06/03/20

Aconteceu a 06 Março 2019

Neste dia, o FC Porto recebeu a Roma, no Estádio do Dragão, com a expectativa de responder à derrota por 2-1 na capital italiana e avançar para os quartos de final da Liga dos Campeões. A Roma marcou entre os golos de Soares e Marega e a 2ª mão da eliminatória foi para prolongamento, mas o tempo extra parecia insuficiente para a resolver, até que apareceu Alex Telles.

Dragões Diário 06-03-2020

Com três nomes no boletim clínico e um reforço da equipa B, o FC Porto continua a preparar a recepção ao Rio Ave, no Dragão, a contar para a 24ª jornada do campeonato (sábado, 20h30, Sport TV). Hoje há novo treino (11h) antes de Sérgio Conceição projectar o desafio (12h30), que será arbitrado por Artur Soares Dias.

No jogo com os vila-condenses, o FC Porto vai levar a cabo uma recolha de bens alimentares. A acção visa ajudar O Coração da Cidade, histórica associação portuense de apoio social, e a recolha será feita na carrinha da instituição, devidamente caracterizada, que estará na Praça do Dragão a partir das 16h de sábado.

Depois de um fim de semana duplamente vitorioso no Barreiro, o FC Porto está de regresso a casa na 22ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol para defrontar a Oliveirense, no Dragão Arena (domingo, 17h30). O base norte-americano Brad Tinsley perspetiva um jogo discutido até ao fim frente à bicampeã nacional.

Amanhã (18h), no Municipal de Santo Tirso, a AJM/FC Porto vai discutir com o AVC Famalicão um lugar na final da Taça de Portugal de voleibol feminino. Propusemo-nos a conquistar todos os troféus e a Taça de Portugal não é excepção, garante o treinador Rui Moreira, que já viu a equipa erguer a Supertaça no início da época.

05/03/20

Aconteceu a 05 Março 2004

Neste dia, no Dragão, a quatro dias de fazer história em Old Trafford, dois golos de Benni McCarthy - esse mesmo, o do livre que Tim Howard não conseguiu segurar - lançavam o FC Porto para a vitória sobre o Belenenses, confirmada minutos mais tarde por Ricardo Costa e pelo inevitável Deco. Porque Brasília, que é mesmo brasileiro, também marcou, o FC Porto repetiu, à 25ª jornada da Liga, o resultado da primeira volta no Restelo: 4-1 para os Dragões.

Dragões Diário 05-03-2020

Na condição de líder e na condição de voltar hoje mesmo ao trabalho, o plantel do FC Porto regressou ontem os treinos no Olival, depois da vitória sobre o Santa Clara, nos Açores. Fê-lo já a pensar no Rio Ave, o adversário de sábado à noite, no Dragão, e sem os contributos de Luis Díaz, Zé Luís e Vítor Ferreira.

Por falar em liderança, a vitória da nossa equipa de andebol em Lisboa, sobre o Sporting (27-23), encaixa aqui na perfeição. Diogo Branquinho, com nove golos, foi o melhor e mais exuberante marcador do clássico, do qual os Dragões saíram na liderança isolada e com uma vantagem de dois pontos sobre o adversário de circunstância, quando falta disputar apenas uma jornada da primeira fase do Andebol 1.

Os efeitos da qualificação do FC Porto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de andebol propagam-se no tempo e chegam agora sob a forma de uma fantástica defesa de Thomas Bauer, eleita pela EHF como a terceira melhor da última jornada da fase de grupos. Mas essa foi só uma das 17 paradas do guarda-redes austríaco na Bieolorrússia.

04/03/20

Aconteceu a 04 Março 1972

Neste dia, o FC Porto dava mais um passo para a conquista do título metropolitano de basquetebol ao dizimar o Carnide, no Palácio de Cristal, por 126-34, com Dale Flash Dover em todo o seu esplendor. O norte-americano chegou aos 70 pontos perante dez mil espectadores.

Dragões Diário 04-03-2020

Depois de um merecido dia de folga após a vitória nos Açores, o FC Porto regressa daqui a pouco ao trabalho, no Olival, onde inicia a preparação para o jogo com o Rio Ave, no Estádio do Dragão, a contar para a 24ª jornada do campeonato (sábado, 20h30, Sport TV). Afinal de contas, a partir de agora há uma liderança para manter.

Ainda a propósito do triunfo sobre o Santa Clara, Iván Marcano chegou às duas dezenas de golos com a camisola do FC Porto e igualou o registo do nosso eterno capitão, João Pinto. Numa lista encabeçada por Zé Carlos (25), o espanhol é o central ainda em atividade com mais golos na história do clube e promete não ficar por aqui.

Esta noite, às 20h, a nossa equipa de andebol entra em campo no Pavilhão João Rocha para um duelo de líderes com o Sporting. À entrada para esta ronda, a penúltima da 1ª fase do campeonato, as duas equipas somam os mesmos 71 pontos e, por isso, Fábio Magalhães quer o colectivo portista concentrado do início ao fim.

03/03/20

Aconteceu a 03 Março 1996

Neste dia, no Estádio das Antas, o Fc Porto venceu o Braga por 6-3.

Dragões Diário 03-03-2020

Fez-se justiça. Finalmente, somos líderes. A inversão no topo da classificação aconteceu ontem à noite. Começou em Ponta Delgada e acabou em Lisboa. Seguimos a ordem a cronológica.

Sérgio Oliveira assistiu, Manafá abriu. Sérgio Oliveira assistiu, Marcano fechou. Foi assim, com duas assistências do mesmo médio, dois golos de defesas e ainda muita entrega, que o FC Porto superou as barreiras que enfrentou nos Açores e bateu o Santa Clara pela quarta vez nesta temporada, a primeira fora de casa, a segunda por 2-0.

Uma hora e quinze minutos depois, acabou o jogo do Benfica na Luz. Devia ter acabado mais cedo, sim, que os descontos pareceram intermináveis. E podia ter terminado com a derrota da equipa da casa, que beneficiou de dois penáltis para conseguir um ponto (cada um que tire conclusões). Mesmo assim, houve empate. E o FC Porto é líder.

Quando falou aos jornalistas, algum tempo antes e a cerca de 1445 quilómetros de distância, Sérgio Conceição ainda não sabia que estava prestes a terminar a jornada no primeiro lugar, mas já estava satisfeito porque os jogadores interpretaram bem o que tinha sido preparado. Não foi um jogo espetacular, reconheceu, mas estavam todos de parabéns.

O outro Sérgio, o Oliveira, já tinha avisado: Estamos na luta até ao fim. Isso é certo, estivesse o FC Porto no segundo lugar, como estava, ou no primeiro, como está agora, porque até ao fim ninguém dá nada como adquirido. Mas o médio deixou outra garantia: O FC Porto é capaz de ganhar todos os jogos. É para isso que cá estamos.

A luta segue dentro de momentos. Ou melhor, dentro de dias. Sábado há receção ao Rio Ave no Dragão, há três pontos para conquistar e há a liderança para manter. Como sempre, o apoio do público será indispensável. Se pode estar presente e ainda não tem bilhete, não desperdice a oportunidade. Continuemos como até agora: Dragões Juntos.

02/03/20

Aconteceu a 02 Março 1894

Neste dia, o Oporto Cricket Club, na zona do Campo Alegre, acolheu o primeiro duelo futebolístico entre as cidades do Porto e de Lisboa. A Invicta foi representada pelo FC Porto e a capital pelo Club Lisbonense, numa iniciativa apadrinhada pelo rei D. Carlos e proporcionada pelo convite de António Nicolau de Almeida, fundador e primeiro presidente dos Dragões, a Guilherme Pinto Basto, uma personalidade de enorme relevância na introdução do futebol em Portugal. O monarca, amante e praticante desta modalidade, presenciou o jogo e no final entregou uma Taça com o próprio nome ao colectivo lisboeta, que acabou por sair vencedor (1-0).

Dragões Diário 02-03-2020

O último treino do FC Porto antes do jogo de logo com o Santa Clara teve lugar na manhã de ontem no Olival e não contou com a presença de três jogadores. Vítor Ferreira, Luis Díaz e Zé Luís estão a tratar lesões e não viajaram à tarde rumo a Ponta Delgada, onde os Dragões aterraram ao início da noite de domingo com uma comitiva integrada por 21 jogadores.

Depois da sessão de trabalho e antes da partida para a ilha de São Miguel, Sérgio Conceição fez a antevisão do embate contra o conjunto açoriano. O treinador portista realçou a importância de superar as barreiras que o grupo vai encontrar no Atlântico, ou seja, uma equipa muito bem organizada e o pior relvado da Liga. Seja como for, não há espaço para qualquer tipo de desculpa nesta missão de vencer a primeira das 12 finais do campeonato.

O FC Porto B interrompeu ontem à tarde um ciclo de seis partidas sem perder. Na recepção à Oliveirense, da 23ª jornada da LigaPro, o conjunto de Rui Barros foi derrotado por 2-1, com Afonso Sousa a marcar o golo dos azuis e brancos. Os bês portistas ocupam agora o 13º posto com mais oito pontos do que o Vilafranquense, o próximo adversário.

O dia portista arrancou, no entanto, mais cedo. De manhã, no Olival, os Sub-15 empataram a zero com o SC Braga na penúltima ronda da 2ª fase do Nacional do escalão. A igualdade mantém no topo da classificação a equipa de Sérgio Ferreira, que já está qualificada para a etapa final da prova e na derradeira jornada joga com o Gil Vicente, em Barcelos.

Pelo Minho andou o voleibol feminino. A AJM/FC Porto encerrou a 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão com um triunfo por 3-0 em casa do SC Braga, acabando com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Clube K. Segue-se para as portistas a Final Four da Taça de Portugal, na qual vão medir forças com o AVC Famalicão, este sábado, em Santo Tirso.

Na Final Four da Taça de Portugal está também o basquetebol. O colectivo orientado por Moncho López bateu no Barreiro o Galitos por 65-62. Sasa Borovnjak, com 16 pontos conseguidos, foi o mais concretizador dos Dragões, que irão defender o título na competição.

No andebol, já é conhecido o opositor do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Trata-se do Aalborg, da Dinamarca, que conquistou a vitória de que precisava na última jornada do Grupo A para garantir presença na fase seguinte da principal prova de clubes do andebol europeu.

01/03/20

Aconteceu a 01 Março 1959

Este dia ficou marcado pela histórica goleada do FC Porto de Béla Guttmann ao Belenenses por 7-0, no Estádio das Antas. À partida para este jogo da 23ª jornada do campeonato, os Dragões queriam dar seguimento à recuperação em curso na classificação após um arranque de época intermitente.  O objectivo foi plenamente cumprido: com golos de Noé (3), Hernâni (2), António Teixeira e Carlos Duarte, os Dragões bateram uma equipa que também aspirava ao título e ao mesmo tempo tiraram partido do deslize do Benfica em Setúbal. Foi mais uma etapa na caminhada portista rumo ao quinto troféu de campeão nacional.

Dragões Diário 01-03-2020

Com Vítor Ferreira e Luis Díaz indisponíveis, o FC Porto realizou ontem, no Olival, mais um treino para preparar a visita ao Santa Clara. Às 10h de hoje há nova sessão de trabalho e às 11h45 Sérgio Conceição projecta em conferência de imprensa o duelo contra o conjunto açoriano, seguindo-se a partida para Ponta Delgada.

O FC Porto B joga em casa e já na tarde de hoje (15h, FC Porto TV/Porto Canal). O grupo dirigido por Rui Barros ganhou quatro e empatou duas das últimas seis partidas, um ciclo pujante que quer estender na receção à Oliveirense, da 23ª jornada da LigaPro. A garantia foi deixada pelo defesa direito nigeriano Musa Yahaya.  

O sábado foi aziago para a formação. De manhã, os Sub-17 sofreram uma derrota caseira por 2-1 face ao SC Braga, na penúltima ronda da 2ª fase, enquanto à tarde os Sub-19 foram batidos pelo Benfica, no Seixal, com os mesmos números, averbando o terceiro desaire em três jogos na fase final. Às 11h deste domingo (FC Porto TV/Porto Canal), há novo embate entre portistas e arsenalistas no Olival, desta vez no escalão de Sub-15.

Mais feliz foi o andebol, que já estava qualificado para os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas assegurou o quinto lugar do Grupo B, na sequência do triunfo por 35-22 em casa do Meshkov Brest, da Bielorrússia. O adversário na etapa seguinte da prova fica a conhecer-se hoje e será o Flensburg-Handewitt, da Alemanha, ou o Aalborg, da Dinamarca.

Tal como a formação, o hóquei em patins teve um dia menos bom. O colectivo orientado por Guillem Cabestany perdeu no Minho por 6-2 frente ao HC Braga, em duelo da 18ª jornada do campeonato. Os portistas estão a sete pontos da liderança quando faltam disputar oito jogos até ao fim da competição.

A equipa de basquetebol continua pelo Sul, depois de na noite de sexta-feira ter suplantado o Barreirense, num confronto da Liga. Hoje, a partir das 18h (FC Porto TV/Porto Canal), o plantel comandado por Moncho López volta a jogar no Barreiro para discutir com o Galitos FC o acesso à Final Four da Taça de Portugal. Na antevisão deste desafio, o extremo João Soares destacou a forte vontade dos azuis e brancos de revalidar o título.

O domingo portista inclui igualmente a última atuação do voleibol feminino na 1ª fase do Nacional da 1ª Divisão. Quando forem 16h, a AJM/FC Porto, já com a primeira posição garantida, começa a medir forças com o SC Braga, no Pavilhão da Universidade do Minho. Na primeira volta, as jogadoras treinadas por Rui Moreira impuseram-se por 3-0.