28/12/19

Aconteceu a 28 Dezembro 1991

Neste dia, triunfo magro sobre o Gil Vicente por 1-0, nas Antas, mas o que é notícia é o FC Porto e Vítor Baía estenderem para 1169 minutos a inviolabilidade da baliza. Em 16 jornadas disputadas no Campeonato Nacional da I Divisão, o FC Porto tinha sofrido apenas um golo, registo que é verdadeiramente impressionante. Para além de Baía, os defesas dessa equipa também merecem menção: eram eles João Pinto, Fernando Couto, Aloísio e Vlk.



 

Dragões Diário 28-12-2019

Depois de cinco dias para retemperar energias junto da família, o FC Porto regressa daqui a pouco ao trabalho no Olival, onde começa a preparar a 15ª jornada do campeonato, que reserva uma deslocação a Alvalade para defrontar o Sporting. O primeiro clássico de 2020 disputa-se a 5 de Janeiro, às 17h30 (Sport TV).

Gonçalo Alves renovou o contrato que o liga ao FC Porto até 2023. O avançado internacional português, de 26 anos, já leva 37 golos marcados em 17 jogos na presente temporada e é catualmente o melhor marcador do Nacional de hóquei em patins. Gonçalo Alves, portista de coração, cumpre a quinta época no clube.

O Museu FC Porto já está a pensar no novo ano e preparou um mês de Janeiro repleto de actividades. Os primeiros 31 dias de 2020 prometem muita animação e tudo começa com a iniciativa Nesta Casa Mora o Dragão, imaginada para envolver as Filiais e Delegações do FC Porto e disseminar a memória azul e branca.

26/12/19

Aconteceu a 26 Dezembro 1985

Neste dia, chega à Invicta o polaco Józef Mlynarczyk, guarda-redes contratado para reforçar um FC Porto que pretendia construir uma grande equipa europeia. Eleito pela conceituada revista francesa France Football o melhor guarda-redes do Euro 1984, Mly depressa conquistou a baliza dos Dragões e o coração dos adeptos. O polaco, com um bigode de fazer inveja ao compatriota Lech Walesa, era um guarda-redes de classe mundial e no FC Porto viveu o apogeu da carreira, com sete troféus, entre os quais a Taça dos Campeões Europeus, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia. Não é por acaso que a Federação de Futebol da Polónia elegeu Józef Młynarczyk o melhor guarda-redes da história do futebol polaco.

Dragões Diário 26-12-2019

Para alguém como Jorge Nuno Pinto da Costa, que já viveu tantas vitórias e festejou tantos títulos, deve ser difícil escolher um jogo acima de todos os outros, mas o nosso presidente aceitou o desafio da FC Porto TV e é o convidado especial da rubrica O jogo da minha vida. No sábado, dia 28 de Dezembro, é desvendada a resposta.

É precisamente no sábado que o plantel principal do FC Porto regressa ao trabalho, no Olival, onde vai dar início à preparação para a 15ª jornada do campeonato, que reserva uma deslocação a Alvalade para defrontar o Sporting. O primeiro clássico de 2020 está agendado para domingo, dia 5 de Janeiro, às 17h30 (Sport TV).

Mesmo não tendo sido indicada pela Federação de Andebol de Portugal como a equipa que mais se notabilizou em 2018/19, o FC Porto Sofarma continua a brilhar em todos os pavilhões e a tremenda qualidade que exibe em campo começa lá atrás, na baliza, onde Alfredo Quintana e Thomas Bauer têm protagonizado defesas fantásticas.

24/12/19

Aconteceu a 24 Dezembro 1933

Na década de 30, não havia pausas futebolísticas em Portugal durante a época natalícia e neste dia o FC Porto derrotou por 7-4, na Invicta, uma selecção de Budapeste, composta por jogadores de três clubes da capital húngara: Honved, MTK e Újpest. Os Dragões, curiosamente orientados por Joseph Szabo, não só vergaram uma equipa que reunia os melhores da Hungria, na altura uma potência europeia do futebol, como fizeram, de acordo com a revista desportiva Stadium, a melhor exibição do ano.

Dragões Diário 24-12-2019

Cumprido o objectivo da passagem à final four da Taça da Liga, em que terá o Vitória de Guimarães como adversário das meias-finais, o FC Porto goza desde ontem um período de férias natalícias que se vai estender até à próxima sexta-feira. O plantel liderado por Sérgio Conceição regressa ao trabalho no sábado, 28 de Dezembro, no Olival, onde começará a preparar o encontro com o Sporting, da 15ª jornada da Liga, agendado para 5 de Janeiro.

Na Taça de Portugal, é o Varzim o próximo adversário. O duelo dos quartos de final frente à equipa poveira vai decorrer numa de três datas (14, 15 ou 16 de Janeiro), no Estádio do Dragão, sendo que, caso continuem em prova, os azuis e brancos medem forças nas meias-finais com o vencedor do Académico de Viseu-Canelas 2010.

O período de Natal é sempre muito especial para os mais novos e o Museu FC Porto preparou espectáculos para celebrar a ocasião. No domingo, 29 de Dezembro, o musical Grafonola do Indy, dirigido a crianças entre os três e os 12 anos, leva a magia da época ao Auditório Fernando Sardoeira Pinto e promete também divertir os adultos.

23/12/19

Aconteceu a 23 Dezembro 1995

Neste dia, aquando da 15ª jornada da Liga, o FC Porto, orientado por Sir Bobby Robson, foi a Guimarães derrotar o Vitória por 2-0. As prendas de Natal antecipadas foram entregues por Edmilson e Domingos, numa temporada em que a festa maior foi feita em maio do ano seguinte com a conquista do quinto bicampeonato do currículo portista. O 15.º título dos Dragões na principal competição nacional de futebol foi alcançado com 11 pontos de avanço sobre o Benfica, que ficou em segundo lugar, e 17 sobre o Sporting, terceiro classificado.

Dragões Diário 23-12-2019

Ao FC Porto bastava o empate para avançar na Taça da Liga, mas na noite de ontem, em terras transmontanas, os Dragões impuseram um ritmo forte logo que soou o apito inicial e superiorizaram-se ao Chaves por 4-2, marcando encontro com o Vitória de Guimarães na final four da competição. Com um bis, Soares foi o melhor marcador portista contra a equipa flaviense, sendo que os outros dois golos foram da autoria de Marega e Luis Díaz.

No final, Sérgio Conceição disse que o êxito se deveu à seriedade dos portistas no jogo, que foi visto como uma final. O treinador dos azuis e brancos lembrou a presença da equipa em todas as frentes, algo galvanizante, e na viragem do ano deixou elogios ao plantel que dirige, o qual dá todas as garantias para encarar o futuro de uma forma muito positiva.

Já Wilson Manafá, um dos quatro jogadores que se mantiveram no onze em relação ao embate da última quinta-feira com o Santa Clara, realçou a confiança existente no grupo de trabalho, cujos elementos estão muito contentes pela terceira qualificação consecutiva para a final four da Taça da Liga. Nesta competição, só se pensa em levar o troféu para casa.

O dia azul e branco arrancou bem antes, pela manhã, com o triunfo caseiro dos Sub-15, em duelo da quarta jornada da 2ª fase do Nacional de Juniores C. O grupo comandado por Sérgio Ferreira suplantou o Vitória de Guimarães (3-0) e mantém-se a dois pontos do topo da série Norte. O regresso à competição dá-se a 5 de Janeiro, novamente no Olival, perante o Boavista (11h).

À tarde, esteve em campo o hóquei em patins. No Dragão Arena, a equipa de Guillem Cabestany arrecadou a oitava vitória no campeonato ao bater o Riba D’Ave por 10-5. Os portistas chegaram aos 25 pontos e continuam a três da liderança, voltando à acção frente ao HC Tigres, igualmente em casa (5 de Janeiro, 15h).

22/12/19

Aconteceu a 22 Dezembro 1997

Neste dia, o FC Porto de António Oliveira teve uma emocionante vitória (4-3) no Bessa, frente ao Boavista de Jaime Pacheco, na caminhada para o primeiro Tetra do palmarés azul e branco. Os golos portistas foram marcados por Jardel (2), Gaspar e Mielcarski. Cinco meses depois, no Jamor, os Dragões conquistariam a nona das 16 Taças de Portugal do clube no futebol.

Dragões Diário 22-12-2019

Hoje é dia do último jogo de 2019 para o FC Porto. Os Dragões, sem lesionados, fecham o ano em Trás-os-Montes perante o Chaves, na terceira e última jornada do Grupo D da Taça da Liga (19h15, Sport TV. Num encontro decisivo, Marcano está convencido de que os azuis e brancos vão manter o elevado nível revelado nas últimas semanas e qualificar-se para a fase seguinte, até porque o objectivo é ganhar finalmente a competição.

Ontem, os Sub-17 foram a primeira equipa portista em acção. Em Pedroso, o grupo de Ricardo Malafaia bateu de forma contundente o Rio Ave, por 5-1, na quinta ronda da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B, passando a liderar isoladamente a série Norte com 11 pontos. A próxima partida é a recepção ao Sporting de Braga (5 de Janeiro, 11h).

A AJM/FC Porto cumpriu mais uma etapa de um percurso inteiramente vitorioso até ao momento. As voleibolistas portistas levaram a melhor no terreno do AVC/Famalicão, por 3-1, na 14ª jornada do Nacional da 1ª Divisão, e chegaram aos 41 pontos, mantendo a liderança isolada da prova. Segue-se o dérbi portuense no reduto do Boavista (12 de Janeiro, 16h).

No Dragão Arena, o primeiro de dois duelos foi entre a equipa de basquetebol e o Terceira Basket, em confronto da 13ª ronda da Liga, ganho pelos portistas (92-65), que permanecem no topo da classificação (25 pontos), juntamente com Benfica e Sporting. O conjunto de Moncho López volta a jogar em casa no próximo sábado, contra o Galitos Barreiro, a partir das 18h.

O sábado azul e branco terminou com mais uma vitória do andebol. Na recepção ao ABC, da 20ª jornada do campeonato, o colectivo de Magnus Andersson impôs-se com um convincente 34-25, mantendo a liderança partilhada com o Sporting. O compromisso seguinte será só em 2020, depois do Europeu: os Dragões enfrentam o Boavista nos 16 avos de final da Taça de Portugal (29 de Janeiro, 20h30).