25/10/13

FC Porto derrotado pelo Zenit, 1-0, no Dragão



Com menos uma unidade desde os seis minutos, devido à expulsão do mexicano Herrera, o F. C. Porto foi derrotado pelo Zenit S. Petersburgo, por 1-0, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Dragões e russos voltam a defrontar-se dentro de duas semanas, em jogo de carácter decisivo na luta pelo segundo lugar - Atlético de Madrid venceu Áustria de Viena e soma nove pontos. Os azuis e brancos contabilizam três pontos e a equipa de Hulk quatro.
O encontro ficou, inevitavelmente, marcado pela expulsão de Herrera, logo aos seis minutos. O mexicano viu o primeiro amarelo por derrubar Hulk e, instantes depois, foi admoestado com o segundo, por ter saído da barreira antes de tempo. Uma decisão exagerada do árbitro, que limitou, desde logo, os campeões nacionais.
Porém, mesmo com menos uma unidade, o F. C. Porto nunca foi inferior ao Zenit e dispôs de duas excelentes oportunidades para se adiantar no marcador. Contudo, os remates de Lucho (20 m) e Varela (79 m) foram travados pela trave.
No regresso ao Dragão, Hulk dispôs da melhor oportunidade do jogo, mas, isolado, esbarrou em Helton. Aos 86 minutos, Kerzhakov, a cruzamento de Hulk, cabeceou sem hipótese de defesa e assinou o triunfo dos russos. Jackson e Varela ainda estiveram perto do empate, mas Lodygin segurou os três pontos.

Ficha do Jogo
FC Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Josué (Defour, 75), Héctor Herrera, Fernando, Lucho González (Nabil Ghilas, 86), Licá (Varela, 53), Jackson Martinez
Zenit S. Petersburgo: Juri Lodygin, Cristian Ansaldi, Nicolas Lombaerts, Neto, Igor Smolnikov (Domenico Criscito, 80), Roman Shirokov (Alexander Kerzhakov, 72), Oleg Shatov, Danny, Viktor Faizulin, Andrey Arshavin (Konstantin Zyryanov, 65), Hulk
Árbitro: Paolo Tagliavento
Marcadores: Alexander Kerzhakov 85'

Positivo/Negativo
+ Hulk: Não marcou, mas foi fulcral no lance do golo e desgastou muito os seus antigos colegas.
+ Mangala e Helton: O francês fez uma grande exibição, nomeadamente na segunda parte, com cortes preciosos. O guarda-redes conseguiu adiar o golo e ganhar o duelo com o amigo Hulk.
+ Fernando: Perdeu o colega de sector, mas valeu por dois durante quase todo o jogo.
- Herrera: A falta sobre Hulk foi necessária, mas deveria ter-se protegido melhor um minuto mais tarde, especialmente tendo já um cartão amarelo.
- Arshavin:  A qualidade técnica está lá, mas não desequilibrou tanto como Spalletti gostaria.

Declarações de Paulo Fonseca, treinador do FC Porto:
Claramente [a expulsão de Herrera aos seis minutos] foi decisiva. Aos seis minutos ficámos a jogar com dez. Custa-me a perceber. Ficámos com menos um jogador desde os seis minutos e isso condiciona qualquer estratégia.
Não estando contente com o resultado, acho que demos uma demonstração de grande solidariedade. Melhorámos em muitos aspectos do jogo, mesmo com dez.
Só tenho de estar orgulhoso daquilo que os jogadores fizeram. Mesmo com dez, e dando o domínio do jogo ao adversário, conseguimos criar ocasiões para marcar. Só posso estar insatisfeito com o resultado, mas satisfeito com o que produzimos, com a entrega dos jogadores.
[As contas] ficam obviamente mais difíceis, mas não ficam impossíveis. Podemos ir à Rússia ganhar. A passagem à fase seguinte não está de maneira nenhuma entregue. Podemos vencer em qualquer campo e é isso que vamos tentar fazer.
(Derrota fragiliza a equipa antes do jogo com o Sporting?) De maneira nenhuma.

Declarações de Fernando:
Sabíamos da importância deste jogo. A partir do momento em que o árbitro expulsou um elemento nosso ficou muito complicado.
O jogo foi injusto. Sabíamos que ia ser complicado com menos um jogador. Corremos, tentámos fazer o nosso melhor. Agora estamos em terceiro no grupo, mas vamos buscar os três pontos na Rússia.
Este resultado não vai afectar em nada a preparação do jogo com o Sporting. É uma competição completamente diferente.

Declarações de Helton:
A equipa está de parabéns pela personalidade que teve. Sabemos que a equipa foi condicionada, mas houve determinação e entrega de todos em campo.
Estamos de cabeça erguida pelo que fizemos. Demonstrámos a grandeza da equipa. Não basta a raça e a entrega, são precisos os três pontos, mas é um grande passo ter esta personalidade.
Amanhã é outro dia. Vamos todos dormir de consciência tranquila.

Declarações de Lucho González:
[A expulsão de Herrera] é um lance evidente, onde todos percebem o que se passou. Os árbitros enganam-se, como nós também nos enganamos.
Estivemos muito unidos e solidários, foi pena que no final não tenhamos conseguido sequer um ponto. Se analisarmos o jogo nós tivemos as oportunidades mais claras.
Na segunda parte houve algum cansaço, mas tínhamos o jogo controlado. Há que levantar a cabeça. Ainda está tudo em aberto. Podemos ir à Rússia e vencer. Apesar da derrota creio que todos estamos contentes com o que fizemos.

Sem comentários: