28/12/15

Aconteceu a 28 Dezembro 1991

Neste dia, o FC Porto triunfou sobre o Gil Vicente por 1-0, mas o que é notícia é o FC Porto e Vítor Baía estenderem para 1169 minutos a inviolabilidade da baliza. Em 16 jornadas disputadas no campeonato nacional da I Divisão o FC Porto tinha apenas sofrido um golo, o que é impressionante. Para além de Baía, os defesas dessa equipa também merecem menção, eram eles João Pinto, Fernando Couto, Aloísio e Vlk.

Resumo do jogo:

Lopetegui quer “entrada forte” na Taça da Liga


Julen Lopetegui aponta a uma entrada forte na Taça da Liga, uma competição que os Dragões querem vencer e na qual se estreiam, em 2015/16, esta terça-feira (18h00), com a recepção ao Marítimo. O treinador lembra que os madeirenses – que até já disputaram uma jornada deste grupo A, vencendo no terreno do Feirense por 4-2 – têm legítimas aspirações ao primeiro lugar, que dá acesso às meias-finais, e vão por isso encarar o encontro como uma final.
É uma equipa com as suas armas e com grande motivação. Nós temos de ter a mesma motivação e jogar um bom futebol para sermos capazes de ganhar. Temos de atacar bem, defender bem e ser uma equipa organizada e ambiciosa. Sabemos quais as circunstâncias que rodeiam o jogo, mas não podemos fazer nada para as mudar e temos de levar o foco para onde queremos, afirmou Lopetegui, em exclusivo ao Porto Canal e www.fcporto.pt.
O basco admite que esta nova competição também faz sonhar o plantel com um triunfo final. Mas o caminho será duro a partir do primeiro obstáculo, o Marítimo, que é uma boa equipa. Já têm um jogo feito e vão enfrentar o de amanhã como uma final. Temos de fazer frente a essa situação e ser capazes de superar no nosso estádio uma boa equipa que vem como tudo. Tentaremos fazer o melhor onze para poder vencer, detalhou.
As circunstâncias especiais a que Lopetegui se refere têm a ver com o posicionamento deste encontro no calendário, após a paragem para férias de Natal, das quais o plantel regressou no domingo. Segue-se um mês de Janeiro com nove jogos, sete deles longe do Dragão: Estamos num ciclo forte há muito tempo e continuaremos. Esse é o resultado de uma equipa que está a lutar por várias competições e que quer competir em todas. Aceitamos isso de bom grado.

Quatro regressos e um Bê para a estreia na Taça da Liga


Lichnovsky, Imbula, André André e Varela, bem como Víctor García, da equipa B, são as novidades na lista de 18 convocados elaborada por Julen Lopetegui para a recepção ao Marítimo, marcada para esta terça-feira, às 18h00 (transmissão em directo na SportTV), no Estádio do Dragão, referente à primeira jornada do Grupo A da Taça da Liga.
Em relação à convocatória para o jogo diante da Académica (3-1), saem dos eleitos do técnico espanhol Maxi Pereira, Martins Indi, Danilo Pereira, Herrera, Brahimi e Alberto Bueno.
No treino desta segunda-feira, que decorreu no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, Julen Lopetegui apenas não teve à disposição Alberto Bueno, que realizou tratamento e trabalho de ginásio. Esta terça-feira, a equipa ainda treina à porta fechada, no Estádio do Dragão, às 10h30.

Lista de 18 convocados: Helton e Casillas (guarda-redes); Maicon, Marcano, Rúben Neves, Varela, Aboubakar, Tello, Sérgio Oliveira, José Ángel, Evandro, Jesús Corona, André Silva, André André, Miguel Layún, Lichnovsky, Imbula e Víctor García.

Pinto da Costa: “Não sairá nenhum jogador fundamental”


Jorge Nuno Pinto da Costa discursou, este domingo, no jantar de apoio à sua recandidatura na presidência do FC Porto e garantiu que em Janeiro não sairá nenhum dos jogadores que o treinador considera fundamentais para o clube, revelando nada estar previsto quanto a entradas no plantel principal mas deixando a ressalva de ainda não ter aberto o mercado. O líder dos Dragões reafirmou o compromisso do clube em conquistar títulos e disse, em referência ao contrato assinado com a PT sobre os direitos televisivos dos jogos do FC Porto disputados no Dragão, que é um bom acordo para as duas partes e que foi alcançado por um valor inédito para o mercado português.
Vai ser um ano difícil para Portugal e para o FC Porto, porque quanto mais crescemos e maior o destaque que tivermos, mais inimigos teremos. Não podemos pensar que estamos num país altamente centralista, onde o FC Porto incomoda muita gente. Vamos lutar para poder ser fortes e para conquistar títulos. Não se incomodem quando virem que vão sair três jogadores do plantel, porque não sairá ninguém que não seja possível impedir e, dos jogadores que o treinador considera fundamentais para o clube, posso garantir que não vão sair, disse Pinto da Costa no Monte Aventino, no Porto.
O presidente do FC Porto afinou pelo mesmo diapasão quando falou de eventuais entradas no plantel: Não adianta dizer que andam olheiros a ver este ou aquele, porque sabemos que em 90 por cento dos casos é mentira. Sabemos que é estratégia; não está prevista nenhuma entrada, mas não vou dizer que não vai entrar ninguém. Caso contrário, depois dizem que estava a enganar. No momento em que falo, não está nada previsto, mas ainda não abriu a época de transferências.
Satisfeito por poder contar com Julen Lopetegui, um técnico que segue as suas convicções, Pinto da Costa aproveitou para fazer um balanço da época da equipa principal até agora: No campeonato estamos em primeiro, com um ponto mais do que o Sporting, que está a fazer uma época sensacional, e estamos a cinco pontos do Benfica. Na Taça de Portugal estamos nos quartos-de-final. No momento em que falo ainda não sofremos qualquer golo na Taça da Liga e fomos eliminados da Champions, que foi negativo, mas estamos na Liga Europa. O balanço é positivo.
O presidente falou também do acordo anunciado esta madrugada sobre os direitos televisivos dos Dragões: É um valor inédito na história do futebol português, mas não andamos atrás de bater recordes, nem de dizer que temos mais ou menos do que os outros. Fazemos os nossos contratos. Se os outros fizerem melhor, não temos nada a ver com isso. Se não conseguirem, também não. Fazemos os nossos acordos sem pensar nos outros. Somos o FC Porto e as comparações não nos preocupam.
O líder máximo dos portistas abordou ainda a mais recente aposta dos Dragões numa modalidade muito querida em Portugal: É com espírito de clube eterno que penso que há sempre mais a fazer. Por isso fiz questão de termos o ciclismo, porque é uma paixão de muitos presentes, que são de zonas de tradição.

FC Porto assina maior contrato da história do desporto português

O FC Porto cedeu à PT o direito de transmissão dos jogos em casa do campeonato nacional durante dez épocas, a partir da época 2018, por 457,5 milhões de euros, no que é o maior contrato da história do desporto em Portugal.
Paralelamente, o contrato prevê a cedência da publicidade nas camisolas já a partir de Janeiro, ao mesmo tempo que garante à PT durante 12 épocas e meia, com início a 1 de Janeiro próximo, do direito de transmissão do Porto Canal.
Até ao Verão de 2018 mantém-se em vigor o contrato de cedência dos direitos de transmissão dos jogos em casa do campeonato, anteriormente assinado.

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, que o Grupo FC Porto chegou a acordo com a PT PORTUGAL SGPS SA, pelo valor global de EUR. 457.500.000, para a cedência de:
a) Direitos de Transmissão Televisiva dos jogos disputados pela Equipa Principal de Futebol, na qualidade de visitado, na Primeira Liga, bem como do Direito de Exploração Comercial de Espaços Publicitários do Estádio do Dragão, pelo período de 10 épocas desportivas, com inicio em 01 de Julho de 2018;
b) Direito de Transmissão do Porto Canal, pelo período de 12 épocas e meia, com inicio a 01 de Janeiro de 2016; e
c) Estatuto de Patrocinador Principal do FC Porto, com o direito de colocar publicidade na parte frontal das camisolas da Equipa Principal de Futebol do FC Porto, pelo período de 7 épocas e meia, com inicio a 01 de Janeiro de 2016.