03/05/18

Aconteceu a 03 Maio 1967

Neste dia, Afonso Pinto de Magalhães tomou posse, pela primeira vez, como presidente do FC Porto, cargo que exerceu entre 1967 e 1972. Este empresário e banqueiro, fundador da Sonae e do Banco Pinto de Magalhães, desempenhou diversas funções no clube desde a década de 1950, tendo sido o responsável, na temporada 1955/56, pela contratação de Dorival Yustrich, o treinador que conquistou a primeira dobradinha. Com Pinto de Magalhães como presidente, o FC Porto venceu uma Taça de Portugal (1967/68) e alargou consideravelmente o leque de infraestruturas: foram inaugurados o mausoléu do clube, a piscina, o pavilhão e a sala de troféus do Estádio das Antas.

Dragões Diário 03-05-2018

Sem dar por adquirido o que ainda não está conquistado, o FC Porto regressou ontem ao trabalho, após um dia de folga que coincidiu com o feriado do Primeiro de Maio. No treino, que decorreu no Olival, estiveram ausentes dois jogadores, entregues aos cuidados do departamento clínico: Danilo e Diogo Dalot. Para hoje está agendada uma nova sessão, a partir das 11h.

É certo que já foi no domingo e que hoje é quinta-feira, mas ainda estão bem vivas na mente dos portistas as memórias da vitória na Madeira, consumada com um potente cabeceamento de Marega. O Hugo Matos, uma vez mais, sintetizou num vídeo as emoções daquela tarde. Pode apreciá-lo no canal do youtube do FCP.

O FC Porto B deslocou-se ontem a Guimarães e bateu o Vitória B por 1-0, graças a um golo marcado por Madi Queta aos 16 minutos. A equipa treinada por António Folha parte para a penúltima jornada da Ledman LigaPro na oitava posição, com 55 pontos.

As inscrições para as atividades de verão do FC Porto já estão abertas. A Dragon Force e o Museu FC Porto disponibilizam vários programas para crianças e jovens dos três aos 17 anos.

02/05/18

Aconteceu a 02 Maio 1956

Neste dia, deu-se o início do percurso dos Dragões até à conquista da primeira Taça de Portugal do palmarés. Três dias depois de confirmarem o triunfo no campeonato, que escapava há 16 anos, os azuis e brancos começaram a desenhar a dobradinha com um triunfo gordo sobre o Portimonense, por 13-1. A grande figura da primeira eliminatória foi o avançado Teixeira, que encontrou o caminho das redes algarvias por sete vezes. O brasileiro Jaburú (4), Perdigão e José Maria foram os outros marcadores de serviço.

Dragões Diário 02-05-2018

Após um merecido dia de folga, o plantel principal do FC Porto regressa esta manhã (11h) ao trabalho, para realizar aquela que será a segunda sessão de treino para preparar a recepção ao Feirense, da 33ª e penúltima jornada do campeonato. O foco, já se sabe, está no tão desejado título, que está à distância de um ponto, e para consegui-lo não vai faltar apoio nas bancadas do Dragão. Os bilhetes para o jogo de domingo (20h15) ficaram disponíveis na manhã de ontem e desapareceram em pouco mais de quatro horas.

No futebol de formação, o feriado foi de clássico amargo para a equipa de Sub-19, já que perdeu com o Benfica, no Seixal, por 4-0. Concluída a nona jornada da segunda fase do campeonato, a equipa de João Brandão segue agora a sete pontos da liderança, que pertence aos encarnados.

No que diz respeito à equipa de Sub-17, ficou ontem a saber-se que são quatro os portistas que estão convocados para representar a selecção portuguesa no Europeu de 2018. Levi Faustino, Tiago Matos, Rodrigo Valente e Fábio Silva integram a comitiva lusa para o torneio que se vai realizar em Inglaterra, entre os dias 4 e 20 de maio.

Para além do FC Porto-Feirense, que certamente estará no pensamento de todos os portistas, não se esqueça que o domingo de 6 de maio é também domingo de Dia da Mãe. Para celebrar a data e homenagear todas as mães, o Museu FC Porto preparou uma campanha especial que lhes vale entradas gratuitas.

01/05/18

Aconteceu a 01 Maio 1984

Neste dia, o FC Porto deslocou-se a Oeiras para enfrentar o Rio Ave, vencer por 4-1 e conquistar a quinta Taça de Portugal do seu palmarés. Sousa (dois), Gomes e Vermelhinho marcaram os golos que ofereceram a José Maria Pedroto, já doente e a dirigir a equipa à distância, a última vitória da sua carreira. No vídeo, poderá rever alguns dos melhores momentos do jogo e recordar declarações de Gomes, António Morais (o treinador interino que assegurou a condução do grupo) e Pinto da Costa, que já dava passos seguros no caminho que o tornaria o presidente mais titulado da história do futebol mundial.

 

Dragões Diário 01-05-2018

Yacine Brahimi gravou um vídeo com uma mensagem para os adeptos, em que agradece o apoio dos últimos dias, recorda que nada está ganho e lança um apelo para o próximo domingo: é preciso encher o Dragão. Os bilhetes para a receção ao Feirense (6 de Maio, 20h15) estão à venda a partir das 10h de hoje, nos locais habituais, em exclusivo para sócios. O público em geral poderá adquiri-los a partir de quinta-feira.

A preparação para essa partida arrancou ontem, no Olival, numa sessão em que não participaram Danilo e Diogo Dalot, que foi submetido a uma cirurgia para sutura do menisco externo do joelho direito. Hoje, Dia Internacional dos Trabalhadores, o plantel cumpre um dia folga, retomando os treinos amanhã, às 11h, no sítio do costume.

A equipa de Sub-19 enfrenta mais logo o Benfica, no Seixal, em desafio da nona jornada da segunda fase do campeonato (16h00). Os médios Paulo Estrela e Fábio Vieira asseguram que o grupo está motivado para dar o melhor num jogo importante, mas não decisivo.

30/04/18

Aconteceu a 30 Abril 1978

Neste dia, a caminhada do FC Porto rumo ao título conheceu uma nova etapa no Estádio das Antas, frente ao Varzim. A equipa de Pedroto entrou a todo o gás e venceu por 5-1, graças a três golos de Gomes, a dois de Oliveira e a um de Duda. O ponta de lança azul e branco assinou nessa tarde um dos 20 hat-tricks que concretizou ao serviço do clube e reforçou o estatuto de melhor marcador do campeonato, que no final da temporada lhe valeu a segunda de seis botas de prata que conquistou ao longo da carreira.

Dragões Diário 30-04-2018

Um ponto. Um ponto é tudo o que separa o FC Porto de um título que ninguém merece mais do que este clube, este treinador, estes jogadores e estes adeptos (como a receção apoetótica à equipa no aeroporto voltou a provar). Ontem, num terreno difícil e frente a um adversário com muita qualidade, os Dragões venceram o Marítimo por 1-0. Foi um cabeceamento potente de Marega, ao minuto 89, que permitiu, pela primeira vez em seis anos, resgatar os três pontos dos Barreiros para a Invicta.

As contas do título são fáceis de fazer. O FC Porto tem mais cinco pontos do que Benfica e Sporting e tem vantagem no confronto direto com os dois adversários. Como faltam disputar seis pontos, os Dragões precisam de apenas um para conquistarem o campeonato. Se houver empate, no sábado, no dérbi da capital, os azuis e brancos fazem a festa no conforto do sofá, na véspera de receberem o Feirense no Dragão.

Jorge Nuno Pinto da Costa falou no final do jogo e alertou: Ainda não ganhámos nada. Fala-se das coisas depois de acontecerem, não antes. O presidente reconheceu, de qualquer forma, que ficou feliz pela vitória: Sempre que ganhamos fico satisfeito, em qualquer terra. Na Luz de uma maneira especial, mas é mais normal ganhar na Luz do que aqui.

Jogar na Madeira nunca é fácil, mas os jogadores tiveram um espírito fantástico e fizeram o que se impunha até Marega marcar o golo merecidíssimo. É assim que Sérgio Conceição resume uma partida que não valeu mais do que três pontos: Isto ainda não acabou, ainda nos falta um ponto para sermos campeões. Até porque, no FC Porto, não há festas antecipadas.

Iker Casillas concorda com o treinador: Falta dar um pequeno passo. O guarda-redes reconhece que o título está mais fácil do que antes, mas deixa um alerta: Já vi muitas coisas no futebol. O caminho passa por trabalhar para vencer o Feirense, apesar de o espanhol até preferir festejar mais cedo: Prefiro ganhar o quanto antes. Cabe-nos preparar o jogo de domingo da melhor forma. Se der para festejar no sábado, melhor.

O FC Porto B perdeu ontem por 4-0 frente ao Sporting de Braga B, em Pedroso. Dois golos encaixados em cada parte ditaram o resultado que deixa a formação secundária dos Dragões no oitavo lugar da Ledman LigaPro, com 52 pontos.

A equipa de basquetebol também enfrentou ontem um adversário madeirense, o CAB Madeira, e venceu por 96-78 no Dragão Caixa. Sasa Borovnjak (21 pontos, seis ressaltos e duas assistências) e Will Hanley (14 pontos, sete ressaltos e quatro assistências) foram os portistas em maior destaque na terceira vitória consecutiva na Liga Portuguesa de Basquetebol.

Ricardo Mestre venceu a última etapa da Volta às Astúrias em bicicleta e alcançou o terceiro lugar na classificação geral da prova. Além do corredor algarvio, mais quatro portistas terminaram a prova asturiana: César Fonte foi décimo (a 2m), Rui Vinhas 13.º (a 2m37s), José Fernandes 45.º (a 12mm25s) e João Rodrigues 52.º (a 16m23s).