11/05/13

Vítor Pereira: "Já nos fizeram tantos funerais"

Vítor Pereira quer um FC Porto a dominar o jogo, a pressionar alto e diz que sabe mas não divulga como vai jogar o Benfica. O treinador antecipa um grande jogo no Dragão e diz que os adeptos mereciam um clássico assim.

O que espera deste clássico?
O campeonato, os nossos adeptos, mereciam que este título fosse discutido até ao final. É um jogo que toda a gente vai querer ver, entre as duas melhores equipas do campeonato. Vai ser um grande jogo.

É uma vantagem jogar em casa?
Já nos fizeram tantos funerais que o facto de chegarmos a esta altura com a possibilidade de vencer… O que a realidade traduz é que neste momento o Benfica é primeiro, depois do jogo vamos ver quem será primeiro, mas o que é fundamental é chegar em primeiro no fim do campeonato. Os jogos não se compram, têm de ser conquistados.

Há uma semana disse que era impossível que o título fosse atribuído por mérito desportivo, agora acha que estão criadas as condições para o título ser atribuído por mérito?
Esta semana fui criticado por ter admitido, ou por a minha comunicação ter sido nesse sentido. O que vos posso dizer e entendam como quiserem, é que a estratégia que adoptei deu-me razão. A interpretação é vossa, digam aquilo que quiserem. Adoptei a estratégia correcta e o resultado do Estoril deu-me razão.

Tendo em conta os últimos resultados, o momento das equipas, tendo em conta que joga em casa, acha que é favorito?
Já nos fizeram o funeral várias vezes nesta época e chegamos a duas jornadas do fim sem qualquer derrota e em condições de discutir o título.

Jorge Jesus disse a meio do campeonato que a equipa que mais cedo saísse das competições europeias tinha vantagem na conquista do título, assina por baixo?
Não tenho de fazer qualquer comentário, perguntem-lhe a ele.

Que lhe pareceu a nomeação de Pedro Proença para arbitrar este jogo?
Espero uma grande arbitragem, com o nível da equipa de arbitragem que foi nomeada, com a qualidade individual e colectiva. Árbitro de nível mundial, que faça um grande jogo, é o que eu espero. Estamos preparados para este grande jogo e aguardamos com muita vontade pela hora do jogo, porque queremos reafirmar a nossa qualidade, queremos ver reafirmada a nossa identidade, da equipa, como clube e a identidade dos nossos adeptos. É isso que quero ver.

Este é o jogo mais importante da sua carreira?
Já tive vários jogos decisivos. Para mim o jogo mais importante ainda está para vir. Sou novo, a minha carreira ainda está no início e o jogo mais importante ainda está para vir.

Como avalia a sua equipa?
Estamos bem. Estamos motivados, trabalhamos bem durante a semana, preparamos bem o jogo e estamos preparados para discutir o jogo com a nossa identidade.

Acha que tem agora um ascendente psicológico sobre o adversário?
Não sei responder a isso, o que sei é que a minha equipa está bem, está preparada, está motivada. Os nossos adeptos mereciam um jogo destes e queremos proporcionar um grande espectáculo.

O facto de Enzo Perez estar em dúvida pode ser uma vantagem?
O Enzo Perez vai jogar, mas se joga esse ou outro qualquer isso não nos diz respeito, não altera minimamente a nossa identidade, temos provado isso ao longo de toda a época. Nós gostamos de dominar o jogo, gostamos de ter bola, gostamos de impor o nosso jogo com bola, gostamos de ser pressionantes e é a afirmação dessa identidade que quero ver amanhã.

Está mais sorridente e bem-disposto que em outras conferências de imprensa… Este é um momento de afirmação pessoal?
Se estiver aqui dez anos ainda vou ter de estar aqui a provar a minha qualidade. Quem avalia a qualidade do meu trabalho sou eu próprio, nem o clube nem ninguém, sou eu próprio. A questão da afirmação vai-se fazendo com qualidade de trabalho. Só vos quero recordar que estou há dois anos no Porto e sabem quantas derrotas tenho no campeonato?

Já disse que Enzo Perez vai jogar e com quantos pontas-de-lança vai jogar?
O Benfica é uma equipa com qualidade. Eu sei como é que eles vão jogar, mas não vos vou dizer como. A minha equipa vai jogar a querer impor o seu jogo, a minha equipa gosta de ter bola, não gosta de andar a correr atrás dela, gosta de jogar no meio-campo do adversário, gosta de ser pressionante no momento em que a perde e o que eu tenho a certeza é que esta vai ser a identidade da minha equipa. Temos de ser equipa, temos de ser clube e temos de ser adeptos.

Alex Sandro e Kelvin convocados para o clássico

As presenças dos brasileiros Alex Sandro e Kelvin são as principais novidades na lista de convocados do FC Porto para o clássico, de sábado, no Dragão, frente ao Benfica.
Alex Sandro recuperou da respetiva lesão e foi novamente convocado. Kelvin e Sebá também mereceram a chamada de Vítor Pereira.
Maicon (lesionado), Izmailov (castigado) e Atsu (opção) ficaram de fora.
Eis a lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.


Árbitro Pedro Proença nomeado para o clássico entre F. C. Porto e Benfica

O internacional lisboeta Pedro Proença foi nomeado para o jogo entre F. C. Porto e Benfica, da 29.ª e penúltima jornada da I Liga, anunciou o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
Esta época, para o campeonato, Pedro Proença já arbitrou dois jogos do F. C. Porto, em Setúbal (3-0 para os portistas) e na receção ao Sporting de Braga (triunfo por 3-1), e um do Benfica (visita ao Nacional que terminou 2-2).
A duas jornadas do fim deste campeonato, o Benfica lidera a classificação, com 74 pontos, mais dois que o FC Porto. O clássico está marcado para as 20.30 horas.
Na época passada, Pedro Proença foi o juiz do jogo entre Benfica e F. C. Porto (21.ª jornada), que os dragões venceram por 3-2, resultado que lançou os portistas para a revalidação do título nacional.

Sousa: «Factor casa vai ser determinante no clássico»

António Sousa, ex-futebolista do FC Porto que marcou ao Benfica na vitória por 3-1 em 1983/84, defende que a pressão irá ser muita em torno do clássico em que atribui o favoritismo aos dragões.
No encontro da 29.ª jornada, Sousa acredita que o FC Porto actuará galvanizado pelo factor casa e pelo facto de ter tido uma aproximação que lhe permite voltar a pensar no título, enquanto o Benfica surgirá mais pessimista, por ter perdido, com o empate com o Estoril, a margem de 4 pontos.
É um jogo com muita emoção de parte a parte, dado que é de grande importância para os dois clubes, pois pode definir o campeão, caso o Benfica ganhe, e alimentar a esperança do FC Porto, em caso de triunfo, defendeu à agência Lusa António Sousa.
O ex-dragão defendeu ainda que, normalmente, nestes jogos é difícil atribuir o favoritismo a qualquer uma das equipas, mas acredita que o factor casa, traduzido com o peso do apoio do público, poderá ser determinante para o desenlace final.
Há duas ou três jornadas, por existirem 4 pontos de diferença, seria muito difícil ao FC Porto pensar na hipótese de reconquistar o título, mas, com o empate do Benfica com o Estoril, ficou tudo em aberto, defendeu Sousa.
António Sousa acredita que o empate de segunda-feira em casa frente ao Estoril (1-1) deixou marcas no Benfica, que irá surgir no Dragão mais fragilizado e pessimista em termos anímicos, porque sente que podia deter uma vantagem mais tranquila.
Penso que a pressão irá ser muita, defendeu António Sousa, que espera um jogo de emoções fortes de parte a parte e com o sinal mais, por culpa do fator casa, a pender para o lado do FC Porto.

09/05/13

Clássico B empatado

O clássico B entre o Benfica e FC Porto terminou ontem empatado a uma bola, em jogo da 40ª jornada da II Liga, disputado na Luz.
Após uma primeira parte desinteressante e muito fraca, o Benfica conseguiu um ligeiro ascendente após o intervalo, chegando ao golo pelo médio Diogo Rosado aos 48’, na sequência de uma jogada rápida de Victor Lindelof. Dois minutos depois, o avançado Deyverson, isolado, falhou na finalização. A igualdade chegou no minuto 68, por Edu, após assistência do recém--entrado Vion.
Até final, o jogo esteve equilibrado, parecendo que as duas equipas estavam satisfeitas com a divisão de pontos.
Durante a partida alguns adeptos do Benfica foram buscar uma bandeira do FC Porto que estava no exterior do Estádio da Luz e tentaram incendiá-la, sem êxito, nas bancadas, segundo algumas informações pasquins...

André Villas Boas: «FC Porto tem todas as condições»

André Villas Boas acredita que o FC Porto vai derrotar o Benfica no próximo sábado e, dessa forma, assumir a liderança do campeonato.
O Benfica teve uma oportunidade grande há dois anos de ser campeão (há três temporadas, 2009/2010, e os azuis e brancos venceram por 3-1) no Dragão e o FC Porto como dez jogadores acabou por ganhar. É uma situação muito complicada, que se calhar o Benfica queria evitar e o FC Porto tudo vai fazer para ultrapassar o Benfica e depender dele mesmo para ser campeão. O FC porto toma vantagem em situações destas, apesar de não duvidar da ambição do Benfica em ser campeão. No Dragão, com uma oportunidade destas, estão geradas todas as condições para poder dar a volta ao campeonato. Tudo pode acontecer num jogo de futebol mas as emoções, num clube como o FC Porto os jogadores estão numa situação de máxima pressão e normalmente transcendem-se para atingir os seus objetivos, estou confiante. Acredito e desejo, claro, que o FC Porto seja campeão, confessou, à SIC, o treinador do Tottenham.

Defour: «FC Porto é o clube ideal para mim»

O FC Porto é o clube ideal para mim. Em Portugal o futebol é mais rápido do que na Bélgica, onde se privilegia o aspeto físico. As palavras são de Steven Defour, em declarações reproduzidas no seu país.
O médio belga dos dragões mostra-se feliz com a aposta que fez em mudar-se para Portugal depois de ter sido contratado ao Standard Liège.
Sinto-me bem, posso continuar a progredir e o FC Porto permite-me evoluir ao mais alto nível em termos europeus, expressou Defour.

Pinto da Costa esteve no treino desta quarta-feira

No dia em que Alex Sandro deu mais um passo na recuperação de uma mialgia no adutor direito, a presença do presidente do clube foi a principal nota de destaque no treino desta quarta-feira do FC Porto.
O lateral esquerdo voltou a treinar-se de forma condicionada mas deu mais um passo rumo à recuperação e eventual presença no sábado, às 20.30 horas, na receção dos bicampeões nacionais ao Benfica.
Além de Alex Sandro, Maicon e Quiñones também trabalharam de forma condicionada, sendo que o central ainda passou pelo ginásio do centro de treinos do Olival.
O guarda-redes João Costa, dos Sub17, os defesas M’Bola e Diogo Mateus e o médio Sérgio Oliveira, do FC Porto B, foram chamados por Vítor Pereira para a sessão desta quarta-feira.
Os bicampeões nacionais regressam amanhã aos treinos, numa sessão que está marcada para as 10.30 horas e decorrerá à porta fechada, informou o clube no seu site oficial.

05/05/13

Dragões gozam dois dias de folga antes do Clássico com o Benfica

Depois do triunfo na Choupana frente ao Nacional por 3-1, Vítor Pereira concedeu dois dias de folga ao plantel dos bicampeões nacionais.
O regresso aos trabalhos, tendo em vista a receção ao Benfica, partida a contar para a 29.ª jornada da Liga, está marcado para esta terça-feira, dia 7, às 10.30 horas no Centro de Treinos dos dragões no Olival.
Os primeiros 15 minutos do apronto serão abertos aos jornalistas, informa o FC Porto no seu site oficial.

FC Porto vence na Choupana (3-1)

Os dragões resolveram a partida nos primeiros 22 minutos, com golos de James, Mangala e Lucho. O Nacional ainda reduziu, mas não evitou o triunfo dos bicampeões nacionais, que reduziram a desvantagem em relação ao Benfica para um ponto. Veja os principais lances do jogo.
Com a vitória na Madeira, o F. C. Porto coloca mais pressão no Benfica que, segunda-feira, recebe o Estoril, ainda na ressaca do apuramento para a final da Liga Europa. A equipa de Vítor Pereira entrou ao ataque e só precisou de dez minutos para marcar o primeiro golo, com o esforço de Varela e de Jackson a permitir a conclusão fácil de James.
O melhor momento do jogo surgiu aos 19 minutos, num passe longo para as costas da defesa do Nacional onde surgiu João Moutinho a assistir, de cabeça, Mangala, que marcou com um fantástico toque de calcanhar. Pouco depois, o árbitro assinalou grande penalidade por falta de Miguel Rodrigues sobre Varela e Lucho não desperdiçou o castigo máximo, fazendo o 3-0.
Foi também de penálti - por mão de Mangala e concretizado por Candeias -, que o Nacional reduziu a desvantagem aos 27 minutos, lançando alguma emoção no jogo. Mesmo em cima do intervalo, um momento de inspiração de Varela ofereceu uma grande defesa a Gottardi.
O Nacional bem procurou reentrar na discussão dos pontos na segunda parte, mas as melhores oportunidades acabaram por pertencer ao FC Porto, nomeadamente num corte de Miguel Rodrigues que bateu no poste e num remate de Lucho que Gottardi defendeu. O triunfo portista estava garantido e os dragões já podem começar a pensar no clássico do próximo fim-de-semana com o Benfica.

Vítor Pereira, treinador do FC Porto:
«Fizemos um jogo de grande qualidade. Na primeira parte tivemos várias oportunidades e ao intervalo o resultado não expressava o que aconteceu. Na segunda parte podíamos ter feito mais dois ou três golos e mesmo o golo de Candeias não assustou a equipa».
“[Sobre as contas do título] Temos de fazer o nosso trabalho. Somamos três pontos e vamos preparar o próximo jogo.”
“Jogamos o próximo jogo em casa [contra o Benfica]. Vamos abordá-lo para ganhar e depois as contas fazem-se no final.”
“As vitórias são todas importantes, para continuar na luta pelo título.”

O extremo James realçou que depois de terem superado o Nacional (3-1) querem vencer o Benfica e lutar até ao último minuto pelo título de campeão.
«Nós ganhamos frente ao Nacional e precisamos de ganhar o próximo para continuarmos na luta», afirmou James, em declarações à Sport TV.
O extremo colombiano espera agora por um deslize do Benfica: «Fizemos o nosso trabalho e agora temos esperar para ver o que acontece com eles».
James garante que não vão desistir: «Somos um grande clube e vamos lutar até ao último jogo».

Repasto antes das emoções fortes. As Direções de Nacional e FC Porto reuniram-se na tarde deste sábado para um almoço. O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim e o vice-presidente do Governo regional, João Cunha e Silva, também participam nesta confraternização.
O presidente Rui Alves e o presidente da Mesa da Assembleia-geral, Miguel Sousa, representaram os insulares.
Pinto da Costa, Angelino Ferreira, Adelino Caldeira, Joaquim Pinheiro foram as altas patentes que ‘vestiram’ as cores dos bicampeões nacionais.
Durante o convívio, que começou às 13.30 horas num restaurante localizado na estrada monumental do Funchal, Rui Alves entregou uma placa aos dirigentes dos dragões.

O médio Izmailov foi ontem admoestado com o quinto cartão amarelo da temporada e, por via disso, vai ter de cumprir castigo no próximo jogo do campeonato, isto é, vai falhar a receção do FC Porto ao Benfica.
O médio russo, de 30 anos, não tem tido uma passagem muito feliz pelo FC Porto, pois foi utilizado apenas em 525 minutos, sendo que foi titular em quatro jornadas. A última vez foi na 21.ª jornada, em Alvalade, frente ao seu anterior clube, o Sporting.
Na próxima jornada, Izmailov não será, por isso, uma opção para o treinador do FC Porto, no clássico que poderá ser determinante para as contas do título desta temporada.

Manuel Serrão: «Título do Benfica será ganho à Capela»

Depois do comentário de João Gabriel e das "denúncias" ao que o Benfica chama de "campanha baixa, insinuosa e imoral" - após as críticas do FC Porto para com a arbitragem de João Capela no Benfica-Sporting (2-0) -, foi a vez de Manuel Serrão se pronunciar. O conhecido adepto portista considera que o Benfica está a tentar "branquear um título ganho à Capela", numa alusão à arbitragem de João Capela, no dérbi com o Sporting.
"O Benfica já percebeu que os portugueses perceberam que o título será ganho à Capela. Ou seja, com uma grande contribuição dos árbitros. O Benfica está a tentar branquear essa situação, para tentar devolver dignidade de um título que ainda não ganhou", disse, citado pela Rádio Renascença.
Para Manuel Serrão, João Gabriel fez bem em não admitir perguntas, porque o responsável encarnado "não teria respostas para dar".
O empresário ainda tem esperança na revalidação do título do FC Porto, mas "com situações como a que vimos na Luz (...) é uma esperança ténue".