03/10/17

Aconteceu a 3 Outubro 1962

Neste dia, o FC Porto estreava-se na Taça das Cidades com Feira, competição predecessora da atual Liga Europa. Nas Antas, os Dragões colocaram-se em vantagem, por intermédio de Serafim, aos 26 minutos, mas o Dínamo Zagreb, representante da então Jugoslávia, daria a volta ao marcador e venceria por 2-1. O nulo que se registou na segunda mão não permitiu aos portistas, então orientados pelo húngaro János Kalmar, avançar na competição.

Dragões Diário 03-10-2017

Hoje cumpre-se o segundo dia de folga do plantel principal do FC Porto após o nulo em Alvalade, no domingo, em jogo da oitava jornada da Liga. Ainda a propósito do clássico, sublinhamos aqui alguns dados estatísticos recolhidos pela GoalPoint: o Sporting já não fazia tão poucos remates (cinco) num jogo da prova desde 2014/15 e Rui Patrício igualou o seu recorde de defesas desde a mesma época; Layún fez mais remates enquadrados do que os lisboetas e Danilo efetuou pelo menos o dobro de desarmes de qualquer outro jogador. A estatística é às vezes enganadora, mas neste caso traduz o que todos vimos no relvado.

Os próximos dias serão dominados pelo futebol de seleções, com a participação de vários jogadores do FC Porto. Ontem confirmou-se a presença de Marega no Mali, para a receção à Costa do Marfim, na sexta-feira, e de Aboubakar nos Camarões, para o jogo com a Argélia de Brahimi, no sábado, em Yaoundé. Os encontros são de qualificação para o Mundial 2018, sendo que Camarões e Argélia já não tem possibilidades matemáticas de se apurar, enquanto o Mali está no último lugar do seu grupo.

Hoje é um dia importante para a nossa equipa de basquetebol, que defronta a partir das 17h30 (hora de Portugal Continental) a poderosa formação israelita do Bnei Herzliya, em partida da primeira mão da segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Europa da FIBA. É o primeiro encontro oficial da época azul e branca e será transmitido em direto pelo Porto Canal, desde o Hyuvel Hall, em Herzliya, cidade situada a norte de Telavive.

A presença no Museu dos Três Tristes Tigres, dia 19, em mais uma edição de ‘Dar Letra à Música’, é um dos destaques da programação de outubro. Já este sábado, regressa ao Auditório Fernando Sardoeira Pinto o aclamado teatro de marionetas ‘O Porto é uma Lição’, espetáculo em que os 124 anos de história do clube são revisitados a partir de uma divertida aula, que facilmente agrada a todos os públicos e gerações.

02/10/17

Aconteceu a 2 Outubro 1955

Neste dia, o FC Porto vence a CUF, no Barreiro, por uns claros 4-0 e dá início a uma brilhante série de 11 vitórias consecutivas. A equipa de Yustrich dava os primeiros passos para o que viria a ser uma grande época, com a conquista da primeira dobradinha do FC Porto.

Dragões Diário 02-10-2017

O primeiro clássico da temporada terminou sem golos, o que mantém o FC Porto isolado na liderança, com os mesmos dois pontos de vantagem sobre o Sporting. O jogo foi emocionante, mas o resultado um pouco amargo, com o FC Porto muito mais próximo da vitória, com uma primeira parte de grande qualidade. O Sporting quase não ameaçou a nossa baliza e Iker Casillas praticamente não teve de defender. Em suma, o resultado foi pior do que a exibição, o que ainda assim confirma o nível e qualidade da nossa equipa.

Sérgio Conceição lamentou o FC Porto  não ter feito golos, mas não escondeu a satisfação com o desempenho dos seus jogadores. Perdemos dois pontos, porque fizemos um jogo muito bem conseguido, afirmou o treinador, para depois acrescentar: Saímos daqui um pouco desiludidos com o resultado e isso é a demonstração inequívoca de merecíamos mais do que o empate. Antes, na entrevista rápida à SportTV, revelou o que disse aos jogadores no final do jogo: Não costumo revelar isso, mas disse-lhes que íamos ser campeões. Somos muito competitivos.

Marcano destacou a primeira parte autoritária do FC Porto, que teve mais oportunidades e terminou com uma mensagem de optimismo: Nós estamos bem e é isso que importa.

Desconforto muscular foi a razão para Ricardo ter ficado de fora do jogo, com as queixas apresentadas pelo jogador no último treino a fazerem Sérgio Conceição a optar por deixar o jogador de fora. Seguem-se agora dois dias de folga, com a equipa a voltar aos treinos depois de amanhã.

Amanhã a equipa de basquetebol joga em Israel a primeira mão da eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Europa FIBA. O adversário é o Bnei Herzliya, um dos favoritos à conquista da competição, com um plantel com nove americanos e com jogadores com passagens pela NBA. Moncho López lamentou a má sorte do sorteio, mas diz que a equipa vai lutar: Esperamos que a nossa capacidade de luta e de superação acabem por compensar a diferença de nível. O jogo é às 17h30, hora de Portugal continental.

01/10/17

Aconteceu a 1 Outubro 1939

Em 1939, o histórico jornal O Século organizou a Taça Monumental Bodas de Ouro que tinha como objetivo celebrar os primeiros 50 anos de disputa de jogos de futebol em Portugal. Neste dia, o FC Porto disputou a final dessa competição, e bateu o Carcavelinhos por 8-0, em grande medida graças a um hat-trick de António Santos.

Dragões Diário 01-10-2017

Na sua obra ‘Animal Farm’ (traduzida em português como ‘O Triunfo dos Porcos’), George Orwell escreveu que todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros. O mesmo se poderia dizer sobre os jogos de futebol: todos são iguais – porque todos são para vencer –, mas alguns são especiais. É o caso do desafio de hoje. Às 19h15, o FC Porto entrará em campo em Alvalade para enfrentar o Sporting no primeiro clássico da temporada do futebol português. André André é a única baixa no grupo.

O treinador azul e branco sente-se preparado para um confronto que sabe que vai ser difícil: É um dos nossos rivais que tem, como nos últimos anos, uma equipa cheia de qualidade individual e coletiva. Vai ser um jogo difícil, como são todos. Uns mais difíceis do que outros, mas nós estamos prontos. Sérgio Conceição espera que o seu grupo consiga aproveitar um ambiente potencialmente adverso para se motivar: A equipa que joga em casa tem sempre uma percentagem a mais de favoritismo porque tem os seus adeptos. Muitas equipas sentem esse desconforto de jogar fora, mas eu acho que isso deve ser uma motivação. Jogar em Alvalade ou na Luz tem que ser tão grande quanto jogar no Dragão. O público e os assobios são um desafio e os jogadores têm que ter esse caráter e essa personalidade.

Os bilhetes para a deslocação a Leipzig (17 de outubro), cuja venda era exclusiva a sócios, estão agora disponíveis para o público em geral. Os ingressos têm o valor unitário de 40 euros. Recorde-se que os adeptos residentes na Alemanha ou noutros países estrangeiros podem reservá-los por email ou pelo telefone e levantá-los em local e data a anunciar, já em Leipzig. 

A série de cinco vitórias consecutivas do FC Porto B foi ontem interrompida no Estádio do Fontelo, onde a equipa comandada por António Folha perdeu por 4-1, num jogo em que passou a maior parte do tempo em inferioridade numérica, devido à expulsão de André Pereira (34m). O capitão Rui Moreira marcou o único golo azul e branco. A equipa tentará regressar aos triunfos apenas a 22 de outubro, quando receber o Varzim em Pedroso.

Uma vitória por 4-0 em Moreira de Cónegos valeu à equipa de sub-19 a liderança isolada na Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A. Os golos dos jovens portistas foram marcados por Pedro Justiniano, Paulo Estrela, Jorge Teixeira e Vasco Paciência. A sétima jornada desta competição disputa-se daqui a duas semanas, cabendo ao FC Porto receber o Cesarense.

A equipa de sub-17 teve de esperar pelo tempo de compensação para assegurar que continua a somar por vitórias todos os jogos disputados na Série B do Campeonato Nacional de Juniores B. Aos 84 minutos, Valente marcou o golo solitário do desafio frente ao Leixões, que valeu um reforço da liderança isolada da competição: o Anadia está a cinco pontos, mas a Académica, que tem um jogo a menos, pode subir ao segundo posto a quatro pontos de distância.

Também imaculado é o registo da formação de sub-15, que ontem bateu o Feirense por 5-1. Marcaram Ruben Ferreira (que bisou), Tiago Carvalho, Martim Tavares e Ricardo Rei. No final, Tulipa era um técnico satisfeito: Foi um bom jogo entre duas boas equipas, com boa intensidade para este escalão. Na primeira parte, soubemos como ferir o nosso adversário, soubemos encontrar sempre espaço e controlámos bem o jogo. O registo foi diferente na segunda, porque fizemos algumas alterações, que fez com que o nosso jogo perdesse em qualidade e também porque deixámos que o adversário fizesse aquilo que pretendia, um jogo de transições.

A equipa de hóquei em patins bateu o Correggio Hockey por 7-0, com golos de Gonçalo Alves, Reinaldo Garcia (2), Hélder Nunes, Alvarinho (2) e Rafa, e conquistou o Torneio Internacional Cidade do Porto. Na próxima semana, o conjunto treinado por Guillem Cabestany participará na Elite Cup, que reúne as oito melhores equipas da primeira divisão na temporada passada.