20/08/20

Dragões Diário 20-08-2020

O FC Porto vai ser cabeça-de-série e vai estar no Pote 1 quando se realizar o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/21. Confirmada a final entre PSG e Bayern Munique (domingo, 20h00), os campeões nacionais já sabem que, garantidamente, vão ter a companhia de Real Madrid, Liverpool, Juventus, Bayern Munique, PSG e Zenit no restrito lote de cabeças-de-série. A última vaga do Pote 1 da Liga dos Campeões 2020/21 está reservada para o vencedor da Liga Europa: Sevilha ou Inter de Milão.

Depois dos Sub-19, também a equipa de Sub-17 do FC Porto já iniciou os trabalhos de pré-temporada. O Constituição Park foi o palco do arranque para os Sub-17 portistas, que em 2020/21 vão competir, como habitualmente, no Campeonato Nacional de Juniores B. No dia que marcou o regresso ao relvado, o treinador Ricardo Malafaia manifestou confiança numa época vitoriosa: Temos noção de que a exigência vai ser sempre máxima dentro deste contexto que é representar o FC Porto.

Todas as modalidades do FC Porto já regressaram à (nova) normalidade e todas elas já trabalham intensamente tendo em vista os desafios que 2020/21 irá trazer. Ao aceder, por exemplo, ao site do FC Porto, já pode consultar a composição dos plantéis de andebol, basquetebol e hóquei em patins, mas num futuro próximo teremos também o de voleibol feminino. No que diz respeito ao futebol, o plantel da equipa principal está actualizado, tal como também estarão os da equipa B, Sub-19, Sub-17 e Sub-15. 

O xeque-mate e o xeque-pastor
A realidade voltou a sobrepor-se à ficção. Enquanto o analista independente Rui Santos anunciava o xeque-mate, porque o Benfica está demasiado grande para aquilo que é a dimensão do futebol português, a realidade colocava o FC Porto no Pote 1 da próxima edição da Liga dos Campeões, enquanto os que são demasiado grandes ainda têm que jogar a fase prévia. A dimensão do futebol português é a que é e no domingo ficaremos a saber se o PSG é o 14º membro do exclusivo grupo de campeões, ou se o Bayern mantém o número de campeões em 13, para azar dos Santos pouco católicos. Uma coisa é certa, quer na Champions, quer na Liga Europa, o FC Porto manter-se-á como o último vencedor fora dos cinco grandes campeonatos, que dominam as provas europeias desde as conquistas do FC Porto.

Sem comentários: