02/09/17

Dragões Diário 02-09-2017

O FC Porto procedeu ontem à inscrição dos jogadores que disputarão, pela 22.ª segunda vez na história do clube, a fase de grupos da Liga dos Campeões. O conjunto selecionado por Sérgio Conceição é composto por 21 atletas: Casillas e José Sá (guarda-redes), Aboubakar, Alex Telles, André André, Brahimi, Corona, Danilo, Felipe, Hernâni, Herrera, Layún, Marcano, Marega, Maxi, Olíver, Otávio, Ricardo, Reyes, Sérgio Oliveira y Soares.
 
A equipa principal do FC Porto continuou ontem a preparação do jogo da quinta jornada do campeonato frente ao Desportivo de Chaves. Sérgio Conceição dirigiu mais um treino que não contou com a participação dos dez jogadores que se encontram ao serviço das respetivas seleções nacionais. Para além disso, o avançado Soares mantém o regime de treino integrado condicionado.
 
O entusiasmo dos adeptos do FC Porto não parece ter cessado com o fim do mês de agosto, e até ao momento já foram vendidos 35 mil bilhetes para a receção ao Desportivo de Chaves (sábado, 9 de setembro, às 20h30). Recorde-se que os ingressos estão disponíveis nos locais habituais e que até dia 6 de setembro há preços especiais.
 
A equipa de sub-15 enfrenta amanhã o Paços de Farreira em partida a contar para a segunda jornada da primeira fase (série B) do Campeonato Nacional de Juniores C. O treinador Tulipa e o defesa David Vinhas anteciparam este jogo em declarações exclusivas ao Porto Canal e ao site do FC Porto.
 
Hoje é dia de ‘Open Day’ nas escolas Dragon Force, o que significa que crianças com idades compreendidas entre os quatro e os catorze anos poderão treinar-se gratuitamente e conhecer as instalações, os treinadores e as metodologias que estão associados a este projeto. Pode verificar através desta ligação a lista das escolas que estarão abertas ao público entre as 10h e as 12h.

Portugal sagrou-se ontem campeão mundial de sub-20 em hóquei patins, após bater a Espanha por 2-0 na final do mundial que se disputou em Nanjing, na China. Este foi o terceiro título consecutivo dos jovens hoquistas portugueses nesta competição, o quarto em toda a sua história. João Lima, atleta do FC Porto, foi um dos protagonistas desta conquista.
 
A equipa de andebol do FC Porto começa hoje a disputar o Campeonato Nacional de Anbebol 1 numa partida frente ABC, que se disputará no Dragão Caixa a partir das 18h00. O jogo que marcará a estreia do treinador Lars Walther em encontros oficiais será transmitido em direto no Porto Canal.

Aconteceu a 2 Setembro 1969

Neste dia, realizou-se no Estádio das Antas um jogo de homenagem ao histórico guarda-redes Américo, que encerrava a carreira nessa altura na sequência de uma lesão grave. Américo Ferreira Lopes representou o FC Porto durante 13 temporadas, disputando 250 jogos e conquistando um Campeonato (1958/59, a célebre ‘Liga Calabote’) e uma Taça de Portugal (1967/1968, sob as ordens de José Maria Pedroto). Para além disso, o seu percurso desportivo ficou marcado por diversas distinções individuais. Foi, por exemplo, o primeiro guarda-redes a ganhar um Prémio Nacional de Regularidade: o Prémio Somelos de 1967/68.

01/09/17

Dragões Diário 01-09-2017

O despertador toca hoje mais cedo para o plantel principal do FC Porto, porque Sérgio Conceição agendou o treino para as 10h00 e não para a tarde, como aconteceu nos dois últimos dias. Depois de ter participado no Fórum de Treinadores de Clubes de Elite da UEFA, o técnico já orientou a sessão de ontem, no Olival, de onde continuam ausentes os 11 jogadores ao serviço das seleções e que vão chegar a conta-gotas ao longo da próxima semana.

O Dragão Caixa, com um novo piso, vai abrir as portas ao público pela primeira vez esta época para apadrinhar o arranque da nossa equipa de andebol no campeonato, frente ao ABC. Hugo Laurentino, um dos capitães, quer fazer valer o fator casa frente a um adversário moralizado pela conquista da Supertaça. Felizmente, jogamos diante dos nossos adeptos, que esperamos que possam encher o Dragão Caixa. Queremos proporcionar um bom espetáculo e conseguir a vitória no primeiro jogo em casa, afirmou o guarda-redes na antevisão do encontro de amanhã (18h00, Porto Canal) e cujos bilhetes continuam disponíveis nos locais habituais.

O treinador dinamarquês Lars Walther estreia-se no banco do FC Porto enfrentando um teste de elevado grau de dificuldade, tal como, aliás, será o início desta primeira fase do Andebol 1. Depois da receção ao ABC há duas deslocações seguidas: a primeira ao pavilhão do Madeira SAD e a segunda ao do Benfica.

Aconteceu a 1 Setembro 1962

Neste dia, teve lugar a festa da inauguração da iluminação artificial do estádio, já com dez anos de vida, que incluiu um jogo particular em que o FC Porto venceu o Athletic Bilbao por 2-1 (golos de Hernâni e Carlos Duarte). As quatro torres de iluminação implicaram um investimento de 3.740 contos (cerca de 15 mil euros), um tempo de montagem de 30 mil horas e a utilização de 50 mil quilogramas de ferro, 30 mil parafusos e 3 mil quilogramas de zinco. Foi uma medida arrojada para a época e que constituiu um dos grandes marcos da presidência de José Maria do Nascimento Cordeiro.

31/08/17

Dragões Diário 31-08-2017

Sérgio Conceição já vai orientar o treino desta tarde (17h) do plantel principal de futebol, depois de ontem ter estado em Nyon, na Suíça, onde participou no Fórum de Treinadores de Clubes de Elite da UEFA. Massimiliano Allegri (Juventus), Unai Emery (Paris Saint-Germain), Leonardo Jardim (Mónaco), José Mourinho (Manchester United), Ernesto Valverde (Barcelona) e Zinedine Zidane (Real Madrid) foram outros ilustres participantes. Para além do treinador, 11 internacionais estiveram ontem ausentes dos trabalhos do FC Porto, numa sessão que se seguiu a dois dias de folga e em que Soares já fez treino integrado condicionado.

Setembro chega daqui a poucas horas mas a temperatura vai continuar alta para os lados do Dragão: já estão à venda os bilhetes para as receções ao Chaves (quinta jornada da Liga portuguesa, a 9 de setembro, sábado, às 20h30) e Besiktas (primeira jornada do grupo G da Liga dos Campeões, 13 de setembro, quarta-feira, às 19h45).

O FC Porto perdeu ontem frente aos galegos do Obradoiro, da Liga ACB, principal divisão do basquetebol espanhol, por 68-61. Tratou-se do primeiro jogo de preparação para a nova época da equipa de Moncho López, que volta a entrar em campo no sábado, frente ao Benfica, no Torneio Internacional de Viana do Castelo. O jogo disputa-se às 21h00, no Pavilhão Municipal de Monserrate, e terá transmissão em direto no Porto Canal.

Aconteceu a 31 Agosto 1983

Neste dia, o FC Porto confirmava o regresso do hoquista Cristiano Pereira, através de uma notícia de última hora no jornal oficial ‘O Porto’. Cristiano seria campeão nacional em 1983/84 e 1984/85 (o segundo e terceiro títulos de cinco consecutivos), passando para o comando técnico em 1985/86, com grande sucesso. Nessa temporada, os Dragões sagraram-se pela primeira vez campeões europeus (um título que havia escapado a Cristiano como jogador) e venceram as três competições nacionais.

29/08/17

Dragões Diário 29-08-2017


O plantel principal de futebol cumpre hoje o segundo dia consecutivo de folga, regressando ao trabalho apenas amanhã, às 17h00, para iniciar a preparação para a receção ao Chaves, relativa à quinta jornada da Liga portuguesa, que ainda não tem data marcada mas que se deverá disputar no fim de semana de 9 e 10 de setembro. Na quarta-feira seguinte (13 de setembro) abre-se uma nova frente, com o Besiktas a visitar também o Dragão, para a estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões. Pode ver aqui o calendário completo, que prevê cinco jogos em setembro (podem ser seis, dependo da data do Sporting-FC Porto, da oitava jornada da Liga).

O balanço dos quatro primeiros jogos oficiais, todos para a Liga, só pode ser positivo: quatro vitórias, nove golos marcados e nenhum sofrido (o FC Porto é a única equipa nesta situação) e liderança da prova, a par do Sporting. Face aos mesmos adversários, são já mais quatro os pontos relativamente a 2016/17. Desde 2013/14 que os portistas não venciam as primeiras quatro partidas na Liga, algo que também conseguiram nesta década em 2010/11 e 2011/12, temporadas de títulos nacionais. E a onda azul tem sido impressionante, tal como se viu, mais recentemente, em Braga.

Sérgio Conceição terá um plantel reduzido nos próximos dias, devido aos compromissos das seleções: Danilo (Portugal), Diogo Dalot (Portugal Sub-21), Reyes, Herrera e Corona (México), Brahimi (Argélia), Aboubakar (Camarões), Marega (Mali) e Maxi (Uruguai) estarão aos serviços dos seus países. O primeiro a entrar em ação será mesmo Danilo, já que o jogo frente às Ilhas Faroé, de qualificação para o Mundial da Rússia, se disputa esta quinta-feira, às 19h45, no Estádio do Bessa.

Amaro Antunes, da W52-FC Porto-Mestre da Cor, está entre os pré-convocados da seleção portuguesa para o Campeonato Mundial de Ciclismo em Estrada, cuja edição de 2017 terá lugar em Bergen, na Noruega, entre 16 e 24 de setembro. O selecionador José Poeira terá de eleger seis ciclistas para a prova de fundo (276,5 quilómetros), sendo que dois desses corredores poderão também participar no contrarrelógio individual (31 quilómetros).

A Dragon Force vai estar na África do Sul entre 20 e 23 de outubro, país onde três treinadores do FC Porto irão dirigir um campo de treino, em Joanesburgo. Rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os cinco e os 15 anos irão assim conhecer os métodos dos Dragões, sendo que, paralelamente, irá ainda decorrer um ‘clinic’, dirigido a treinadores.

Aconteceu a 29 Agosto 1956

Neste dia, o FC Porto anunciava a contratação do treinador brasileiro Flávio Costa, considerado o mais qualificado e reputado do Mundo. Foi cinco vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão carioca, vice-campeão mundial (em 1950, perdendo o título devido à derrota com o Uruguai, no célebre ‘Maracanazo’) e vencedor de uma Copa América. Sucedeu a Dorival Yustrich, herdando uma grande equipa, e rezam as crónicas que o futebol nesta temporada foi de alta qualidade – porém, falharia a conquista do título por apenas um ponto. Ainda regressaria em 1965/66 ao clube e morreria em 1999, no Rio de Janeiro, com 93 anos.

28/08/17

Dragões Diário 28-08-2017

O FC Porto fechou o primeiro ciclo do campeonato com distinção, com uma boa vitória em Braga, com uma exibição bem mais afirmativa do que o resultado, feito com um golo de autor de Corona. A nossa equipa entrou em força e ao ataque, marcou cedo, teve mais uma mão cheia de lances para marcar e não concedeu uma única chance aos minhotos.

Segue-se uma interrupção para as seleções nacionais, regressando o campeonato dentro de duas semanas, para novo ciclo de quatro jornadas, a que se juntarão dois jogos da Liga dos Campeões. Oportunidade para o mar azul continuar a ajudar a equipa, como ainda ontem foi bem visível, com sete mil portistas nas bancadas. A equipa goza duas merecidas folgas, regressando aos treinos depois de amanhã.

Vontade de agredir o adversário primeiro, consistência depois, foi assim que Sérgio Conceição resumiu o jogo: É curto vencer pela margem mínima, mas o futebol é isto e temos de ser mais eficazes. Somos justíssimos vencedores, acrescentou depois o nosso treinador, que ainda prometeu ambição para o muito que aí vem: Este FC Porto é muito competitivo e vai lutar pela vitória em todos os estádios".

Iker Casillas somou o quarto jogo sem sofrer golos, no que é o melhor arranque de uma temporada na longa carreira do guarda-redes, que fez questão de dividir os méritos pelos companheiros: Isto não é algo que se consiga sozinho. É um prémio colectivo porque resulta do trabalho de toda a equipa. Sobre o jogo, o espanhol sintetizou numa frase: É mais um passo que damos nesta competição, em que o nosso objetivo é seguir assim.

O FC Porto B acabou com a invencibilidade do Santa Clara na Ledman LigaPro e venceu por 1-0, golo de Fede Varela, na transformação de uma grande penalidade. Com esta vitória os bês subiram ao grupo dos sétimos classificados, com sete pontos.

A equipa de sub-15, esta época treinada por Tulipa, estreou-se ontem na série B do Campeonato Nacional de Juniores C com uma vitória forasteira por 7-1 frente ao Penafiel. Os golos azuis e brancos foram marcados por Martim Tavares, David Vieira, Veríssimo Costa, Rúben Ferreira, João Sérgio, João Magalhães e Diogo Abreu.

Os imaculados
Uns valentões atacaram na madrugada de ontem a Casa do FC Porto em Famalicão. Uma tocha a arder e um grupo organizado de garrafas foram arremessadas de um carro, tendo provocado ferimentos ligeiros a alguns adeptos que se encontravam na esplanada. À Casa de Famalicão e aos adeptos afetados a nossa solidariedade, ao mesmo tempo que se reforça o apelo às autoridades para que façam cumprir as leis, porque as notícias continuam a mostrar demasiados comportamentos inaceitáveis, como, por exemplo, os relatados pelo Rio Ave.

Aconteceu a 28 Agosto 1983

Neste dia, o FC Porto recebeu e venceu o Salgueiros por 1-0 na primeira jornada do campeonato – um autogolo de Soares definiu o resultado. 1983/1984 tratou-se da última temporada em que os Dragões foram orientados por José Maria Pedroto, com o adjunto António Morais a assumir a condução da equipa na maior parte dos jogos. Esta foi uma época em que os azuis e brancos venceram a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça de Portugal, alcançando o segundo lugar no campeonato e atingindo a primeira final europeia da sua história – a da extinta Taça das Taças, vencida pela Juventus de Platini num jogo marcado pela péssima arbitragem do alemão Adolf Prokop.

Sérgio Conceição: “Este FC Porto é muito competitivo”

Um golo solitário de Corona (7m) permitiu ao FC Porto bater este domingo o Sporting de Braga (1-0), no Estádio Municipal de Braga, naquela que foi a quarta vitória dos Dragões em quatro jogos na Liga NOS. No final do encontro que colocou os azuis e brancos no topo da tabela, a par do Sporting, Sérgio Conceição enalteceu a exibição fantástica da equipa e considerou a margem mínima demasiado curta para o domínio portista.

Entrada forte
Globalmente, foi um bom jogo. Entrámos muito forte no jogo, com muita intensidade e vontade de “agredir” o adversário, procurando chegar à baliza. Aqui ou acolá perdemos o equilíbrio defensivo, mas a nossa primeira meia-hora foi fantástica. Nos últimos 15 minutos da primeira parte, o Sporting de Braga cresceu, mas mais por erros individuais da nossa parte. Houve um ou outro momento em que a equipa ficou desconfiada do que estava a fazer em termos defensivos. No intervalo alterámos o 4-4-2 para 4-3-3, de forma a tentar equilibrar o jogo interior e dominar as características apresentadas pelo Sporting de Braga no final da primeira parte.

Vitória sem contestação
Não houve um remate enquadrado do Sporting de Braga. Na segunda parte fizemos um jogo consistente, com muita coesão. Poderíamos ter feito mais dois ou três golos e merecíamos. É curto vencer pela margem mínima, mas o futebol é isto e temos de ser mais eficazes. Somos justíssimos vencedores. Quando conseguimos controlar o Sporting de Braga metemos o jogo no bolso, mas o Sporting de Braga é uma equipa competitiva e vai fazer um campeonato de acordo com os pergaminhos do clube.

Mar azul em Braga
Tenho de dar uma palavra aos sete mil portistas que estiveram aqui e que foram fantásticos. Este mar azul vai continuar, e vai continuar porque os adeptos acreditam nos jogadores, que são fantásticos. Só com o contributo diário dos jogadores conseguimos ter uma equipa tão competitiva.

Muito campeonato por jogar
A procissão ainda vai no adro. Há muito campeonato por jogar e muitos pontos em disputa. Este FC Porto é muito competitivo e vai lutar pela vitória em todos os estádios. Acredita de forma convicta de que, no final, vamos ter mais um ponto do que o segundo classificado.

Casillas: quatro jogos sem sofrer golos
Não gosto de individualizar. O FC Porto fez uma exibição fantástica. Não sofrer glos é um processo que envolve todos e não apenas o guarda-redes. Continuamos sem sofrer golos e isso é muito bom, mas depende do Casillas e de todos os outros.

Fé de Braga

A fé dos 7.000 portistas presentes no Estádio Municipal de Braga e a fé de Corona, quando decidiu arriscar um gesto técnico difícil, picando a bola sobre um adversário no lance que valeu o único golo do desafio, foram decisivas para a importante vitória deste domingo (1-0), que permite aos Dragões manterem-se no topo da classificação da Liga NOS, só com vitórias (12 pontos), a par do Sporting. O FC Porto continua sem sofrer golos em jogos oficiais nesta temporada (é a única equipa da prova nessa situação), isto porque, apesar de o SC Braga ter criado situações de perigo, não obrigou Casillas – que estabeleceu um recorde pessoal ao manter-se invicto nos quatro primeiros jogos encontros da época – a nenhuma defesa difícil, especialmente no segundo tempo. Desde 2013/14 que os portistas não venciam as primeiras quatro partidas na Liga, algo que também conseguiram nesta década em 2010/11 e 2011/12, temporadas de títulos nacionais.
O FC Porto – com Ricardo no lugar de Maxi, em relação ao jogo de há uma semana com o Moreirense – realizou 30 minutos iniciais de grande nível, em que criou pelo menos quatro oportunidades claras de golo. A primeira, pois claro, foi concretizada por Corona, após um delicioso trabalho individual em que passou a bola sobre Sequeira e rematou de primeira. O mexicano quase bisou três minutos depois, desmarcado por Óliver, num lance em que valeu o corte de Bruno Viana.
Nesta contabilidade, só marcámos uma oportunidade aos 26 minutos, mas na verdade foram quatro no mesmo lance, após livre de Óliver: Brahimi, Aboubakar e Felipe encontraram a oposição de Matheus e o defesa brasileiro ainda atirou uma segunda vez por cima. Há ainda a contabilizar ocasiões para Aboubakar e Marega, na recarga, ainda antes do período em que os bracarenses subiram de produção, passando a discutir mais o jogo a meio-campo e criando alguns lances de perigo, o principal dos quais foi protagonizado por Xadas, aos 42. O resultado ao intervalo não descansava, até porque, nos sete jogos que já tinha realizado esta temporada, o SC Braga estivera em desvantagem em cinco deles e só perdera um, com o Benfica.
No recomeço, Corona foi substituído por Otávio, que se posicionou no corredor central, dando apoio a Aboubakar mas também ajudando na luta no miolo; Marega, por sua vez, descaiu para a direita. Esta alteração proporcionou um reequilíbrio dos Dragões, que voltaram a entrar melhor do que o adversário e poderiam ter ampliado a vantagem nos cinco minutos iniciais, por Otávio (após um livre estudado, aos 47 minutos) e Aboubakar (50).
A oportunidade mais flagrante para resolver o desafio com alguma antecedência surgiu aos 67 minutos, com Danilo a recuperar uma bola no meio-campo adversário e a servir Aboubakar, que, só com o guarda-redes pela frente, atirou ao lado. Até ao apito final, o jogo foi duro, porque os minhotos tentaram tudo para conseguir pelo menos um ponto e aumentaram a agressividade. Mas, como já referimos acima, não foi criado nenhum lance evidente para empatar o jogo e, pelo contrário, André André e Alex Telles (acertou no poste) ameaçaram o 2-0. Nenhum observador isento pode contestar a justiça do triunfo em Braga, um resultado que já não acontecia desde março de 2015 e que peca apenas por escasso.