14/09/11

F.C. Porto foi a melhor equipa em campo

O treinador Vitor Pereira considerou justa a vitória frente à equipa ucraniana do Shakhtar Donetsk, por 2-1, em jogo do Grupo G da Liga dos Campeões, uma vez que o FC Porto foi a melhor equipa dentro das quatro linhas.
"Entrámos bem no jogo, com qualidade, não tivemos sorte com a não conversão da grande penalidade e com o golo sofrido, mas senti a equipa consistente, confiante e a provocar o erro", defendeu.
O treinador portista acreditou sempre que mais cedo ou mais tarde o FC Porto iria dar a volta ao resultado e elogiou a postura dos seus jogadores, frente a uma equipa matreira e experiente.
"O Shakhtar é uma bela equipa. Tem qualidade, é matreira e sabe esperar o momento certo para desferir contra-ataques perigosos", disse Vítor Pereira, que sentiu a equipa unida nos deslizes de Hulk e Helton
Ainda de acordo com o treinador, a única forma de jogar contra o Shakhtar: "É ter a posse de bola, paciência, descobrir os espaços certos e o momento de perda de bola. Foi o que fizemos".
Vítor Pereira considerou que não é qualquer equipa que depois de falhar uma grande penalidade e sofrer um golo "daqueles" -- num erro do guarda-redes Helton - dá a resposta que o FC Porto deu contra uma equipa como o Shakhtar.

FC Porto 2 Shakhtar 1

CHAMPIONS - 1.ª Jornada - Grupo G - 13/09/11

Estádio do Dragão – Assistência: 36 612

FC PORTO: Helton, Fucile, Maicon, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Belluschi, João Moutinho, Steven Defour, James, Hulk, Varela, Kléber, Djalma

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Bracalli, Mangala, Souza e Cristián Rodríguez.

TREINADOR: VÍTOR PEREIRA

SHAKHTAR: Oleksandr Rybka, Darijo Srna, Chygrynskiy, Rakitskiy, Razvan Rat, Fernandinho, Mkhitaryan, Jádson, Alex Teixeira, Willian, Hübschman, Eduardo da Silva, Kucher, Luiz Adriano

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Andriy Pyatov, Kobin, Douglas e Seleznyov.

TREINADOR: M. LUCESCU

Árbitro: Felix Brych (Alemanha)

Disciplina: Amarelos: Luiz Adriano (27’), Chygrynskiy (31’ e 80’), A. Pereira (34’) e Darijo Srna (34’) Vermelhos: Rakitskiy (40’) e Chygrynskiy (80’)

Golos: 0-1 Luiz Adriano (12’), 1-1 Hulk (28’), 2-1 Kléber (51’)

12/09/11

Vítor Pereira parte com ilusão na Champions

Na antevisão do F. C. Porto-Shakhtar de amanhã, terça-feira, Vítor Pereira afirmou que está à espera de dificuldades, em função da qualidade do adversário, mas acredita numa resposta à altura dos dragões.
Na estreia em jogos da Liga dos Campeões, o treinador do F. C. Porto assumiu o objectivo de somar três pontos que podem ser fundamentais na corrida aos oitavos-de-final. "Esperamos garantir a vitória. Partimos com a ilusão de fazer a melhor Champions possível e estamos a crescer. Partimos confiantes e acreditamos ser possível passar à próxima fase. É esse o objectivo fundamental", afirmou.
Vítor Pereira elogiou o Shakhtar Donetsk, qualificando a equipa ucraniana de "poderosa", apesar de não ter o impacto de outros clubes europeus:"É uma equipa de grande nível, com jogadores de selecção brasileira e outro oriundos de grandes clubes. Mas se o F. C. Porto nunca perdeu numa primeira jornada da Champions, também não pode perder comigo. Trabalhei toda a vida para chegar até aqui e vamos dar uma resposta à altura".

James espera jogo complicado

O colombiano James Rodriguez disse esta segunda-feira que espera um jogo complicado frente à equipa ucraniana do Shakhtar Donetsk, mas acredita na qualidade do FC Porto no regresso à Liga dos Campeões.
"Eles são fortes e nós também temos muita qualidade. Esperamos, por isso, um bom jogo", defendeu James Rodriguez, que falava na habitual conferência e imprensa de antevisão ao jogo com o Shakhtar.
O avançado, que marcou três golos nos últimos dois jogos do campeonato, pretende ajudar o FC Porto a "manter a tendência de vitória" e, se possível, contribuir para esse objectivo com golos.
"Se conseguir marcar, melhor, mas o que importa é o FC Porto vencer", frisou James, assegurando que a sua estreia na Liga dos Campeões será a "concretização de um sonho", antevendo "um momento especial, um momento lindo".
Sem destacar nenhum jogador do Shakhtar, James Rodriguez considera que a formação ucraniana vale pelo seu todo.
"Eles têm bons jogadores, mas nós também. Vamos ver amanhã (terça-feira) qual será mais forte", concluiu.

Varela regressa aos convocados dos dragões

Depois de ter ficado de fora no jogo com o Vitória de Setúbal (vitória 3-0), o extremo Varela entra nos convocados do FC Porto para o jogo desta terça-feira com o Shakhtar Donetsk, referente à primeira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.
Além do extremo internacional português, a lista regista ainda o regresso do central Otamendi, enquanto Álvaro Pereira terá recuperado da contusão sofrida no jogo com o V. Setúbal e mantém-se nos convocados.
Rolando (castigado) e Walter (por não estar inscrito) saem da convocatória, enquanto Sapunaru e Alex Sandro estão lesionados.

Lista de convocados do FC Porto:
Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Fucile, Otamendi, Maicon, Mangala e Álvaro Pereira;
Médios: Souza, Fernando, Defour, Belluschi e João Moutinho;
Avançados: Kléber, Hulk, Rodriguez, Varela, James e Djalma.

11/09/11

Sapunaru e Álvaro Pereira em dúvida

Os laterais Sapunaru e Álvaro Pereira permanecem como principais dúvidas nas vésperas do primeiro jogo do FC Porto para a Liga dos Campeões de futebol, na terça-feira frente ao Shakthar Donetsk, no Estádio do Dragão.
O romeno e o uruguaio não trabalharam com os restantes companheiros, na manhã deste domingo, no Centro de Treinos do Olival (Gaia), tal como o reforço brasileiro Alex Sandro, que se mantém em sessões condicionadas até recuperar fisicamente da lesão muscular que contraiu no Mundial Sub-20.
Além das dúvidas que subsistem quanto à utilização da dupla de laterais, os dragões também não poderão contar com Guarín e Rolando, ambos castigados pela UEFA, devido às expulsões no jogo da Supertaça Europeia, com o Barcelona.