12/01/22

Dragões Diário 12-01-2022

Temos que dar o máximo para podermos passar esta eliminatória. A eliminatória a que Sérgio Conceição se refere disputa-se mais logo, em Vizela (20h45, TVI), e decidirá quem avança para as meias-finais da Taça de Portugal. Porque se trata de uma prova a eliminar e de um dos objectivos da época, o treinador do FC Porto revela que a equipa treinou todos os momentos do jogo, inclusive penáltis e está pronta para passar.
 
Porque contra o FC Porto a motivação dos adversários é sempre máxima, Sérgio Conceição espera um jogo difícil, diferente do do campeonato – que terminou em goleada (4-0) portista naquele reduto -, pelo que só quem estiver alerta e apresentar o nível exigido é que irá defender as cores azuis e brancas: Queremos muito passar, teoricamente somos a equipa mais forte e não fugimos dessa responsabilidade.
 
O último ensaio antes da ida para estágio contou novamente com a presença da dupla de defesas do FC Porto B - o central João Marcelo e o lateral canhoto João Mendes - e com a ausência do quarteto de lesionados composto por Pepe, Marcano, Manafá e João Mário. Zaidu, totalista na vitória de ontem sobre o Egipto (1-0), continua ao serviço da selecção nigeriana na CAN.
 
É com o título Únicos e Líderes que Jorge Nuno Pinto da Costa assina o primeiro editorial da revista Dragões em 2022. Na sua página, o Presidente realça os bons resultados alcançados pelas diversas equipas do FC Porto no último mês – todas elas imbuídas dos princípios portistas: Unidos e solidários, resistentes perante todas as adversidades, mais preocupados com o clube do que qualquer um de nós, fechámos 2021 em alta no futebol e em todas as outras modalidades. Seguindo a mesma linha, o líder máximo da instituição mostra-se confiante de que teremos um ano recheado de êxitos.
 
A garantia dada por Evanilson nas páginas seguintes coaduna com as palavras de Pinto da Costa: se continuarmos neste registo podemos ser campeões. Em entrevista exclusiva à Dragões, o autor do golo mais rápido do nosso Estádio não deixou nada por dizer quando questionado sobre a montanha russa de emoções frente ao Benfica, o ano de adaptação à Invicta, os treinos e as instruções de Sérgio Conceição, as novas funções no ataque do FC Porto e as expectativas para o ano que acaba de começar. Excertos de uma longa e agradável conversa que já pode ler em formato digital.
 
Os comandantes do campeonato estão a varrer os prémios todos. Depois de Diogo Costa, chegou a vez de Vítor Ferreira e de Luis Díaz serem distinguidos como os melhores de Dezembro nas respectivas posições. O internacional jovem português foi eleito o Melhor Médio da Liga e o colombiano arrecadou, pelo terceiro mês consecutivo, o galardão de Melhor Avançado. Tendo em conta que o FC Porto somou quatro vitórias nas quatro jornadas disputadas em Dezembro - com um rácio entre golos marcados e sofridos de 11-1 -, não é de admirar. Nem de esperar que fiquem por aqui.