03/04/21

Aconteceu a 03 Abril 2011

Neste dia, o FC Porto fez na Luz o que nunca havia sido feito. Numa época extraordinária, os azuis e brancos foram a Lisboa vencer o Benfica (2-1), com golos de Guarín e de Hulk, e somaram a 23ª vitória em 25 possíveis, o que lhes permitiu festejar num Estádio da Luz… às escuras e com a rega ligada. Nas palavras sucintas de Guarín: Histórico, pá.

Dragões Diário 03-04-2021

Cabe-nos a nós ir à procura de fazer o melhor jogo e de o ganhar. Foi este o mote de Sérgio Conceição para o jogo de mais logo frente ao Santa Clara (20h30, Sport TV). Na véspera do encontro da 25ª jornada do campeonato, o treinador azul e branco lembrou que, pela frente, o FC Porto terá uma equipa competitiva, com qualidade e que acaba os campeonatos de forma segura e tranquila, além de ter sempre boas equipas técnicas.  O mister afirmou ainda que, apesar de ser bom ter jogadores na selecção, só hoje é que o grupo ficou completo, referindo-se ao regresso de Zaidu, que apenas ontem completou o lote de jogadores à disposição do técnico portista na preparação para o confronto diante dos açorianos. No boletim clínico, houve boas notícias, com Pepe a treinar sem restrições, tendo Conceição dito que está apto para ir a jogo. Depois vemos se estará dentro dos onze ou dos 20.

A equipa B também entra em campo daqui a pouco, às 15h (Porto Canal/FC Porto TV), para defrontar o Arouca. Depois de duas vitórias consecutivas no campeonato, que permitiram à formação liderada por António Folha sair da zona de despromoção da Liga Portugal 2, Ricardo Silva, guarda-redes azul e branco, admitiu que trabalhar sobre vitórias é muito diferente. Apesar de esperar mais uma partida difícil, o guardião portista garantiu que o FC Porto vai lutar pelos três pontos: Vamos defrontar um adversário que ainda tem possibilidades de subir e todos os jogos tenta dar o melhor para chegar o mais acima possível, mas nós também precisamos muito da vitória para podermos respirar cada vez melhor. Vai ser um bom jogo e nós, FC Porto, vamos com certeza lutar pela vitória.
 
Depois de ter garantido o acesso à final four da Taça de Portugal, na qual vai defrontar o Sporting nas meias-finais, a equipa de basquetebol do FC Porto volta a concentrar-se no campeonato. Já depois da equipa B do futebol, os comandados de Moncho López entram em campo às 17h30 (Porto Canal/FC Porto TV) para receber o CAB Madeira. Garrett Nevels, mais recente reforço dos Dragões, garantiu, em antevisão à partida, que é importante continuarmos a fortalecer a química da equipa para chegarmos aos Play-offs ao nosso melhor nível, individual e coletivamente. Depois de revelar que se sente perfeitamente integrado na equipa, o norte-americano deixou o repto para o jogo desta tarde: Sabemos que podemos encontrar o CAB Madeira nos Play-offs, por isso queremos enviar uma mensagem de que é difícil derrotarem-nos.

É também esta tarde, a partir das 17h30 (A Bola TV), que arranca a final do play-off do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina de voleibol. A AJM/FC Porto, vencedora da fase regular, vai a casa do Leixões disputar a primeira partida da série, e Kátia Oliveira, central brasileira das azuis e brancas, garantiu que a força física e mental está no máximo: Estamos muito felizes por estar numa fase tão importante do campeonato e muito felizes por representarmos um clube como o FC Porto. Vamos com tudo e estamos supermotivadas.

Já está disponível a edição 413 da revista Dragões. Neste mês de abril, é Sérgio Oliveira que figura na capa e conta tudo sobre a passagem aos quartos da Liga dos Campeões, o passado, presente e futuro no FC Porto. Além da sempre actual e relevante página do Presidente, na revista pode ainda ver conteúdos relacionados com os quartos da Champions, com os 39 anos de Pinto da Costa à frente do clube e os 36 anos da revista por ele pensada. Damos-lhe também a conhecer os novos atletas do andebol e dos esports e informamo-lo sobre a Liga Europeia, um torneio com um novo formato que o FC Porto quer conquistar.

02/04/21

Aconteceu a 02 Abril 1978

Neste dia, o FC Porto de José Maria Pedroto dava um passo importante para quebrar um jejum de 19 anos sem conquistar o título nacional ao vencer o Sporting (3-2), em Alvalade, na 21ª jornada do campeonato. Mesmo perante a adversidade da expulsão de Rodolfo logo aos 11 minutos, os Dragões foram estóicos e ao intervalo já venciam por 2-1 com um bis de Fernando Gomes. O Sporting ainda chegou ao empate, mas Duda selou o triunfo azul e branco por 3-2 a 20 minutos do fim.


Dragões Diário 02-04-2021

A edição de Abril da Revista Dragões já está disponível e com ela traz uma grande entrevista com Sérgio Oliveira, um portista de alma e coração que sente um clube como poucos. A realizar a melhor época da carreira, como o próprio assume, soma 18 golos em 2020/21 e é, por exemplo, o melhor marcador do FC Porto no campeonato e na Liga dos Campeões. Mas há muito mais para descobrir na edição número 413 da revista Dragões, que festeja o 36º aniversário neste mês, o mesmo em que Jorge Nuno Pinto da Costa celebra 39 anos na presidência do FC Porto.
 
A Página do Presidente assinada por Jorge Nuno Pinto da Costa na edição de Abril da Revista Dragões sublinha o orgulho que é para o FC Porto ajudar a elevar o nome de Portugal lá fora, e mesmo perante um Estado incumpridor, nada belisca a determinação de lutar para que o FC Porto continue a ser do melhor que existe em Portugal. O orgulho também se sente pelas raízes na cidade e no Norte, por isso é que o FC Porto é um clube de dimensão mundial, mas tem feito pelo país muito mais do que o que o país tem feito pelo FC Porto. Palavras sábias, como sempre.
 
À excepção de Zaidu, que se junta hoje ao grupo, todos os internacionais que estavam ao serviço das respectivas selecções já integraram o treino vespertino de ontem no Olival, onde o FC Porto continua a preparar o jogo com o Santa Clara (sábado, 20h30), no Estádio do Dragão, referente à 25ª jornada do campeonato, que será dirigido pelo árbitro Hugo Miguel. Marcano está apto e só Mbaye e Pepe ainda figuram no boletim clínico dos azuis e brancos, que voltam a treinar nesta manhã (11h) antes de Sérgio Conceição projectar a recepção aos açorianos (12h30).

Com mais uma exibição de grandíssimo nível entre os maiores da Europa, o FC Porto está em vantagem nos oitavos de final da Liga dos Campeões de andebol depois de vencer o Aalborg (32-29), no Dragão Arena, na primeira mão da eliminatória. Com Victor Iturriza (oito golos) a cotar-se como o melhor marcador portista, o coletivo comandado por Magnus Andersson está em boa posição para se qualificar para os quartos de final da maior competição europeia de clubes, mas ainda há uma segunda mão para jogar na Dinamarca (quarta-feira, 7 de abril, 17h45) e nada está ganho.

No domingo de Páscoa, a partir das 21h, a FC Porto TV e o Porto Canal levam até si mais uma grande reportagem com o carimbo Azul e Branco: Sem Palco.

30/03/21

Aconteceu a 30 Março 1994

Neste dia, o FC Porto venceu por cinco bolas a zero o Werder Bremen, na Alemanha, e espantou a Europa. Em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, foram Rui Filipe, Kostadinov, Secretário, Domingos Paciência e Timofte a decidir o destino da partida. Esta foi, de resto, a maior vitória do FC Porto fora de casa no novo formato da prova milionária.

Dragões Diário 30-03-2021

A equipa B venceu, de forma convincente, o Mafra (4-0) e saiu da zona de despromoção da segunda liga. Numa primeira parte de excelência, os Dragões saíram para o intervalo com uma vantagem de três bolas a zero, que complementaram com um golo perto do apito final. Evanilson, Carraça, Danny Loader e Rodrigo Conceição fizeram os golos do triunfo portista, tendo este último contribuído ainda com duas assistências. Os bês portistas somam, assim, 24 pontos e sobem à 15ª posição da Liga Portugal 2.
 
A equipa principal voltou ontem aos treinos depois de um fim de semana de folga. Sem os jogadores chamados para os compromissos internacionais, os portistas continuaram a preparação do jogo frente ao Santa Clara (sábado, 20h30). No boletim clínico permanecem Mbaye e Marcano, que realizaram treino integrado condicionado, e ainda Pepe, que prosseguiu o tratamento à lesão contraída diante do Portimonense. Os homens de Sérgio Conceição voltaram ao trabalho esta manhã no Olival.
 
A equipa de hóquei em patins vai disputar a fase de grupos da Liga Europeia no Pavilhão Gimnodesportivo do Luso, de 9 a 11 de Abril. Os Dragões estão inseridos no grupo A, em que vão ter como adversários o Noia (9 de Abril, 14h) e o Óquei de Barcelos (11 de Abril, 14h). Os primeiros classificados dos grupos B (Sporting, Reus, Oliveirense) e C (Barcelona, Liceo, Benfica) juntar-se-ão ao líder do grupo em que se insere o FC Porto, assim como o melhor segundo classificado dos três grupos, para disputarem a final four a 15 e 16 de Maio em local ainda a designar.

Hoje, há um episódio especial na série de testemunhos Retratos do Novo Mundo, com o relato de Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto. Eu não vou deixar de viver por ter medo de morrer, afirmou o líder azul e branco que, mesmo em tempos estranhos, tem marcado presença no apoio às diversas modalidades com a imponência habitual.  Antes do episódio com o dirigente máximo do clube, que fica disponível a partir das 17h, pode ver ainda o relato de Ricardo Frey-Ramos, diretor executivo da Dragon Force, em exclusivo, na FC Porto TV.

29/03/21

Dragões Diário 29-03-2021

As duas últimas semanas foram à Porto: do futebol às modalidades de pavilhão, os 15 jogos disputados por todas as equipas do FC Porto neste espaço de tempo terminaram com 15 vitórias azuis e brancas. Este registo 100% vitorioso começou a 14 de Março, dia em que os campeões nacionais de futebol bateram o Paços de Ferreira, no Estádio do Dragão, por 2-0. A partir daí, seguiram-se mais 14 triunfos e o mais recente valeu mesmo o apuramento para a final four da Taça de Portugal em basquetebol.
 
Esta tarde, a partir das 16h, o plantel principal do FC Porto regressa ao trabalho no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Após um raríssimo fim de semana de folga, os azuis e brancos vão retomar a preparação para o compromisso que se segue no calendário portista e que abre um mês de Abril repleto de competição. No próximo sábado (20h30), o FC Porto recebe o Santa Clara, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 25ª jornada do campeonato.
 
Uma hora depois de se iniciar o treino da equipa principal, entra em campo o FC Porto B, que joga em Mafra na 26ª jornada da Liga Portugal 2 (17h, Canal 11). Depois do tão desejado regresso aos bons resultados na ronda anterior, frente ao SC Covilhã (2-1), os bês portistas querem consolidar este momento com mais uma vitória, garantiu Rodrigo Conceição na projecção do encontro, ao qual o FC Porto B chega como 18º classificado, com 21 pontos. O Mafra está na décima posição, com 33.
 
A selecção portuguesa deu um passo de gigante rumo aos quartos de final do Europeu de Sub-21 depois de vencer a Inglaterra por 2-0 na segunda jornada do Grupo D. Com Diogo Costa, Diogo Leite e Fábio Vieira de início, Francisco Conceição a sair do banco e João Mário a ser suplente não utilizado, Portugal somou a segunda vitória em outros tantos jogos e é líder isolado do Grupo D. A última jornada reserva um duelo com a Suíça (quarta-feira, 17h) e um empate é suficiente para seguir em frente no Europeu.

Hoje é dia de Flash Porto (19h45) e de Universo Porto (21h) com Paulo Miguel Castro e Carlos Duarte. Tudo para ver através da FC Porto TV e/ou do Porto Canal.