14/08/21

Aconteceu a 14 Agosto 1990

Neste dia, depois de ter perdido na Amadora (2-1) na primeira mão da Supertaça, a equipa de Artur Jorge não deu hipótese ao Estrela nas Antas. Aos oito minutos, Stéphane Paille respondeu a um cruzamento perfeito de Branco, equilibrando as contas, e, depois de várias oportunidades desperdiçadas, foi já nos últimos dez minutos de jogo que Semedo e Jorge Couto desfizeram todas as dúvidas. Os Dragões venciam por 3-0 e a Supertaça não saía do Porto.


Dragões Diário 14-08-2021

O FC Porto voltou, na manhã de ontem, a treinar tendo em vista a deslocação a Famalicão (domingo, 18h, Sport TV). No boletim clínico, Marko Grujic prosseguiu em treino condicionado. Daqui a pouco os Dragões voltam a pisar o relvado do Olival e, às 12h, Sérgio Conceição fala aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão da partida de domingo.
 
Amaro Antunes vai partir hoje de amarelo rumo à mítica subida à Senhora da Graça. O ciclista da W52-FC Porto ganhou 14 segundos de vantagem sobre Alejandro Marque (Tavira), segundo classificado na oitava etapa da Volta a Portugal, que ligou Bragança à Serra do Larouco, em Montalegre (160,7 quilómetros). Joni Brandão foi o Dragão mais rápido na etapa e é, além de Amaro Antunes, o outro portista no top-10: é oitavo, a 58 segundos do companheiro de equipa. Daqui a pouco, vai para a estrada a nona e penúltima etapa da Volta, que une Boticas ao alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto (145,5 quilómetros).
 
Rashard Odomes é o mais recente reforço do basquetebol portista e assinou um contrato válido por uma época, até 2022. O extremo norte-americano, de 24 anos e 1,98m, foi formado nos Estados Unidos, onde fez dupla com Trae Young, que agora joga na NBA, e passou por Suécia e Finlândia antes de rumar à Invicta. Entusiasmado por se juntar a um grande clube e a um grupo de excelentes pessoas, o novo 1 do FC Porto afirmou ainda que os adeptos podem esperar muita competitividade e basquetebol de qualidade com jogadas excitantes: vamos jogar para sermos campeões e vencermos todos os outros troféus que disputarmos.

13/08/21

Aconteceu a 13 Agosto 2017

Neste dia, à segunda jornada da Liga - competição que acabaria por valer o primeiro de cinco troféus a Sérgio Conceição enquanto treinador do FC Porto -, Aboubakar fez toda a diferença. Marcou o único golo do jogo em Tondela pouco antes do intervalo, acertou mais tarde no poste e garantiu a soma de mais três pontos depois da goleada imposta ao Estoril quatro dias antes (4-0).


Dragões Diário 13-08-2021

Daqui a pouco, no Olival, Sérgio Conceição volta a preparar a deslocação a Famalicão, onde o FC Porto joga a segunda jornada da Liga a partir das 18h de domingo. Ontem de manhã, nos planos do treinador só não entrou o sérvio Marko Grujić, que se limitou a desenvolver treino condicionado por um edema num tendão da coxa direita.
 
Charlon Kloof, um neerlandês com a experiência das principais ligas europeias, é o tipo de jogador que trabalha muito para ganhar. O retrato foi traçado pelo próprio base que reforça a nossa equipa de basquetebol e que não esconde o entusiasmo desde que soube do interesse do FC Porto. O objectivo de Kloof, que começa a desenhar-se com uma recepção ao CAB Madeira, passa por acrescentar mais um título nacional ao currículo.
 
Com novas ideias e uma maneira diferente de ver o hóquei, o FC Porto patinou pela primeira vez na nova temporada. As palavras são do capitão Reinaldo García, mas todo o novo conceito é de Ricardo Ares, o treinador espanhol que fez questão de reforçar a pretensão de ganhar todas as provas. Hugo Santos, que reedita um sonho no regresso ao Dragão Arena, promete dar o máximo no treino e no jogo para concretizar também o projecto de conquistar tudo.
 
Amaro Antunes desceu uma posição na geral individual da Volta a Portugal, que tem novo líder depois de disputada a sétima etapa da prova, que ontem ligou Felgueiras a Bragança numa extensão de 193,2 quilómetros. O ciclista algarvio da W52-FC Porto é agora terceiro classificado, a 33 segundos de Rafael Reis (Efapel), que volta a vestir de amarelo à partida para a tirada de hoje, que termina com uma contagem de montanha de 1ª categoria instalada no alto da Serra do Larouco, em Montalegre.

Aconteceu a 12 Agosto 1972

Neste dia, arrancou a Volta a Portugal, com o Estádio das Antas a receber um contrarrelógio por equipas. A rodar em casa, o FC Porto foi o conjunto mais rápido no circuito de 4,5 quilómetros, o que permitiu a Manuel Gomes, ciclista azul e branco, vestir a camisola amarela no final do primeiro dia de prova.

Dragões Diário 12-08-2021

Tecatito Corona foi a grande novidade do regresso do FC Porto ao Olival para continuar, em dose dupla, a preparação do jogo da segunda jornada da Liga, frente ao Famalicão (domingo, 18h, Sport TV), que será arbitrado por Nuno Almeida. No boletim clínico, continua Marko Grujic, que realizou exercícios de treino condicionado. Os Dragões voltam ao trabalho daqui a pouco, novamente no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.
 
Fruto da desistência da Rádio Popular-Boavista, equipa a que pertencia o camisola amarela, Daniel Freitas, Amaro Antunes subiu ontem ao segundo lugar da geral individual, tendo mantido os cinco segundos que o separam de Alejandro Marque (Tavira), que voltou a vestir de amarelo. Na etapa que ligou Viana do Castelo a Fafe, o portista mais rápido foi Joni Brandão, que terminou em 14° lugar, imediatamente seguido de Amaro Antunes. A W52-FC Porto continua em segundo lugar na geral por equipas, a 3m44s da Efapel. Daqui a pouco, inicia-se a sétima etapa da 82ª edição da Volta a Portugal, que liga Felgueiras e Bragança (193,2 quilómetros).
 
Jonathan Arledge reforçou o basquetebol do FC Porto para 2021/22 e assinou um contrato válido por uma época. O poste norte-americano, de 29 anos e 2,07m, fez a sua formação nos Estados Unidos da América, de onde saiu para a Suíça, tendo depois jogado em Itália, na Letónia e em França antes de rumar à Invicta. O atleta, que pode fazer as posições 4 e 5, chega ao clube azul e branco para acrescentar muita experiência internacional ao plantel portista, pois já disputou várias competições da FIBA. O novo camisola 21 referiu que a ideia é “construir uma equipa forte e coesa” e afirmou: O meu grande objetivo para esta época é ser campeão pelo FC Porto.

11/08/21

Aconteceu a 11 Agosto 2012

Neste dia, Jackson Martínez dificilmente poderia ter sido mais decisivo na estreia oficial com a camisola do FC Porto. O avançado internacional colombiano, contratado ao Jaguares, do México, deu a primeira grande alegria aos adeptos portistas com um golo a 20 segundos do minuto 90 que permitiu à equipa comandada por Vítor Pereira vencer a Académica (1-0), no Estádio Municipal de Aveiro, um recinto que já viu o FC Porto conquistar sete Supertaças em sete possíveis.


Dragões Diário 11-08-2021

Depois de um dia de folga, o plantel principal do FC Porto regressa hoje ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde vai retomar a preparação para o desafio que se segue no calendário azul e branco. No próximo domingo, a partir das 18h, os Dragões defrontam o Famalicão, no Estádio Municipal de Famalicão, em jogo a contar para a segunda jornada da Liga Portugal Bwin. O objectivo, claro está, é só um: conquistar mais três pontos na principal competição nacional.
 
Três dias depois de marcar o golo que permitiu ao FC Porto B somar um ponto na recepção ao Trofense (2-2), Vasco Sousa renovou o contrato que o liga ao clube por quatro temporadas, até 2025. O jovem médio de apenas 18 anos, que chegou ao FC Porto proveniente do Vitória de Guimarães, em 2019, confessou-se muito feliz por prolongar o vínculo com o clube do coração. É um momento muito especial para mim e espero retribuir com alegrias para este grande clube, acrescentou o 67 dos bês portistas.
 
Serigne Moustapha Barro, desportivamente conhecido como Mus Barro, é um dos reforços para a equipa de basquetebol do FC Porto e assinou um contrato válido por uma época, até 2022. O poderoso poste senegalês, de 25 anos e 2,08m, competiu em Espanha nas últimas três temporadas e chega à Invicta com a motivação em alta, garantindo estar muito entusiasmado por ser Dragão. Quero tentar ser melhor todos os dias e espero que seja uma grande temporada, uma temporada vencedora, afirmou o novo número 34.

Ao terminar na segunda posição, Ricardo Mestre cotou-se como o melhor ciclista da W52-FC Porto na quinta etapa da Volta a Portugal, que ontem ligou Águeda ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso. No que diz respeito à geral individual da prova, Amaro Antunes ocupa agora o terceiro lugar, a 47 segundos do líder Daniel Freitas (Rádio Popular-Boavista), mas há mais dois Dragões no top-10. Hoje corre-se a sexta etapa da 82ª Volta a Portugal, entre Viana do Castelo e Fafe (182,4 quilómetros).

A ascensão meteórica de João Mário como lateral direito não tem passado despercebida a ninguém e a mais recente exibição frente à Belenenses SAD só pode ter enchido as medidas aos adeptos portistas. João Mário esteve em grande e coroou a performance com uma assistência primorosa para Luis Díaz, que também espalhou magia no relvado de um Dragão feliz por ter a Nação Porto de volta.

Está apresentado o elenco que irá marcar uma nova era no basquetebol do FC Porto, tendo em vista o sucesso europeu. Há novidades, a começar pela estrutura, com o ingresso de um novo diretor técnico, Afonso Barros, a mudança de funções de André Matos, que assume agora o papel de coordenador da formação, e a integração de Isabel Lemos como treinadora-adjunta de Moncho López. O plantel também foi remodelado e há uma nova composição, assente na experiência e irreverência de sete jogadores estrangeiros, misturada com a aposta na formação, auxiliada pelos jogadores já consagrados do FC Porto. Veja no site do clube a composição da equipa de basquetebol do FC Porto 2021/2022.

O Estádio do Dragão foi o único palco da Liga a estar lotado no regresso dos adeptos. No FC Porto-Belenenses SAD, estiveram 15.429 adeptos, 33 por cento da lotação total do estádio, ou seja, o máximo permitido, de acordo com as regras da DGS. Em mais nenhum palco do principal escalão do futebol português, no fim de semana que ficou marcado pelo retorno do público aos eventos desportivos, se registou a lotação máxima dentro do autorizado pelas entidades sanitárias.

09/08/21

Aconteceu a 09 Agosto 2017

Neste dia, o FC Porto recebia o Estoril, na primeira jornada do campeonato, no jogo que ficou marcado pela estreia de Sérgio Conceição como treinador do clube. Dois golos de Marega, um de Brahimi e outro de Marcano definiram o resultado e garantiram os primeiros três pontos de uma caminhada que culminaria com a conquista de um dos títulos mais desejados da história azul e branca.


Dragões Diário 09-08-2021

Fechando os olhos, parecia que o Dragão estava cheio. Não estava, mas a observação de Sérgio Conceição não podia ser mais certeira: os adeptos que ocuparam 33% das cadeiras do Estádio do Dragão agigantaram-se e ajudaram o FC Porto a vencer a Belenenses SAD por 2-0 na primeira jornada do campeonato.
 
Os golos foram marcados por Toni Martínez e Luis Díaz, um em cada parte, e foram os momentos mais altos de uma tarde que teve o conjunto dos portistas como protagonista. 519 dias depois, alguma normalidade foi reposta. Até os detractores habituais da Cofina tiveram de enfiar a viola no saco: ao contrário do que previam com notória satisfação, os bilhetes esgotaram.
                                                  
Foco total, capacidade de dar continuidade à boa pré-época e uma equipa muito intensa e muito dinâmica estiveram entre os fatores-chave enunciados por Sérgio Conceição para explicar esta vitória. Além dos adeptos, claro, a quem o treinador reconhece uma exigência incrível a que o grupo quer corresponder com um bom campeonato. Por outras palavras: lutar pelo que já nos pertenceu: o título.
 
A marcar pelo quarto jogo oficial consecutivo e a três dias de ser pai, Toni Martínez era obviamente um homem muito feliz no final na receção à Belenenses SAD, em que pela primeira desfrutou do “ambiente incrível” do Dragão com público. O outro marcador, Luis Díaz, enquadrou o golo que assinou no “bom verão” que começou com a prestação na Copa América ao serviço da Colômbia e a que quer dar continuidade no clube.
 
Os autores dos golos não foram os únicos jogadores em destaque. João Mário, que coroou uma excelente exibição com uma assistência, foi distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto e afirmou que “é muito bom começar assim”, a dar a “imagem de uma equipa muito forte que quer muito ganhar”. E o capitão Pepe, que ontem passou a ser o jogador mais velho a alguma vez ter envergado a camisola do FC Porto, deu voz a uma regra de ouro do clube: “O importante é o espírito de grupo” e dar tudo para honrar “um clube histórico mundialmente”.
 
O campeonato prossegue no próximo domingo com uma deslocação ao sempre complicado terreno do Famalicão. Será já com esse jogo no horizonte que os jogadores e a equipa técnica entrarão hoje no centro de treinos do Olival, onde às 10h30 arrancará a primeira sessão de trabalho da semana.
 
Foi com um dérbi que conta mais de um século de história que a equipa de sub-17 arrancou a campanha no nacional. Na receção ao Salgueiros, em Pedroso, os jovens Dragões venceram por 3-0, com golos de Luís Gomes, Tiago Sousa e Tiago Andrade que pode ver ou rever aqui.
 
Domingo foi dia de recuperação para a W52-FC Porto na Volta a Portugal. Na chegada à Guarda, Amaro Antunes foi segundo com o mesmo tempo do vencedor e colocou-se a cinco segundos do camisola amarela, Alejandro Marque (Tavira). Joni Brandão (quarto) e João Rodrigues (oitavo) são os outros dois ciclistas azuis e brancos que integram o top-10 da geral individual. Hoje é dia de descanso e amanhã a Volta transfere-se para o Norte, com uma ligação entre Águeda e Santo Tirso.