28/06/25

Aconteceu a 28 Junho 1986

Neste dia, a equipa de hóquei em patins do FC Porto, que já tinha aberto o palmarés internacional do clube com a conquista da Taça das Taças em 1982, dispunha de nova hipótese para se sagrar Campeã Europeia. As duas primeiras finais foram perdidas para o Barcelona, mas à terceira (consecutiva) foi de vez e o FC Porto de Cristiano Pereira não deixou fugir o tão almejado título europeu, levando a melhor sobre o Novara nas duas mãos da eliminatória decisiva: triunfo por 5-3 nas Antas e reviravolta épica de 5-1 para 7-5 no Norte de Itália. O troféu teve de ser entregue no balneário devido à hostilidade local, mas o mais importante é que o FC Porto era Campeão Europeu de hóquei em patins.

Dragões Diário 28-06-2025

Depois de Cláudia Lima, Verónica Khudyakova, Inês Oliveira, Ema Gonçalves, Adriana Semedo, Matilde Vaz, Joana Ferreira, Bárbara Marques, Karoline Lima e Tatiana Beleza, agora foi a vez de Catarina Pereira renovar contrato com o FC Porto. A média de 22 anos vai assim manter-se no plantel comandado por Daniel Chaves em 2025/26, época em que vai disputar a Segunda Divisão. Na temporada que terminou recentemente com a conquista do título nacional, Catarina Pereira foi uma das mais utilizadas: participou em 33 dos 36 jogos da equipa portista.

Depois de uma época fantástica em que a equipa feminina juntou o título de campeã nacional à subida de divisão, a camisola oito não escondeu estar muito feliz com a renovação, pois o FC Porto é o clube do coração e este é um projecto muito bonito desde o inícioFico muito feliz com a confiança que depositam em mim e por acreditarem no meu trabalho. Vou fazer tudo para corresponder e estar à altura dos desafios, acrescentou a centrocampista que só pensa em dar alegrias aos adeptos e em levar o FC Porto à Primeira.

Aí está o primeiro reforço para a equipa de voleibol para a época que se avizinha: Saška Đurović trocou o Sporting pelo FC Porto e vai integrar o grupo às ordens de Miguel Coelho. Natural da capital Podgorica, a central montenegrina de 23 anos jogou no país natal, na Sérvia e em França antes de viajar para Portugal, onde vestiu a camisola dos lisboetas na temporada finda. No campeonato, a voleibolista de 1,90m assumiu-se como a melhor servidora (40 ases), a quarta melhor blocadora (86) e a sexta jogadora mais eficaz (48% de êxito).

Trazendo para a Invicta uma grande ambição na bagagem, Saška Đurović explicou a decisão que tomou de deixar o Sporting para jogar de Dragão ao peito: Senti que vir para o FC Porto era o passo perfeito para mim. Afinal de contas, a internacional pelo Montenegro chega a um clube com uma grande história e com adeptos muito apaixonados, pelo que este é como o lugar perfeito para crescer como jogadora e como pessoa. A central prometeu dar sempre o melhor de azul e branco e pediu a ajuda dos adeptos para que 2025/26 seja inesquecível.

O pendão relativo ao Bicampeonato de hóquei em patins foi descerrado no Dragão Arena numa cerimónia presenciada pelos 163 detentores de Lugar Anual com maior assiduidade nos jogos da modalidade disputados no pavilhão. Os adeptos conviveram com os craques responsáveis pelo feito, entre os quais Ezequiel Mena, que acredita que os portistas podem ser Tricampeões. Ora, para os adeptos, esta proximidade engradece o clube, até porque esta paixão já não é de agora e há quem tenha estado em todos os jogos em território nacional.

Começam a faltar adjectivos para a caminhada da seleção portuguesa no Mundial de sub-21 de andebol que está a decorrer na Polónia. Ontem, perante as Ilhas Faroé, o nosso bem conhecido Diogo Rêma defendeu um livre de sete metros já sem tempo para jogar, ajudou Portugal a vencer por 38-37 após dois prolongamentos e festejou com uma corrida a fazer lembrar aquela de José Mourinho em Old Trafford após o golo de Costinha. Neste caso, o guarda-redes do FC Porto carimbou o apuramento de Portugal para a grande final da competição, na qual vai discutir o título com a Dinamarca (amanhã, 18h30).

27/06/25

Aconteceu a 27 Junho 1933

Neste dia, terminava uma era na baliza do FC Porto: quase uma década após a estreia de azul e branco, Mihály Siska pendurou as luvas num clássico frente ao Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal. Nascido em Budapeste, o guarda-redes húngaro chegou à Invicta em 1924 e naturalizou-se português dois anos mais tarde. Enquanto atleta conquistou dois títulos nacionais e dois regionais, antes de vencer mais dois Campeonatos na qualidade de treinador. Siska deu início a uma linhagem que inclui nomes como Barrigana, Acúrsio, Américo, Młynarczyk, Vítor Baía, Helton, Iker Casillas ou Diogo Costa.

Dragões Diário 27-06-2025

O troféu do Bicampeonato de hóquei em patins já está no lugar a que pertence. Sara Ferreira, sócia com Lugar Anual no Dragão Arena e 100% de assiduidade nos jogos da modalidade, entregou a taça ao Museu FC Porto juntamente com o capitão Gonçalo Alves, numa cerimónia que contou com a presença de todo o plantel, equipa técnica e diretiva.

No epílogo de uma época dura, mas que terminou de forma espectacular e extraordinária, Ricardo Ares agradeceu a todo o staff e em especial aos atletas, que nestas quatro épocas conseguiram nove títulos, ganharam três campeonatos, duas Dobradinhas, uma Liga dos Campeões e uma Taça IntercontinentalÉ um panorama quase irrepetível e foi tudo graças a eles. Ficarão no meu coração para o resto da vida, garantiu o treinador.

André Villas-Boas felicitou uma equipa maravilhosa por uma conquista que tão bem dignifica o FC Portoorgulha as suas gentes. O presidente aproveitou a ocasião para agradecer ao técnico basco por fazer desta equipa a melhor equipa do mundo e dedicou a vitória aos cinco adeptos que foram alvo de uma tentativa de homicídio por terem ido ver um jogo de hóquei a Alvalade: Este título é para vocês, obrigado pela coragem.

A seleção sub-21 está nas meias-finais do Mundial de andebol e o FC Porto tem seis representantes na Polónia. Com a ajuda de Diogo Rêma, Ricardo Brandão, José Luís Ferreira, João Magalhães e Eduardo Costa, a equipa comandada por Carlos Martingo - adjunto de Magnus Andersson - bateu o Egito nos quartos de final (30-26) e vai defrontar as Ilhas Faroé a partir das 20h.