15/02/20

Dragões Diário 15-02-2020

Hoje há conferência. A partir das 12h30, no Olival, Sérgio Conceição projecta o jogo de amanhã à tarde (17h30) em Guimarães, mas só o fará depois de mais uma sessão de trabalho. No final do treino de ontem, os nomes de Pepe e Danilo voltaram a preencher o boletim clínico, sendo certo e sabido que, por enquanto, só Soares está fora dos planos do treinador para o encontro com o Vitória, por força de uma sanção disciplinar.

Para Alfredo Quintana, cada jogo é uma vida, é uma história, e o próximo pode ser resumido em dois pontos, precisamente aqueles que espera trazer de Kielce, na antepenúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas para o conseguir, avisa o guarda-redes, a nossa equipa de andebol terá que dar o máximo. Em contrapartida, o leitor só precisa escolher entre acompanhar o jogo no Porto Canal ou na FC Porto TV. Tudo a partir das 14h.

Miras vê as coisas da mesma forma. Quando, às 19h45, o FC Porto acelerar na pista escorregadia de Monza, deverá fazê-lo muito concentrado e esquecer a goleada (10-1) da primeira volta, no Dragão Arena. A vitória garante a qualificação para os quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins, mas o espanhol só tem olhos para o primeiro lugar do grupo.

Pelo meio, às 18h, há basquetebol no Dragão Arena. Ontem já lhe demos conta da projecção de Preston Purifoy sobre o desafio difícil com Vitória de Guimarães, mas voltamos ao assunto só para lhe lembrar da transmissão em directo no Porto Canal e na FC Porto TV.

14/02/20

Aconteceu a 14 Fevereiro 2016

Neste dia, a equipa de basquetebol do FC Porto levou a melhor sobre o Benfica em Oliveira do Hospital para arrecadar a terceira Taça Hugo dos Santos do palmarés azul e branco. Num encontro rijamente disputado, os Dragões prevaleceram no último segundo, acabando por assegurar uma vitória por 69-68. Nessa temporada, o conjunto de Moncho López voltaria a superar os encarnados noutra fase decisiva e celebraria o 12º título de campeão nacional. 

Dragões Diário 14-02-2020

O FC Porto já está concentrado na visita a Guimarães para defrontar o Vitória, em duelo agendado para este domingo às 17h30 e que será arbitrado por Luís Godinho. No treino de ontem, no Olival, o boletim clínico contou com dois nomes. Às 11h, Sérgio Conceição dirigiu nova sessão de trabalho.

André Gomes renovou até 2023 pelo FC Porto. O andebolista de 21 anos já marcou 90 golos nos 36 jogos disputados em 2019/20 e está a cumprir a terceira época consecutiva com a camisola portista, tendo já adicionado ao currículo durante este período um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

No basquetebol, o pensamento por estes dias está também no Vitória de Guimarães, adversário na 20ª ronda da Liga, este sábado às 18h, no Dragão Arena. Projectando o encontro, o extremo norte-americano Preston Purifoy falou de uma equipa azul e branca focada e com determinação em superar o conjunto vimaranense.

Já se conhecem os elementos que vão representar a W-52 FC Porto pelas estradas do país e do estrangeiro em 2020. O plantel orientado por Nuno Ribeiro vai enfrentar a temporada que arranca já no próximo domingo com três caras novas e uma garantia deixada pelo vencedor da Volta a Portugal: o grupo é bastante forte.

13/02/20

Aconteceu a 13 Fevereiro 2011

Neste dia, 94 dias antes da final da Liga Europa de 2011, o FC Porto e o Braga encontraram-se no Minho, ainda longe de todos imaginarmos que as duas equipas viriam a discutir um troféu europeu no final da época. O herói dessa noite foi Nicolás Otamendi, que marcou os dois golos de uma vitória por 2-0.

Dragões Diário 13-02-2020

Alex Telles abriu de penálti, Zé Luís reforçou de cabeça, Sérgio Oliveira fechou as contas após um canto e o FC Porto qualificou-se para a final da Taça de Portugal pelo segundo ano consecutivo. A vitória por 3-0 sobre o Académico de Viseu valeu um triunfo por 4-1 no conjunto das duas mãos das meias-finais.

A final do Estádio de Oeiras só acontece daqui a mais de três meses, mas a tanta distância já está ferida na verdade desportiva. O adversário do FC Porto será o Benfica, e não, como seria justo, o Famalicão. Os encarnados, recorde-se, beneficiaram de vários erros graves de arbitragem para se qualificarem, ao ponto de um dos golos decisivos da eliminatória ter sido marcado por um jogador que antes deveria ter sido expulso (Gabriel).

Sérgio Conceição voltou a constatar que o campeonato é a competição nacional mais importante, mas sublinhou que a sua paixão é ganhar sempre e que a qualificação para mais uma final é especial. Até porque, como explicou, estes jogos são mais difíceis de preparar do que qualquer outro, e a equipa teve o mérito de construir uma vitória merecida.

O espírito dos jogadores foi resumido por Alex Telles, que revelou que estão todos muito felizes com a qualificação e que agora já estão a pensar no campeonato. Diogo Costa, totalista na Taça de Portugal, escolheu a grande vontade como o factor decisivo da eliminatória, enquanto Zé Luís avançou outra explicação para a vitória de ontem: tivemos paciência.

As coisas correram pior na Youth League. A equipa de sub-19 empatou a uma bola com o Salzburgo, graças a um golo de Fábio Vieira, e depois foi infeliz no desempate por penáltis, convertendo seis e sofrendo e sete. Os Dragões perderam, assim, a oportunidade de continuarem a tentar renovar o título europeu conquistado na temporada passada.

No andebol, tudo normal: o FC Porto fez uma curta deslocação até à Maia e venceu por 31-22, voltando a igualar o Sporting na liderança do campeonato. O melhor marcador da equipa foi Djibril M’Bengue, autor de seis golos.

12/02/20

Aconteceu a 12 Fevereiro 1994

Neste dia, nas Antas, Drulovic não se limitava a marcar pela primeira vez com a camisola do FC Porto. Onde Sir Bobby Robson se estreava, Drulovic fazia o resultado da vitória sobre o Marítimo de Paulo Autuori, fechando o marcador (2-0) com uma finalização soberba.

Dragões Diário 12-02-2020

Antes de orientar mais um treino inserido na preparação para o reencontro com o Académico de Viseu, no Estádio do Dragão, referente à 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição projectou o jogo decisivo desta noite (20h45, Sport TV), que será dirigido por Manuel Oliveira, e deu voz à ambição portista: vamos fazer tudo para voltar à final.
 
O foco está em garantir mais uma presença no Jamor, mas no futuro mais próximo há uma difícil deslocação ao Estádio D. Afonso Henriques, casa do Vitória de Guimarães. Os bilhetes para o jogo de domingo (17h30, Sport TV), da 21ª jornada do campeonato, estão à venda a partir de hoje, só para sócios, na Loja do Associado.

Esta tarde, a partir das 15h (Porto Canal e FC Porto TV), entram em campo os Sub-19, que recebem o RB Salzburgo, no Olival, no play-off da UEFA Youth League. Na antevisão de uma eliminatória que terá de ficar decidida hoje, os médios Afonso Sousa e Fábio Vieira garantiram que objectivo portista é só um: continuar em prova.

Victor Iturriza renovou contrato com o FC Porto até 2024. Depois de dois anos em Avanca, por empréstimo, o possante pivô fixou-se definitivamente no plantel portista em 2016/17 e cumpre actualmente a quarta época de Dragão ao peito: O FC Porto foi o clube que me acolheu quando cheguei a Portugal, é a minha segunda casa.

Esta noite (21h, FC Porto TV), no Municipal da Maia, o FC Porto Sofarma defronta o ADA Maia na 23ª jornada do campeonato e já sabe que tem de vencer para voltar a igualar o Sporting na liderança. A meio de uma semana com dois compromissos europeus, André Gomes acredita que a equipa já lida bem com a mudança de chip.

Na sexta jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de bilhar às três tabelas, o FC Porto foi a Coimbra empatar com o Norton de Matos (2-2), mas continua a ser líder isolado da zona Norte, com 16 pontos. Na sétima ronda da prova, os Dragões defrontam o Leixões na Academia de Bilhar portista (2 de Março, 21h30).

11/02/20

Aconteceu a 11 Fevereiro 1996

Neste dia, o Fc Porto venceu o Felgueiras por 6-2 no Estádio das Antas  na 22ª jornada do campeonato. As goleadas do FC Porto treinado por Bobby Robson eram habituais e esta teve como protagonistas João Manuel Pinto, Rui Barros, Quinzinho, Jorge Couto e Drulovic, que fez um bis. No final dessa temporada, os Dragões conquistaram o segundo dos cinco títulos consecutivos que fazem do clube o único com um Penta no futebol português.

Dragões Diário 11-02-2020

Perante o circo mediático criado antes do jogo de sábado à noite, o FC Porto tomou as devidas diligências e fez ontem chegar à Procuradoria Geral da República, no Porto, uma Denúncia-Crime contra o Director e o Director-Adjunto da revista Sábado por entender que a capa da última quinta-feira, uma indigna manifestação de jornalismo, encerra no mínimo dois ilícitos criminais. Espera-se que daqui saiam consequências claras.

O grupo permanece focado na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal e ontem, com três nomes no boletim clínico, voltou a trabalhar, no Olival, para conseguir a segunda presença seguida no Jamor. Hoje, às 16h, Sérgio Conceição orienta mais um treino, já depois de antever o duelo com o Académico de Viseu numa conferência de imprensa agendada para as 15h.

O golo de Tecatito Corona que selou a vitória por 4-2 em Moreira de Cónegos, na 16ª jornada, foi considerado o melhor de Janeiro no campeonato. Esta é a terceira vez consecutiva que um jogador portista é distinguido com o prémio de Melhor Golo do mês, depois de Alex Telles em Outubro/Novembro e Zé Luís em Dezembro.

A equipa de basquetebol foi a ílhavo bater o Illiabum por 66-61, nos oitavos de final da Taça de Portugal, garantindo assim o acesso à próxima fase da competição em que terá pela frente o vencedor do jogo entre Galitos Barreiro e Lusitânia. Brad Tinsley foi o portista em maior evidência, com 16 pontos marcados.

10/02/20

Aconteceu a 10 Fevereiro 2002

Neste dia, José Mourinho disputava o primeiro clássico como treinador do FC Porto poucas semanas depois de ter chegado ao clube. Terminou com a vitória portista por 3-2, assinada por Deco, Alenitchev e Capucho.

Dragões Diário 10-02-2020

Com a vitória no clássico ainda bem fresca na memória, o FC Porto regressou ao Olival para iniciar a preparação para a recepção ao Académico de Viseu, agendada para quarta-feira (20h45, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Daqui a pouco há novo treino no sítio do costume (11h).

Um golo de Fábio Vieira, de penálti, permitiu ao FC Porto B somar um ponto na receção ao Farense (1-1), no Estádio de Pedroso, referente à 20ª jornada da LigaPro. A abrir o dia de ontem, a equipa de Sub-15 do FC Porto segurou a liderança da série Norte da 2ª fase do Nacional de Juniores C ao golear o Rio Ave, por 6-0, no Olival.

O FC Porto Fidelidade esteve intratável em Valongo e goleou a equipa da casa, por claros 11-1, na 16ª jornada do Nacional de hóquei em patins. Gonçalo Alves, autor de cinco golos, voltou a destacar-se no coletivo portista, que continua a quatro pontos da liderança. Segue-se o Monza, em Itália, em mais uma ronda da Liga Europeia.

A AJM/FC Porto somou mais um triunfo na deslocação ao Pavilhão do Castêlo da Maia (3-1), a contar para a 19ª jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª divisão feminina de voleibol. No próximo domingo (16h), a equipa portista defronta o GC Vilacondense, na 20ª ronda, naquela que será a estreia absoluta no Dragão Arena.

Esta noite, a partir das 20h30 (Porto Canal e FC Porto TV), volta a entrar em campo a equipa de basquetebol, que joga em casa do Illiabum nos oitavos de final da Taça de Portugal. Na projecção de mais uma viagem a Aveiro, o base/extremo Vlad Voytso manifestou confiança num bom resultado: temos todas as possibilidades de ganhar.

09/02/20

Aconteceu a 09 Fevereiro 1907

Neste dia, o FC Porto tinha ganho uma nova vida meses antes e realizava a primeira assembleia-geral de que há memória. Os sócios reuniram-se nas instalações da Rua da Rainha para aprovar contas e estatutos e para eleger os corpos sociais para 1907-1908.

Dragões Diário 09-02-2020

Num jogo em que superou todas as dificuldades – e não foram poucas –, o FC Porto venceu o Benfica por 3-2 e deu-se ao luxo de desperdiçar várias oportunidades para construir um resultado mais dilatado. Os golos azuis e brancos foram marcados por Sérgio Oliveira, Alex Telles e Rúben Dias, na própria baliza.

Com este triunfo, os Dragões encurtaram para quatro pontos a diferença para o primeiro classificado. A vantagem do Benfica, convém não esquecer, é injusta e foi artificialmente construída, à custa de erros arbitragem óbvios e graves, como os que valeram vitórias encarnadas em Guimarães e frente ao Desportivo das Aves, na Luz.

Sérgio Conceição apreciou um belíssimo jogo de futebol, em que o FC Porto teve uma prestação excelente. O treinador destacou as inúmeras oportunidades de golo da equipa que dirige e deixou uma mensagem de confiança em relação à luta pelo título: acreditamos muito no que trabalhamos diariamente.

A ideia do técnico foi reforçada por outro Sérgio, o Oliveira: uma equipa como o FC Porto nunca desiste, está-nos no ADN. Uribe confirmou que todos ficaram contentes por conseguir um bom resultado num jogo que era muito importante, ao ponto de Corona nem valorizar por aí além o prémio Mérito e Valores Porto: fico mais feliz por ganhar os três pontos ao Benfica.

A equipa vira-se agora para a Taça de Portugal e para o objectivo de derrotar o Académico de Viseu e alcançar a final de Oeiras. O jogo da segunda mão das meias-finais está marcado para quarta-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão, e começou a ser preparado esta manhã no Olival.

Na Liga dos Campeões de andebol, o FC Porto perdeu com o Veszprém, finalista vencido da época passada, por 24-31. Diogo Branquinho assinou seis golos e foi o melhor marcador dos azuis e brancos, que mantêm intacta a ambição de se qualificarem para os oitavos de final da prova.

No Nacional de basquetebol, os Dragões fizeram uma curta viagem até Esgueira, onde venceram por 76-73 em jogo da 19ª jornada. As figuras em maior destaque foram Noah Starkey (14 pontos e 11 ressaltos), Sasa Borovnjak (13 pontos) e Francisco Amarante (12 pontos).