25/10/13

Quintero falha clássico

O médio colombiano Juan Fernando Quintero não marcou presença no treino desta, quinta-feira, e está praticamente confirmada a ausência do médio no clássico, de domingo, frente ao Sporting, em jogo da oitava jornada da Liga portuguesa.
Quintero irá fazer exames mais detalhados para ser apurado se tem uma rotura ou microrotura e quanto tempo irá precisar para recuperar da lesão, contraída no treino de quarta-feira.
No que diz respeito ao treino, que começou com 25 minutos de atraso e que foi aberto durante apenas 15 minutos, o treinador Paulo Fonseca decidiu que seria em conjunto com a equipa B, isto numa sessão marcada pela intensa chuva.
Izmailov, a tratar de assuntos pessoais, não este presente.

FC Porto derrotado pelo Zenit, 1-0, no Dragão



Com menos uma unidade desde os seis minutos, devido à expulsão do mexicano Herrera, o F. C. Porto foi derrotado pelo Zenit S. Petersburgo, por 1-0, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Dragões e russos voltam a defrontar-se dentro de duas semanas, em jogo de carácter decisivo na luta pelo segundo lugar - Atlético de Madrid venceu Áustria de Viena e soma nove pontos. Os azuis e brancos contabilizam três pontos e a equipa de Hulk quatro.
O encontro ficou, inevitavelmente, marcado pela expulsão de Herrera, logo aos seis minutos. O mexicano viu o primeiro amarelo por derrubar Hulk e, instantes depois, foi admoestado com o segundo, por ter saído da barreira antes de tempo. Uma decisão exagerada do árbitro, que limitou, desde logo, os campeões nacionais.
Porém, mesmo com menos uma unidade, o F. C. Porto nunca foi inferior ao Zenit e dispôs de duas excelentes oportunidades para se adiantar no marcador. Contudo, os remates de Lucho (20 m) e Varela (79 m) foram travados pela trave.
No regresso ao Dragão, Hulk dispôs da melhor oportunidade do jogo, mas, isolado, esbarrou em Helton. Aos 86 minutos, Kerzhakov, a cruzamento de Hulk, cabeceou sem hipótese de defesa e assinou o triunfo dos russos. Jackson e Varela ainda estiveram perto do empate, mas Lodygin segurou os três pontos.

Ficha do Jogo
FC Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Josué (Defour, 75), Héctor Herrera, Fernando, Lucho González (Nabil Ghilas, 86), Licá (Varela, 53), Jackson Martinez
Zenit S. Petersburgo: Juri Lodygin, Cristian Ansaldi, Nicolas Lombaerts, Neto, Igor Smolnikov (Domenico Criscito, 80), Roman Shirokov (Alexander Kerzhakov, 72), Oleg Shatov, Danny, Viktor Faizulin, Andrey Arshavin (Konstantin Zyryanov, 65), Hulk
Árbitro: Paolo Tagliavento
Marcadores: Alexander Kerzhakov 85'

Positivo/Negativo
+ Hulk: Não marcou, mas foi fulcral no lance do golo e desgastou muito os seus antigos colegas.
+ Mangala e Helton: O francês fez uma grande exibição, nomeadamente na segunda parte, com cortes preciosos. O guarda-redes conseguiu adiar o golo e ganhar o duelo com o amigo Hulk.
+ Fernando: Perdeu o colega de sector, mas valeu por dois durante quase todo o jogo.
- Herrera: A falta sobre Hulk foi necessária, mas deveria ter-se protegido melhor um minuto mais tarde, especialmente tendo já um cartão amarelo.
- Arshavin:  A qualidade técnica está lá, mas não desequilibrou tanto como Spalletti gostaria.

Declarações de Paulo Fonseca, treinador do FC Porto:
Claramente [a expulsão de Herrera aos seis minutos] foi decisiva. Aos seis minutos ficámos a jogar com dez. Custa-me a perceber. Ficámos com menos um jogador desde os seis minutos e isso condiciona qualquer estratégia.
Não estando contente com o resultado, acho que demos uma demonstração de grande solidariedade. Melhorámos em muitos aspectos do jogo, mesmo com dez.
Só tenho de estar orgulhoso daquilo que os jogadores fizeram. Mesmo com dez, e dando o domínio do jogo ao adversário, conseguimos criar ocasiões para marcar. Só posso estar insatisfeito com o resultado, mas satisfeito com o que produzimos, com a entrega dos jogadores.
[As contas] ficam obviamente mais difíceis, mas não ficam impossíveis. Podemos ir à Rússia ganhar. A passagem à fase seguinte não está de maneira nenhuma entregue. Podemos vencer em qualquer campo e é isso que vamos tentar fazer.
(Derrota fragiliza a equipa antes do jogo com o Sporting?) De maneira nenhuma.

Declarações de Fernando:
Sabíamos da importância deste jogo. A partir do momento em que o árbitro expulsou um elemento nosso ficou muito complicado.
O jogo foi injusto. Sabíamos que ia ser complicado com menos um jogador. Corremos, tentámos fazer o nosso melhor. Agora estamos em terceiro no grupo, mas vamos buscar os três pontos na Rússia.
Este resultado não vai afectar em nada a preparação do jogo com o Sporting. É uma competição completamente diferente.

Declarações de Helton:
A equipa está de parabéns pela personalidade que teve. Sabemos que a equipa foi condicionada, mas houve determinação e entrega de todos em campo.
Estamos de cabeça erguida pelo que fizemos. Demonstrámos a grandeza da equipa. Não basta a raça e a entrega, são precisos os três pontos, mas é um grande passo ter esta personalidade.
Amanhã é outro dia. Vamos todos dormir de consciência tranquila.

Declarações de Lucho González:
[A expulsão de Herrera] é um lance evidente, onde todos percebem o que se passou. Os árbitros enganam-se, como nós também nos enganamos.
Estivemos muito unidos e solidários, foi pena que no final não tenhamos conseguido sequer um ponto. Se analisarmos o jogo nós tivemos as oportunidades mais claras.
Na segunda parte houve algum cansaço, mas tínhamos o jogo controlado. Há que levantar a cabeça. Ainda está tudo em aberto. Podemos ir à Rússia e vencer. Apesar da derrota creio que todos estamos contentes com o que fizemos.

24/10/13

Quintero: dúvida para o clássico

O jogador colombiano sentiu uma dor na coxa esquerda e abandonou mais cedo o treino. Estará em dúvida para o jogo com o Sporting
O FC Porto voltou esta quarta-feira aos treinos, depois da derrota caseira com o Zenit - segunda consecutiva no Dragão em jogos para a Liga dos Campeões - e as notícias continuam a ser pouco animadoras para o treinador Paulo Fonseca.
Quintero, que na terça-feira não saiu do banco de suplentes, abandonou o treino mais cedo depois de ter sentido uma dor na coxa esquerda. O futebolista será reavaliado pelo departamento médico do FC Porto, estando para já em dúvida a sua disponibilidade para o clássico de domingo com o Sporting.
Na ressaca do desaire contra o Zenit, que levou à queda dos dragões para o terceiro lugar do grupo G da Liga dos Campeões, Paulo Fonseca juntou o grupo no balneário. Durante cerca de 20 minutos, treinador e jogadores dissecaram o embate contra os russos, pois domingo há um clássico com o Sporting para jogar. 
Kadu, Reyes e Carlos Eduardo, convocados pela equipa B, que defronta na tarde desta quarta-feira o Tondela, para a II Liga, não participaram nos trabalhos, assim como Izmailov e Fucile. O russo, como se sabe, encontra-se a tratar de assuntos particulares e tem autorização por parte do clube para se ausentar por tempo indeterminado, enquanto o uruguaio esteve a fazer tratamento no departamento clínico antes de se juntar aos restantes companheiros mais tarde.

22/10/13

Lucho: «Vai ser especial encontrar Hulk»

Lucho González admite que será especial reencontrar Hulk, mas realça a vontade da equipa portista em derrotar o Zenit e recuperar o trilho das vitórias na Liga dos Campeões.
Logicamente que é especial poder encontrar um amigo, com o qual tenho boa relação. Vai ser recebido da melhor maneira, pois deu muito a este clube, mas amanhã será nosso rival e queremos vencer, afirmou Lucho González na antevisão ao jogo desta quarta-feira no Estádio do Dragão.
O Zenit é uma grande equipa, que luta todos os anos por ganhar a Liga russa. Tem jogadores de grande nível, que a qualquer momento podem desequilibrar, como Hulk, Danny ou Arshavin, mas nós só pensamos naquilo que podemos fazer, referiu o médio argentino, que recusa entrar em futurologias no que diz respeito ao apuramento para os oitavos de final.
Pensamos sobretudo em vencer este jogo e depois vamos pensar nos restantes. Também não sabemos o resultado do jogo do Atlético Madrid, por isso vamos pensar apenas no Zenit. Queremos vencer, pois jogamos em casa e temos essa obrigação, disse.

Paulo Fonseca: «Não há stress pela posição no grupo mas sim ambição»

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, fez esta segunda-feira de manhã a antevisão ao jogo desta terça-feira contra o Zenit S. Petersburgo a contar para a Liga dos Campeões, pedindo ambição aos seus jogadores.
Quem representa um clube como o FC Porto sabe que joga sempre para vencer. Não há stress pela posição no grupo, mas sim ambição. Em todos os jogos o FC Porto tem mostrado ambição e é o que vamos fazer sempre, afirmou o treinador dos azuis e brancos.
Com três pontos conquistados no grupo, com a vitória frente ao Austria Viena, os dragões começam já a usar a calculadora: Penso que a matemática é o mais importante aqui. Mas sinto uma grande confiança. A equipa está a evoluir a todos os níveis e queremos ganhar e continuar a evoluir como equipa. É esse o nosso objetivo.
Sobre as duas semanas em que os dragões estiveram com o plantel a meio-gás devido a compromissos internacionais, Paulo Fonseca disse que esses dias acabaram por ser proveitosos. Foram duas semanas proveitosas. Basta ver aquele que foi o nosso último onze em que tivemos toda a defesa e meio-campo a treinar estas duas semanas e na qual se registaram significativas evoluções. Sinto-me mais confiante depois destas duas semanas de trabalho em que evoluímos a muitos níveis.

O treinador do FC Porto esclareceu que o russo Marat Izmailov não estará disponível para o encontro com o Zenit por motivos pessoais.
O Marat Izmailov foi autorizado a tratar de assuntos pessoais e, tal como vocês, esperamos que regresse o mais rápido possível. Vai demorar o tempo que for necessário. O FC Porto está a fazer todos os esforços para estar ao lado dele nestas questões pessoais. Não há data prevista de regresso mas espero que seja o mais rápido possível, disse o técnico dos dragões.

Último treino antes do Zenit

O plantel do FC Porto realizou nesta segunda-feira o último treino antes do jogo frente ao Zenit, esta terça-feira, no relvado do Estádio do Dragão.
O treinador Paulo Fonseca, pode contar com todos os jogadores excepto o russo Marat Izmailov. Também Kelvin integrou a sessão apesar de não estar inscrito na Liga dos Campeões.

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, fez regressar aos convocados para o Zenit, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, os jogadores habituais.
Se para o Trofense o técnico tinha promovido cinco jogadores a supresa, desta vez a única novidade é o regresso daqueles que costumam integrar as convocatórias.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Fabiano e Hélton;
Defesas: Danilo, Maicon, Alex Sandro, Otamendi e Mangala;
Médios: Lucho, Defour, Fernando, Herrera, Josué e Quintero;
Avançados: Jackson Martínez, Ghilas, Varela, Ricardo e Licá

21/10/13

FC Porto vence Trofense por 1-0



O FC Porto venceu, com naturalidade, o Trofense, com um golo isolado de Varela obtido aos 25 minutos e está já na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Os dragões dominaram todo o encontro, apesar de terem feito uma exibição q.b., sem grande brilhantismo..
Desde o início, a toada do encontro foi ditada pelo domínio da formação de Paulo Fonseca, que apresentou algumas novidades, principalmente a titularidade de Víctor Garcia na defesa. Os dragões foram criando oportunidades até à chegada do golo de Varela, um dos "titulares" habituais.
Do outro lado, a oposição do Trofense era generosa, com uma boa organização, apostado em retardar ao máximo o tento portista e procurar o erro contrário para tentar a sorte.
Até ao intervalo, o jogo ficando cada vez mais morno e pouco mais deu no segundo tempo. O Trofense foi à baliza de Fabiano numa ocasião, sem perigo. Ao invés, os azuis e brancos dominavam sem ter de acelerar muito, apesar das tentativas de Paulo Fonseca em dar velocidade ao jogo com as entradas de Kelvin e Defour.
O encontro arrastou-se até ao fim com o triunfo portista a não sofrer qualquer tipo de contestação, com Fernando a desperdiçar o segundo em cima do apito final.

Positivo/Negativo
+ Varela: Num jogo com poucos motivos de interesse, Varela mostrou que atravessa um bom momento. O extremo, ?que não começou bem a época, já tinha dado nas vistas a meio da semana, ?ao marcar o primeiro golo da selecção nacional ?frente ao Luxemburgo, e resolveu o problema do FC Porto.
+ Fernando: Ao contrário do resto dos seus companheiros, o médio brasileiro esteve melhor na segunda parte do que na primeira e acabou a noite com nota positiva.
- Quintero: Com exibições como na partida frente ao Trofense será difícil ao jovem colombiano convencer Paulo Fonseca que já merece um lugar no “onze”. Quintero foi egoísta em demasia e não mostrou a qualidade que lhe é reconhecida.

Paulo Fonseca, treinador do FC Porto:
Poderia ter acontecido uma vitória por números mais largos. Foi uma partida interessante. Lançámos muitos jogadores e a resposta foi excelente. O Trofense apresentou-se com um bloco muito baixo e foi preciso sermos pacientes. Esta vitória vai-nos moralizar. Foi uma oportunidade para muitos jogadores demonstrarem que posso contar com eles. Deram quase na maioria uma resposta positiva e fizemos um jogo muito interessante.