19/02/09

Três regressos para a visita ao Paços de Ferreira

Os regressos de Benítez, Sapunaru e Stepanov são as principais novidades da lista de convocados do F.C. Porto para a vista ao Paços de Ferreira (19ª jornada do campeonato), agendada para as 21h00 desta sexta-feira, no Estádio da Mata Real. Em relação ao desafio anterior, saem Fucile e Guarín.
Os Dragões concluíram a preparação para o desafio em ensaio esta quinta-feira, no Olival, com um treino assinalado pela lesão de Guarín. O internacional colombiano sofreu uma entorse no tornozelo direito e encontra-se agora ao cuidado do Departamento Médico, que conta ainda com Fucile. O internacional uruguaio voltou a fazer tratamento e ginásio.
Quanto a Lucho, que vinha recuperando de um traumatismo no joelho esquerdo, já trabalhou sem limitações e consta, portanto, nos eleitos de Jesualdo Ferreira para a partida contra a equipa da «Capital do Móvel».
A comitiva azul e branca concentra-se ainda hoje, ao final da tarde, no Estádio do Dragão, de onde segue para estágio.
Lista de convocados: Benítez, Bruno Alves, Cissokho, Farías, Fernando, Helton, Hulk, Lisandro, Lucho González, Mariano, Nuno, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Rodríguez, Rolando, Sapunaru, Stepanov, Tarik Sektioui e Tomás Costa.

Fonte: Site Oficial

17/02/09

Avaliação a Pedro Proença

O árbitro Pedro Proença foi avaliado com a nota 2,4 no FC Porto-Benfica devido a não ter assinalado penalti no lance em que Lucho González foi tocado por Reyes, o que segundo o relatório do observador lhe custou um ponto.

"Não assinalou grande penalidade contra a equipa B [Benfica], por falta do seu jogador nº 6 [Reyes], que, dentro da sua área de grande penalidade, rasteirou o adversário nº 8 [Lucho González]...", lê-se no relatório do observador José Gonçalves, a que a Agência Lusa teve acesso. Mais à frente o observador justifica a má nota ao árbitro Pedro Proença: "Caso não tivesse a falha mencionada em 2 a) a nota final seria 3,4".

Um fora-de-jogo não assinalado a Lisandro López e um cartão amarelo poupado a Sidnei foram os outros erros apontados pelo observador a Pedro Proença. Curiosamente, o polémico penalti que permitiu a Lucho igualar o marcador não é sancionado no relatório do observador, que dá o "benefício da dúvida" ao árbitro.

"Aos 25 minutos do 2º tempo, marcou grande penalidade contra a equipa B [Benfica], por suposta falta do jogador nº 26 [Yebda] (...) Do local onde nos encontramos e uma vez o lance ter ocorrido no vértice mais distante da grande área, não nos foi possível vislumbrar com clareza o desenlace da jogada: se a queda é provocada por algum contacto dos pés ao nível do terreno ou em virtude do defensor ter colocado o braço à frente do tronco do adversário, impedindo/perturbando a sua progressão. Porque o árbitro se encontrava bem colocado e perto, cerca de 3/4 metros, e foi peremptório a assinalar a grande penalidade, aliado ao facto de não terem existido protestos de jogadores da equipa penalizada, que aceitaram pacificamente a decisão, com excepção do faltoso, único a esboçar contrariedade, damos-lhe o benefício da dúvida".

A nota 2,4 é, segundo o critério da escala de avaliação, uma nota insatisfatória, consequência de uma grande penalidade não assinalada com influência no resultado e um cartão amarelo não exibido.

Segundo as normas e instruções para observadores, "um árbitro que não assinale uma grande penalidade e esta tenha influência no resultado a nota máxima é 2,5". A Pedro Proença ainda foi descontada uma décima pelo cartão amarelo não exibido a Sidnei.

Nesta temporada, cheia de casos de arbitragem, a avaliação de Pedro Proença está longe de ser a pior. Elmano Santos foi avaliado com 2,1 no Belenenses-Benfica, enquanto Pedro Henriques (Benfica-Nacional), Paulo Baptista (Benfica-Braga) e Paulo Costa (Braga-FC Porto) tiveram 2,3.


Fonte: Jornal de Notícias

16/02/09

Galardoados recebem Dragões de Ouro

Hoje os vencedores dos Dragões de Ouro 2007/08 recebem os respectivos galardões, numa gala que terá lugar na Alfândega do Porto, a partir das 19h30.
Idealizados para premiarem o rendimento desportivo e o carácter e a dedicação daqueles que honram diariamente o nome do F.C. Porto, os Dragões de Ouro são já uma referência do planeta azul e branco, que volta a reunir-se em festa após este fim-de-semana.
Dragão Madeirense apresenta-lhe os galardoados:
Atleta do Ano: Lisandro López (Futebol)
Futebolista do Ano: Jorge Fucile
Atleta de Alta Competição do Ano: Nuno Marçal (Basquetebol)
Atleta Amador do Ano: Mariana Marinho (Bilhar)
Atleta Jovem do Ano: Ricardo Dias (Futebol de Formação)
Atleta Revelação do Ano: Paulo Santos (Natação)
Técnico do Ano: Franklim Pais (Hóquei em Patins)
Seccionista do Ano: Carlos Carneiro (Basquetebol)
Dirigente do Ano: Fernando Oliveira (Atletismo)
Funcionário do Ano: Vítor Pombo
Quadro do Ano: Daniel Pereira
Sócio do Ano: Jorge Martins
Filial/Delegação do Ano: Casa do F.C. Porto de Espinho (Nacional) e Casa do F.C. Porto de Pretória (Estrangeiro)
Recordação do Ano: Adolfo Roque (a título póstumo)
Dedicação do Ano: João Manuel Barros
Dragão de Honra: Ilídio Pinto e Manoel de Oliveira