15/08/15

Aconteceu a 15 Agosto 1999

Agosto é mês de Supertaça e nós temos muitas para contar. Neste dia, conquistávamos mais uma, no Estádio das Antas, ao vencermos o Beira-Mar por 3-1, na segunda mão, que se somou a um triunfo por 2-1, em Aveiro. Fernando Santos era o treinador e fez alinhar: Vítor Baía, Secretário, Jorge Costa, Aloísio, Esquerdinha, Peixe,
Chainho, Capucho, Alessandro, Domingos e Jardel. Os golos portistas foram de Jardel e Lobão, na própria baliza.

FC Porto - Vitoria esta noite às 20h45

A lista de 20 convocados elaborada por Julen Lopetegui para a estreia na Liga NOS 2015/16, frente ao Vitória de Guimarães (sábado, 20h45), no Estádio do Dragão, contempla oito jogadores que chegaram ao plantel durante este defeso: Iker Casillas, Maxi, Varela, Dani Osvaldo, André André, Danilo, Bueno e Imbula.
Entre os eleitos destacam-se ainda as presenças de Alex Sandro e de Brahimi, que na sessão desta sexta-feira trabalhou sem limitações no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. O guarda-redes João Costa, do FC Porto B, voltou a treinar às ordens de Julen Lopetegui.

Lista de 20 convocados: Helton e Iker Casillas (guarda-redes); Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Evandro, Herrera, Hernâni, André André, Danilo, Bueno, Imbula e Alex Sandro.

11/08/15

Aconteceu a 11 Agosto 1978

Neste dia, o FC Porto preparava o arranque no campeonato e recebia o Chelsea, em jogo teste. Vitória por 2-1, com golos de Gomes e Oliveira, de uma equipa que se tinha sagrado campeã meses antes e que arrancava para o bicampeonato. No banco dos suplentes sentavam-se José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa, treinador e chefe do departamento de futebol, a dupla que mudaria o centro de gravidade do futebol português.

10/08/15

"Bês" perdem na estreia

O FC Porto B perdeu, este domingo, com o Portimonense, por 2-1, no Estádio de Pedroso, na jornada inaugural da Segunda Liga. Os algarvios foram os primeiros a marcar (golo de Fabrício, aos 57m) e, apesar de terem empatado o encontro a cinco minutos do final (golo de André Silva, de penálti), os portistas sofreram um golo aos 90+2m, por André Carvalhas, e acabaram por se estrear da pior forma possível na competição.
Com o guarda-redes Raul Gudiño e o ponta-de-lança André Silva, que têm estado ao serviço de Julen Lopetegui na equipa principal, no 11 inicial, os bês entraram melhor na partida e após algumas ameaças, o avançado teve uma oportunidade de ouro para inaugurar o marcador, mas a bola saiu ao lado da baliza (8m). A partir dos 15 minutos, o Portimonense começou a equilibrar as operações e as melhores oportunidades foram mesmo dos algarvios: Fernandinho (26m) e Pires (28m) podiam ter marcado, mas não acertaram com a baliza de Gudiño. O 0-0 ao intervalo demonstrava as dificuldades de ambas as equipas em lidar com o calor que se sentia em Pedroso, num jogo combativo e bastante disputado.
Os Dragões entraram na segunda metade com maior intensidade do que o adversário, mas foi mesmo o Portimonense a marcar, aos 57 minutos, num livre directo cobrado de forma exemplar por Fabrício. Luís Castro já tinha colocado mais um avançado em campo – Leonardo Ruiz – e mexeu novamente aos 70, lançando Pité para a partida para tentar quebrar a defesa algarvia. Já com o avançado Cláudio em campo (entrou para o lugar do central Verdasca, aos 81m), os Dragões chegaram ao empate, aos 85 minutos, com um penálti de André Silva a castigar falta cometida sobre o próprio. Mas, pouco após a expulsão de Mikel (89m) e em tempo de compensação, o Portimonense alcançou o golo do triunfo, com André Carvalhas a cabecear a bola para o fundo da baliza, dando um travo de injustiça para os bês.
No final da partida, o técnico Luís Castro manifestou-se desiludido por averbar um resultado que, confessou, já não esperava após o golo do empate de André Silva: Com a expulsão do Mikel as coisas complicaram-se muito, pois tínhamos seis jogadores com propensão ofensiva em campo. Durante a primeira parte tivemos uns bons 20 minutos de jogo, mas não conseguimos manter esse ritmo até ao fim. Gostava de dizer que o 11 inicial passou, todo ele, pelos sub-19 do FC Porto e seria muito bom conquistar a vitória para realçar isso de forma positiva. Fica o sabor amargo de uma derrota que não belisca nada o que queremos fazer neste campeonato. Por seu lado, o médio e capitão de equipa Francisco Ramos deixou uma mensagem de esperança: A nossa equipa conta com muita gente nova e que ainda está a adaptar-se. Certamente que nos próximos jogos vamos trazer muitas alegrias aos nossos adeptos.
O FC Porto B tem agora encontro marcado com o Santa Clara, na segunda jornada da Segunda Liga, em jogo que está marcado para o próximo sábado, às 18h00 de Portugal Continental.

 
FICHA DE JOGO

FC PORTO B-PORTIMONENSE, 1-2
Segunda Liga, 1.ª jornada
9 de Agosto de 2015
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: André Moreira (Leiria)
Assistentes: Sérgio Serrão e Rui Freire
Quarto árbitro: João Bento

FC PORTO B: Raul Gudiño; Víctor García, Chidozie, Verdasca e Rafa; Mikel, Francisco Ramos (cap.) e Rui Moreira; Ruben Macedo, André SIlva e Graça
Substituições: Rui Moreira por Leonardo (55m), Ruben Macedo por Pité (70m) e Verdasca por Cláudio (81m)
Não utilizados: Caio, Rodrigo, Omar e Sérgio
Treinador: Luís Castro

PORTIMONENSE: Ricardo; Ricardo Pessoa (cap.),  Ivo, Marcel e Mamadu; André Carvalhas, Fernandinho, Dener, Ewerton e Fabrício; Pires
Substituições: Fernandinho por Ryuki (66m), Pires por André Ferreira (82m) e André Carvalhas por Ferreira (90+4m)
Não utilizados: Carlos, Chace, Alfredo e Buba
Treinador: José Augusto

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Fabrício (57m), André Silva (85m, pen.) e André Carvalhas (90+2m)
Disciplina: cartão amarelo a Mikel (75m e 89m) e Marcel (84m); cartão vermelho a Mikel (89m)