27/02/21

Aconteceu a 27 Fevereiro 1983

Neste dia, o FC Porto recebia o Boavista no Estádio das Antas e vencia por claros 6-0, com um tal de Fernando Gomes a assinar um póquer em mais um dérbi da Invicta. António Sousa e Mike Walsh também colocaram os respetivos nomes na lista de marcadores.
 

Dragões Diário 27-02-2021

Não há como dizer as coisas de outra maneira. O nosso coração chora a morte prematura e inesperada de Alfredo Quintana, que acabou por não resistir à paragem cardiorrespiratória que sofreu pouco antes do treino de segunda-feira. Depois de cinco dias a lutar pela vida, o Hospital de São João comunicou ao FC Porto que Alfredo Quintana faleceu às 12h de ontem. Perdemos alguém muito especial, que se tornou um de nós desde o primeiro dia. No desporto como na vida, um gigante. Vamos sentir muito a tua falta, Quintana!
 
O legado que deixa fica para a História. Alfredo Quintana, que não era Bravo só de nome, nasceu em Havana (Cuba) a 20 de Março de 1988 e 23 anos depois estava a cruzar o Atlântico para se juntar à família do FC Porto. De dragão ao peito, Alfredo Quintana ganhou muitos jogos e conquistou vários títulos, fez milhares defesas e afirmou-se como um dos melhores guarda-redes do andebol mundial. Em 2014, ano em que se naturalizou português e estreou por Portugal, o guardião foi distinguido com o Dragão de Ouro de Atleta de Alta Competição.   
 
Alfredo Quintana sempre foi isso mesmo, um verdadeiro Dragão de Ouro, a quem a camisola e os valores do FC Porto assentavam na perfeição. Numa declaração emocionada, Jorge Nuno Pinto da Costa reagiu ao trágico desaparecimento do guarda-redes que fez história de azul e branco: partiu um grande homem, um grande atleta, um grande portista, um cidadão exemplar, que dedicou 11 anos de alma e coração ao clube que amava. Será uma memória viva para todos nós, acrescentou o nosso presidente. Por isso, o número 1 será eternamente de Alfredo Quintana.
 
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, foi uma das muitas individualidades a reagir à morte de Alfredo Quintana, que virou ao contrário o mundo do desporto e do andebol em geral. O respeito e a admiração que o guarda-redes conquistou estão à vista de todos nas muitas mensagens destinadas à família, aos amigos e ao clube. O FC Porto, claro está, agradece todas as manifestações de apoio e palavras de conforto que chegaram dos mais variados clubes e dos quatro cantos do Mundo. Porque o legado deixado por Alfredo Quintana não conhece rivalidades ou fronteiras.
 
Com a boa notícia de que Marcano está totalmente recuperado, o FC Porto voltou a treinar ontem no Olival porque hoje é dia de clássico com o Sporting (20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à 21ª jornada do campeonato. Assumimos a responsabilidade do jogo, garantiu Sérgio Conceição na projecção de um duelo extremamente importante. Podemos ganhar três pontos e não deixar que um adversário directo os ganhe. Mas todos os jogos, à medida que vamos caminhando para o fim, ganham o seu peso, a sua importância, sublinhou o nosso treinador.
 
O FC Porto B entra em campo antes da equipa principal. A partir das 17h (Canal 11), os “bês” azuis e brancos jogam frente ao Vilafranquense no Estádio Municipal de Rio Maior, em partida a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal 2. No lançamento do encontro, Tiago Matos falou sobre o bom trabalho realizado durante a semana e manifestou total confiança no regresso aos bons resultados: vamos trazer os três pontos. O FC Porto segue na 18ª posição, com 15 pontos, enquanto o Vilafranquense ocupa actualmente o 15º lugar, com 20 pontos e um jogo a menos.  

Antes do FC Porto-Sporting em futebol de logo à noite, há um FC Porto-Sporting em hóquei em patins, curiosamente também referente à 21ª jornada do campeonato. O clássico patinado tem início marcado para as 15h, no Dragão Arena, e o capitão Reinaldo García conhece melhor do que ninguém a envolvência destes duelos: Vai ser um jogo de grande nível e de dificuldade máxima, projectou o internacional argentino. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder, com 47 pontos, enquanto o Sporting segue na quinta posição da tabela, com 36 pontos e três jogos a menos.

26/02/21

Aconteceu a 26 Fevereiro 1972

Neste dia, o FC Porto contratou o ciclista Joaquim Andrade, um dos melhores trepadores portugueses de sempre. Natural do concelho de Santa Maria da Feira, iniciou o trajecto na modalidade ao serviço da Ovarense e ainda antes de integrar os quadros portistas conquistou, em 1969, a Volta a Portugal pelo Sangalhos. Com a camisola dos Dragões, entre 1972 e 1974, arrecadou múltiplos troféus nacionais e regionais, tendo igualmente pedalado lá por fora: além de uma participação no Tour e de uma outra na Vuelta, venceu uma etapa no prestigiado Grande Prémio do Midi-Libre.

 


Dragões Diário 26-02-2021

No Olival, o plantel principal deu seguimento à preparação do embate da Liga face ao Sporting, marcado para este sábado às 20h30, no Estádio do Dragão, e que será arbitrado por João Pinheiro. Marcano voltou a integrar, com condicionalismos, o treino e Mbaye a exercitar-se à parte. Sérgio Conceição dirigiu hoje mais uma sessão de trabalho, a partir das 10h30, e duas horas projectou o clássico.  
 
Já se sabe que o FC Porto é o clube que mais prestigia o futebol português. O único representante nacional na Liga dos Campeões continua a mostrar entre a elite mundial o estofo que o caracteriza. Concluídos os jogos da primeira mão dos oitavos de final, verifica-se que só os Dragões conseguiram ganhar em casa, impondo-se com um 2-1 perante a Juventus, o que significa que, do lote de não cabeças de série, apenas os portistas foram capazes de derrotar um dos vencedores da fase de grupos.

A AJM/FC Porto terminou a fase inicial do Nacional da 1ª Divisão de Voleibol Feminino na primeira posição, graças a um triunfo caseiro em quatro sets frente ao AVC Famalicão. As jogadoras orientadas por Rui Moreira prevaleceram por 25-20, 25-21, 25-27 e 25-21, ganhando 24 dos 26 encontros disputados até agora na competição e obtendo 72 dos 78 pontos possíveis. As expectativas em relação às portistas só podem ser muito altas para o que falta da temporada.

25/02/21

Aconteceu a 25 Fevereiro 2004

Neste dia, o Estádio do Dragão recebeu oficialmente o primeiro jogo europeu, que, embora não tenha começado de maneira animadora, deu motivos de festa aos adeptos azuis e brancos. Na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto até esteve a perder com o Manchester United, mas um bis de Benni McCarthy levou a equipa lusa em vantagem para o tira-teimas de Old Trafford, 13 dias depois. Em Inglaterra, o empate a um foi suficiente para o conjunto liderado por José Mourinho avançar numa edição da Champions que iria conquistar em Maio de 2004, dando aos portistas o segundo título na maior prova europeia de clubes.


Dragões Diário 25-02-2021

O campeão Alfredo Quintana continua internado no Hospital de São João com prognóstico reservado e, como não poderia deixar de ser, tem uma multidão a apoiá-lo. Depois de já lhe ter dedicado a vitória na Madeira contra o Marítimo, a equipa principal do FC Porto voltou a enviar força ao luso-cubano e também à família, reunindo-se com a camisola do guardião para personificar o inesgotável carinho que todo o universo portista tem pelo craque.

O gesto de solidariedade do grupo de Sérgio Conceição surgiu no Olival, onde os campeões nacionais prosseguem os trabalhos de preparação com vista ao clássico de sábado frente ao Sporting, na 21ª jornada da Liga. O central Marcano e o guarda-redes Mbaye mantêm-se como os únicos nomes presentes no boletim clínico portista. De manhã, arranca mais um treino no CTFD PortoGaia.

Mais importante do que ganhar jogos é celebrar títulos. Sérgio Conceição sempre o disse e a verdade é que em três épocas e meia tem estado à altura. Nos 200 embates oficiais em que já conduziu o FC Porto, o actual treinador dos Dragões alcançou 144 triunfos, dos quais cinco foram especiais ao representarem a conquista de troféus. Saiba na FCPorto TV quais são esses encontros mais marcantes dos azuis e brancos desde a temporada 2017/18.

No fim de semana que se aproxima, a Invicta acolhe três duelos de equipas portistas com os principais rivais lisboetas. FC Porto e Sporting vão medir forças em dose dupla este sábado: às 20h30, no Estádio do Dragão, a atenção estará centrada no futebol, mas as emoções começam bem antes, a partir das 15h, com o hóquei em patins no Dragão Arena. É lá que no dia seguinte, às 16h, o basquetebol azul e branco enfrenta o Benfica. Está muito em causa nestes três clássicos imperdíveis.

Já hoje é a vez do voleibol. A AJM/FC Porto, que vai defrontar o Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal em Março, recebe mais logo o AVC Famalicão (21h, FC Porto TV/Porto Canal), na derradeira jornada da Fase Regular do Nacional da I Divisão Feminina. As portistas estão na liderança e por agora só pensam em arrecadar mais uma vitória para carimbar o primeiro lugar. Rui Moreira, treinador da formação azul e branca, alerta que do outro lado da rede estará um adversário que tem uma excelente distribuidora como ponto forte.

24/02/21

Aconteceu a 24 Fevereiro 1974

Neste dia, Teófilo Cubillas marcou pela primeira vez no campeonato e contribuiu decisivamente para a alegria dos portistas presentes no Mário Duarte. O reduto do Beira-Mar engalanava-se para a recepção ao fenómeno peruano - evento que valeu um encaixe recorde de 750 mil escudos ao emblema de Aveiro – e, logo aos 13 minutos, El Nene abriu a contagem no terceiro jogo ao serviço do FC Porto. O conjunto da casa ainda empatou a quinze minutos do final, porém Júlio Carlos respondeu da melhor forma e garantiu o triunfo para os azuis e brancos nos últimos dias do Estado Novo e da carreira de Béla Guttmann enquanto treinador.


Dragões Diário 24-02-2021

Alfredo Quintana continua internado com prognóstico reservado no Hospital de São João, para onde foi transportado depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no treino de segunda-feira. A todas as pessoas e entidades que se têm solidarizado com a situação do guarda-redes de andebol do FC Porto, o nosso sincero muito obrigado. Neste momento difícil, recordamos as palavras proferidas pelo gigante luso-cubano em 2020: Tenho lutado desde que era criança. Não sou um sobrevivente. Sou um guerreiro extraordinário. Força, Quintana!
 
Entretanto, a equipa principal de futebol do FC Porto já voltou aos treinos com a mira apontada ao leão. Ao final da tarde de ontem, no Olival, os campeões nacionais deram início à preparação para a recepção ao Sporting, da 21ª jornada (sábado, 20h30, Sport TV). No arranque dos preparativos para o clássico, Marcano e Mbaye continuam a ser os únicos nomes presentes no boletim clínico portista. Dentro de momentos, quando forem 10h30, os Dragões tornam a pisar os relvados do CTFD PortoGaia.
 
Na Madeira, Sérgio Conceição completou o ducentésimo encontro como treinador do FC Porto e continuou a fazer história ao leme da armada azul e branca. Com 144 vitórias, o Mister superou o número de triunfos de José Maria Pedroto nos 200 primeiros jogos (126) e ficou a apenas um de igualar o melhor registo, detido por Artur Jorge. Nos 200 embates inaugurais no banco portista, o técnico campeão europeu de 1987 venceu por 145 vezes. Sérgio Conceição encontra-se agora a 55 jogos de atingir a marca do Rei Artur e a 121 da do Mestre.
 
O percurso de Sérgio Conceição no FC Porto não tem sido feito apenas de conquistas e recordes. A influência do actual timoneiro nos destinos dos Dragões está bem patente e é acompanhada por mensagens fortes desde o primeiro dia. A 8 de Junho de 2017, o antigo atleta formado na Invicta apresentou-se como treinador com um aviso: Eu não venho para aqui aprender, venho para aqui ensinar. Quase quatro anos e muitas outras frases icónicas depois, a profecia concretizou-se.

A AJM/FC Porto não se cansa de ganhar e somou a 12ª vitória consecutiva. Ontem à noite, em Matosinhos, as nossas voleibolistas bateram as do Leixões por 3-1 e distanciaram-se ainda mais das matosinhenses, actuais terceiras classificadas do campeonato. Segue-se uma recepção ao AVC Famalicão, agendada para amanhã às 21h (FC Porto TV/Porto Canal).

23/02/21

Aconteceu a 23 Fevereiro 2011

Neste dia, o FC Porto massacrou o Sevilha no Dragão, mas foram os espanhóis que ganharam. Falcao cabeceou à trave, Hulk e Guarín também falharam oportunidades, e só mesmo Luís Fabiano marcou. Valeu a vitória na Andaluzia, uma semana antes, por 2-1, com golos de Varela e do médio colombiano. A equipa seguiu para os oitavos de final da Liga Europa, prova que viria a vencer três meses depois frente ao Sporting de Braga, na final de Dublin.


Dragões Diário 23-02-2021

O pensamento de todos no FC Porto está com Alfredo Quintana, que ontem sofreu uma paragem cardiorrespiratória quando se preparava para começar mais um treino no Dragão Arena. O guarda-redes da equipa de andebol foi reanimado e estabilizado no local e transportado para o Hospital de São João, onde se encontra internado na Unidade de Cuidados Intensivos.

Perante acontecimentos como este, tudo o resto perde importância, mas cumpre assinalar que os campeões nacionais de futebol venceram ontem na Madeira, por 2-1, com o golo decisivo a ser marcado por Otávio já depois do minuto 90, na conversão de um penálti. Foi a 144ª vitória de Sérgio Conceição como treinador do FC Porto, ao 200º jogo.

Um abraço à família do Alfredo Quintana foi a primeira mensagem do técnico, que acrescentou que nesta altura todos são poucos para rezar por ele e pedir a Deus para que tudo corra pelo melhor. O antigo extremo também felicitou a equipa por ter feito por merecer, no final, uma pontinha de sorte que às vezes tem faltado, reafirmando a confiança enorme que tem nos jogadores e projectando um jogo especial na próxima jornada, frente ao Sporting: se queremos reabrir o campeonato, é uma jornada importante para nós.

Em nome de todo o grupo, Matheus Uribe, que marcou o primeiro golo da noite, também dedicou a vitória a Quintana e desejou-lhe muita força, assegurando que todo o clube está com ele. Francisco Conceição, que sofreu a falta que originou o golo decisivo e foi considerado o MVP da partida, revelou estar contente pela prestação individual, mas ainda mais feliz pela vitória da equipa. A luta continua no sábado, frente ao Sporting, no Estádio do Dragão.

22/02/21

Aconteceu a 22 Fevereiro 1987

Neste dia (três meses e cinco dias antes daquele calcanhar de Viena), foram Sousa, André e Gomes a resolver depois de uma viagem com menos de dois quilómetros. Na 20ª jornada do campeonato, o FC Porto foi a Vidal Pinheiro vencer o Salgueiros por 3-0 e levou os dois pontos da vitória para as Antas.


Dragões Diário 22-02-2021

A 20ª jornada da Liga encerra hoje, a partir das 19h (Sport TV), com o FC Porto a jogar em casa do Marítimo: Estamos alertados para as dificuldades, sublinhou Sérgio Conceição na antevisão, durante a qual também reconheceu ser essencial vencer um jogo extremamente importante nesta fase do campeonato. O nosso treinador garante que a desvantagem para o primeiro lugar se gere de uma forma muito realista, pois o grupo está consciente do que tem de fazer para que o trajecto no campeonato seja diferente.

Antes de projectar o jogo de mais logo diante do Marítimo, Sérgio Conceição orientou a derradeira sessão de trabalho do plantel azul e branco no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Mbaye e Marcano continuam a ser os nomes que figuram no boletim clínico portista, enquanto Francisco Conceição, do FC Porto B, continua a integrar os trabalhos da equipa principal. O jovem extremo está, de resto, entre os 23 jogadores convocados pelo treinador que ontem seguiram viagem para o Funchal, na Madeira.

Os deuses do futebol continuam a ignorar o FC Porto B, que ontem saiu de Penafiel com um ponto mesmo jogando os últimos dez minutos em inferioridade numérica, um cenário que, de resto, tem sido lamentavelmente comum. Ainda assim, a expulsão exagerada de Gonçalo Brandão não impediu os Dragões de pontuarem no Estádio Municipal 25 de Abril, em jogo da 21ª jornada da Liga Portugal 2. Na próxima ronda, a equipa comandada por António Folha joga em casa do Vilafranquense (sábado, 17h).

Perfeito continua a ser o registo do FC Porto no Andebol 1. Na curta viagem até à Maia, os Dragões bateram o Águas Santas (34-26) em jogo em atraso da 13ª jornada e têm 19 vitórias em outros tantos jogos no campeonato. Diogo Branquinho (7 golos) foi o melhor marcador do coletivo comandado por Magnus Andersson, que passa a somar 57 pontos, mais oito do que o Sporting, que tem dois encontros a menos. Segue-se o Meshkov Brest (quarta-feira, 17h45), na Bielorrússia, em partida a contar para a Liga dos Campeões.

21/02/21

Aconteceu a 21 Fevereiro 1977

Neste dia, o FC Porto recebeu e goleou o Montijo por 7-1, nos 16 avos de final da Taça de Portugal. A expressiva vitória dos Dragões começou a ser construída logo aos três minutos pelo brasileiro Duda, que acabaria por fazer um hat trick. Para o resultado final contribuíram igualmente António Oliveira (2), Octávio Machado e Fernando Gomes. A equipa dirigida por José Maria Pedroto ultrapassou depois o Aliados Lordelo, o Sporting e o Fafe até fazer a festa, em Maio de 1977: em pleno Estádio das Antas, à custa do SC Braga, conquistou o quarto troféu na prova rainha do futebol português. 


Dragões Diário 21-02-2021

Depois de a meio da semana ter suplantado um dos gigantes do futebol mundial, o FC Porto regressa ao campeonato já amanhã, no Funchal. A 20ª jornada põe os azuis e brancos frente a frente com o Marítimo, a partir das 19h, um duelo para o qual os campeões nacionais continuam a preparar-se com Francisco Conceição, dos “bês”, e dois jogadores no boletim clínico – Mbaye voltou a trabalhar no ginásio e Marcano a efetuar treino integrado condicionado. Esta manhã há novo treino, antes da projeção do jogo por parte de Sérgio Conceição numa conferência de imprensa que a FC Porto TV e o Porto Canal transmitem em direto.
 
O domingo azul e branco conta a seguir com o compromisso do FC Porto B. A equipa portista visita o Penafiel na 21ª ronda da Liga Portugal 2 (14h, Sport TV+) e está à espera de um jogo complicado contra um adversário sempre difícil. Os jovens Dragões encontram-se no último lugar da classificação, mas Rodrigo Valente garante que estão confiantes, até porque têm conseguido dominar grande parte dos jogos.     
 
Para o topo saltou o hóquei em patins, graças à goleada por 6-0 imposta no Alto Minho à Juventude de Viana. Rafa (2), Reinaldo García, Poka, Carlo Di Benedetto e Gonçalo Alves foram os portistas em maior evidência na conquista dos três pontos que colocaram o conjunto de Guillem Cabestany no primeiro lugar isolado do campeonato. O próximo desafio é a recepção ao Sporting (sábado, 15h, FC Porto TV/Porto Canal).
 
Mais uma vitória conseguiu também a AJM/FC Porto, desta vez na Taça de Portugal. As voleibolistas orientadas por Rui Moreira ultrapassaram em Guimarães o Vitória por 3-0, com os parciais de 25-18, 25-20 e 25-15, carimbando a qualificação para as meias-finais da prova. As líderes do Nacional da I Divisão estão de volta à principal competição interna esta terça-feira, às 21h, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, para o encontro com o Leixões.   
 
Hoje entra ainda em campo o andebol, na 13ª jornada do campeonato. O coletivo treinado por Magnus Andersson joga em casa do Águas Santas (17h30, FC Porto TV/Porto Canal), num embate bastante importante e que Miguel Alves antevê como complicado. De qualquer forma, o ponta de 24 anos, que se sente melhor de jogo para jogo, deixa claro que os Dragões estão preparados e confiantes para mais uma batalha na defesa do título.