04/09/21

Aconteceu a 04 Setembro 1977

O FC Porto já não era campeão nacional desde 1959 e era urgente quebrar um jejum agoniante. Foi com foco absoluto nesse objectivo que, neste dia, uma equipa encabeçada pelo treinador, José Maria Pedroto, e pelo chefe do departamento de futebol, Jorge Nuno Pinto da Costa, encarou o arranque de uma nova edição da Liga, com a recepção ao Vitória de Setúbal nas Antas. A vitória por 3-0 foi construída com um golo de Oliveira e dois de Gomes e foi o primeiro sinal de força de um grupo que tinha acabado a época anterior a conquistar a Taça de Portugal. Nove meses depois, numa recepção ao SC Braga, a meta era atingida e o FC Porto começava a construir o estatuto hoje incontestável de verdadeiro campeão da democracia.


Dragões Diário 04-09-2021

O plantel principal do FC Porto voltou ontem a treinar no Olival com a atenção virada para o clássico de dia 11 de Setembro, em Alvalade, frente ao Sporting (sábado, 20h30, Sport TV). As 14 ausências devido aos compromissos das selecções foram colmatadas pelas presenças de Ricardo Silva, Zé Pedro, João Marcelo, Samba Koné, Bernardo Folha, Vasco Sousa, João Peglow, Danny Loader e Silvestre Varela na sessão de trabalho. No boletim clínico, figuram os nomes de Marchesín (tratamento e ginásio) e Marko Grujic (treino integrado condicionado). Daqui a pouco, às 10h, inicia-se mais um treino no Olival.
 
A equipa de hóquei em patins do FC Porto vai defrontar, mais logo, a Juventude de Viana na final do Torneio Cidade de Valongo (18h, Porto Canal/FC Porto TV). Para chegarem ao jogo decisivo do torneio de pré-temporada, os Dragões bateram o Turquel nas meias-finais da prova (5-3), sendo que ao intervalo já venciam (2-1). Carlo Di Benedetto, Ezequiel Mena, Reinaldo García, Rafa e Gonçalo Alves assinaram os golos portistas na partida.
 
Ricardo Vilela manteve ontem o segundo posto no 30º Grande Prémio Jornal de Notícias depois de terminar na 15ª posição a quarta etapa da prova, que começou e terminou em Vila Real. O ciclista da W52-FC Porto completou os 149,5 quilómetros da tirada em 3h31m13s, o mesmo tempo que o argentino Tomás Contte (Louletano), que triunfou ao sprint. Hoje corre-se a quinta e penúltima etapa da prova, com partida e chegada em Valongo (132,2 quilómetros).

João Mário é o destaque da edição 418 da revista Dragões, que foi publicada esta semana. Numa interessante narrativa, o novo lateral direito do FC Porto falou sobre a adaptação à posição, recordou o trajecto na formação portista e traçou os objectivos para a época que agora decorre. Pode ler no site do fcporto a entrevista de João Mário à revista Dragões.

31/08/21

Aconteceu a 30 Agosto 2018

Neste dia, realizava-se o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. O FC Porto, a melhor equipa portuguesa em prova, estava inserido no pote 2. A sorte ditou que os Dragões tivessem a companhia do campeão russo, do campeão turco e do segundo classificado da liga alemã. Lokomotiv, Galatasaray e Schalke 04 foram assim os adversários dos portistas na primeira fase da competição milionária. Em seis jornadas, o colectivo da Invicta somou cinco vitórias e um empate, somando 16 pontos e igualando o melhor registo do clube, anteriormente alcançado por António Oliveira, em 1996/1997, com uma equipa em que alinhava o extremo Sérgio Conceição.

 


30/08/21

Dragões Diário 30-08-2021

O FC Porto B conseguiu ontem obter a primeira vitória no campeonato, na quarta jornada da Liga, frente ao Covilhã. Depois de começar a perder, um golo de Bernardo Folha ainda na primeira parte e outro tento de Danny Loader no último minuto deram os três pontos à formação de António Folha. No final da partida, o treinador azul e branco fez questão de destacar a bravura da equipa, que soube sofrer quando teve de sofrer e jogou sempre à procura de ganhar.

No último jogo no Torneio Internacional de Gaia, o andebol azul e branco venceu tranquilamente o AEK de Atenas (34-19), já depois de ter amealhado uma vantagem de cinco golos ao intervalo (16-11). Agora é hora de virar o foco para o começo oficial da temporada, que tem início no dia 11 de Setembro (17h), frente ao Benfica, num jogo a contar para a meia-final da Supertaça.

A formação portista também esteve ontem em acção. Os Sub-15 golearam o Vizela por uns expressivos 13-0, com um póquer de Rodrigo Mora e um hat-trick de Rodrigo Moreira, enquanto os Sub-19 receberam e venceram o Tondela por cinco bolas a zero.

Às 19h30, pode ver mais uma edição do Flash Porto no Porto Canal e na FC Porto TV, onde, às 21h, pode acompanhar também mais um Universo Porto, que contará com a participação de Domingos Paciência, Secretário e de Paulo Miguel Castro.