25/09/08

Rolando: «No F.C. Porto trabalha-se sempre para vencer»

«Não é agradável, mas não perturba.» Frontal e pragmático, Rolando admitiu esta quarta-feira que o F.C. Porto não gostou de ter empatado nas últimas duas jornadas do campeonato, lembrando, porém, que nada está perdido e que a equipa vai fazer de tudo para alcançar o objectivo pelo qual se rege sempre o seu trabalho: «vencer». Na «super flash» realizada no CTFD PortoGaia, no Olival, o central perspectivou o encontro frente ao Paços de Ferreira, agendado para as 21h15 de sexta-feira, no Estádio do Dragão, que deseja ver colorido de muitos adeptos azuis e brancos. «Espero que compareçam e nos apoiem, pois vamos com certeza ganhar», sublinhou.

Mais em http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futrolandosuperflash_240908_37716.asp


"Construir alicerces em campo minado" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Talvez seja tudo uma questão de expectativas: algumas são mais difíceis de satisfazer do que outras. Talvez seja por isso que parece não haver muitas dúvidas de que algo não está bem com o FC Porto. Afinal, uma vitória e dois empates nos primeiros três jogos do campeonato está longe de corresponder às expectativas criadas ao longo dos últimos anos pelos tricampeões nacionais. Mas será que este é de facto um arranque em falso? Afinal, o FC Porto venceu de forma convincente o Belenenses na primeira jornada e foi ao Estádio da Luz arrancar um empate num jogo em que dominou um dos rivais históricos no seu próprio terreno. Falhar mesmo, o FC Porto só falhou com o Rio Ave. Pelo meio, ainda conseguiu uma vitória no arranque da Liga dos Campeões, que pela primeira vez nos últimos cinco anos, não foi em falso e ainda garantiu 600 mil euros. É evidente que este FC Porto é menos seguro do que o do ano passado e, tal como Jesualdo Ferreira costuma dizer, está em reconstrução. Começar a demoli-lo nesta fase só interessa aos adversários.

24/09/08

"O silêncio dos inocentes" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

O FC Porto faltou à primeira parte do jogo com o Rio Ave. É um facto. Os tricampeões nacionais chegaram com 45 minutos de atraso ao jogo e nunca mais o conseguiram apanhar. É a mais pura verdade e apenas se podem queixar de si próprios por isso. Se tivessem chegado mais cedo, podiam até não ter ganho, mas sempre se podiam queixar de outras coisas. Das arbitragens, por exemplo. Não só da arbitragem do jogo com o Rio Ave, que fechou os olhos a uma grande penalidade que favoreceria os portistas, mas das outras também. Da arbitragem do Paços de Ferreira-Benfica, onde segundo os especialistas, Nuno Gomes e Maxi Pereira deviam ter sido expulsos, mas também da do Sporting-Belenenses, onde o primeiro golo foi antecedido de fora-de-jogo. Mas o FC Porto chegou tarde ao jogo de Vila do Conde e apenas se pode queixar de si próprio. Se não fosse por isso, seria inevitável perceber nesta jornada os reflexos do Apito Dourado no (des)equilíbrio de forças do futebol português.

23/09/08

Sertanense


Informações do clube: http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=3652&epoca_id=138

F.C. Porto reencontra Sertanense na Taça de Portugal

O F.C. Porto vai reencontrar o Sertanense na terceira eliminatória da Taça de Portugal, depois de, na época passada, ter afastado a equipa da III Divisão nos oitavos-de-final da prova.
O sorteio da terceira eliminatória da Taça, realizado ao final da manhã desta terça-feira, ditou nova deslocação dos Dragões à Sertã, onde a equipa de Jesualdo Ferreira venceu a 10 de Fevereiro deste ano, por 4-0, com golos de Farías (dois), Sektioui e Kazmierczak.
Depois de afastar o Tocha, por 1-0, em encontro da primeira eliminatória, o Sertanense, que ocupa o terceiro lugar da III Divisão, Série D, eliminou o Mafra no desempate através da transformação de pontapés da marca de grande penalidade, após o 2-2 registado no final do prolongamento. O reencontro entre Sertanense e F.C. Porto na Taça de Portugal, agora referente à terceira eliminatória, está agendado para sábado, dia 18 de Outubro.


Guarin e Stepanov não treinaram

Tendo em vista o encontro da 4ª jornada do campeonato, o F.C. Porto realizou esta terça-feira mais um treino, no qual não participaram Guarin e Stepanov. Os dois jogadores foram autorizados a ausentar-se do Olival para tratarem de assuntos pessoais.
Sobre o ensaio desta manhã, uma nota ainda para Rabiola, que voltou a fazer treino condicionado. O jovem avançado é o único atleta do plantel que se encontra ao cuidado do Departamento Médico.
Para amanhã, às 10h00 (15 minutos abertos à comunicação social), está reservada nova sessão de trabalho, que será precedida da «super flash» de antevisão do jogo em referência (F.C. Porto-Paços de Ferreira, com início marcado para as 21h15 de sexta-feira, no Estádio do Dragão). A conversa com os jornalistas principia às 9h45, no relvado do CTFD PortoGaia.


22/09/08

Faleceu Adolfo Roque

Faleceu esta segunda-feira, vítima de doença, Adolfo Roque. Foi um dos fundadores da Revigrés, Main Sponsor dos Dragões, e ocupava até à data a presidência dos Conselhos Fiscais do Clube e da Futebol, SAD. À sua família, o F.C. Porto endereça as mais sentidas condolências.
O funeral de Adolfo Roque realiza-se esta terça-feira, às 18h00, na Igreja de Barrô, em Águeda.
Engenheiro de formação, Adolfo Roque integrou o grupo de empresários que, em 1977, fundaram a Revigrés, empresa à qual o F.C. Porto se associou em 1983, numa iniciativa inédita em Portugal. Os Dragões foram o primeiro clube português a celebrar contrato com um patrocinador e a inserir publicidade nas camisolas.
Em parceria há 25 anos, F.C. Porto e Revigrés são hoje praticamente indissociáveis. A marca de material cerâmico carimbou presença em quase todas as grandes conquistas azuis e brancas, incluindo o pentacampeonato (1995 a 1999), a Taça UEFA (2002/03), a UEFA Champions League (2003/04) e Taça Intercontinental (2004/05).
O contrato entre Dragões e Revigrés foi redefinido em 2003/04, ano a partir do qual a marca deixou de aparecer nas camisolas utilizadas nas competições nacionais, passando a figurar apenas nas camisolas utilizadas nas provas internacionais.
Em 2007/08, face à excelente e sólida relação entre as duas partes, o F.C. Porto distinguiu a Revigrés como seu Honorarium Sponsor, título até então inexistente (e ainda exclusivo da Revigrés) na história do clube.

Rio Ave 0 Porto 0

Liga 2008/09, 3ª jornada
Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde (21 de Setembro de 2008)
Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)
Árbitros Assistentes: Tiago Trigo e André Campos
4º Árbitro: Vasco Santos

Rio Ave: Paiva; Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes e Sílvio; André Vilas Boas, Niquinha «cap.», Livramento e Delson; Chidi e Evandro
Substituições: Livramento por Tarantini (65m), Chidi por Semedo (70m) e Niquinha por André Carvalhas (92m)
Não utilizados: Mora; Jorge Humberto, Wires e Ronaldo
Treinador: João Eusébio

F.C. Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando, Lucho «cap.» e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Mariano por Hulk (60m), Fucile por Lino (60m) e Raul Meireles por Candeias (78m)
Não utilizados: Nuno; Pedro Emanuel, Farías e Tomás Costa
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0
Disciplina: cartão amarelo para Rolando (21m), Fucile (23m), Livramento (29m), Lucho (47m), Hulk (81m) Rodríguez (90m)