25/01/19

Aconteceu a 25 Janeiro 2003

Neste dia, a meio de um ciclo de dez vitórias consecutivas e a menos de quatro meses da glória em Sevilha, Edgaras Jankauskas resolvia o dérbi nas Antas. Entrou aos 70 minutos para o lugar de Derlei e fez o único golo da vitória sobre o Boavista no minuto seguinte. Líder isolado desde a quinta jornada, o FC Porto confirmou a conquista do primeiro de dois títulos consecutivos com José Mourinho 99 dias mais tarde, depois de golear (5-0) o Santa Clara.

Dragões Diário 25-01-2019

Com as limitações impostas por um boletim clínico com cinco nomes e o estímulo transmitido pelas janeiras cantadas por 170 crianças, Sérgio Conceição voltou a preparar o quarto clássico da época, agora a pensar no Sporting e na final da Taça da Liga. Hoje, a partir das 12h30, o treinador terá a oportunidade de projectar o jogo de amanhã à noite (19h45), em Braga, que lhe poderá valer o terceiro troféu em oito meses.

Amanhã também há clássico no Dragão Caixa, mas de basquetebol. O FC Porto recebe o Benfica e Miguel Queiroz, que fala num processo de crescimento e amadurecimento da equipa, mantém a pretensão de ganhar todos os jogos e de dedicar este, em especial, aos adeptos. O Porto Canal transmite em directo a partir das 16h.

Duas horas depois, Telmo Pinto pisará a pista de Oeiras focado em começar a segunda volta da melhor maneira e avisado de que o campeonato está nivelado por cima, com equipas teoricamente mais fracas a conseguir bons resultados frente a equipas teoricamente mais fortes. Para evitar surpresas – diz ainda – a equipa mantém-se concentrada exclusivamente no seu próprio trabalho.

O dia de amanhã termina com andebol, quando, às 21h dos Açores (mais uma hora no continente), o FC Porto defrontar o Sporting da Horta. Rui Silva lembra que a equipa está num momento forte e que fevereiro será um mês agressivo, para depois concluir que é preciso estar bem física e psicologicamente para vencer no Faial.

24/01/19

Virar o bico ao prego

Nenhuma equipa gosta de perder, nenhuma equipa gosta de ser eliminada de uma competição, nenhuma equipa gosta de cair aos pés de um rival. Quando isso acontece – e, infeliz e inevitavelmente, isso também acontece por vezes com o FC Porto – há duas formas de lidar com o insucesso: olhar para dentro, identificar os problemas e procurar caminhos para resolvê-los; ou tentar virar o bico ao prego, disparar para fora e imputar aos outros as culpas próprias. Depois da derrota de terça-feira, o Benfica optou pelo segundo caminho. Por nós, tudo bem. Se o objetivo é discutir a arbitragem das meias-finais da Taça da Liga, também temos os nossos contributos:

1. Em primeiro lugar, somos obrigados a sublinhar que foi desferido um violento ataque à arbitragem por parte de quem, há não muito tempo, propôs que as críticas aos árbitros resultassem em perda de pontos no campeonato. Santa hipocrisia!

2. Temos ainda de recordar que o Benfica não deveria ter tido a oportunidade de fazer estas críticas, simplesmente porque não deveria sequer ter participado na final four da Taça da Liga. Isso só aconteceu porque o Benfica beneficiou de erros graves dos árbitros, com impacto direto nos resultados, nos três jogos que disputou na fase de grupos da competição.

3. Continuando o exercício de memória, recuamos até 9 de novembro de 2017, dia em que Luís Filipe Vieira deu uma entrevista à BTV e partilhou um desgosto: Fábio Veríssimo não apita o Benfica porquê? Na altura, Vieira clamava por Fábio Veríssimo. Anteontem, em Braga, procurou decretar o fim da carreira do árbitro de Leiria: Esse homem não pode apitar mais! Nestes momentos, quando perde a cabeça, Vieira revela-se e expressa em público aquilo que habitualmente mantém mais reservado: trata-se de alguém que julga ter o direito de escolher os árbitros que dirigem jogos do Benfica e os que devem ser ostracizados. O objetivo é sempre o mesmo: condicionar, condicionar, condicionar.

4. A propósito de eventuais erros no jogo de terça-feira, recordamos dois lances que o Benfica, a comunicação social afeta ao Benfica e os cartilheiros têm feito de conta que não existiram: aos 8 minutos, com 0-0, ficou por assinalar um penálti por falta de Rúben Dias sobre Corona; aos 82, foi poupado o segundo amarelo a Seferovic, após falta sobre Marega.

5. Curiosamente, o lance que motivou mais críticas foi um fora de jogo que, de acordo com a única imagem com linha disponibilizada pela SportTV, foi bem assinalado pelo árbitro assistente (e não pelo VAR, como os porta-vozes do Benfica têm dito erradamente). É fora de jogo por um pé, sim. Tal como houve fora de jogo por um pé, como bem recordou o nosso treinador, num golo do Portimonense contra o Benfica que foi anulado pelo videoárbitro Fábio Veríssimo na temporada passada.

6. Através do News Benfica, os porta-vozes anónimos de Luís Filipe Vieira acusam os árbitros de terem prejudicado o Benfica de forma premeditada. É uma afirmação grave e que não poderá passar sem castigo.

7. Finalmente, é curioso que o presidente de um clube afirme ter conhecimento de ameaças a árbitros e respetivas famílias, mas não as denuncie publicamente ou às instâncias próprias, como é obrigação de quem possua uma informação dessas. Luís Filipe Vieira, em particular, deveria ser especialmente sensível a esse tipo de situações, tendo em conta o histórico dos adeptos do clube que dirige no que toca a ameaças e agressões a árbitros – mas ameaças e agressões a sério, denunciadas, investigadas e julgadas pelos tribunais.

Anteontem, o FC Porto venceu porque foi melhor do que o Benfica. Foi melhor na Taça da Liga, da mesma maneira que está a ser melhor no campeonato, da mesma maneira que foi muitíssimo melhor na Liga dos Campeões. Não nos surpreende que isso seja colocado em causa por quem está a ser investigado por possível corrupção de equipas de arbitragem, de jogadores adversários, de clubes adversários, de observadores, de delegados da Liga, de funcionários judiciais e até de magistrados (e ainda por tráfico de influência, branqueamento de capitais e fraude fiscal). Não surpreende, mas há limites para a hipocrisia, o desespero e a falta de decência.

Aconteceu a 24 Janeiro 1999

Neste dia, o FC Porto estava a caminho do penta e recebia o Beira-Mar nas Antas com uma atracção na baliza: Vítor Baía, o novo camisola 99 do clube, estreava-se após regressar do Barcelona. A equipa de Fernando Santos demorou 29 minutos a abrir o marcador, por Capucho, mas a partir daí foi absolutamente avassaladora e precisou de apenas 37 minutos para construir uma goleada por 7-0 (ou seja, em média, praticamente, foi marcado um golo a cada cinco minutos). Para além do extremo, foram Jardel (quatro), João Manuel Pinto e Zahovic que marcaram os golos.

Dragões Diário 24-01-2019

O plantel do FC Porto ainda não sabia que o Sporting será o adversário na final da Taça da Liga quando, ontem à tarde, regressou ao trabalho no Olival. O jogo que poderá valer o segundo troféu da temporada realiza-se sábado, às 19h45, no Municipal de Braga. Os bilhetes para sócios do FC Porto são colocados à venda na bilheteira nascente do Estádio do Dragão.

A qualificação para esta final foi alcançada anteontem com uma vitória clara sobre o Benfica (3-1). Foi um jogo em que os Dragões chegaram ao golo 199 na era Sérgio Conceição, em que a equipa marcou o 80º golo da época (em 33 jogos) e em que Marega atingiu as quatro dezenas de golos de azul e branco. Valeu a lei do golo, como lhe demonstra o trabalho de fcporto.pt.

Após a Taça da Liga, o FC Porto regressa ao campeonato e ao Estádio do Dragão na próxima quarta-feira, às 21h15, para a recepção ao Belenenses. Os bilhetes para esse encontro já estão disponíveis, e a partir de agora já pode adquiri-los através da app FC Porto (que também pode utilizar, por exemplo, para pagar quotas).

Em hóquei em patins, o FC Porto fechou a primeira volta da Liga com uma vitória por 7-1 em Turquel. Os golos dos azuis e brancos, que seguem na segunda posição da prova, foram marcados por Giulio Cocco, Hélder Nunes (três), Reinaldo García, Rafa e Poka.

Cinco jogos e cinco vitórias para o campeonato, em dezembro, valeram a Moncho López o estatuto de melhor treinador do mês na Liga Portuguesa de Basquetebol. A distinção é atribuída pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol.

No bilhar às três tabelas, o FC Porto continua a liderar de forma isolada a Zona Norte do Campeonato Nacional: esta semana, derrotou o Famalicense por 3-1 e manteve a vantagem de um ponto sobre o Leça.

23/01/19

Aconteceu a 23 Janeiro 2001

Neste dia, houve jogo da Taça de Portugal. Depois do empate (1-1) na Luz, o FC Porto resolveu a questão do apuramento para os quartos de final com uma goleada (4-0) nas Antas. Marcaram Pena, Paredes e Alenichev, que abriu e fechou o resultado. Cinco meses mais tarde, já depois de ter deixado o Sporting para trás nas meias-finais, a equipa de Fernando Santos venceu o Marítimo no Jamor e ergueu o 11º troféu.

Dragões Diário 23-01-2019

Ao terceiro clássico, a música foi outra e o FC Porto tocou a final da Taça da Liga, sem tocar ainda o troféu. Com golos de Brahimi, Marega e Fernando Andrade, a equipa de Sérgio Conceição tirou o Benfica (3-1) do caminho, atingiu o 22º jogo consecutivo sem perder e ficou a aguardar por adversário, que sairá da outra meia-final, a disputar esta noite entre Sporting e Braga. Os bilhetes para a final de sábado serão colocados à venda amanhã.

Numa alusão à melodia tauromáquica com que o Estádio da Luz se despediu do FC Porto no final do clássico de outubro, Sérgio Conceição observou, depois da vitória de ontem, que poderia dizer - mesmo a propósito - que tinha acabado de pegar o touro pelos cornos, mas o treinador preferiu outra abordagem, falar de um jogo muito competitivo entre duas boas equipas, reconhecer que a sua foi muito mais forte na primeira parte e que o adversário deu uma réplica interessante.

Antes, ainda na flash interview, e também no final da conferência de imprensa, já depois de se emocionar na roda com que envolve os jogadores no final de cada jogo, Sérgio Conceição dedicou algumas palavras ao desaparecimento de Emiliano Sala, o miúdo fantástico que treinou no Nantes, para quem pediu um milagre no Twitter.

O mais importante do jogo, que era vencer, foi conseguido, disse André Pereira, para logo reconhecer que o FC Porto tinha conseguido muito mais. Afinal, foi um bom espetáculo, acrescentou. Foi, por outras palavras, um clássico intenso e bem jogado, que mantém os Dragões unidos e determinados a conquistar mais um título, como este vídeo serve de prova.

Horas antes, no miniestádio da Fan Zone da final four, no centro de Braga, o FC Porto Vintage já tinha vencido a representação do Benfica, o Sport Lisboa e Saudade, com Pedro Mendes, Domingos, Rui Barros, Capucho, Bandeirinha e Mário Silva a fazer os golos de uma vitória ampla (13-6) que colocou as nossas estrelas de outros tempos na final do Jogo das Glórias.

No regresso à realidade nacional depois do empate em Lodi, a equipa de hóquei em patins do FC Porto termina a primeira volta do campeonato esta noite, em Turquel, onde Guillem Cabestany leva o projecto de ganhar numa pista difícil, fazendo uma grande exibição. O Porto Canal transmite o jogo em direto a partir das 21h.

22/01/19

Aconteceu a 22 Janeiro 1977

Neste dia, poucos meses antes de se mudar para o FC Porto, Costa colocou a Académica em vantagem nas Antas, logo aos 19 minutos. O jogo contava para a 14ª jornada da Liga e os Dragões perseguiam o Benfica, que tinha mais dois pontos. A urgência em dar a volta ao resultado era óbvia, e Ademir só precisou de três minutos para empatar. Seninho, Duda e Oliveira trataram do resto, Gregório reduziu perto do fim. O FC Porto vencia por 4-2 e iniciava uma série de 13 triunfos consecutivos no campeonato. Em Junho, um 4-0 ao Braga garantiu a conquista do título pela equipa de Pedroto.

Dragões Diário 22-01-2019

O FC Porto vai hoje a Braga procurar garantir a primeira final de 2019, que poderá proporcionar o segundo troféu da temporada. Para isso, em primeiro lugar, é preciso derrotar o Benfica no encontro que arranca às 19h45. Foi isso que Sérgio Conceição destacou ontem na conferência de imprensa em que anteviu um jogo difícil.

O treinador campeão nacional reconhece que o adversário atravessa um momento melhor do que há um mês, com maior motivação e mais competitividade, cabendo ao FC Porto procurar saber o que fazer para passar esta meia-final. A confiança não parece ser um problema para o técnico: estamos preparados para a batalha.

Alinhado com o pensamento de Sérgio Conceição, Héctor Herrera encara o jogo de hoje como uma final. O capitão sabe que a equipa tem de estar ao melhor nível para bater o Benfica e manter vivo o objectivo de vencer a taça, mas conta com a ajuda dos adeptos para atingi-lo: vocês são uma parte fundamental da nossa caminhada.

Antes de projectar o clássico de mais logo, Sérgio Conceição dirigiu mais um treino no Olival, que, de acordo com o que o treinador revelou aos jornalistas, terminou com a preparação de situações de bola parada. No boletim clínico continuaram a figurar quatro nomes: Maxi Pereira, Danilo, Otávio, Aboubakar e Marius.

Se é um dos muitos milhares de portistas que esgotaram os bilhetes disponíveis no Dragão para esta partida, não deixe de consultar estas informações sobre o acesso ao estádio. É importante que chegue o mais cedo possível e que siga as indicações sobre a saída da autoestrada e o estacionamento dedicados aos adeptos azuis e brancos.

Wilson Manafá é jogador do FC Porto. O antigo lateral do Portimonense é português, tem 24 anos, cumpriu parte da formação no Sporting e assinou até 2023. Em declarações ao Porto Canal, o novo camisola 12 garante que está feliz porque atingiu um marco importante na carreira e quer muito vencer já a Taça da Liga e ser campeão.

A sede histórica do FC Porto, na Avenida dos Aliados, vai ser convertida num hotel de charme com abertura prevista para 2020. O projecto foi apresentado ontem, na presença dos parceiros e de representantes da autarquia, e, assegura Jorge Nuno Pinto da Costa, vai tratar-se de mais uma obra que vai orgulhar a cidade do Porto.

21/01/19

Aconteceu a 21 Janeiro 2001

Neste dia, um tal de José Mourinho era confirmado como treinador do FC Porto, depois de os Dragões e a União de Leiria terem chegado a um acordo para libertar o técnico. Com 38 anos, a poucos dias de fazer 39, José Mourinho voltava às Antas, onde já tinha sido feliz como adjunto de Sir Bobby Robson. E foi de Dragão ao peito que Mourinho mostrou um talento especial, formando a mais fantástica máquina de futebol que Portugal já teve o privilégio de ver, tanto em 2003 como em 2004.

Dragões Diário 21-01-2019

Depois de um dia de folga, o FC Porto regressou ontem ao trabalho, no Olival, pois amanhã, a partir das 19h45, há um clássico para ganhar nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao Benfica, no Estádio Municipal de Braga. Maxi Pereira, Danilo, Otávio, Aboubakar e Marius continuam a constar no boletim clínico na véspera de mais um compromisso importante. Hoje há novo treino (11h), que antecede a conferência de imprensa de Sérgio Conceição (12h30).
 
A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e goleou o Desportivo de Chaves (6-0), no Olival, em partida referente à 7ª jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Rúben Candal (30m e 55m), Pedro Vieira (34m e 38m), Rúben Cardoso (43m) e Rui Ferreira (79m) foram os marcadores de serviço nos Dragões, que seguem na liderança da série Norte, com 19 pontos, mais quatro do que o Sporting de Braga, segundo classificado.
 
O FC Porto Sofarma viajou até França para participar nos Encontros Internacionais do Território Chatellaraudais e o saldo não poderia ser melhor: três vitórias em outros tantos jogos. O coletivo portista, comandado por Magnus Andersson, bateu o Dunkerque (30-22), o Chambery (27-24) e o US Ivry (27-23), três equipas que disputam o escalão principal do andebol francês.



20/01/19

Aconteceu a 20 Janeiro 1952

Tanto o Estádio das Antas como o Estádio do Dragão foram, em tempos muito diferentes, factores de renovação e desenvolvimento da zona oriental do Porto. Isso é bem visível, por exemplo, ao nível dos transportes. Hoje em dia, a magnífica estação de metro do Dragão articula ligações rápidas entre as Antas e o centro do Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos e Póvoa de Varzim. Em 1952, foi a linha 15 do elétrico que desempenhou esse papel de tornar a cidade mais coesa e conectada, através da ligação entre a Praça da Batalha, a Rua de Santa Catarina e a Avenida de Fernão de Magalhães. Foi há 67 anos, quatro meses e uma semana antes da inauguração do Estádio das Antas, que o 15 abriu ao público.

Dragões Diário 20-01-2019

Comportamento de líder, também, tem tido o FC Porto B, que nas últimas sete jornadas venceu seis jogos e empatou um. Ontem, frente a um Estoril que é candidato à subida, os azuis e brancos venceram por 2-0, com golos Gleison e Luizão. A escalada na tabela continua e a equipa de Rui Barros já ocupa a sexta posição da Segunda Liga.

Em Matosinhos, os Sub-19 imitaram o que a equipa principal tinha feito na terça-feira e venceram o Leixões por 2-1, graças a um bis de Fábio Silva. O jogo, infelizmente, acabou por ficar marcado pelos actos de violência do staff e dos adeptos da equipa da casa, que no final agrediram elementos da comitiva portista e causaram danos no autocarro azul e branco. O FC Porto já repudiou estes gestos de vandalismo.

No regresso de Giulio Cocco a Lodi, a equipa de hóquei em patins empatou a uma bola e assegurou a continuidade na liderança do grupo C da Liga Europeia. Após uma primeira parte em branco, o golo do FC Porto foi marcado por Hélder Nunes, na sequência de uma boa combinação com Reinaldo García, mas os italianos igualaram pouco depois na conversão de uma grande penalidade.

Já na Liga Portuguesa de Basquetebol, o FC Porto bateu o Lusitânia, no Dragão Caixa, por 90-85. Will Sheehey (24 pontos, 7 ressaltos e 6 assistências), Pedro Pinto (19 pontos e 8 assistências) e Sasa Borovnjak (17 pontos e 5 ressaltos) foram os destaques na equipa que somou a décima vitória consecutiva.