07/12/18

Aconteceu a 07 Dezembro 1964

Neste dia, o Pavilhão dos Desportos do Porto, agora conhecido como Pavilhão Rosa Mota, recebia a primeira edição dos Troféus Pinga, galardões precursores dos Dragões de Ouro instituídos em 1963, ano da morte do genial Artur de Sousa “Pinga”. Hernâni, que pendurava as botas, e o júnior Artur Jorge, que 23 anos mais tarde conquistaria a Taça dos Campeões Europeus para o FC Porto na qualidade de treinador, foram dois dos 26 distinguidos na noite de estreia. Anos depois, um e outro seriam Dragões de Ouro. A estatueta do Troféu Pinga, cuja concepção é atribuída por várias publicações a Henrique Moreira - autor da estátua da Menina Nua, exposta a céu aberto na Avenida dos Aliados - pode ser admirada no Museu FC Porto.

Dragões Diário 07-12-2018

Quando, nesta noite, defrontar o Portimonense, Sérgio Conceição atinge a marca dos 250 jogos como treinador, na certeza de que esse dado, a que não reconhece grande relevância, é meramente acessório. O essencial, para ele, é conseguir a vitória e ampliar um ciclo fantástico no reencontro com António Folha, o técnico adversário com quem já foi campeão nas Antas como jogador.

No lançamento do jogo de hoje, no Dragão e da 12ª jornada da Liga, Sérgio Conceição não esqueceu o do Bessa e abordou pela primeira vez, em conferência de imprensa, a expulsão, os festejos e a indignação gerada por tudo o que viu e ouviu de gente que prefere dar realce a situações menos positivas do que a mais uma vitória do FC Porto. Em resumo, Sérgio estava preparado para tudo, só não contava que o Boavista não jogasse futebol. Às 20h30 a bola volta a rolar e outra vez sem Aboubakar.

O FC Porto B regressa amanhã a Pedroso para receber a Académica disposto a dar tudo para conseguir a vitória. As palavras são de Moreto Cassamá e resumem o plano de jogo da equipa de Rui Barros, que não espera outra coisa se não um jogo difícil. Para o médio nascido em Bissau, o encontro é ainda uma boa oportunidade para dar um pontapé na crise, porque a qualidade está cá, assegura. O problema é aquela pontinha de sorte que tem faltado.

A equipa de basquetebol também joga amanhã. No caso em Esgueira, onde o FC Porto planeia dar continuidade à recuperação iniciada frente ao Illiabum e com o objectivo assumido de garantir a participação na Taça Hugo dos Santos. Para ganhar no terreno do terceiro classificado, Pedro Pinto só reconhece uma solução: A vitória vai aparecer se entrarmos concentrados.

Depois da vitória na Maia, a oitava consecutiva no Andebol 1, o FC Porto volta-se para a Taça de Portugal e prepara desde ontem o dérbi de amanhã, frente ao Boavista, dos 16 avos de final da prova. O pivô Víctor Iturriza está seguro de que o adversário vai jogar sem pressão” e sugere que, em resposta, a equipa de Magnus Andersson não facilite em nenhum momento.

Há mais um troféu para admirar no Museu, que ontem recebeu a visita da equipa de ténis de mesa da secção de desporto adaptado para entregar a quinta Supertaça consecutiva, acabadinha de conquistar. Com uma alegria redobrada, Jorge Nuno Pinto da Costa formulou o desejo de que os atletas continuem a vencer títulos e, sobretudo, a sentir-se felizes no FC Porto.

06/12/18

Aconteceu a 06 Dezembro 2010

Neste dia, disputou-se no Estádio do Dragão um dos jogos menos brilhantes da temporada em que o FC Porto foi treinado por André Villas-Boas, mas que esteve na origem de um registo notável. Os Dragões receberam o Vitória de Setúbal e venceram por apenas 1-0, com um golo de Hulk na conversão de um penálti. A vitória magra foi uma excepção numa temporada em que abundaram as goleadas (5-0 ao Benfica, 5-1 ao Spartak Moscovo, 5-1 ao Villareal, 6-2 ao Vitória de Guimarães…), mas tratou-se do primeiro de uma série de 16 triunfos consecutivos na Liga portuguesa, o correspondente a uma volta inteira mais uma jornada. 48 pontos em 48 possíveis, entre 6 de dezembro e 1 de maio. Fantástico.

Dragões Diário 06-12-2018

O plantel principal continua a contar as horas para o jogo de amanhã, com o Portimonense (20h30), que marca o regresso a casa após a partida com o Boavista, a que Sérgio Conceição chamou a batalha do Bessa. Ontem à tarde, no Olival, o treinador dirigiu mais uma sessão de trabalho em que não participaram Aboubakar e Bazoer.

Um pouco mais cedo, Diogo Leite e Vaná passaram pela Obra de Nossa Senhora das Candeias, no Porto, onde entregaram alimentos recolhidos no âmbito da campanha Fome Zero. A iniciativa a que o FC Porto se associou permitiu angariar mais de três toneladas de bens alimentares, que serão distribuídos por cinco instituições de solidariedade social.

Ainda mais cedo, à hora do almoço, o FC Porto homenageou os 17 sócios que atingiram em 2018 a marca de 75 anos de filiação. Na cerimónia, que decorreu no Estádio do Dragão e contou com a presença de Jorge Nuno Pinto da Costa, foram entregues as rosetas de diamante e partilhadas vivências de quem já ama o clube há pelo menos três quartos de século.

Quase um mês depois do último jogo no Dragão Caixa para o campeonato, a equipa de hóquei em patins recebeu e bateu o HC Braga por 8-2. Hugo Santos, autor de um hat-trick, foi uma das principais figuras da partida em que também marcaram Hélder Nunes (dois), Rafa, Gonçalo Alves e Reinaldo García.

Também a equipa de andebol deu continuidade ao bom momento exibicional e de resultados, mas no pavilhão do ADA Maia. Os Dragões venceram por 34-27 e asseguraram que continuam a partilhar a liderança do Andebol 1 com o Sporting. Miguel Martins e Ángel Hernández, com seis golos cada, foram os melhores marcadores azuis e brancos.

Morreu ontem o antigo ciclista Joaquim Leão, que representou o FC Porto na década de 60 e venceu a edição de 1964 da Volta a Portugal. A memória deste histórico atleta permanecerá preservada no Museu FC Porto, onde está exposta uma das camisolas amarelas que envergou.

05/12/18

Aconteceu a 05 Dezembro 1993

Neste dia, nas Antas, o FC Porto estreava-se em mais uma edição da Taça de Portugal. O adversário era o Académico de Viseu, da II Divisão, que se viu a perder com um golo de Timofte, mas conseguiu a reviravolta e esteve na frente do marcador até perto do último quarto de hora do tempo regulamentar, até Paulo Pereira reestabelecer o empate. Tudo se resolveu no prolongamento: em cinco minutos, Domingos, Jorge Couto e José Carlos marcaram e viraram o resultado para 5-2. Esta foi a primeira de seis vitórias que conduziram a equipa treinada por Tomislav Ivic à conquista do oitavo troféu.

Dragões Diário 05-12-2018

Se ontem foi de manhã, hoje é ao fim da tarde que o FC Porto vai dar continuidade à preparação do jogo com o Portimonense de sexta-feira à noite (20h30), no Dragão, a contar para a jornada 12 da Liga. Nos campos 1, 2 e 3 do Centro de Treinos do Olival, Sérgio Conceição continua a trabalhar com 27 dos 29 jogadores do plantel principal, que acaba de receber as caneleiras personalizadas para esta temporada.

Logo à noite, o Dragão Caixa volta a abrir as portas: a equipa de hóquei em patins recebe o Braga, determinada a regressar às vitórias no campeonato. O objectivo passa sempre por ganhar e por fazer um bom jogo, de forma a mostrarmos que estamos no rumo certo. Queremos subir na classificação para chegarmos ao final da época e sermos campeões, aponta o jovem Hugo Santos na antevisão de um jogo com início às 20h30 e transmissão no Porto Canal em simultâneo com a do FC Porto-ADA Maia em andebol, que arranca 30 minutos depois.

Foi Daymaro Salina quem projectou uma das mais curtas deslocações da temporada frente a um adversário que, por tradição, é forte a jogar em casa e que, esta época, já derrotou o Sporting, com quem os portistas partilham o primeiro lugar do Andebol 1. E por isso, alerta o pivô luso-cubano, é proibido relaxar de forma a evitar surpresas desagradáveis como sucedeu com o rival de Lisboa: Temos de ir lá com a máxima seriedade e concentração para fazer um bom trabalho, como temos feito até agora.

O FC Porto voltou a sair vencedor da final Norte do Torneio de Abertura da Federação Portuguesa de Bilhar. No Salão do Leça, bateu o Famalicense por 3-1, com uma equipa que conjugou a experiência de Rui Manuel Costa e Santos Oliveira com a juventude de Hugo Costa e Jorge Costa, dois atletas saídos da escola Dragon Force.

04/12/18

Dragões Diário 04-12-2018

Em Portugal, o Secretariado Nacional de Informação, sucessor do Secretariado Nacional de Propaganda, foi extinto no tempo de Marcello Caetano. No Benfiquistão ainda existe. Só isso explica que se possa colocar em causa uma vitória tão cristalina como a que o FC Porto obteve no domingo, no Bessa. Os números, reunidos por fcporto.pt, provam à saciedade o mérito da equipa de Sérgio Conceição.

As explicações de Danilo sobre o que se passou no terreno do Boavista também são elucidativas: Ficou demonstrado que desistir é uma palavra que não está no dicionário do FC Porto. Ganhámos o jogo no último suspiro e a forma como festejámos…poucos entendem. Se calhar foi por isso que o nosso treinador acabou por ser expulso, porque pouca gente entende o que é ganhar assim, o que é festejar assim, o que é o FC Porto, basicamente.

À margem das polémicas cozinhadas em Lisboa, o plantel azul e branco treinou ontem no Olival, já com foco máximo no jogo com o Portimonense, afirmou Danilo. O lesionado Aboubakar e Bazoer, que trabalhou com a equipa B, foram os únicos ausentes da sessão.

A ligação entre o FC Porto e Guillem Cabestany foi prolongada por mais uma temporada, até 2020. O treinador de hóquei em patins, que chegou ao Dragão em 2015 e já conquistou sete troféus, revelou-se feliz com a renovação, garante que vai continuar a lutar pelos melhores resultados possíveis e confessa que está mais maduro e mais preparado para dirigir a equipa do que quando chegou.

Em junho, quando já tiver terminado a temporada oficial para o FC Porto, o Estádio do Dragão continuará a ser palco de alguns dos jogos mais relevantes do futebol europeu. A UEFA confirmou que será no Porto que se realizarão um jogo das meias-finais (Portugal-Suíça, 5 de Junho) e a final (9 de Junho) da Liga das Nações.

03/12/18

Aconteceu a 03 Dezembro 1950

Neste dia, no Campo das Salésias, o treinador Gencsy Dezső estreava-se com um empate frente ao Belenenses (3-3) e com Vieira, Joaquim Machado e Monteiro da Costa a marcar para os azuis e brancos. Com o novo técnico húngaro seguiram-se várias goleadas e vitórias importantes sobre Benfica e Sporting, que, ainda assim, não trouxeram o título. No Campo Grande, frente aos encarnados, Monteiro da Costa resolveu com um bis; uma semana depois, na Constituição, a equipa de Barrigana, Virgílio, Sanfins e companhia vencia os leões por 3-0, com golos de Nelo (2) e José Maria. Mas 29 golos mais tarde, ao oitavo jogo, o FC Porto perdia na Tapadinha, em casa do Atlético, fechando-se a sequência.

Dragões Diário 03-12-2018

A exibição não foi fantástica, nem poderia ser, pela forma como o adversário (se) bateu e pela forma como o árbitro o permitiu, mas a vitória até foi de uma certa beleza poética, pelo momento em que foi conseguida. Hernâni entrou com prémio e castigo no pé esquerdo, fez justiça aos 95 e deixou toda a equipa de reportagem da Sport.TV mais aborrecida do que o próprio Jorge Simão. No final, o FC Porto ganhou outra vez no Bessa.

Festejar o golo da única equipa que quis realmente jogar valeu a expulsão a Sérgio Conceição, mas correr repetidamente ao longo da linha não motivou qualquer repreensão a Jorge Simão, que, mais tarde, já na sala de imprensa, quis justificar o injustificável e legitimar o arraial de porrada com a qualidade do adversário - praticamente invencível, nas palavras dele - como se isso fosse razão ou argumento para transformar algo ou alguém num saco de pancada. Um absurdo.

Mas o melhor de tudo, o mais louco e disparatado de todo o episódio em torno da expulsão do treinador do FC Porto é que foi Idris quem tirou satisfações com Sérgio Conceição. Sim, Idris, o mesmo jogador do Boavista que escapou ao cartão amarelo praticamente ao ritmo de cada lance que disputou, foi lá exigir explicações cara a cara, numa altura em que o duche chamava por ele há uma boa meia-hora. E sim, só nesse instante viu o cartão amarelo, vá lá perceber-se como...

Ah, falta dizer que esta não foi só a décima vitória consecutiva, foi também – nas palavras de Vítor Bruno - a resposta dos grandes campeões. E que do banco, do multibanco de Sérgio Conceição, saiu mais um golo, o décimo em 21 jogos. Ou ainda que o FC Porto ampliou para nove o número de vitórias consecutivas sobre o Boavista, porque, como muito bem explicou Hernâni, esta equipa luta até ao fim.

Antes, muitos antes, mas já ao final da tarde, em Vila do Conde, foi Fábio Silva quem resolveu, e apenas cinco minutos depois de ter entrado. Aos 80, o avançado marcou o único golo da partida, deu a vitória à equipa de Sub-19 e reforçou o primeiro lugar da Zona Norte do Nacional de Juniores A.

Horas antes, já os Sub-15 tinham ido a Chaves golear (5-0) o Desportivo e manter o primeiro lugar da Série Norte do Nacional de Juniores C. Joel Carvalho bisou, enquanto Marco Cruz, Umaro Candé e José Macedo trataram do resto. O Feirense é o adversário que se segue.

02/12/18

Aconteceu a 02 Dezembro 2010

Neste dia, o FC Porto regressou a Viena e ao Estádio do Prater, onde a 27 de Maio de 1987 se havia sagrado campeão da Europa e por onde passara a 31 de Outubro de 2002, no caminho que culminaria com a conquista da Taça da UEFA, em Sevilha. Durante a noite nevava copiosamente, mas o frio e o gelo não foram suficientes para travar a fabulosa equipa treinada por André Villas-Boas. Trimmel ainda ousou abrir o marcador a favor do Rapid, mas Falcao respondeu com um hat-trick e desenhou o 3-1 final. 168 dias depois, em Dublin, Helton ergueu o troféu da Liga Europa. Não restam dúvidas: Viena é mesmo uma cidade talismã para o FC Porto.

Dragões Diário 02-12-2018

José Maria Pedroto, Jaime Pacheco, Pedro Emanuel. Estes são apenas três nomes comuns às histórias cruzadas dos dois maiores clubes da Invicta, o FC Porto e o Boavista, que hoje se encontram no Estádio do Bessa a partir das 20h. Em busca da décima da vitória consecutiva, os Dragões vão tentar alargar o registo positivo frente aos axadrezados.
 
Sérgio Conceição perspectiva um jogo intenso, bem disputado, e confia, como sempre, que a forma exigente como foi preparado pode vir a ser importante para o sucesso. Até porque manter este bom momento é um desafio para todos, para os jogadores, equipa técnica e clube. No último treino antes do encontro, Aboubakar e Bazoer continuaram a ser os únicos ausentes.

Quase uma semana depois da histórica eliminação do Magdeburgo na qualificação para a Taça EHF, a equipa de andebol voltou a exibir-se em grande nível e venceu categoricamente o Benfica por 28-24, em jogo da 12ª jornada do campeonato. Feliz por continuar a liderar o Andebol 1, o treinador Magnus Andersson falou de uma vitória importante em que foi fundamental a grande atmosfera que se viveu no Dragão Caixa.
 
A equipa de hóquei em patins continua a demonstrar a sua extrema qualidade sempre que participa em jogos dirigidos por árbitros estrangeiros: terceiro triunfo em três partidas da Liga Europeia. Ontem, frente aos italianos do Lodi, os Dragões venceram por 8-3, com golos de Giulio Cocco (2), Hélder Nunes (2), Reinaldo García, Hugo Santos, Gonçalo Alves e Rafa.
 
Os pentas são abundantes na história do FC Porto, e desde ontem há mais um a brilhar no livro de honra do clube: a equipa de ténis de mesa adaptado (deficiência intelectual) derrotou a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde por 3-1 e conquistou a Supertaça pelo quinto ano consecutivo.
 
À 10ª jornada da Ledman LigaPro, o FC Porto B deslocou-se a Mafra e perdeu por 2-1 com a equipa local. O único golo azul e branco foi marcado por Gleison.