24/04/21

Aconteceu a 24 Abril 2003

Neste dia, fomos ao Olímpico de Roma reservar viagem para o Olímpico de Sevilha. Jogou-se a segunda mão da meia-final da Taça UEFA na capital italiana e o FC Porto entrou em campo com uma vantagem de 4-1 trazida das Antas. Postiga e César foram expulsos em cima do intervalo e, pouco depois do reatar do jogo, uma falta sobre Baía foi transformada em penálti para a Lazio. O 99 defendeu o disparo de Cláudio López e o nulo manteve-se até final. 365 dias depois, foi noite de São João antecipado na Invicta. O Sporting perdia em Leiria e o FC Porto era bicampeão nacional sem sequer entrar em campo. A festa foi rija no hotel onde a equipa estagiava e a consagração surgiria no dia seguinte, no Dragão, frente ao Alverca. Singularidades de um clube vencedor.


Dragões Diário 24-04-2021

O FC Porto neste momento está concentrado e convicto de que tem de ganhar em Moreira de Cónegos na segunda-feira. A garantia foi dada ontem por Jorge Nuno Pinto da Costa em directo na antena do Porto Canal. A propósito do 39º aniversário da tomada de posse, o Presidente marcou presença na Noite Informativa para se mostrar confiante na revalidação do título nacional: Se tudo for normal penso que o vamos ganhar.
 
Entre 1982 e 2021 o FC Porto conquistou 63 troféus só no futebol e o líder máximo da instituição dedica essas vitórias àqueles que se debatem com uma vida extremamente difícil: Há gente desempregada, com grandes dificuldades, que faz grandes esforços para criar os filhos com dignidade e, por vezes, a única felicidade que essas pessoas têm são as vitórias do seu clube. Quando o FC Porto ganha um campeonato, muitas das pessoas que enchem a Avenida dos Aliados não têm nenhum motivo para rir nem para festejar sem ser naquele dia em que o FC Porto ganhou, relembra o Presidente.
 
O dirigente mais titulado da história do desporto-rei voltou a ser questionado sobre a renovação de Sérgio Conceição e reforçou que a intenção é prolongar o contrato, mas que o treinador campeão nacional está de tal maneira envolvido na luta pelo Bi que ficou combinado que, mal acabe o campeonato, o assunto será definitivamente arrumado. A vontade dos dois é de prolongar o contrato, portanto não estou nada preocupado, assumiu Jorge Nuno Pinto da Costa.
 
Antes disso arrancou a operação Moreirense no Olival. Ao final da manhã, no quartel general azul e branco, os campeões nacionais realizaram a primeira sessão coletiva preparatória da deslocação ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, que será arbitrada pela dupla Hugo Miguel/António Nobre (segunda-feira, 21h15). Zaidu (trabalho de ginásio) e Mbaye (treino integrado condicionado) continuam entregues aos cuidados do departamento chefiado por Nelson Puga.

23/04/21

Aconteceu a 23 Abril 1982

Neste dia, a história mudou. Um clube que tinha vencido 16 troféus oficiais de futebol em 60 anos arrancou para uma era em que já conquistou 63 títulos – sete deles internacionais – em menos de dois terços desse tempo. Às 21h30 de 23 de abril de 1982, no Pavilhão de Treinos do Estádio das Antas, Jorge Nuno Pinto da Costa assinou pela primeira vez um auto de posse como presidente do FC Porto. Não imaginaria, seguramente, que viria a tornar-se o líder mais longevo e mais titulado da história do futebol mundial. E a história continua…


 



Dragões Diário 23-04-2021

O sétimo golo de Marega no campeonato valeu ontem a sétima vitória consecutiva do FC Porto na prova. Os três pontos alcançados frente ao Vitória de Guimarães permitiram uma nova aproximação ao primeiro classificado: no início deste mês, o Sporting estava a dez pontos de distância; depois desta jornada, quando ainda há seis por disputar, está a quatro.
 
Com a franqueza habitual, Sérgio Conceição reconheceu que a primeira parte da equipa que dirige não foi boa, ao contrário da segunda, que esteve em linha com o que tinha sido preparado. Os campeões nacionais foram, por isso, justíssimos vencedores, num encontro que teve como aspeto negativo a prestação do videoárbitro.
 
A propósito de um lance em que um remate de Francisco Conceição foi defendido com o braço por um defesa do Vitória, o treinador foi perentório: “Quem está sentado numa cadeira tem de ver que é penálti”. O objetivo do FC Porto, reafirmou, “é ser campeão”, e é muito importante que daqui até ao fim “toda a gente esteja bem, para que o título seja decidido dentro das quatro linhas”.
 
É por isso, também, que os jogadores só pensam numa coisa: “Fazer o nosso trabalho e ganhar todos os jogos”. Quem o afirma é Francisco Conceição, que até lamentou o golo que lhe foi negado por um braço adversário, mas também sublinhou que “ganhar é o que interessa”. E como o FC Porto ganhou, o extremo manifestou-se “muito satisfeito”.
 
A próxima final na luta pelo título acontece já na segunda-feira frente a mais uma equipa do concelho de Guimarães, o Moreirense. Até lá, aguardamos que os especialistas se pronunciem sobre lances como estes.
 
Um dos compromissos eleitorais de Jorge Nuno Pinto da Costa foi a criação de uma revista que substituísse o jornal O Porto. A 25 de abril de 1985 chegou às bancas o primeiro número da Dragões, que desde aí perpetuou milhares de páginas de glória que o clube tem sabido escrever sob esta liderança. Na edição deste mês, a 413.ª, contamos-lhe as histórias paralelas de um presidente e de uma publicação que são indissociáveis.
 
Para revisitar 39 anos de glórias e olhar para a atualidade, Jorge Nuno Pinto da Costa vai participar na emissão de hoje da Noite Informativa do Porto Canal. Arranca às 22h00, logo a seguir a mais uma edição do Universo Porto. Mais cedo, às 18h30, a equipa de basquetebol enfrenta o CAB Madeira no Dragão Arena. Pedro Pinto considera que está a começar “o momento mais importante da época”, e poderá acompanhá-lo em direto na FC Porto TV e no Porto Canal.

22/04/21

Aconteceu a 22 Abril 1987

Neste dia, em Kiev, onde se apresentou com a vantagem de um golo, o FC Porto de Artur Jorge repetiu o resultado da primeira mão das meias-finais da Taça dos Campeões Europeus e venceu o Dínamo por 2-1. Aos 10 minutos os Dragões já venciam por 2-0, com golos de Celso e Gomes, mas Mykhaylychenko reduziu logo a seguir, relançando os soviéticos na discussão da eliminatória e do resultado, que não sofreria mais alterações. Um mês e cinco dias depois, em Viena, o FC Porto vencia o Bayern Munique, também por 2-1, e conquistava o primeiro de sete troféus internacionais. Dezanove anos mais tarde, a 22 de abril, mas de 2006 e já com Pepe no onze, um golo do brasileiro Adriano bastou para ganhar em Penafiel e para confirmar o primeiro de quatro títulos nacionais consecutivos ainda com duas jornadas da Liga para disputar.


Dragões Diário 22-04-2021

Preparado para ir à luta até ao fim, Sérgio Conceição projectou o encontro desta noite, no Dragão, na certeza de que o FC Porto não pode dar-se ao luxo de perder mais pontos na perseguição ao Sporting, que ontem voltou a empatar, e com a convicção de que terá de lidar com um adversário difícil, porque ao novo treinador e ao novo modelo o Vitória acrescenta individualidades muito interessantes à equação.
 
Mesmo sem Zaidu nem Otávio, que muito provavelmente não entrarão nos planos do treinador e ontem se limitaram a desenvolver trabalho de ginásio, Sérgio Conceição assegura a aptidão da equipa para superar mais um desafio historicamente difícil, obviamente importante e com um peso decisivo nas contas finais da Liga. O jogo da 28ª jornada, para o qual não reconhece margem de erro, tem transmissão em directo na SportTV1 a partir das 21h.
 
Ontem, também à noite, mas do outro lado da rua, no Dragão Arena, a nossa equipa de andebol, que lidera o campeonato de forma isolada, garantiu o apuramento para a final-four da Taça de Portugal com uma vitória sobre o ABC por números esclarecedores (34-22) e uma exibição tranquila, que, talvez por isso, ficou um pouco aquém de corresponder ao grau de exigência de Magnus Andersson, que apontou alguns problemas de concentração.
 
Com Bruno Almeida e Rafa Monteiro - dois Dragões orgulhosos por representar o FC Porto seja onde for - aos comandos da consola, a eFCPorto SoccerSoul venceu a Supertaça eLiga Portugal, depois de bater o Sporting de Braga na final da prova (5-4), e deu aos azuis e brancos o primeiro título desde a entrada recente no mundo dos eSports.

Hoje há pré e pós-match para acompanhar na FC Porto TV e no Porto Canal a partir das 19h30, mas enquanto se prepara para as emoções da Liga, e à boleia da efeméride de Kiev, pode e deve saber mais sobre Celso, o defesa-goleador que é tema e estrela do 14º episódio de Dragões para Sempre.

21/04/21

Aconteceu a 21 Abril 2004

Neste dia, 50.818 pessoas enchiam o Estádio do Dragão como nunca para assistir à primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões entre o FC Porto e o Deportivo da Corunha. O jogo terminou como começou e adiou a decisão da eliminatória para o duelo na Galiza, onde Derlei resolveu a questão com um golo de penálti, empurrando o FC Porto para a grande final da Liga dos Campeões, uma competição única e inimitável na Europa e no Mundo do futebol.


Dragões Diário 21-04-2021

A tarde de ontem voltou a ser de trabalho para o FC Porto no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde os campeões nacionais continuam a preparar a 28ª jornada da Liga, que reserva uma recepção ao Vitória de Guimarães (quinta-feira, 21h), no Estádio do Dragão, dirigida pelo árbitro Tiago Martins. Com os nomes de Mbaye, Zaidu e Otávio ainda a figurar no boletim clínico, os azuis e brancos voltam a treinar nesta manhã (10h30) antes de Sérgio Conceição projetar o encontro com os vimaranenses (12h).
 
O mais recente triunfo sobre o Nacional (1-0), na Madeira, permitiu a Sérgio Conceição atingir uma marca histórica e redonda como treinador do FC Porto: são já 100 vitórias no campeonato enquanto técnico dos Dragões, registado alcançado em apenas 129 jogos, números que fazem de Sérgio Conceição o treinador mais rápido a atingir esta marca num clube português. No banco do clube do coração, Sérgio Conceição já conduziu o FC Porto à conquista de dois campeonatos, duas Supertaças e uma Taça de Portugal, mas ainda há muito mais para conquistar.
 
Hoje, a partir das 20h (FC Porto TV/Porto Canal), volta a entrar em campo a equipa de andebol do FC Porto, que recebe o ABC, no Dragão Arena, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Líder isolado do Andebol 1 e com um registo perfeito, o colectivo comandado por Magnus Andersson aponta o foco à segunda competição mais importante a nível interno e o objectivo é claro: garantir um lugar nas meias-finais, até porque este é um troféu que o FC Porto quer levantar. Temos o objectivo de ganhar a Taça de Portugal, sublinhou António Areia.
 
Não é só no número de títulos internacionais que o FC Porto é o clube português mais bem sucedido. Às brilhantes performances nos maiores palcos europeus junta-se a crescente popularidade do FC Porto junto dos adeptos nas redes sociais, nas quais vence os principais adversários de goleada. De acordo com o conceituado portal Deportes & Finanzas, o FC Porto foi o clube português com mais interacções nas redes sociais pelo décimo mês consecutivo e é destacadamente o líder nacional neste particular no primeiro trimestre de 2021: neste período, foram mais de 33 milhões de interacções!

A partir das 12h, a FC Porto TV e o Porto Canal levam até si a conferência de imprensa de Sérgio Conceição, na qual o treinador dos Dragões vai projectar o desafio com o Vitória de Guimarães. À noite, o FC Porto-ABC em andebol, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, tem início marcado para as 20h e também tem transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal.

19/04/21

Dragões Diário 19-04-2021

Atrás do objectivo que mantém intacto no campeonato, o FC Porto fez ontem na Madeira o quarto jogo consecutivo longe do Estádio do Dragão – que foi também o quinto em 15 dias – e venceu o Nacional por 1-0. Taremi marcou o único golo do encontro ao minuto 20, já depois de Marchesín ter defendido um penálti.
 
Sérgio Conceição não ficou surpreendido por o jogo ter sido “difícil”, tendo em conta o calendário apertado dos campeões nacionais nas últimas semanas e a “grande vontade e determinação” do adversário, mas reconheceu que a equipa sofreu “mais do que o esperado”. Venceu, que é sempre o mais importante, até porque é preciso continuar a “ir atrás do prejuízo”, “não perder pontos” e “acreditar” que é possível alcançar a principal meta da temporada.
 
Ganhar os sete encontros que faltam é, também, o desafio assumido por Mehdi Taremi, que diz que “tem sido muito difícil jogar” e não duvida de que “o próximo jogo vai ser igual”. Mesmo feliz pelo golo, o avançado iraniano desvalorizou o registo individual e apontou o caminho óbvio para o sucesso coletivo: “O que interessa é que a equipa ganhe”.
 
O grupo voltará a ser colocado em prova já na quinta-feira, no sexto jogo do mês, que ficará marcado pelo regresso a casa. O encontro com o Vitória de Guimarães está agendado para as 21h00 e será preparado no Olival.
 
Frente ao líder destacado da Liga Portugal 2, o FC Porto B perdia por 2-0 ao intervalo do jogo de ontem, mas na segunda parte conseguiu marcar dois golos por Kelvin Boateng e Mor N’Diaye e resgatar um ponto. No final, o treinador António Folha deu os “parabéns aos jogadores” pelo desempenho “extraordinário”, que abre boas perspetivas para o futuro: “Senti um balneário a querer dar respostas, e deu”.
 
A generalidade do país avança hoje no desconfinamento e o FC Porto não é imune a isso. Esta segunda-feira marca o regresso aos treinos dos escalões de formação do futebol e das outras modalidades e a reabertura das lojas do Museu e dos centros comerciais, encerradas desde janeiro. Como pode ver aqui, ontem foi dia de testes de despistagem da covid 19 para centenas de atletas.

18/04/21

Aconteceu a 18 Abril 1975

Neste dia, o FC Porto juntou o útil ao agradável e garantiu a conquista do título nacional de voleibol com uma vitória sobre o Benfica. O Gimnodesportivo das Antas era palco de um clássico que, de acordo com a imprensa da época, arrancou com um capote demolidor. Ao 15-2 inicial seguiu-se um 17-15 e um 15-10 nos sets seguintes, parciais que garantiram o regresso da secção aos títulos depois de um ano de espera. Após o apito final os atletas atribuíram o mérito a José Moreira, o jogador/treinador dessa altura e que, quase meio século depois, continua ligado à modalidade e ao FC Porto.


Dragões Diário 18-04-2021

Vamos fazer de tudo para ganhar estes oitos jogos, a começar pelo próximo. O próximo é já hoje e frente ao Nacional, na Madeira (17h30, Sport TV 1). Nas palavras de Sérgio Conceição, o embate diante dos alvinegros na Choupana vai ser complicado, como qualquer jogo no campeonato, mas o objectivo do FC Porto é claro: Ganhar e trazer para o continente os três pontos.
 
A nossa liga é sempre difícil, ir jogar à Madeira é sempre uma deslocação difícil, mas depende de nós, enquanto equipa, fazermos tudo para termos menos dificuldades. Numa altura em que faltam oito jornadas para o término da Liga, Sérgio Conceição ressalva a importância de dar tudo todos os dias: Focamo-nos em cada treino e em cada jogo para ganhar.
 
Porque parte do trabalho passa por impedir que os jogadores sintam uma pressão extra quando jogam a Champions e relaxem em demasia numa competição que é o foco principal, este é um momento importante e que proíbe o colectivo de baixar a guarda. Entre os avisos à navegação, o mister aproveitou ainda para salientar a grande moral de Pepe, uma figura do futebol mundial que ganhou três Ligas dos Campeões, que foi treinado pelos melhores do mundo e que disse que gostava de se ter cruzado com Sérgio Conceição no auge da sua grande carreira.
 
No último treino antes do voo rumo ao arquipélago, Otávio apresentou fadiga muscular e o seu nome juntou-se ao de Mbaye no boletim clínico. O médio recém-naturalizado português actuou em 35 encontros na presente temporada, soma 851 minutos nos últimos dez jogos e, por isso mesmo, não integrou a comitiva de 23 jogadores que seguiu viagem rumo ao Funchal.
 
Os patins da nossa equipa de hóquei continuam bem oleados. Ontem à tarde, em Oliveira de Azeméis, os detentores do título nacional deram por encerrada a primeira etapa do campeonato com uma grande vitória. Frente à Oliveirense - próximo adversário nas meias da Liga Europeia - a formação de Guillem Cabestany triunfou por 5-2 e fechou com chave de ouro a 26ª e última ronda da fase regular. Nos quartos de final, à melhor de 5, os líderes da prova irão defrontar a Juventude de Viana, que terminou no oitavo posto.
   
Também o nosso andebol soma e segue. De volta a casa depois de três encontros seguidos fora de portas, os azuis e brancos bateram o Vitória de Setúbal por 37-28 e mantiveram o registo imaculado no campeonato. Disputadas 24 jornadas do Andebol 1, o conjunto orientado por Magnus Anderson alcançou a 24ª vitória e prepara-se agora para defender o título noutra competição. Na próxima quarta-feira (20h), o ABC desloca-se de Braga ao Dragão Arena em partida referente aos quartos de final da Taça de Portugal.

Por sua vez, a equipa de basquetebol concluiu a fase regular com um desaire que em nada alterou a classificação final. Ao cabo dos 40 minutos regulamentares, o marcador do Municipal de Albufeira registava uma igualdade a 93 entre Imortal e FC Porto. No prolongamento o triunfo acabou por sorrir aos algarvios que ascenderam ao terceiro lugar, atrás dos Dragões. A partir do dia 22 jogam-se os play-offs e os comandados de Moncho López têm encontro marcado com o CAB Madeira nos quartos de final, disputados à melhor de cinco.

Duarte Castro alcançou o ouro em Kiev. O nadador do FC Porto ao serviço da selecção nacional foi o mais rápido nos 200 metros costas realizados durante o dia de ontem na capital ucraniana. Na primeira sessão do Multinations Junior Swimming Meet 2021, o atleta portista - já apurado para os Campeonatos Europeus de Juniores – bateu a concorrência e subiu ao degrau mais alto do pódio para ouvir A Portuguesa.

Antes dos graúdos entram em campo os miúdos. A partir das 15 horas (FC Porto TV/Porto Canal) a nossa equipa B tem em mãos mais uma tarefa difícil. Desta feita a turma de António Folha recebe a visita do Estoril, líder isoladíssimo da Liga Portugal 2. Rodrigo Valente perspectiva um jogo muito complicado numa altura em que o cerco está a apertar, porém não se mostra minimamente intimidado e fala como um verdadeiro Dragão: O facto de jogarmos no FC Porto já nos motiva por si só. Carregar este símbolo ao peito motiva-nos a 100%.