14/06/19

Aconteceu a 14 Junho 1957

Neste dia, Paulo Pombo de Carvalho tomou posse para um mandato de dois anos como presidente do FC Porto, durante o qual ajudou a conquistar uma Taça de Portugal e o célebre 'campeonato Calabote'. Também conhecido pelo papel que desempenhou como orfeonista da Universidade do Porto, Paulo Pombo regressaria ao clube na década de 1970 para exercer a função de director do jornal O Porto.

Dragões Diário 14-06-2019

A pele de um dragão é a inspiração do terceiro equipamento do FC Porto para 2019/20, ontem revelado e hoje colocado à venda. O diretor da New Balance Football explica que o objectivo era gerar uma ligação instantânea entre adeptos e equipa, e o resultado é esta camisola que tem como base o estate blue.
 
Diogo Leite é fã deste equipamento e até revela que está ansioso por ver o entusiasmo dos adeptos sempre que a equipa entrar em campo com ele vestido. Na verdade, essa reacção só poderá ser positiva. Sabia que, de acordo com todos os estudos desenvolvidos no último século, o azul é a cor favorita da maior parte da população ocidental? 
 
Se ainda não visitou o Museu FC Porto, ou se já o conhece e por isso sabe bem que se justifica um regresso, esta campanha pode interessar-lhe: entre sábado e o final do mês, há um desconto especial para as famílias.

13/06/19

Aconteceu a 13 Junho 1956

Neste dia, o FC Porto, recém-consagrado como campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, partiu rumo a Caracas para participar na quinta edição da ‘Pequeña Copa del Mundo de Clubes’, um prestigiado torneio organizado pela Federação Venezuelana de Futebol. Numa liga com quatro equipas disputada a duas voltas, os azuis e brancos venceram dois jogos (frente à Roma e ao Vasco da Gama), empataram outro (com os italianos) e arrecadaram a medalha de bronze do torneio.

Dragões Diário 13-06-2019

O que é que foi estreado no jogo de homenagem a Deco e pisado pela última vez na final da Liga das Nações conquistada por Portugal? Se a sua resposta foi o último relvado do Dragão, acertou. 137 jogos depois, o tapete do estádio mais titulado do futebol português está a ser mudado.

O sucesso da secção de bilhar parece inesgotável e as boas notícias não param de chegar. Rui Manuel Costa, atleta do FC Porto, sagrou-se campeão nacional individual de bilhar às três tabelas, numa final disputada no Estádio do Mar.

12/06/19

Aconteceu a 12 Junho 1969

Neste dia, tomou posse a primeira direcção do FC Porto de que Jorge Nuno Pinto da Costa fez parte, na qualidade de director das modalidades amadoras. Após um percurso considerável como seccionista, o actual presidente portista foi escolhido por Afonso Pinto de Magalhães para integrar os órgãos sociais do clube. Meio século depois, é o dirigente mais titulado da história do futebol mundial.

Dragões Diário 12-06-2019

Ainda temos de esperar um pouco mais de um mês e meio, até Agosto, pelos primeiros jogos oficiais da temporada 2019/20, mas já podemos ir anotando algumas datas na agenda. A 5 de Julho, realiza-se no Palácio da Bolsa, no Porto, o sorteio do calendário da próxima edição da Liga. A 22 de Julho, é a vez de o FC Porto conhecer o adversário na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões.
 
O fim de semana foi rico em vitórias para a secção de boxe do FC Porto. No Braga Open Boxing, que se realizou no Complexo Desportivo da Universidade do Minho, os Dragões somaram oito medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze.
 
A atleta do FC Porto Carla Oliveira continua a participar, ao serviço da selecção nacional, no BISFed 2019 Olbia Boccia Regional Open, que se disputa na Sardenha. Após a conquista da medalha de prata na prova individual da classe BC4, Carla Oliveira arrecadou também a medalha de bronze na categoria de pares.

11/06/19

Aconteceu a 11 Junho 1978

Na tarde deste dia, realizava-se a última jornada do campeonato. O FC Porto é líder, com os mesmos 49 pontos que o segundo, o Benfica, mas com uma confortável vantagem na diferença de golos. Recebe o Sporting de Braga, tem o título na mão e não o deixa escapar. Oliveira marca o primeiro, Octávio aumenta a contagem e, na segunda parte, apareceu o inevitável Gomes que, com um bis, selou a goleada por 4-0. Festa imensa no Estádio das Antas: o FC Porto é campeão nacional 19 anos depois. José Maria Pedroto é o treinador, Jorge Nuno Pinto da Costa o chefe do departamento de futebol - são os obreiros daquela que é a mãe de todas as conquistas nacionais.

Dragões Diário 11-06-2019

O portista Ricardo Mestre foi o grande vencedor da 29ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias, terminando a prova com 36 segundos de vantagem sobre Joni Brandão (Efapel), que até foi o mais rápido na 6ª e última etapa, entre Porto e Gondomar (187,2 quilómetros). Além da vitória individual, a W52-FC Porto também triunfou em termos colectivos, deixando a Efapel a 3m27s de distância.

Com golos de Rúben Cardoso (2) e Diogo Abreu, este de grande penalidade, a equipa de Sub-17 do FC Porto venceu ontem em casa do Sporting de Braga, por 3-1, na 7ª jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores B. Os Dragões, que seguem na segunda posição, a sete pontos do Benfica, jogam em casa do Belenenses na 8ª e antepenúltima jornada (16 de junho, 11h).

Ao derrotar a Académica na final do campeonato, pela marca máxima de 2-0, a equipa de pool feminino do FC Porto sagrou-se pentacampeã e juntou a conquista do título nacional à conquista da Taça de Portugal. Depois de vencer o Sporting (2-0) nas meias-finais, a equipa portista bateu a formação de Coimbra e segurou a invencibilidade, celebrando a dobradinha numa época em cheio.

10/06/19

Aconteceu a 10 Junho 1925

Neste dia, FC Porto e Boavista uniram-se num jogo beneficente a favor da família de Velez Carneiro, um dos vencedores do primeiro Campeonato de Portugal, assassinado no mês anterior. Os adeptos encheram o Campo da Constituição e o encontro terminou com seis golos, três para cada equipa.

Dragões Diário 10-06-2019

Danilo Pereira contribuiu para a vitória da selecção nacional de Portugal na final da primeira edição da Liga das Nações, frente à Holanda (1-0). O médio do FC Porto foi titular e jogou a tempo inteiro, enquanto Pepe saiu lesionado do duelo com a Suíça e não defrontou os holandeses. O Estádio do Dragão recebeu a final da Liga dos Nações em 2019 e será o palco da Supertaça Europeia em 2020.

No futebol de formação, a equipa de Sub-15 do FC Porto venceu a Académica (4-0), em Coimbra, na última jornada do Campeonato Nacional de Juniores C, com golos de Joel Carvalho (2), Jorge Meireles e Gonçalo Esteves. A formação orientada por Sérgio Ferreira termina a prova na segunda posição. Os Sub-17 defrontam esta manhã (11h) o Sporting de Braga, no Minho, para a 7ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores B.

Ricardo Mestre parte para a última etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, que se realiza hoje, com a camisola amarela e um minuto de vantagem sobre os mais directos perseguidores. O ciclista da W52-FC Porto fez o quarto melhor tempo na 5ª etapa, uma crono-escalada entre Santo Tirso e o alto da Senhora da Assunção, acompanhada pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Na Volta ao Luxemburgo, que terminou ontem, Joaquim Silva foi o melhor da equipa portista, conseguindo o 10º lugar na classificação geral individual.

O FC Porto venceu a Taça de Portugal de pool feminino, na sequência de triunfos de Vânia Franco e Kamila Khodjaeva frente a Hot Shot Pool Club, Sporting e Soccer Planet, o adversário no jogo decisivo da competição. Marta Tavares e Ágata Castro também fazem parte da equipa portista.