07/09/19

Aconteceu a 07 Setembro 1952

Neste dia, Fernando Moreira de Sá conquistava a Volta a Portugal em bicicleta com a camisola do FC Porto, a única que vestiu na sua longa carreira velocipédica. Contrarrelogista de muita qualidade, Moreira de Sá era chamado de Locomotiva, precisamente por causa da sua capacidade para impor ritmos muito fortes.

Dragões Diário 07-09-2019

Depois de mais um treino matinal no Olival, inserido na preparação para o jogo em Portimão, referente à quinta jornada do campeonato, Alex Telles, Otávio e Soares estiveram em Gondomar no âmbito do 11º aniversário da Dragon Force. Os três craques da equipa principal do FC Porto proporcionaram um final de tarde inesquecível às crianças que os receberam calorosamente em Gens.

Este fim de semana é de competição para alguns escalões de formação do FC Porto: os Sub-17, por exemplo, deslocam-se ao terreno do Padroense na 4ª jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores B (domingo, 11h). Os Sub-15, por sua vez, recebem o Rio Ave, no Olival, na 3ª jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores C (domingo, 11h). As antevisões destes jogos estão na FC Porto TV.

É hoje, a partir das 18h (Porto Canal), que o FC Porto Sofarma se estreia no Dragão Arena em 2019/20. Depois de duas vitórias como visitante, frente a Madeira SAD e Águas Santas, os campeões nacionais recebem o Vitória de Setúbal na terceira jornada do Andebol 1. Na antevisão do desafio com os sadinos, António Areia deu voz à ambição do grupo: É a terceira vitória que queremos conseguir.

06/09/19

Aconteceu a 06 Setembro 2008

Neste dia, foi lançado o projeto Dragon Force, que já foi responsável pela formação desportiva de milhares de jovens em várias modalidades. Em 2019, existem 20 escolas de futebol Dragon Force em Portugal e duas no estrangeiro, em Valência (Espanha) e Bogotá (Colômbia). A estas juntam-se as escolas de basquetebol, bilhar, hóquei patins e natação.

Dragões Diário 06-09-2019

O plantel principal do FC Porto folgou durante três dias e regressou ontem ao trabalho no Olival. Numa sessão em que participaram dois guarda-redes dos escalões jovens do clube, faltaram os onze jogadores que se encontram ao serviço das seleções nacionais. Já Pepe, Sérgio Oliveira e Marega viram os nomes inscritos no boletim clínico.

O FC Porto é um dos membros fundadores da EHCA – European Hockey Clubs Association, ontem constituída em Barcelona. Os objetivos desta instituição passam por  defender ativamente os interesses dos clubes junto da World Skate Europe e da World Skate Mundial.

Roberto Brasil, cavaleiro do FC Porto, assegurou com o cavalo Júnior a qualificação para o Campeonato de Portugal de cavalos novos, que se realiza na Companhia das Lezírias a 20 e 21 de Setembro. O cavaleiro participará também no Campeonato de Portugal de seniores, a 5 e 6 de Outubro, com o cavalo Xiripiti.

05/09/19

Aconteceu a 05 Setembro 1938

Neste dia, Ângelo César Machado, notável portista, advogado, poeta e escritor, era eleito presidente da Direcção do FC Porto. O seu mandato ficou marcado pela conquista do primeiro bicampeonato de futebol e do primeiro título de campeão nacional de andebol de 11 da história do clube.

Dragões Diário 05-09-2019

Depois dos três golos marcados e dos três pontos somados frente ao Vitória de Guimarães, seguiram-se três dias de folga para o plantel do FC Porto, que regressa hoje ao trabalho, no Olival, com uma sessão vespertina. O próximo compromisso oficial da nossa equipa, ainda em data e hora a definir, é frente ao Portimonense, no Portimão Estádio, em jogo referente à quinta jornada do campeonato.

Aí vão duas vitórias em outros tantos jogos no Andebol 1 para o FC Porto Sofarma de Magnus Andersson, que ontem voltou a exibir-se em bom plano em Águas Santas (37-32). António Areia (8 golos) foi o melhor marcador dos campeões nacionais, que se estreiam no Dragão Arena em 2019/20 no próximo sábado (18h), frente ao Vitória de Setúbal, em jogo da terceira jornada do campeonato.

Já conhece a programação de setembro do Museu FC Porto? Em mês de aniversários do Museu e do FC Porto, destaque para a Rota do Dragão, o Dia Mundial do Turismo e o início da quinta temporada do Dar Letra à Música. A partir de hoje, também no Museu, arranca um Ciclo de quatro Conferências relacionadas com a exposição A Casa de Luanda no Porto, inaugurada recentemente.

04/09/19

Aconteceu a 04 Setembro 1978

Neste dia, chegava ao Porto, Henry Crawford, um dos melhores basquetebolistas que já vestiu a camisola do FC Porto. Com 1,96 metros de estatura, Henry Crawford era um lançador intratável e catapultou o FC Porto para a liderança do basquetebol nacional.

Dragões Diário 04-09-2019

O sorteio realizado ontem, em Oeiras, colocou o FC Porto no Grupo D da Taça da Liga, juntamente com Santa Clara, Desportivo de Chaves e Casa Pia. A nossa equipa começa por receber o Santa Clara, no Estádio do Dragão, seguindo-se uma deslocação ao terreno do Casa Pia e outra a Chaves. Apuram-se para a Final Four da prova os primeiros classificados de cada um dos quatro grupos.

O FK Liepaja é o primeiro adversário da equipa de Sub-19 do FC Porto no Caminho dos Campeões da Youth League, ditou o sorteio realizado ontem na sede da UEFA, em Nyon (Suíça). Os campeões nacionais e europeus jogam a 1ª mão no Olival (02/10), seguindo-se uma viagem à Letónia (23/10). Quem vencer defronta o FC Viitorul (Roménia) ou o NK Domžale (Eslovénia) na eliminatória seguinte.

A segunda jornada do Andebol 1 vai levar o FC Porto Sofarma até à Maia, onde defronta o Águas Santas (21h, Porto Canal e FC Porto TV), equipa que os campeões nacionais derrotaram recentemente na Supertaça. Depois da vitória na Madeira, Miguel Martins não tem dúvidas de que os Dragões vão manter-se fiéis aos seus princípios: Os adeptos olham para nós e veem uma equipa à Porto.

03/09/19

Aconteceu a 03 Setembro 1972

Neste dia, morria Franklin Cardoso, reputado treinador que levara o FC Porto à vitória individual nas Voltas a Portugal de 1960, 1961 e 1962. Para além da carreira como técnico, Franklin Cardoso dedicou ainda parte da vida a outra paixão, o jornalismo, colaborando com O Primeiro de Janeiro, Jornal de Notícias, Diário Popular e O Norte Desportivo.

Dragões Diário 03-09-2019


Moussa Marega, autor de um bis, foi o MVP Liga Portugal no triunfo do FC Porto frente ao Vitória de Guimarães (3-0) e Tecatito Corona, que cumpriu o terceiro jogo como lateral-direito e assistiu o maliano para o primeiro golo, recebeu o prémio Mérito e Valores Porto. Fizemos o que devíamos fazer e conquistámos os três pontos, disse Corona, que foi convocado para representar a selecção do México nesta pausa na competição de clubes.

Iker Casillas, Alex Telles, Éder Militão, Danilo Pereira, a equipa de Sub-19 e Mário Silva foram distinguidos na Gala Quinas de Ouro pelos desempenhos ao serviço do FC Porto na época passada.

Os Sub-19 continuam a reforçar-se para a temporada 2019/20. Formose Mendy, defesa-central senegalês de 18 anos, é a mais recente aposta, depois das caras novas apresentadas na última semana: Emmanuel e Ebuka (Nigéria), Kristian Dobrev (Bulgária) e Johan Gomez (Estados Unidos).

As Escolas Dragon Force deram ontem o pontapé de saída para a época 2019/20. A nova temporada conta com várias novidades, como o nível Raiz, destinado a crianças de 3 anos, que está disponível pela primeira vez na Dragon Force Porto.

02/09/19

Aconteceu a 02 Setembro 2007

A caminhada rumo ao título de 2007/08, que o FC Porto viria a conquistar com 20 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, teve como terceira etapa uma deslocação a Leiria. Em menos de 30 minutos, Tarik Sektioui, Lisandro López e João Paulo marcaram três golos que valeram três pontos e a continuação na liderança da Liga, que a equipa nunca deixaria.

Dragões Diário 02-09-2019

Três golos, três pontos, terceira vitória consecutiva. O FC Porto bateu o Vitória de Guimarães por 3-0, no Estádio do Dragão, num jogo em que imperou o fator M: marcaram Marega, em duas ocasiões, e Marcano.

Tratou-se de um resultado exagerado face àquilo que se passou em campo, reconheceu Sérgio Conceição, que destacou que o que aconteceu, acima de tudo, foi o normal: ganhar jogos é o normal no FC Porto. O treinador destaca que é sempre melhor trabalhar em cima de vitórias e é isso que vai acontecer nas próximas semanas, em que vários jogadores vão ausentar-se para representarem as selecções nacionais.

Um deles é Matheus Uribe, que sublinhou que é sempre bom vencer e que a equipa está motivada e consciente da responsabilidade que tem. Marchesín, que voltou a protagonizar um par de excelentes defesas, mostrou-se satisfeito pelo bom momento e deixou uma garantia: vamos lutar por este campeonato até ao fim.

Os prémios individuais relativos a este jogo foram entregues a Marega e Tecatito Corona: o primeiro foi considerado MVP Liga Portugal, enquanto o mexicano foi escolhido para receber o galardão Mérito e Valores Porto.

A noite não terminou, contudo, sem uma má notícia: Pepe sofreu uma contusão directa no joelho direito, com hematoma marcado, e teve de ser substituído.

Seguem-se agora três dias de folga para o plantel principal. O regresso ao trabalho está marcado para quinta-feira, às 16h, no Olival. 


Ao nível da formação, a equipa de sub-17 bateu o Feirense por 2-0, com golos de Marco Cruz e Rúben Candal, e somou o terceiro triunfo em três jogos. Já os sub-15 entraram no campeonato com uma vitória por 4-0 sobre o Dragon Force, graças a golos de Dinis Rodrigues (dois), Tiago Campas e Carlos Durães.

Aconteceu a 01 Setembro 1952


Neste dia, Cândido de Oliveira, que chegou a ser treinador do FC Porto precisamente nessa altura, ofereceu ao clube a famosa carta de Nicolau d’Almeida, que em Outubro de 1893 desafia o Clube Lisbonense para um jogo, no que seria o primeiro jogo de futebol do FC Porto.

01/09/19

Dragões Diário 01-09-2019

O nosso foco foi total no Vitória, garantiu Sérgio Conceição na projecção do desafio com os vimaranenses, que se realiza hoje (18h30), num Estádio do Dragão com lotação esgotada. Depois de orientar mais um treino tendo em vista a partida referente à quarta jornada do campeonato, o nosso treinador afastou qualquer cenário de euforia ou excesso de confiança depois do claro triunfo na Luz.

Depois da vitória em Faro, o FC Porto B não foi além de um nulo na receção ao Casa Pia, no Estádio de Pedroso, em jogo a contar para a quarta jornada da LigaPro. Os bês portistas tentaram e deram tudo para somar o primeiro triunfo caseiro, mas ainda não foi desta. A equipa comandada por Rui Barros, que passa a contabilizar cinco pontos, desloca-se ao terreno do Estoril na próxima ronda da LigaPro.

A equipa de Sub-19 do FC Porto empatou a uma bola diante do Leixões, no Olival, em partida da quarta jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores A. O avançado argentino Rodrigo Auzmendi apontou o único golo dos Dragões, que têm dois novos elementos no plantel liderado por Manuel Tulipa: o búlgaro Kristian Dobrev e o norte-americano Johan Gomez, ambos avançados e de 18 anos, são reforços.