11/04/20

Aconteceu a 11 Abril 2009

Neste dia, o FC Porto viajava até Coimbra na liderança do campeonato e com quatro pontos de vantagem sobre o Sporting. Com apenas cinco jornadas por jogar, os azuis e brancos passaram este teste com distinção e bateram a Académica por 3-0, graças aos golos de Rolando, Lisandro López e Mariano González.

Dragões Diário 11-04-2020

O mais recente episódio do FC Porto em Casa promoveu o reencontro entre Deco, Derlei e Hélder Postiga, três antigos craques que tantas alegrias nos deram e que tantos títulos nos proporcionaram. Não faltaram as finais de Sevilha e Gelsenkirchen, mas ontem fez 17 anos que o FC Porto goleou a Lazio (4-1), no Estádio das Antas, e o tema central da conversa só podia ser essa noite de antologia, para muitos portistas a mais brilhante e perfeita de que há memória. A performance da nossa equipa foi tal e qual aquele dilúvio: de proporções bíblicas.

Recordar é viver e rever, por exemplo, aquele remate de todos nós que Héctor Herrera desferiu no Estádio da Luz e que devolveu o FC Porto à liderança da Liga 2017/18 a quatro jornadas do fim.  Este Tudo Num Instante recua até 15 de Abril de 2018, dia em que o H de Herrera foi também de herói em mais uma saborosa vitória em casa do Benfica, algo a que os portistas estão habituados. A viagem deste FC Porto de Sérgio Conceição, como se sabe, só terminou na Avenida dos Aliados. 

Foi há pouco mais de um mês que Wilson Manafá se estreou a marcar com a camisola do FC Porto em 2019/20, um momento pelo qual o lateral ansiava: Já andava à procura do golo há algum tempo. O número 18, que abriu caminho à vitória sobre o Santa Clara (2-0), nos Açores, falou à FC Porto TV e abordou também a luta saudável que trava com Tecatito Corona e Alex Telles por um lugar na equipa. A polivalência que oferece mantém-no sempre à espreita de um dos lados da defesa.

10/04/20

Aconteceu a 10 Abril 2003

Neste dia, viveu-se história no Estádio das Antas. Debaixo de um temporal que não deu tréguas, o FC Porto também não e bateu a Lazio por 4-1, colocando pé e meio na final de Sevilha. Na primeira mão das meias da Taça UEFA, os laziale até começaram a vencer logo ao minuto 6, por Claudio López, mas foram impotentes para contrariar o Super Porto de Mourinho. Com uma exibição memorável, os Dragões empataram logo a seguir por Maniche e, ainda antes do intervalo, deram a volta graças ao primeiro golo de Derlei. O Ninja voltou do descanso com o mesmo fulgor e bisou logo aos cinco minutos do segundo tempo. Aos 56m, Hélder Postiga fechou a contagem de uma vitória épica que apenas pecou por escassa.

Dragões Diário 10-04-2020

O fim de tarde de ontem, no FC Porto em Casa, prometia uma conversa entre apanha-bolas das Antas e Dragão, mas o que se assistiu foi uma verdadeira demonstração de portismo. André Castro, Gonçalo Paciência, Rúben Neves e Diogo Dalot começaram por devolver esféricos aos seus ídolos e são, hoje em dia, verdadeiros portadores da mística. Orgulho foi a palavra mais repetida pelos quatro: orgulho em ser portista, orgulho em ter representado a instituição, orgulho em pertencer à história azul e branca e orgulho em ser reconhecido pelos adeptos foram alguns dos sentimentos expressos por estes atletas formados na Invicta. O que nos une é o amor a este clube, ouviu-se no final. Melhor sinopse seria difícil!

Se treinar em isolamento é difícil para os jogadores de futebol e para os atletas das modalidades de pavilhão, como será para os ciclistas? Em exclusivo à FC Porto TV, João Rodrigues explicou os métodos que a equipa campeã da Volta a Portugal adoptou para manter a forma. Nos treinos de casa tenho feito rolos, conta o algarvio, que apenas sai para a estrada uma ou duas horas, sempre a solo. Treinar com os meus colegas é o que sinto mais saudades, mesmo das nossas paragens na pastelaria para metermos a conversa em dia, confessa um dos melhores e mais completos ciclistas portugueses da actualidade. 

Também Carlo Di Benedetto se dirigiu à nação portista através da plataforma audiovisual do clube. Queria mandar uma mensagem de agradecimento e de muita força para todos aqueles que ainda estão a trabalhar para que esta situação melhore, começou por dizer o francês num castelhano perfeito. Tenho passado estes dias, quase um mês, sozinho aqui em casa. Tenho tentado fazer o máximo desporto possível, conta o hoquista de 1,90m, para quem tem sido muito importante manter a forma, ainda que não seja igual a treinar no Arena.

09/04/20

Aconteceu a 09 Abril 1918

Neste dia, já perto do fim da I Guerra Mundial, o Corpo Expedicionário Português foi dizimado pelos bombardeamentos alemães na batalha de La Lys, algures entre Lille e Ypres. Entre as vítimas mortais estava o capitão do exército Joaquim Vidal Pinheiro, popular jogador do FC Porto e protagonista das vitórias dos anos anteriores na Taça Monteiro da Costa e no Campeonato Regional do Porto.

Dragões Diário 09-04-2020

Já foi há 14 anos que Jorginho combinou com Adriano, foi por ali fora e decidiu um clássico em Alvalade que praticamente garantiu o título de 2005/06. No outro extremo do campo estava Helton, que até esteve na origem do lance, e ontem estiveram os dois na FC Porto TV a recordar essa época marcada pela exigência de Co Adriaanse, um treinador que era complicado e que tinha muitas coisas boas, mas também tinha outras péssimas.

Um dos sucessores de Helton na baliza, Agustín Marchesín, deu uma entrevista a O Jogo que foi sumariada pela FC Porto TV. Impressionado com a grandeza tremenda que o clube tem revelado nestes tempos difíceis, o guarda-redes comentou as saudades de jogar, falou sobre os treinos em casa e até descreveu a experiência de partilhar o balneário da selecção argentina com Lionel Messi. 
 
Quem já pôde regressar aos treinos com os companheiros foi Gonçalo Paciência, protagonista do primeiro episódio de Dragões lá fora. O avançado do Eintracht de Frankfurt revela-se triste pelo momento actual e recomenda coragem a todos os portistas. Se nos apoiarmos uns aos outros como apoiamos o FC Porto, garante, tudo há de correr pelo melhor.

08/04/20

Aconteceu a 08 Abril 2013

Neste dia, Kelvin fazia 2 golos decisivos para a vitória do FC Porto frente ao Braga, mantendo os dragões na corrida para o título.

Aconteceu a 08 Abril 1987

Neste dia, a dois passos de gigante da final de Viena, o FC Porto recebia a temível equipa do Dynamo de Kiev, tida à altura como uma das melhores do mundo, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça dos Campeões Europeus. Os golos só chegaram na segunda parte, com Futre a colocar os Dragões em vantagem, pouco depois ampliada desde a marca de penálti por André, mas a reacção de Yakovenko, que reduziu para 2-1, acabaria por tornar mais difícil a missão soviética dos azuis e brancos. No final, Artur Jorge não era um treinador propriamente satisfeito, assumindo mesmo que o resultado não foi grande coisa e traçando, logo ali, o objectivo, cumprido duas semanas depois, de marcar em Kiev, onde o FC Porto voltou a ganhar.

Dragões Diário 08-04-2020

Dezasseis anos depois de uma noite perfeita em Lyon, onde marcou por duas vezes, Maniche foi um dos dois convidados do sétimo episódio do FC Porto em Casa, espaço de entrevista informal em que assumiu a relação de amor-ódio com José Mourinho, que fez dele mais jogador, e as saudades de festejar, de abrir garrafas de champanhe ao longo de três anos fantásticos. Os melhores da minha carreira, reconheceu.

Domingos também lá esteve, em casa e desde casa, por todas as razões e mais uma: sofreu - fez ontem 27 anos - o penálti em Eindhoven que o brasileiro José Carlos transformou na primeira vitória de sempre do FC Porto na Liga dos Campeões. E à boleia de grandes memórias, lembrou também os tempos em que jogava quase de olhos fechados com Kostadinov, contou que Frasco foi o jogador que sempre idolatrou, que Robson não perdoava se a equipa não ganhasse por quatro ou cinco e que, mais do que qualquer um dos golos que fez, o que realmente o marcou foram as idas frequentes aos Aliados para festejar.

A pretexto de coisa nenhuma, até porque não é preciso desculpa para recordar qualquer um dos nossos golos - e menos ainda para lembrar três -, regressámos ao baú dos hat-tricks do novo século e recuperámos um de Yacine Brahimi. Porquê? Porque é o único conseguido por um jogador do FC Porto na Champions e porque o argelino o fez logo no jogo de estreia na fase de grupos: um golo de pé esquerdo, dois de pé direito, o último na transformação soberba de um livre. Foi substituído aos 59 minutos, mas no final regressou ao relvado para levar a bola para casa.

07/04/20

Aconteceu a 07 Abril 1993

Neste dia, o FC Porto festejava a sua primeira vitória na fase de grupos da então recém-criada Liga dos Campeões. Foi na Holanda, frente ao PSV, e o triunfo foi garantido por um golo de José Carlos. Recordamos a equipa desse momento histórico: Vítor Baía, Bandeirinha, Fernando Couto, Jorge Costa, José Carlos, Vlk (Rui Jorge), Paulinho Santos, Tozé (Domingos), Bino, Jorge Couto e Paulinho César. O treinador era Carlos Alberto Silva.

Aconteceu a 07 Abril 2004

Neste dia, o FC Porto qualificava-se para as meias-finais da Liga dos Campeões ao empatar a duas bolas no Estádio de Gerland, em Lyon. Depois do triunfo por 2-0 na 1ª mão, no Estádio do Dragão, dois golos extraordinários de um inspiradíssimo Maniche, ambos primorosamente assistidos por Deco, permitiram ao FC Porto marcar encontro com o Deportivo da Corunha na eliminatória que o separava da final. O resto é História.

Dragões Diário 07-04-2020

O episódio de ontem do FC Porto em Casa transporta-nos para um tempo em que o futebol era de uma simplicidade desarmante: cruzamento de Drulovic, de trivela ou não, e golo de Jardel. O pé esquerdo do pequeno génio sérvio sempre foi um fiel companheiro do instinto matador do brasileiro, que no FC Porto só marcou 168 golos em 175 jogos. Os dois antigos futebolistas recordaram histórias, trocaram elogios e não esquecem os muitos títulos que conquistaram juntos de azul e branco.

A cumprir o isolamento social que se exige nesta altura, Moncho López falou em exclusivo à FC Porto TV sobre as repercussões que a situação que vivemos tem no desporto, nomeadamente no basquetebol. O treinador espanhol, que ficou com a família na Invicta, continua a trabalhar diariamente e garante que a equipa portista está preparada para tudo quando a normalidade regressar: Trabalhamos nos diferentes cenários que podem acontecer. Temos o plano A, B e C, revela o técnico.

À semelhança dos companheiros, é em casa e individualmente que Tiago Rodrigues continua a trabalhar para manter a forma depois da suspensão das competições de hóquei em patins. O jovem guarda-redes português, que no verão passado deixou a Sanjoanense para se vincular ao FC Porto, falou sobre o que mudou na sua vida desde que a pandemia do coronavírus (Covid-19) nos colocou a todos em isolamento social e não escondeu que tem muitas saudades de calçar os patins.

06/04/20

Aconteceu a 06 Abril 1997

Neste dia, o FC Porto recebia e vencia o Sporting de Espinho por 3-0. Com Sérgio Conceição de início no Estádio das Antas, a equipa de António Oliveira continuava a demonstrar a sua superioridade rumo à conquista do tricampeonato, numa série de cinco títulos consecutivos que mais nenhum emblema português conseguiu. Fernando Mendes, de livre directo, estreou as redes da baliza Norte à passagem da meia hora, antes de Jardel, com um bis, estabelecer o resultado final na segunda parte.

Dragões Diário 06-04-2020

Passaram ontem 12 anos desde que conquistámos o segundo tricampeonato do nosso palmarés. Por isso mesmo, Lucho González, Bruno Alves e Jesualdo Ferreira estiveram no FC Porto em Casa para recordar os anos dourados que viveram na Invicta. O El Comandante realçou que a mentalidade e mística do grupo foram fundamentais nas vitórias, já que num clube como o Porto ninguém desiste. Por sua vez, o herdeiro da camisola 2 explicou um dos motivos para a longevidade ao mais alto nível: Inspirei-me no Fernando Couto, no Aloísio, no Jorge Costa, jogadores que tenho como ídolos. É um orgulho ter aprendido com esses craques do futebol. O professor entrou na conversa e teceu rasgados elogios a ambos os capitães: Vocês eram dois treinadores dentro do campo. Uma bonita conversa para todos matarem saudades de três figuras do FC Porto.

Vítor Ferreira falou em exclusivo à FC Porto TV e contou como viveu a estreia na equipa principal dos Dragões. O centrocampista, natural de Faro, descreveu a actual temporada como uma época de sonho. Já vivi grandes momentos até agora que irei guardar, para todo o sempre, no meu coração e na minha memória, admite Vitinha, para quem a entrada no clássico frente ao Benfica foi o materializar de um sonho de criança. Felizmente consegui concretizá-lo, ainda por cima com uma grande vitória… Foi algo inexplicável, a atmosfera é inacreditável e os adeptos são incríveis, confessou o jovem de 20 anos.

Em isolamento na Invicta, Guillem Cabestany relatou, na plataforma audiovisual do clube, como tem passado as últimas semanas em quarentena voluntária longe da sua terra natal, na Catalunha, e da sua segunda casa, o Dragão Arena. Passei a dedicar mais tempo aos treinos, mas de outra forma. A ler, a rever as coisas que o ritmo habitual da época não nos dá tempo, elucidou o nosso treinador de hóquei em patins. Em permanente contacto com a equipa, o técnico dos campeões nacionais acredita que os seus atletas estão a seguir o plano de trabalho diário com muita imaginação e criatividade, cada um com o espaço e ferramentas que tem para tentarem manter o melhor nível possível.

Com o nosso museu temporariamente encerrado, a FC Porto TV leva até sua casa um pouco do espólio portista. Vítor Baía, João Pinto, Aloísio, Ricardo Carvalho, Branco, António André, Deco, Madjer, Hulk, Futre e Fernando Gomes são os Dragões eternizados na galeria do clube como os onze melhores a terem vestido a malha azul e branca. 11 de Eleição é um trabalho que serve de vitrine à equipa da história do FC Porto, votada pelos adeptos em 2013 e exposta junto a todo o património da instituição.

05/04/20

Aconteceu a 05 Abril 2008

Neste dia, o segundo de três tricampeonatos da história do FC Porto confirmou-se no Estádio do Dragão, com uma vitória por 6-0 sobre o Estrela da Amadora quando ainda faltavam cinco jornadas para o fim da Liga. Lucho González, Tarik Sektiou, Ricardo Quaresma, Bruno Alves, Lisandro López e Maurício, que marcou na própria baliza, foram os autores dos golos.

Dragões Diário 05-04-2020

O que é ser capitão do FC Porto? A resposta foi dada ontem à tarde, na FC Porto TV, pelo actual e por um dos mais míticos capitães da história do nosso clube, Danilo Pereira e João Pinto. Mas houve muito mais neste episódio do FC Porto em casa, que também serviu para Danilo revelar quem é o jogador mais chato do plantel e comentar as saudades que tem dos balneários do Olival e do Dragão.

Também foi a partir de casa que o Diogo Branquinho gravou uma mensagem em que reflecte sobre o confinamento e em que garante, como Sartre, que estamos condenados a ser livres” e que podemos fazer grandes viagens sem nos mexermos muito. O mais difícil, explicou, é não poder continuar a alimentar o vício de competir e vencer…

A propósito do andebol, convém esclarecer que não é verdade que o FC Porto tenha proposto que o campeonato fosse concluído sem ser atribuído o título de campeão nacional. Ao contrário do que foi ontem noticiado e como é explicado num comunicado, não existe qualquer posição ou decisão da direcção sobre essa matéria.