10/06/21

Aconteceu a 10 Junho 1994

Neste dia, João Pinto usou a Taça de Portugal como escudo para defender as nossas cores. Cinco dias depois de um empate a zero, jogava-se a finalíssima para decidir quem erguia o caneco em Oeiras. Rui Jorge adiantou o FC Porto na primeira parte e o Sporting empatou na segunda. No prolongamento, Peixe fez uma defesa à guarda-redes e Aloísio não perdoou na cobrança do respetivo penálti. O 2-1 favorável aos comandados de Bobby Robson – despedido pelos leões meses antes -, deixou os lisboetas de cabeça perdida. Numa enorme demonstração de falta de desportivismo, os sportinguistas apedrejaram a comitiva portista que subiu à Tribuna de Honra perante a passividade dos governantes ali presentes em pleno Dia de Portugal. À sua imagem, o eterno capitão não se conteve nas palavras nem na coragem.


Dragões Diário 10-06-2021

Ver os meninos do Olival guiarem Portugal à medalha de prata no Euro de Sub-21 foi gratificante para Jorge Nuno Pinto da Costa. Em entrevista ao jornal O Jogo, o presidente relembrou: Muitas vezes a nossa formação é injustamente atacada, mas no momento de uma final europeia estavam seis jogadores formados no FC Porto. Para Pinto da Costa, foi pena que os jovens lusos não se tivessem sagrado campeões da Europa, mas daqui a dez anos, quando se lembrarem que são vice-campeões europeus, vão dar valor àquilo que fizeram, evidencia o dirigente mais titulado da história do futebol.
 
Mehdi Taremi fechou o lote de Dragões no onze do ano do campeonato. Depois dos capitães Pepe e Sérgio Oliveira, o iraniano foi o primeiro avançado com lugar garantido na melhor equipa da prova. Presente em todas as 34 jornadas, o seis vezes MVP Liga Portugal alcançou um duplo-duplo de remates certeiros (16) e assistências (11) na competição, feito que mais nenhum jogador conseguiu. No país natal, Taremi tem sido destacado como um dos dez jogadores do futebol europeu com mais participações em golos (41) na época 2020/21, à frente de nomes como Cristiano Ronaldo, Lukaku ou Salah.
 
Sebastian Frandsen é o novo guardião do nosso andebol. Aos 26 anos, o gigante de 2,04 metros chega da Dinamarca para reforçar o plantel de Magnus Andersson até 2023. O técnico define-o como um guarda-redes muito bom e mostra-se conhecedor da valia do atleta: Segui-o nas últimas temporadas. Jogámos contra ele há três anos no Holstebro, mas nos últimos tempos evoluiu muito e tem-se apresentado a um nível muito alto. Pronto para a primeira experiência fora de portas, Frandsen mostrou ter estado atento à nova casa: Sei que praticam muito bem o sete contra seis e que são uma equipa competitiva, a melhor em Portugal actualmente.
 
Superanimada, superfeliz e honrada. Foi assim que ficou Adriani Vilvert - Adri para os amigos - ao tomar conhecimento do interesse da AJM/FC Porto, o que, convenhamos, não é caso para menos. A central brasileira, de 28 anos e com contrato assinado por uma temporada, assume o entusiasmo por fazer parte de uma equipa tão grandiosa e a expectativa de participar num campeonato em ascensão.

Muito unidos, coesos e cientes de que precisam todos uns dos outros, os hoquistas azuis e brancos entram em pista esta tarde (14h, FC Porto TV/Porto Canal) no segundo jogo da final do campeonato. De Alvalade, Xavier Barroso ambiciona trazer uma vantagem maior para o Dragão Arena que deixe o FC Porto à distância mínima do bicampeonato. O nosso trabalho é ganhar na quinta-feira, ganhar no domingo e fechar a final o mais rápido possível, resumiu o catalão.

Arranca amanhã mais uma edição do Campeonato da Europa de futebol. Para assinalar os 60 anos da principal competição de países do velho continente, daremos a conhecer várias curiosidades que envolvam atletas e treinadores portistas nas 15 edições da prova disputadas até ao momento. Sob o conceito #EuroAzuleBranco, as redes sociais, as plataformas televisivas e a newsletter do clube irão partilhar todas as recordações dos momentos marcantes de figuras do FC Porto no Europeu.
 
Hoje é quinta-feira, ou seja, é dia de Azul Porto. No último episódio da primeira temporada, Diogo Branquinho vai à segunda casa do Miguel Marques Monteiro para fechar com chave de ouro o ano de estreia de um programa que já recebeu convidados tão distintos como Manafá, Gonçalo Alves, João Pinto, Miguel Queiroz, Amaro Antunes, Ricardo Costa, Joana Resende, Maniche, Filipe Santos, Renatinha, Moncho López ou Toni Martínez. É para ver, a partir das 21h, na FC Porto TV e no Porto Canal.

08/06/21

Aconteceu a 07 Junho 2017

Neste dia, Sérgio Conceição era apresentado como treinador do FC Porto e afirmava: Estou convencido de que vou conseguir, em maio, estar feliz. A convicção era de tal maneira forte que a 6 de maio de 2018 aconteceu isso.


Dragões Diário 08-06-2021

As ironias do destino é o nome da série informativa que estreia na próxima segunda-feira, dia 14 de Junho, e que tem em Jorge Nuno Pinto da Costa o grande protagonista. O programa, com a chancela da FC Porto TV e do Porto Canal, tem por base histórias narradas pelo presidente portista na primeira pessoa a partir de 1982, ano em que foi eleito para o primeiro mandato. Não surpreende, por isso, que a série tenha 40 episódios, representativos das quase quatro décadas de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa. Absolutamente imperdível.
 
Sérgio Oliveira juntou-se a Pepe no onze do ano da Liga 2020/21, que tem sido desvendado pela Liga Portugal. O capitão portista garantiu um lugar no eixo da defesa, enquanto o centrocampista entra directamente para o meio-campo do onze que mais se destacou na edição 2020/21 do campeonato. Naquela que foi indiscutivelmente a melhor época da carreira, Sérgio Oliveira esteve em 32 jogos na principal competição nacional, na qual marcou 13 golos, cotando-se como o segundo melhor marcador do FC Porto.
 
A nona Taça de Portugal do andebol azul e branco já está exposta no Museu FC Porto, ao lado do troféu de campeão nacional que a equipa comandada por Magnus Andersson conquistou só com vitórias. A segunda dobradinha consecutiva mereceu fortes elogios de Jorge Nuno Pinto da Costa a um grupo que honrou de forma perfeita o legado do eterno Quintana: Vocês foram dignos da memória do Alfredo. Estas taças vão ficar aqui a perpetuar o vosso esforço, o vosso trabalho, com o brilhantismo das vossas vitórias, mas também está ali um bocadinho do Alfredo.
 
O FC Porto conquistou um total de 19 medalhas (seis de ouro, cinco de prata e oito de bronze) no 36º Meeting Internacional do Porto, que decorreu no passado fim de semana no Complexo de Piscinas de Campanhã. Catarina Ferreira, Rosa Oliveira, Porfírio Nunes e Florian da Silva estabeleceram um novo recorde nacional absoluto na prova de estafeta 4x50 metros estilos misto da competição, que contou com a presença de 265 atletas em representação de 40 clubes e seleções. Só a seleção espanhola fez melhor do que o FC Porto.