16/07/21

Aconteceu a 16 Julho 1983

Neste dia, na fase de arranque de uma longuíssima hegemonia do FC Porto no hóquei em patins, a nossa equipa deslocava-se ao Pavilhão da Luz e conquistava a Taça das Taças, renovando o título que na temporada anterior tinha alcançado frente ao Sporting. Na mesma época, com Vladimiro Brandão no comando técnico e com craques como Vítor Hugo e Vítor Bruno a brilharem nas pistas, os troféus do campeonato e da Taça de Portugal também não fugiram ao FC Porto.


Dragões Diário 16-07-2021

O FC Porto reagiu em comunicado à publicação de ontem da revista Sábado, do grupo Cofina, na qual levanta suspeitas sobre o negócio com a PT/Altice e sobre a transferência de Éder Militão para o Real Madrid. Perante este absurdo, o FC Porto recorda que nunca a FC Porto SAD e o seu Conselho de Administração foram interpelados, ouvidos ou interrogados em qualquer tipo de inquérito ou diligência judicial sobre qualquer das duas matérias referidas, ambas devidamente documentadas com a transparência exigida.

O FC Porto viaja na próxima semana para o Sul do país, onde vai realizar um estágio de pré-temporada no Algarve entre os dias 21 e 29 deste mês. No programa da estadia em terras algarvias estão incluídos dois jogos de preparação, um frente ao Lille (25 de Julho, 19h45), campeão francês em título, e outro frente à Roma do nosso bem conhecido José Mourinho (28 de Julho, 20h). Ambos os encontros terão transmissão em directo e em exclusivo no Porto Canal e na FC Porto TV. Já faltou mais, Nação Porto.

O plantel principal do FC Porto voltou a subir ontem ao relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, e fê-lo por duas vezes, pois houve treino de manhã e à tarde. Tomás Esteves e Romário Baró, que na véspera se limitaram a fazer gestão de esforço, estão totalmente aptos e já se juntaram ao grupo nas duas sessões do dia orientadas por Sérgio Conceição e pela restante equipa técnica. Os trabalhos de pré-temporada dos azuis e brancos prosseguem hoje no CTFD PortoGaia, no Olival.
 
Luís Gomes foi o mais recente produto da formação do FC Porto a assinar o primeiro contrato profissional com o clube. O defesa central de apenas 16 anos, que em 2021/22 vai integrar o plantel de Sub-17, é o sétimo futebolista da formação a rubricar o primeiro contrato profissional desde o início do passado mês de junho. João Sérgio, Umaro Candé, Gonçalo Machado e Ricardo Rei, dos Sub-19, bem como Diogo Fernandes e Mariano Regal, dos Sub-17, já o tinham feito recentemente. Selo de qualidade FC Porto.

À boleia da renovação de Sérgio Conceição até 2024, a edição de julho da revista Dragões recorda algumas das frases mais marcantes do treinador desde que assumiu o comando técnico do FC Porto. Ao longo dos últimos quatro anos, o coletivo liderado por Sérgio Conceição foi sinónimo de qualidade fora das marcas. Os números nunca mentem.
 
Ontem voltou a ser dia de Ironias do destino e ouvimos Jorge Nuno Pinto da Costa falar sobre 2005, ano em que se construíram As bases de um novo ciclo. Esta noite, assim que forem 22h00, ligue-se à FC Porto TV ou ao Porto Canal para assistir ao 25º episódio da série protagonizada pelo nosso presidente, o último desta semana.

12/07/21

Aconteceu a 12 Julho 2015

Neste dia, o que até poucos dias antes parecia impensável, concretizava-se: Iker Casillas era oficializado como guarda-redes do FC Porto. Um dos melhores guardiões da história do futebol chegava ao Dragão depois de mais de década e meia a defender as balizas do Real Madrid e da selecção espanhola. Mesmo tendo um currículo recheado, com três Ligas dos Campeões, um Mundial e dois Europeus, não demorou a adaptar-se ao clube e à cidade. Ao longo de quatro temporadas ao mais alto nível, tornou-se numa referência do FC Porto e celebrou como poucos as conquistas do campeonato e da Supertaça de 2018. O espanhol acabou por ser travado por um problema de saúde, mas ficou portista e portuense para sempre.

Dragões Diário 12-07-2021

Pedro Valdés é reforço do andebol azul e branco até 2025. O lateral esquerdo cubano chega ao Dragão Arena oriundo do Sporting e com o seu físico imponente e o seu poder de remate como cartões de apresentação. O atleta de 1,90m e 101 kg, que apontou 197 golos em 46 partidas na última época, mostrou-se entusiasmado e satisfeito por ingressar no FC Porto, tendo garantido que quer acrescentar muito no ataque e ainda mais na defesa para dar continuidade ao trabalho excepcional de Magnus Andersson e Carlos Martingo no clube.

Faleceu no sábado, aos 73 anos, Duda, avançado brasileiro que representou o FC Porto entre as épocas de 1976/77 e 1980/81. O antigo jogador portista, que completou 148 jogos e apontou 51 golos ao serviço dos Dragões, fez parte da equipa que quebrou o jejum de 19 anos sem a conquista do título nacional e, na temporada de 1977/78, brilhou com um hat-trick na goleada do FC Porto frente ao Manchester United (4-0), no Estádio das Antas, em jogo a contar para a já extinta Taça das Taças.
 
O pool feminino do FC Porto sagrou-se hexacampeão nacional da modalidade. A dupla constituída por Vânia Franco e Amália Matas, com o auxílio das suplentes Marta Tavares e Ágata Castro, venceu o Bracara Academia, por expressivos 3-0, numa final disputada à melhor de cinco partidas e que durou mais de cinco horas.

Marchesín somou, na madrugada de ontem, o seu primeiro título pela Argentina. O guarda-redes portista, apesar de não ter somado minutos na competição, integrou o plantel albiceleste que venceu o Brasil (1-0) na final da Copa América.

Duarte Castro, atleta do FC Porto nos Campeonatos da Europa de Juniores, competiu nas provas de 100 e 200 metros costas, tendo, nesta última, alcançado o seu melhor resultado: foi 24º entre 42 nadadores.