27/01/20

Aconteceu a 27 Janeiro 1985

Neste dia, uma verdadeira representação do Mar Azul deslocou-se a Lisboa. Entre 20 a 30 mil adeptos fizeram o caminho para sul para apoiar o FC Porto em mais um jogo no Estádio da Luz. Jogava-se a 18ª jornada do campeonato, que os Dragões viriam a conquistar, e Fernando Gomes resolveu de cabeça, apontando um dos 46 golos que lhe valeriam a segunda Bota de Ouro.

Dragões Diário 27-01-2020

Com o foco bem presente no Gil Vicente, adversário dos Dragões na 18ª jornada do campeonato (amanhã, 20h15), a equipa principal tem treino agendado para esta manhã (11h), no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Em campo esteve ontem o FC Porto B, que conquistou a segunda vitória consecutiva no campeonato frente ao Sporting de Covilhã (4-2), na 18ª jornada da LigaPro. O triunfo dos portistas foi construído na segunda parte e ficou selado já para lá dos 90 minutos, mesmo depois de terem ficado reduzidos a dez elementos.
 
O final da manhã de ontem também teve dois jogos, mas com desfechos distintos. Os Sub-15 bateram o Paços de Ferreira no Olival, por 4-0, enquanto os Sub-17 empataram a uma bola em Guimarães, frente ao Vitória. Ainda assim, ambas as equipas mantêm o primeiro lugar nas respectivas classificações.
 
Em Viana do Castelo, o hóquei em patins azul e branco teve um contratempo. Quem o disse foi Guillem Cabestany, insatisfeito com a exibição dos Dragões depois do empate frente à Juventude de Viana (2-2), a contar para a 14ª jornada do campeonato. Carlo Di Benedetto e Gonçalo Alves marcaram pelos campeões nacionais.
 
Melhor resultado teve a AJM/FC Porto, que conquistou a 17ª vitória no campeonato na receção ao Clube K (3-1). As portistas reforçaram a liderança na tabela, aumentando para 11 pontos a diferença para o segundo classificado.

26/01/20

Aconteceu a 26 Janeiro 1994

Neste dia, começou a trabalhar nas Antas um cavalheiro inglês que mais tarde seria mesmo um Sir reconhecido por Isabel II: Bobby Robson. Antigo seleccionador de Inglaterra, com passagens no estrangeiro pelo PSV Eindhoven e pelo Sporting, Robson passou duas épocas e meia nas Antas, até aceitar substituir Johan Cruyff no Barcelona.

Dragões Diário 26-01-2020

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, esteve ontem reunido com a equipa, no balneário, e deixou uma mensagem clara: tem total confiança nos jogadores e no treinador e acredita que terça-feira será dada uma demonstração de força no jogo frente ao Gil Vicente. O FC Porto está envolvido em três competições e todos no grupo seguirão juntos até ao fim.

Tudo aconteceu após a final da Taça da Liga, na qual à quarta não foi de vez. O FC Porto perdeu  com o Braga, por 1-0, e voltou a ser infeliz na única competição nacional que ainda não venceu. O golo dos minhotos foi marcado ao minuto 95.

O jogo teve grande intensidade, de acordo com Sérgio Conceição, que considerou que a vitória podia pender para qualquer um dos lados. O treinador deu os parabéns ao Braga, afirmou que a responsabilidade pela derrota é colectiva e colocou o lugar à disposição do presidente.

O porta-voz da desilusão do plantel foi Iván Marcano. O central avalia o jogo como equilibrado e lamenta que ontem tenha acabado por ser um dia triste para o grupo, o clube e os adeptos. Resta olhar para o que falta da época e trabalhar para vencer.

O próximo desafio, frente ao Gil Vicente, está agendado para terça-feira, às 20h15, no Estádio do Dragão. É lá, na nossa casa, que todos teremos a oportunidade de voltar a dar força ao clube que é a causa que nos une.

Também frente ao Braga, mas no Olival e em circunstâncias bem diferentes, a equipa de sub-19 empatou a uma bola, com um golo de Duarte Moreira. Com este resultado, os Dragões asseguraram a qualificação para a fase final do campeonato.

Em basquetebol, a tarde não foi feliz. O FC Porto perdeu por 80-69 frente ao Benfica, na Luz, depois de ter chegado ao intervalo a vencer. Moncho López não escondeu a irritação com o desempenho da equipa: cometemos erros inadmissíveis.

No voleibol feminino, após o primeiro percalço da temporada na semana passada, foi retomada a normalidade e a AJM/FC Porto venceu o Belenenses por 3-0.