22/08/20

Aconteceu a 22 Agosto 1998

Neste dia, os jogadores do FC Porto pisavam o relvado das Antas movidos por um projecto único: fazer o que nunca tinha sido feito. À primeira jornada da liga, os azuis e brancos goleavam o Rio Ave (4-0) com golos de Doriva, Capucho e Mielcarski, que bisou, e nove meses mais tarde (muito bem medidos), a 22 de maio de 1999, apresentavam-se em Alvalade de mãos abertas, exibindo os cinco dedos para as bancadas e para a fotografia, num claro sinal de que o objectivo fora cumprido. O Boavista tinha empatado horas antes em Faro e o treinador Fernando Santos era promovido à condição de engenheiro do penta mesmo antes de o jogo com o Sporting começar.

Dragões Diário 22-08-2020

Assim, de repente, apanhado entre um campeonato que mal terminou e outro que não tarda a começar, ainda se lembra do nome do autor do golo mais rápido apontado pelo FC Porto na liga que tantos se esforçam para esquecer? A resposta está no trabalho do Sérgio Velhote publicado na Dragões de Agosto, que lhe oferece quase meia centena de vídeos. Em contrapartida, a versão em papel, disponível nas FC Porto Stores, traz com ela um poster do campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal. Para a posteridade.

A réplica oficial do troféu da Liga Europa, um rigoroso exclusivo nacional do FC Porto cujo original o Sevilha ergueu ao final da noite de ontem, voltou à Baixa do Porto e está agora em exposição no posto de turismo da Rua Clube dos Fenianos, proporcionando um belo momento de fotografia, inclusive para adeptos rivais, que só reconhecem os contornos da taça de a ver ao longe ou, mais recentemente, em recortes de papelão.

A EHF está a eleger a melhor academia de talentos do andebol europeu e entre a lista restrita de dez propostas – ou 10 hot spots – surge o FC Porto, com um êxito enorme e comprovado na formação.

21/08/20

Aconteceu a 21 Agosto 1994

Neste dia, o FC Porto de Bobby Robson arrancava para o ciclo do pentacampeonato. O Estádio das Antas encheu para a recepção ao Sporting de Braga. Rui Filipe, que viria a falecer uma semana depois num acidente de viação, e Kostadinov assinaram os golos do triunfo portista num jogo que marcou o início da caminhada vitoriosa no campeonato, carimbada com o título de campeão nacional frente ao Sporting.

Dragões Diário 21-08-2020

O plantel do FC Porto B para 2020/2021 continua a ganhar forma e tem mais um reforço garantido: Danny Loader assinou um contrato válido por duas temporadas e é o novo número 42 dos Dragões. O avançado inglês de 19 anos representava o Reading e, por isso, vai continuar a vestir de azul e branco. O FC Porto é um clube muito grande. É uma bênção estar aqui, afirmou o jovem atacante inglês, que não escondeu o objectivo de conseguir chegar à equipa principal.

O futuro do FC Porto é trabalhado sobre as bases de um passado vencedor, com Sérgio Conceição a assumir um papel preponderante. O treinador não dá importância às estatísticas, mas torna-se impossível passar ao lado do peso que exerce na história recente dos azuis e brancos. Na edição de julho da Dragões, o Diogo Faria já nos tinha levado numa viagem de várias décadas para recordar os treinadores campeões pelo nosso clube por mais de uma vez. São dez no total.

Quem contribuiu para alguns desses títulos foi Drulovic, a mais recente estrela a ser destacada na rubrica Dragões para Sempre da FC Porto TV. Com as suas trivelas e dribles fantásticos, o extremo fez magia nas Antas, onde garantiu um lugar no grupo restrito dos jogadores que conquistaram os cinco títulos do Penta.

20/08/20

Aconteceu a 20 Agosto 2004

Neste dia, o campeão nacional e europeu FC Porto defrontava o Benfica, em Coimbra, depois da final da Taça de Portugal perdida para os lisboetas no prolongamento três meses antes. Do onze que subiu ao relvado em Gelsenkirchen, apenas Vitor Baía, Nuno Valente e Costinha repetiram a titularidade, mas foi um jovem estreante de Dragão ao peito a assumir o protagonismo: Ricardo Quaresma. A magia do craque que chegou ao FC Porto na transferência de Deco para o Barcelona fez desaparecer Argel no lance que deu a Supertaça aos azuis e brancos, já em plena segunda parte. O central brasileiro ficou desfeito pelo génio de Ricardo Quaresma e Quim nada pôde fazer para evitar o remate vitorioso do então número 10 portista.

Dragões Diário 20-08-2020

O FC Porto vai ser cabeça-de-série e vai estar no Pote 1 quando se realizar o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/21. Confirmada a final entre PSG e Bayern Munique (domingo, 20h00), os campeões nacionais já sabem que, garantidamente, vão ter a companhia de Real Madrid, Liverpool, Juventus, Bayern Munique, PSG e Zenit no restrito lote de cabeças-de-série. A última vaga do Pote 1 da Liga dos Campeões 2020/21 está reservada para o vencedor da Liga Europa: Sevilha ou Inter de Milão.

Depois dos Sub-19, também a equipa de Sub-17 do FC Porto já iniciou os trabalhos de pré-temporada. O Constituição Park foi o palco do arranque para os Sub-17 portistas, que em 2020/21 vão competir, como habitualmente, no Campeonato Nacional de Juniores B. No dia que marcou o regresso ao relvado, o treinador Ricardo Malafaia manifestou confiança numa época vitoriosa: Temos noção de que a exigência vai ser sempre máxima dentro deste contexto que é representar o FC Porto.

Todas as modalidades do FC Porto já regressaram à (nova) normalidade e todas elas já trabalham intensamente tendo em vista os desafios que 2020/21 irá trazer. Ao aceder, por exemplo, ao site do FC Porto, já pode consultar a composição dos plantéis de andebol, basquetebol e hóquei em patins, mas num futuro próximo teremos também o de voleibol feminino. No que diz respeito ao futebol, o plantel da equipa principal está actualizado, tal como também estarão os da equipa B, Sub-19, Sub-17 e Sub-15. 

O xeque-mate e o xeque-pastor
A realidade voltou a sobrepor-se à ficção. Enquanto o analista independente Rui Santos anunciava o xeque-mate, porque o Benfica está demasiado grande para aquilo que é a dimensão do futebol português, a realidade colocava o FC Porto no Pote 1 da próxima edição da Liga dos Campeões, enquanto os que são demasiado grandes ainda têm que jogar a fase prévia. A dimensão do futebol português é a que é e no domingo ficaremos a saber se o PSG é o 14º membro do exclusivo grupo de campeões, ou se o Bayern mantém o número de campeões em 13, para azar dos Santos pouco católicos. Uma coisa é certa, quer na Champions, quer na Liga Europa, o FC Porto manter-se-á como o último vencedor fora dos cinco grandes campeonatos, que dominam as provas europeias desde as conquistas do FC Porto.

19/08/20

Aconteceu a 19 Agosto 2006

Neste dia, Leiria serviu de cenário para a conquista da 15ª Supertaça do palmarés azul e branco. A hegemonia portista na competição foi reforçada com um triunfo por 3-0 frente ao Vitória de Setúbal, que os Dragões já tinham derrotado três meses antes na final da Taça de Portugal. Rui Barros comandou no banco uma equipa que passaria a ser treinada por Jesualdo Ferreira, contratado poucas horas antes para substituir Co Adriaanse. Nas bancadas do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, o novo técnico do FC Porto viu um segundo tempo bem melhor do que o primeiro por parte dos detentores da dobradinha. Pouco depois do reinício do jogo, Adriano fez o 1-0 e lançou as bases de uma vitória confirmada por Anderson e  Vieirinha.

Dragões Diário 19-08-2020

Estamos em contagem decrescente para o regresso ao Olival. A cinco dias do arranque da nova temporada, o plantel dos campeões nacionais já conta com duas caras novas. Tanto Carraça como Cláudio Ramos assinaram um contrato de quatro anos e mostraram muita ambição na chegada à Invicta. Com grande combatividade, que lhe valeu a alcunha pela qual é conhecido no futebol, o ex-Boavista é um jogador polivalente que ora actua a lateral direito ora desempenha funções no meio-campo, tendo sido em 2019/20 o segundo mais utilizado dos axadrezados. Já o antigo guarda-redes do Tondela, que tem na agilidade uma das principais qualidades, completou na última época 103 jogos consecutivos ao serviço do clube beirão, batendo um recorde nacional. A FC Porto TV traçou o perfil das primeiras aquisições portistas.    

Também há reforços no basquetebol. Eric Anderson Jr é a quarta contratação dos azuis e brancos para 2020/21, juntando-se a João Torrié e aos compatriotas Larry Gordon e Jonathan Fairell. Formado na Universidade de New Haven, o poste norte-americano de 2,06 metros representava o Maccabi Haifa de Israel, tendo já passado por clubes alemães, luxemburgueses, japoneses e argentinos. Segundo Moncho López, o basquetebolista de 27 anos terá um papel importante no aspecto ofensivo, mas será também uma peça crucial na estrutura defensiva. Para Eric Anderson Jr, estar num clube muito grande e muito respeitado como o FC Porto é emocionante, além de uma grande oportunidade na carreira. Vem para vencer o maior número possível de jogos.

Depois do basquetebol na semana passada, foi a vez de a equipa principal de natação dar início à preparação dos desafios que se avizinham. Terminado o período de duas semanas para férias e manutenção das instalações da modalidade, os nadadores portistas voltaram à acção na Piscina de Campanhã. Seguem-se treinos diários para dar continuidade ao trabalho que está a ser levado a cabo desde o começo do verão e que foi travado durante dois meses por causa da propagação do novo coronavírus.

Sugerismos-lhe uma viagem ao passado, até 1955/56, época da primeira dobradinha azul e branca. A história da temporada das glórias de Yustrich, como lhe conta um trabalho publicado na Dragões, é fértil em articulações curiosas entre o FC Porto e a situação política do país. Peripécias não faltaram: umas eleições democráticas no clube, amplamente participadas e disputadas, que incomodaram o regime; directores denunciados por serem comunistas; um presidente, Cesário Bonito, irradiado por se insurgir contra o centralismo; e contactos discretos entre esse presidente e o clandestino Partido Comunista Português. Tudo esclarecido por um conjunto de documentos inéditos que até há pouco repousavam na penumbra dos arquivos.
 
De regresso ao presente e com os olhos postos no que aí vem, os campeões nacionais de hóquei em patins arrancaram anteontem a preparação da nova temporada. Depois de uma época atípica por causa da pandemia, o director da secção Eurico Pinto revela que as expectativas para o futuro são muito boas e confia que a equipa vai apresentar-se ao melhor nível desde o início.
 
Entretanto, a época de 2019/20 da natação foi concluída no fim de semana com a realização do Open de Loulé. Em termos colectivos, o FC Porto foi quarto e apenas ficou atrás das três selecções nacionais absolutas que participaram nas provas. Ao nível individual, destacou-se o nadador Porfírio Nunes, que bateu dois recordes pessoais na primeira competição realizada desde Fevereiro.

17/08/20

Dragões Diário 17-08-2020

Ontem tiveram a palavra os donos das redes azuis e brancas durante a longa caminhada rumo à conquista da dobradinha. Em entrevista a dois diários desportivos, Agustín Marchesín e Diogo Costa fizeram um balanço da época 2019/20 - na qual venceram as duas maiores provas do futebol português e dividiram o direito de defender o último reduto portista - e projectaram a temporada que se aproxima a passos largos. Ao jornal Record, Marche puxou dos galões para esclarecer: Somos fortes, somos os campeões e temos que o demonstrar, porque representamos um clube como o FC Porto, que é o maior clube de Portugal, temos de o defender até à morte e temos de conseguir esse objetivo que é o campeonato.

O guardião mais utilizado, este ano, por Sérgio Conceição considerou o Mister muito guerreiro na forma de trabalhar, na forma de encarar as coisas, é frontal, directo, a equipa do FC Porto nunca dá uma bola por perdida, quer sempre ganhar, discutir tudo, porque o FC Porto é uma equipa de guerreiros, historicamente tem essa garra e nós gostamos disso. Sabemos que representamos uma instituição que tem a obrigação de lutar por tudo aquilo que está em jogo, isso é algo muito bonito e estamos sempre a trabalhar para melhorar a cada dia que passa para representar o FC Porto da melhor forma, acrescentou o argentino que veste a camisola 32.   

Por sua vez, Diogo Costa falou ao jornal O Jogo e, em jeito de rescaldo da campanha portista na Liga, mostrou a mesma maturidade que já lhe é reconhecida entre os postes: No início tivemos uma fase muito difícil, as coisas não estavam a correr bem e havia pessoas que já não acreditavam em nós. Também nos sentimos prejudicados em algumas decisões durante os jogos, para além de haver os comentadores… Foi contra tudo e contra todos porque ninguém acreditava em nós. O guarda-redes que calçou as luvas nos últimos encontros da época foi totalista na Taça de Portugal e tornou-se o mais jovem a defender as redes dos Dragões numa final da prova rainha. Na óptica de Diogo, o pleno de sucessos clássicos de 2019/20 fala por si só: É demasiado óbvio que as três vitórias contra o Benfica tiram qualquer dúvida sobre quem é a melhor equipa.

Também este domingo teve lugar a prova de fundo dos campeonatos nacionais de ciclismo. Em Gandra, no concelho de Paredes, a W52/FC Porto foi a equipa mais representada, com onze ciclistas a alinharem à partida para o nacional de estrada. Daniel Mestre e Francisco Campos terminaram os 165,6 quilómetros da etapa no pódio, em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Mestre apenas foi batido num sprint final com Rui Costa, da UAE Emirates. João Rodrigues, detentor do título da Volta a Portugal, cruzou a meta na oitava posição e Rui Vinhas fechou o top-10. Amaro Antunes (28º) e Jorge Magalhães (33º) foram os restantes atletas da nossa equipa de ciclismo a completar a tirada.

16/08/20

Aconteceu a 16 Agosto 2018

Neste dia, era apresentada publicamente a versão 2018/19 do andebol portista. O novo ciclo tinha ao leme um dos mais reputados treinadores da modalidade, Magnus Andersson, e apresentava entre os jogadores cinco apostas fortes. Para além dos regressos após empréstimo de Alexis Borges e Yoan Balázquez, o plantel incluía novidades como Fábio Magalhães, Djibril M’Bengue e Leonel Fernandes. Desde a contratação do técnico sueco, os azuis e brancos arrecadaram todas as provas nacionais em que foi possível apurar o vencedor, ou seja, um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, sendo que a nível internacional alcançaram um terceiro lugar na Taça EHF e a qualificação para os oitavos de final da última edição da Liga dos Campeões. O sexto lugar de Portugal no Europeu, com nove andebolistas do FC Porto, é outro fruto deste projecto.  

Dragões Diário 16-08-2020

Falta pouco mais de uma semana para o início da nova época, mas é natural que ainda esteja com o pensamento na que terminou há 15 dias e em festa. Em 56 jogos, foram 115 golos e quem mais vezes fez os portistas saltarem da cadeira em celebração foi Tiquinho Soares. Visou com sucesso as balizas adversárias em 19 ocasiões nas 48 partidas para que foi chamado. Além disso, é o melhor jogador dos campeonatos europeus a marcar de cabeça. Vestido de azul e branco, o avançado nascido no Sertão paraíbano conta com quatro títulos, dois deles na principal competição do futebol nacional.    

Também fala o Português açucarado das terras de Vera Cruz e também era um especialista a desfeitear os guarda-redes contrários, embora tivesse menos oportunidades para tal por ser defesa. Celso tinha uma capacidade de remate ao longe temida em Portugal e além-fronteiras. Do pé direito do central natural do litoral paulista saíam verdadeiras bombas. Foi uma das figuras de destaque do FC Porto que conquistou a Europa e o mundo do futebol na segunda metade da década de 80. A FC Porto TV passa em revista o trajecto de cinco anos deste brasileiro ao serviço dos Dragões.   

A preparação da próxima temporada vai adiantada no andebol. O FC Porto já leva quatro semanas de trabalho com o foco na revalidação dos títulos na Liga Portuguesa e na Taça de Portugal, estando os esforços igualmente direcionados para a Liga dos Campeões, prova em que os azuis e brancos são os únicos representantes de Portugal e na qual brilharam em 2019/20. Rui Silva, um dos mais antigos no plantel, e Manuel Spath, um dos reforços, estiveram em conversa com a FC Porto TV: houve troca de elogios e ficou clara a vontade de ver novamente os adeptos nos pavilhões, com o português a expressar a determinação do grupo em prosseguir o caminho de êxito e o alemão a sublinhar o companheirismo que encontrou na Invicta.