de tudo, devemos pensar como equipa porque sem sermos uma equipa não somos nada, só como equipa seremos fortes.

O play-off da Champions: Temos uma enorme vontade de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. Saiu-nos no sorteio a equipa mais difícil porque ainda na época passada esteve perto de tirar o segundo lugar ao Mónaco no campeonato francês. Temos dois jogos para conseguir o que não foi possível garantir a época passada.

Equipa titular: Numa equipa como o FC Porto há sempre muita luta pelos lugares. Estamos muito satisfeitos com estes jogadores e na próxima semana saberemos quem joga.

Balanço: Estou muito contente no FC Porto, não tenho palavras para descrever o que se sente por ver adeptos em todos os estádios onde jogamos. Têm sido semanas fantásticas.

Josué no Bursaspor por uma temporada


Nem Metz, nem Eskisehirspor, nem Corunha. O futuro de Josué passa pela Turquia, mas pelo Bursaspor, clube que acertou com o FC Porto o empréstimo do médio internacional português, que foi riscado do plantel de Julen Lopetegui e não contava desde o final do estágio em Horst, na Holanda. A SAD preferia a transferência do médio de 23 anos a título definitivo, pedindo quatro milhões de euros, valor que nenhum dos interessados se predispôs a pagar. As propostas por empréstimos, essas sim, apareceram, tendo o Bursaspor tomado a dianteira e chegado a acordo tanto com o FC Porto como com o jogador. O clube turco deve mesmo reservar opção de compra, a exercer no final da temporada.
Josué, contratado pelos dragões há um ano, ao Paços de Ferreira, somou 35 jogos e marcou cinco golos ao longo da campanha 2013/14. Com Paulo Fonseca, tornou-se um titular polémico, muito contestado pelos adeptos e pela crítica. Tendo ficado marcado como um dos rostos de uma época terrível, viu a sua segunda vida no clube comprometida, percebendo-se que Lopetegui já tinha uma ideia feita sobre o português, já que a dispensa surgiu na sequência de umas primeiras semanas de pré-temporada que até mostraram o melhor Josué. Com contrato com os dragões até 2017, não se perspetiva por agora que o médio recupere o protagonismo que o elevou até à Seleção Nacional.
Na Turquia, Josué vai engrossar um já extenso grupo de portugueses, que integra Bruma (Galatasaray), Bosingwa (Trabzonspor), André Santos (Balikesirspor), Castro (Kasimpasa), Edinho (Kayseri Erciyesspor), Manuel da Costa (Sivasspor), Bruno Alves e Raul Meireles (Fenerbahçe). Está será ainda a segunda experiência do médio fora de Portugal, depois da passagem pelos holandeses do Venlo, em 2010/11.

10/08/14

Estreia frente à Oliveirense deixa Luís Castro de “sobreaviso”


A estreia no campeonato traz sempre expectativas acrescidas e o facto do adversário do FC Porto B nesta primeira jornada ser a perigosa Oliveirense (domingo, 18h00, no Estádio de Pedroso, com transmissão em directo no Porto Canal) deixa Luís Castro de sobreaviso. Em declarações a www.fcporto.pt, o treinador recorda que a equipa de Oliveira de Azeméis já leva três jogos oficiais esta época, com resultados positivos.
A Oliveirense perdeu por 3-0 na primeira jornada da Taça da Liga, mas rapidamente rectificou, recebendo e vencendo o Farense por 3-0 e empatando em Chaves, no terreno de um candidato à subida de divisão, por 2-2. Isso deixa-nos de sobreaviso e o facto de ser a nossa estreia leva o encontro para um patamar de dificuldade elevado, embora mantenhamos o nosso objectivo de praticar um jogo agradável, em que a equipa se destaque pelo seu todo e nos transporte para uma vitória, afirmou o técnico.
Luís Castro espera uma Oliveirense a disputar o jogo pelo jogoo campeonato é longo, ainda estamos numa fase em que todos os treinadores abordam as partidas de uma forma mais aberta e descomplexada – e reconhece que o adversário se apresenta com mais ritmo. Na semana passada estivemos com menos 12 jogadores e, embora esta semana já tenhamos recuperado alguns, acresce a isso o facto de não termos competição oficial. Pode aparecer alguma décalage, mas acredito no nosso sentido de responsabilidade e nosso valor individual e colectivo, sublinhou.
A capacidade da Oliveirense não será subestimada, garante: É uma equipa perigosa, com uma boa capacidade ofensiva, que não se desequilibra muito e tem um bom trio de ataque e de meio-campo. Valem pelo seu todo e são um conjunto homogéneo, bem liderado pelo Artur Marques.

Kadú: “Sentimo-nos preparados”


O FC Porto B inicia a época oficial 2014/15 na Segunda Liga, este domingo, às 18h00, no Estádio de Pedroso, frente à Oliveirense (19.ª classificada da edição anterior). O guarda-redes angolano Kadú acredita que a equipa tem qualidade para fazer igual ou melhor do que na temporada passada e que os jogadores estão confiantes de que podem fazer um bom resultado nesta primeira jornada.
Após o segundo lugar alcançado na época 2013/14, discutindo o título até à jornada final, os bês portistas fazem-se à estrada numa Segunda Liga renovada, com 46 rondas, fruto do alargamento para 24 equipas. No horizonte perfila-se também uma nova competição, a International Premier League. Na época passada não pensávamos conseguir o que conseguimos e temos qualidade para fazer igual ou melhor. Podemos fazer um bom trabalho, disse, em antevisão ao Porto Canal e www.fcporto.pt.
Kadú julga que esta primeira jornada pode dar o mote para uma época bem sucedida: O objectivo é sempre começar bem, à imagem do ano passado. Estamos confiantes de que podemos fazer um bom resultado e seria muito positivo começarmos com uma vitória. Nunca estamos totalmente preparados para um primeiro jogo, mas sabemos o que temos de fazer e quais são as ideias do treinador. Consoante a época for avançando, vamos melhorando, mas sentimo-nos preparados.
Kadú já trabalhava com o FC Porto B nas duas últimas temporadas, mas saíram várias figuras importantes (como Tozé, Pedro Moreira e Tiago Ferreira) e entraram muitas caras novas: Os jogadores do FC Porto têm sempre muita qualidade. Os que saíram tinham chegado ao momento de atingir outros patamares e os que entraram foram escolhidos a dedo para que consigamos manter a qualidade do ano passado.
Em termos individuais, Kadú traça metas ambiciosas: O objectivo é sempre jogar, seja onde for – equipa A ou equipa B. Quero aproveitar a experiência que ganhei no estágio da equipa A e que ganho sempre que lá vou treinar. Vou continuar a trabalhar e procurar fazer o maior número de jogos possível.