06/03/21

Aconteceu a 06 Março 2019

Neste dia, a fortaleza da Invicta era palco da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões entre FC Porto e AS Roma. Os campeões de Portugal reagiram da melhor forma à derrota por 2-1 no Olímpico e marcaram primeiro, por Soares. Através do capitão De Rossi os romanos ripostaram de penálti,  até que Marega empatou a eliminatória no arranque da segunda parte. A igualdade só seria desfeita mais de uma hora depois: a três minutos do fim do prolongamento, Alex Telles não tremeu da marca dos onze metros, levou ao delírio as bancadas e colocou o FC Porto entre as oito melhores equipas da Europa.

Dragões Diário 06-03-2021

Eu acredito, nós acreditamos, vamos à luta. Foi assim que Sérgio Conceição deu o mote para o jogo de mais logo que opõe o Gil Vicente ao FC Porto (18h, Sport TV.1). Na véspera do encontro da ronda 22, o treinador campeão nacional afirmou que não olha para o segundo lugar, mas sim para o primeiro. Para lá chegarem, os Dragões vão a Barcelos à procura de ganhar, que é o mais importante, e só depois disso é que começam a pensar no jogo seguinte, explicou o mister.
 
Confrontado com um possível desgaste psicológico dos atletas, Sérgio Conceição fez questão de vincar: Nesta época marcada pela covid-19, esse cansaço mental não existe. As pessoas que estão doentes, os familiares que perdem pessoas, tanta gente com dificuldade ao fim do mês para pagar contas, para comer… aí é preciso força mental. Nós temos o privilégio de fazer o que gostamos, somos pagos para isso, e bem pagos. Tenho dificuldade em entender esse cansaço mental, vamos para qualquer viagem num avião privado, temos um autocarro com todo o conforto e hotéis excelentes, acrescentou.
 
Este clube, com este símbolo que merece todo o respeito do mundo, é um clube que nos permite estar na maior competição de clubes do mundo, que é a Liga dos Campeões. Quem tiver cansaço mental não pode representar um clube como o FC Porto, é impossível, concluiu o timoneiro portista pouco depois da derradeira sessão colectiva no Olival, na qual Mbemba (em tratamento) não participou. Assim sendo, o congolês é baixa confirmada para o embate desta tarde.
 
A nossa equipa de basquetebol voltou às vitórias em Aveiro. Na primeira jornada do fim de semana,  os azuis e brancos venceram no reduto do Esgueira pela margem mínima (73-72) e somaram mais dois pontos na perseguição à liderança. A dez segundos do apito final, o FC Porto perdia por um. Contudo, a jogada desenhada por Moncho López durante o desconto de tempo funcionou na perfeição e Eric Anderson Jr. só teve de afundar para garantir um triunfo fora de portas. Segue-se a recepção ao Sporting, actual primeiro classificado (amanhã, 18h30).
 
Aos 31 anos, Márton Székely é reforço para a baliza do FC Porto até final da temporada. Internacional magiar em mais de meia centena de ocasiões, o guardião ex-Veszprém muda-se para a Invicta no dia em que a EHF elegeu uma defesa do agora companheiro Nikola Mitrevski para o top-5 da semana. Já António Areia viu um dos sete golos que assinou contra o Elverum ser considerado o melhor da jornada europeia de andebol.
 
Nasceu o FC Porto Football Sciences Institute. A mais recente aposta do clube no âmbito da formação é direccionada a treinadores, alunos de ciências do desporto e outros interessados em adquirir conhecimentos em treino de futebol. Para Jorge Nuno Pinto da Costa, o FC Porto tem um know-how riquíssimo no futebol, fruto de todos os que aqui trabalham e que trabalharam, que trouxeram, partilharam e levaram conhecimento. Daqui em diante, essa sabedoria será partilhada com todos aqueles que o desejem.

05/03/21

Aconteceu a 05 Março 2004

Neste dia, o FC Porto recebia o Belenenses, em jogo a contar para a 25ª jornada do campeonato. Já com um leve olhar para a Liga dos Campeões, prova em que, dali a quatro dias, os portistas iriam defrontar o Manchester United em Old Trafford, os Dragões venceram o conjunto do Restelo por quatro bolas a uma, o mesmo resultado que se havia verificado no duelo da primeira volta entre as duas equipas. Benni McCarthy abriu o marcador, ainda antes do intervalo, e bisou no segundo tempo. Ricardo Costa e Deco também fizeram o gosto ao pé, enquanto, do lado do Belenenses, Brasília fez o golo de honra dos azuis.


Dragões Diário 05-03-2021

Estoicos, heroicos, imperturbáveis. Os guerreiros do andebol portista venceram, na noite de ontem, o Elverum (38-31), no Dragão Arena, no último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. Teriam todas as desculpas possíveis para não vencer o que foi, certamente, o jogo mais difícil das suas vidas, mas, na melhor homenagem a um guerreiro especial que torcia por eles, fizeram valer toda a sua paixão e rigor em campo para relembrar que, por mais Golias que apareçam no caminho, ninguém se verga com o emblema da Invicta ao peito. O FC Porto carimbou a passagem no quinto lugar do grupo e vai defrontar os dinamarqueses do Aalborg nos oitavos de final da competição europeia.
 
Por ti, por ele, Porto(dos) nós, força rapazes, lia-se numa tarja à porta do Dragão Arena colocada em apoio à equipa de andebol. Um jogo marcado pela ausência gigante de um gigante das balizas – perdoe-se a redundância –, desde a emoção no minuto de silêncio dedicado a Alfredo Quintana no início da partida à determinação e rigor com que ele encarava cada dia no FC Porto, que levou os seus irmãos a vencer este jogo. As celebrações dos golos a bater e beijar o peito, onde, perto do coração, estavam a imagem e o nome de Alfredo Quintana, bem vivos e eternos em cada um que privou ou teve a sorte de poder admirar um homem, um profissional, um ícone como foi o guardião portista. É muito difícil falar sobre o Alfredo hoje, mas estou muito contente pela equipa. Ganhámos pelo Alfredo e estou muito orgulhoso, disse Magnus Andersson no final do encontro..
 
O plantel principal do FC Porto regressou ontem ao trabalho no Centro de Treinos de Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para a deslocação ao reduto do Gil Vicente, em Barcelos (sábado, 18h, Sport TV 1), referente à 22ª jornada do campeonato. Mbemba foi a novidade no boletim clínico azul e branco e limitou-se a fazer tratamento, após ter contraído uma tendinite no joelho esquerdo. Os Dragões voltaram a treinar hoje de manhã, antes de Sérgio Conceição projetar este Gil Vicente-FC Porto (12h30).
 
O basquetebol abre hoje o fim de semana das modalidades. Depois de um desaire diante do Benfica no último jogo, o conjunto de Moncho López enfrenta uma dupla jornada com duelos frente a Esgueira (16h, RTP2) e Sporting (domingo, 18h30, Porto Canal). Jaden Riley garantiu que a equipa se tem “preparado bem” e deixou a receita para o sucesso: temos que demonstrar empenho, jogar bom basquetebol, acertar os lançamentos e defender bem.

Depois do episódio com Eduardo Oliveira, fisiologista da equipa de principal de futebol, a série de testemunhos Retratos do Novo Mundo, que incide sobre o impacto da pandemia no FC Porto, prossegue com o relato de Rui Cerqueira, elemento da estrutura de comunicação da equipa principal de futebol, divulgado às 17h na FC Porto TV.

03/03/21

Aconteceu a 03 Março 1996

Neste dia, recebemos e batemos o SC Braga por inequívocos 6-3. Os Dragões de Bobby Robson foram à meia dúzia pela segunda jornada caseira consecutiva. Três semanas depois da goleada ao Felgueiras (6-2) – onde militava Sérgio Conceição, não convocado por Jorge Jesus -, desta feita a vítima era a formação bracarense. Autor de um hat-trick nos primeiros 40 minutos, Edmílson foi a figura da tarde. Aos três golos do ex-Salgueiros juntaram-se mais dois de Drulovic e um de Folha, que garantiram um imponente triunfo no trajecto rumo ao Bi.

Dragões Diário 03-03-2021

A Nação Porto despediu-se pela última vez de Alfredo Quintana. Ao final da manhã de ontem, largas dezenas de pessoas acudiram às imediações do Dragão Arena para prestarem a derradeira homenagem ao eterno número 1 do andebol azul e branco. Familiares, amigos, companheiros, atletas de outras modalidades, dirigentes, equipas técnicas, adversários e adeptos… muita gente fez questão de marcar presença no aplauso final ao saudoso guardião.
 
Quem o conheceu de perto, como o antigo colega de equipa e treinador Ricardo Costa, relembrou que o Alfredo era alguém quase imortal, que amava o FC Porto e que queria ficar no clube para sempre. Entre muitas lágrimas dos presentes, Jorge Nuno Pinto da Costa, o irmão Victor Iturriza e os capitães Reinaldo García, Miguel Queiroz e Tânia Oliveira depositaram coroas de flores junto do nosso querido Quintana. Um Homem gigante que desapareceu fisicamente, mas que jamais será esquecido. Até sempre, Alfredo!
 
Antes disso, no Olival, Sérgio Conceição projectou o jogo desta noite frente ao SC Braga (20h15, TVI/Sport TV.1). Como o próprio técnico fez questão de referir, o FC Porto quer fazer um bom jogo e estar novamente na final da Taça de Portugal. Para isso, os portistas terão de eliminar uma equipa muito bem trabalhada, com um excelente treinador e com jogadores acima da média que fazem parte de um clube grande, considerou o detentor dos três maiores troféus do futebol português.
 
Em conferência de imprensa de antevisão da segunda mão das meias-finais da Taça - e questionado sobre a densidade competitiva dos dois conjuntos que se defrontam mais logo no Estádio do Dragão -, Sérgio Conceição salientou que jogar em igualdade é ter o mesmo tempo de descanso e o mesmo número de jogadores em campo. É importantíssimo discutir a calendarização, mas não só, avisou o Mister, antes de alertar para a necessidade de haver uma reflexão por parte de toda a gente sobre“o tempo útil de jogo. É muito importante falar sobre isto, para haver competitividade em Portugal e para fazermos boa figura nas competições europeias, realçou o nosso timoneiro.
 
Na derradeira sessão colectiva antes da recepção ao SC Braga, Mbaye continuou a realizar somente exercícios de treino condicionado. Por sua vez, a dupla de capitães Pepe/Sérgio Oliveira fez apenas tratamento e trabalho de ginásio e, segundo Sérgio Conceição, a disponibilidade de ambos ficará mais clara com o passar das horas. Já Marcano poderá ir para estágio, porém o ritmo competitivo do espanhol ainda é baixo, explicou o treinador azul e branco.
 
A caminhada que todos esperamos que só termine no Jamor arrancou na outra margem do Tejo. Em Novembro do ano transacto fomos ao Barreiro vencer por 2-0 no início defesa do título na Taça de Portugal. À chilena de Toni Martínez seguiram-se golos de Mehdi Taremi e companhia frente ao Fabril, ao Tondela, na Choupana, em Barcelos e em Braga. Recorde todo o percurso do FC Porto na prova rainha na FC Porto tv, inclusive a inédita expulsão de Luis Díaz por rematar à baliza.
 
Entretanto já foram definidos e comunicados os horários para as rondas 23 e 24 do campeonato. Ontem, a Liga Portugal divulgou que o FC Porto-Paços de Ferreira terá lugar num domingo, 14 de Março, às 20h. No sábado seguinte, dia 20 de Março (18h), os campeões nacionais viajam até ao Algarve para defrontar o Portimonense.

Nelson Puga é o primeiro protagonista de Retratos do Novo Mundo, uma série que retrata as consequências da covid-19 no universo azul e branco. No episódio de estreia, o director do Departamento de Saúde do FC Porto destaca as palavras informação e verdade como essenciais no combate ao vírus e relata os novos procedimentos adoptados pelo plantel dos Dragões, que alterou radicalmente a rotina desde o início da pandemia. Para ver, diariamente, no Universo Porto Jornal (22h) ou na sua FC Porto TV. Amanhã o convidado será Eduardo Oliveira, fisiologista da nossa equipa de futebol.

02/03/21

Aconteceu a 02 Março 1894

Neste dia, o Oporto Cricket Club, na zona do Campo Alegre, recebia o primeiro duelo futebolístico entre as cidades do Porto e de Lisboa. A Invicta foi representada pelo FC Porto e a capital pelo Club Lisbonense, numa iniciativa apadrinhada pelo rei D. Carlos e proporcionada pelo convite de António Nicolau de Almeida, fundador e primeiro presidente dos Dragões, a Guilherme Pinto Basto, uma personalidade de enorme relevância na introdução do futebol em Portugal. O monarca, amante e praticante desta modalidade, presenciou o jogo e no final entregou uma Taça com o próprio nome ao colectivo lisboeta, que acabou por sair vencedor (1-0).


Dragões Diário 02-03-2021

As cerimónias fúnebres do nosso querido Alfredo Quintana realizam-se ao início da tarde de hoje. Antes, a partir das 12h, o corpo do eterno número 1 do andebol do FC Porto deixa o Hospital de São João rumo ao tanatório de Matosinhos. Na passada sexta-feira, vivemos um dos dias mais tristes da nossa história com a notícia do falecimento de Alfredo Quintana, aos 32 anos. O guarda-redes, que no dia 20 deste mês celebraria o 33º aniversário, não resistiu à paragem cardiorrespiratória sofrida cinco dias antes.
 
O que perdurará para sempre é o legado de Alfredo Quintana, um Dragão de corpo inteiro que nasceu do outro lado do mundo para ser um de nós. Para nós, FC Porto, ter alguém como Alfredo Quintana a vestir a nossa camisola e a defender os nossos valores como poucos foi um privilégio. Foi uma história de amor que merecia ter durado muito mais do que pouco mais de uma década, por isso é que Alfredo Quintana era adorado pela família portista e respeitado por todos os que conhecem a lenda deste gigante.
 
Após um raro domingo de folga, o plantel principal do FC Porto regressou ao trabalho no relvado do Centro de Treinos de Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para a receção ao SC Braga (quarta-feira, 20h15, TVI), referente à segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. De manhã, os detentores do troféu voltam a treinar no Olival, antes de Sérgio Conceição projectar este FC Porto-SC Braga (12h). A primeira mão, disputada em Braga, terminou com empate (1-1).

01/03/21

Aconteceu a 01 Março 1997

Neste dia, a gala dos Dragões de Ouro consagrava as figuras individuais e colectivas que melhor representaram o brasão abençoado em 1996. No Casino da Póvoa foram distinguidos grandes atletas da história azul e branca como Jorge Costa, Fernanda Ribeiro ou Nuno Marçal, porém o maior destaque da noite surgiu já perto do final. Das mãos do General, antigo Presidente da República e amigo Ramalho Eanes, Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu um Dragão de Honra e foi finalmente galardoado com o prémio máximo do FC Porto. Até então, o Presidente havia arrecadado somente uma estatueta: a de Dirigente do Ano relativa a 1985.

Dragões Diário 01-03-2021

A semana negra que deixou a Nação Porto muito mais pobre findou sem qualquer motivo para celebrar. Ontem à tarde, a equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um raro desaire no Dragão Arena e perdeu diante do Benfica por 79-87. O descanso fez mal aos azuis e brancos que, depois de uma primeira parte equilibrada, deixaram o triunfo escapar no terceiro período. No final, Moncho López não hesitou em relembrar que não há desculpas para um resultado negativo no clássico.
 
O plantel principal do FC Porto regressa hoje ao trabalho depois de um dia de folga. De manhã, os Dragões tornaram a pisar os relvados do CTFD PortoGaia para darem início à preparação para o jogo que decide quem marca presença na final da Taça de Portugal. A recepção ao SC Braga está agendada para as 20h15 desta quarta-feira e terá transmissão televisiva em direto na TVI e na Sport TV. Na primeira mão, Dragões e arsenalistas empataram a um no Minho.
 
Sérgio Oliveira cumpriu o jogo número 300 da carreira no lugar onde tudo começou. Em 2009, contra o Sertanense, o médio estreou-se logo como titular e com uma assistência no Estádio do Dragão, mas daí em diante nem tudo foi fácil. Antes de voltar a casa para se afirmar definitivamente como um atleta imprescindível, Sérgio teve um percurso marcado por vários empréstimos a clubes portugueses e estrangeiros. Três centenas de jogos depois, o Dragão de Paços de Brandão é um dos donos da braçadeira azul e branca e um verdadeiro jogador à Porto.

28/02/21

Aconteceu a 28 Fevereiro 1962

Neste dia, na edição do jornal O Porto encontrava-se uma pequena entrevista a um adolescente que era sócio do FC Porto e começava a dar nas vistas nas camadas jovens da Constituição: Artur Jorge de Melo Teixeira. Viria a dar jogador e a fazer carreira, mas o grande serviço que prestou ao clube do coração aconteceu 25 anos mais tarde: como treinador, ajudou a fazer do FC Porto campeão europeu.

Dragões Diário 28-02-2021

Com Quintana homenageado nas bancadas e no relvado antes do apito inicial, o clássico de ontem terminou com um empate a zero que soube a derrota para o FC Porto. A superioridade ofensiva dos campeões nacionais traduziu-se em situações de perigo e ocasiões de golo, mas a falta de eficácia e de algum discernimento no último terço, como reconheceu Sérgio Conceição, voltou a ser penalizadora.
 
O treinador lamentou que o FC Porto tenha sido a única equipa em campo a tentar contribuir para que o ritmo de jogo fosse alto e elogiou o grupo pela atitude muito boa do princípio ao fim do encontro. A haver um vencedor, acrescentou, sem dúvida que seria o FC Porto, mas nem o facto de isso não ter acontecido abala a determinação em relação ao futuro: Vão ter de levar connosco até ao fim.   
 
Para que isso se concretize, assume Sérgio Oliveira, o grupo vai abordar o campeonato com a máxima seriedade, jogo a jogo, sem se deixar abalar pelo sentimento horrível provocado por um empate injusto. Ontem os jogadores saíram do campo tristes e desiludidos, mas não deixam de estar confiantes no clube e na equipa. É esse o espírito para enfrentar as próximas lutas.
 
Quarta-feira o futebol regressa ao Dragão, dessa vez para a recepção a outro Sporting, o de Braga. O jogo contará para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal – na primeira, no Minho, houve empate a um – e poderá começar a ser preparado amanhã, no Olival. Hoje é dia de folga.
 
No jogo que marcou o regresso de Iván Marcano à competição, sete meses depois de sofrer a lesão que o afastou dos relvados, a sorte continuou a não querer nada com o FC Porto B. Os jovens dragões empataram a uma bola frente ao Vilafranquense, com Rodrigo Valente a abrir o marcador aos 12 minutos e Romário Baró a ver anulado um golo que assinou sobre o minuto 90.
 
O primeiro FC Porto-Sporting do dia realizou-se no Dragão Arena e arrancou com uma homenagem muito sentida a Alfredo Quintana. Sempre com o guarda-redes de andebol no pensamento, os campeões nacionais de hóquei em patins empataram a dois, mas o resultado e os golos de Gonçalo Alves estiveram longe de ser o mais importante da tarde. No final, Guillem Cabestany foi claro: Hoje não é um dia para falar de defesas, de ataques, de vitórias ou derrotas. Ganhar, perder ou empatar não mudava nada da dor e do drama que estamos a viver.