11/08/18

Aconteceu a 11 Agosto 2012

Neste dia, o FC Porto enfrentou a Académica de Coimbra em Aveiro e venceu por 1-0, com o golo decisivo a ser marcado por Jackson Martínez perto do final. Tratou-se da 19ª Supertaça conquistada pelos Dragões, a segunda com a assinatura do treinador Vítor Pereira.

Dragões Diário 11-08-2018


Estávamos à espera deste dia há quase três meses. O FC Porto inicia hoje a participação na edição de 2018/19 da Liga portuguesa, com o objectivo claro de renovar o título conquistado em maio. Durante os próximos dez meses, há 34 desafios para enfrentar e superar rumo à glória final. O primeiro arranca mais logo, às 21h, no Estádio do Dragão (SportTV 1). O adversário é o Desportivo de Chaves.

A preparação para esta partida foi concluída ontem no Olival, com um treino matinal. O boletim clínico sofreu uma alteração (Brahimi evoluiu para treino integrado condicionado), mas mantém os mesmos seis nomes dos últimos dias: José Sá, Brahimi, Danilo, Mbemba, Soares e Diogo Costa.

A lotação para logo está esgotada e o Mar Azul, que beneficiará de animação a partir das 17h, está assegurado. Se quiser integrá-lo nas próximas duas jornadas, nos jogos com o Belenenses (em Oeiras) e o Vitória de Guimarães (no Dragão), já pode comprar os seus bilhetes. As datas e horas dessas partidas foram ontem anunciadas pela Liga.

Raúl Alarcón foi ontem o sexto a cruzar a meta em Braga, com o mesmo tempo do vencedor, e manteve a camisola amarela no final da oitava etapa da Volta a Portugal, com 52 segundos de vantagem sobre Jóni Brandão. Hoje é dia da célebre subida à Senhora da Graça, o ponto alto de uma tirada que ligará Felgueiras a Mondim de Basto (155,2 km).

A equipa de andebol, que conta com cinco caras novas, realizou ontem o primeiro jogo de preparação para a nova temporada. O adversário foi o Hellas Den Haag, da Holanda, que não teve andamento para os Dragões: os azuis e brancos venceram por 40-16.

10/08/18

Aconteceu a 10 Agosto 2013

Neste dia, o FC Porto tinha o estatuto de campeão nacional e, por isso, começou a temporada com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira no Estádio Municipal de Aveiro. O adversário foi o Vitória de Guimarães, que aos 17 minutos já perdia por 2-0 e que antes do intervalo viu fixado o 3-0 final. Os golos de Licá, Jackson e Lucho valeram aos Dragões a 20ª Supertaça.

Dragões Diário 10-08-2018

O FC Porto será cada vez maior. A garantia é de Jorge Nuno Pinto da Costa, que ontem inaugurou a casa do FC Porto de Esposende. O presidente dos Dragões aproveitou esta deslocação para destacar a ligação do clube ao Norte do país, que não é ofuscada pela dimensão mundial que alcançou nas últimas décadas: Sendo hoje um clube que ultrapassou todas as fronteiras, eu tenho cada vez mais honra em que o FC Porto seja cada vez mais um símbolo do Norte de Portugal. Um Norte que trabalha, que se sacrifica. O Norte que vive intensamente as necessidades do país e o coração de Portugal.
 
E é para trabalhar e para se sacrificar que o plantel principal do FC Porto retoma daqui a pouco, às 10h00, a preparação para o jogo com o Desportivo de Chaves (amanhã, 21h00), relativo à primeira jornada da Liga portuguesa. Ontem, no Olival, não houve novidades no boletim clínico.
 
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol divulgou ontem o mapa de castigos relativo ao jogo da Supertaça Cândido de Oliveira. A Sérgio Conceição, expulso nessa partida, foi aplicada uma multa de 536 euros. O documento revela a frase que motivou o castigo ordenado ao treinador azul e branco pelo árbitro Luís Godinho: Vocês têm que marcar este tipo de faltas.
 
Também o FC Porto B arranca amanhã a participação no campeonato, neste caso a Ledman LigaPro. Às 11h15, os Dragões enfrentam o Estoril, na Amoreira, e o treinador Rui Barros já disse que esse será um jogo importante.
 
Tudo na mesma no topo da classificação da Volta a Portugal. Ontem, a W52-FC Porto controlou a chegada ao alto de Santa Luzia, e Raúl Alarcón, que foi terceiro, conseguiu segurar a camisola amarela, com os mesmos 52 segundos de vantagem que já tinha sobre Jóni Brandão. A etapa de hoje ligará Barcelos a Braga num total de 147,6 quilómetros.

09/08/18

Aconteceu a 9 Agosto 2009

Neste dia, Ernesto Farías e Bruno Alves fizeram o resultado (2-0) com dois golos apontados na segunda parte e com o Paços de Ferreira como adversário. Primeiro marcou o argentino, a roubar a bola a Cássio e a rematar à meia-volta; depois marcou o português, a subir onde mais ninguém subiu e a cabecear como quem chuta. A primeira e única Supertaça de Jesualdo Ferreira foi a 16ª do FC Porto.

Dragões Diário 09-08-2018

A Supertaça já pode ser admirada no Museu, mesmo ao lado do troféu de campeão nacional, e com um desconto imperdível. Herrera entregou-a em mãos e o presidente, que reconheceu o bom arranque de época, está convencido de que a equipa voltará mais vezes àquele local até ao final da temporada. E se para continuar a somar mais títulos o capitão tiver de fazer uma ferida a cada taça conquistada, então por ele está tudo bem. Afinal, foi mesmo assim em Aveiro.

No Olival a manhã foi de estreia absoluta para Éder Militão. O defesa brasileiro fez o primeiro treino e, como tal, foi praxado pelo plantel. Mas não foi sozinho, porque o aniversário de Mbemba serviu de desculpa para mais umas gargalhadas. Pouco depois, Sérgio Conceição voltava a preparar o jogo de estreia na Liga, já com lotação esgotada e com seis nomes no boletim clínico. Marega treinou à tarde.

À noite, em Barcelos, um golo de Rui Costa não foi suficiente para evitar a derrota (2-1) do FC Porto B em casa do Gil Vicente, no último teste antes da estreia na Ledman LigaPro. A equipa de Rui Barros abre o campeonato no sábado de manhã, defrontando o Estoril no Estádio António Coimbra da Mota.

Domingos Gonçalves, do Boavista, foi o primeiro a cortar a meta em Boticas, mas nada mudou no topo da classificação geral da Volta. O portista Raúl Alarcón mantém a camisola amarela e os mesmos 52 segundos de vantagem sobre Joni Brandão, do Sporting-Tavira, depois de ter respondido a todos os ataques durante a última contagem de montanha e até de testar a resistência dos perseguidores.

Horas antes, muito antes da partida para a sexta etapa, Jorge Nuno Pinto da Costa deslocou-se a Viseu para tomar o pequeno-almoço com a equipa e para dizer a Rui Vinhas que ele é um verdadeiro campeão. À saída do hotel, o presidente do FC Porto apontou o vencedor da Volta a Portugal de 2016 como um exemplo para todos os atletas, seja de que clube for, depois de Vinhas se ter recusado a abandonar, resistindo aos ferimentos provocados por uma queda violenta durante a etapa de segunda-feira.

08/08/18

Aconteceu a 8 Agosto 1998

Neste dia, a Supertaça voltava a ser notícia e o FC Porto começava a ganhar a final, ao vencer o Braga no Estádio das Antas em jogo da primeira mão. O golo de Zahovic, desenhado de pé esquerdo desde o cruzamento de Drulovic à finalização do esloveno, fez toda a diferença (1-0), porque um mês e um dia mais tarde, no Estádio 1º de Maio, os azuis e brancos confirmavam a conquista do troféu com um empate a um golo.

Dragões Diário 08-08-2018

Éder Militão já é jogador do FC Porto. O defesa brasileiro fez exames médicos, assinou contrato até 2023 e disse, já ao princípio da noite, estar a viver uma emoção muito grande. Internacional Sub-20 pelo Brasil e filho de Valdo, antigo jogador do Corinthians, chega do São Paulo e vai avisando que podem contar com um cara determinado, que luta até ao fim. E está, acrescentou ele, num clube vencedor. Nós assinamos por baixo.

De manhã, no Olival, Sérgio Conceição voltou a preparar o jogo de estreia na Liga privado de Danilo, José Sá, Mbemba, Brahimi, Soares e Diogo Costa, que compõem o boletim clínico, e integrou o defesa Alan Bidi, da equipa B. Marega treinou à tarde.

A lotação para o FC Porto-Desportivo de Chaves de sábado à noite está quase esgotada, mas ainda lhe resta uma solução criativa para garantir a entrada no jogo da primeira jornada da Liga. Se for um dos cinco mais inspirados, ganha bilhete, camisola oficial e a oportunidade de assistir ao aquecimento da equipa junto ao relvado. Saiba tudo sobre este desafio que se joga nas redes sociais e viva uma Super Experiência.

A equipa de basquetebol do FC Porto já prepara a nova temporada e Moncho López tem as prioridades bem definidas. Mesmo projectando entrar em todas as competições nacionais com a responsabilidade de lutar para vencer, o treinador espanhol mantém que o título de campeão é o mais importante. A pensar nele, incorporou no plantel os croatas Boris Barac e Toni Prostran, que prometem títulos e bom basquetebol.

Se amanhã vai estar em Esposende, fique a saber que Jorge Nuno Pinto da Costa também vai lá estar. O presidente dos Dragões visita a Casa do FC Porto da cidade, começando por ser recebido na Câmara Municipal. Se ficou curioso, consulte aqui o programa completo da deslocação.

07/08/18

Dragões Diário 07-08-2018

Depois da Supertaça, agora é a vez da Liga. O plantel campeão nacional começou ontem a preparar a receção ao Desportivo de Chaves, da primeira jornada, e Sérgio Conceição não pôde contar com Danilo, José Sá, Mbemba, Brahimi, Soares, Diogo Costa e Marega. Saiba tudo aqui e saiba também que hoje há mais, pelas 10h00 e à porta fechada.

Se pretende assistir ao FC Porto-Desportivo de Chaves de sábado à noite, é bom que se apresse, porque ontem já estavam vendidos 46.000 bilhetes para o jogo de estreia dos azuis e brancos na edição de 2018/19 da Liga.

Não fosse a queda aparatosa de Rui Vinhas, que sofreu para terminar a etapa, e tudo teria acabado bem para a W52-FC Porto na tirada de ontem da Volta a Portugal. O italiano Riccardo Stacchiotti foi o primeiro a cortar a meta em Viseu, num final disputado ao sprint, e Raúl Alarcón controlou a chegada, mantém a camisola amarela e a vantagem para o segundo classificado. Hoje é dia de descanso.

06/08/18

Dragões Diário 06-08-2018

Saiu do banco para dar a estocada final no jogo da Supertaça, ao apontar o vistoso terceiro golo da vitória por 3-1 sobre o Desportivo das Aves. Jesús Corona falou em exclusivo ao www.fcporto.pt e, no final do jogo, confessou que tinha acabado de marcar um dos golos mais importantes da carreira. Sobre o triunfo na Supertaça, o mexicano garantiu que não há melhor forma de começar uma temporada em que espera afirmar-se definitivamente na equipa de Sérgio Conceição.

À procura de se afirmar está também o jovem Diogo Leite, que no sábado realizou o primeiro jogo oficial pela equipa principal dos Dragões. O dia 4 de agosto foi por isso inesquecível para o defesa central de 19 anos, que disse ter realizado em Aveiro um sonho de criança e um objectivo. Afinal, foi o primeiro troféu do portuense como profissional e logo como titular. Eficácia máxima para o novo camisola 4.

Corona, Diogo Leite e os restantes companheiros têm encontro marcado para hoje, uma vez que o plantel principal regressa esta tarde aos treinos.

Ainda sobre o jogo da Supertaça, não podemos deixar passar em claro as declarações de Héctor Herrera depois de ter sido vítima de um lance, no mínimo, de agressividade exagerada e ignorado, quer pelo árbitro, Luís Godinho, quer pelo vídeo árbitro, Bruno Esteves: Já estamos habituados a este tipo de arbitragens afirmou o nosso capitão. Afinal, não há muito tempo, e também num jogo frente ao Aves, o mesmo Bruno Esteves, na função de vídeo árbitro, não viu uma grande penalidade do tamanho da Vila das Aves sobre Danilo, no minuto 90 de um jogo que acabaria por terminar empatado. Quanto a Luís Godinho, ninguém esquece a caricata ordem de expulsão a Danilo, quando o próprio juiz colidiu com o médio num jogo frente ao Moreirense. Que Herrera esteja habituado é uma realidade. Que todos os portistas estejam acostumados não é menos verdade. Só não nos peçam para aceitar! Porque nunca o vamos aceitar e o FC Porto e os seus jogadores exigem ser respeitados.

Raúl Alarcón é cada vez mais líder da 80.ª edição da Volta a Portugal. Depois do triunfo no sábado, o ciclista espanhol “bisou” e venceu ontem a etapa rainha desta edição. Na chegada às Penhas da Saúde, depois de 144,3 quilómetros, o corredor da W52-FC Porto deixou Joni Brandão a 12 segundos e João Benta a 1m13s, o que lhe garante agora uma vantagem de 52 segundos para o segundo na geral (Joni Brandão). A somar à amarela, Alarcón tem também a camisola da liderança da montanha.

05/08/18

Aconteceu a 5 Agosto 2002

Neste dia, o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em Vila Nova de Gaia, foi inaugurado. Com cinco campos relvados, um sintético e uma bancada com cerca de 2000 lugares, para além de balneários e outras estruturas de apoio, é no Olival que têm sido fabricadas várias equipas campeãs do FC Porto. Desde que estas instalações foram inauguradas, os Dragões já venceram uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, duas Ligas Europa, dez Ligas portuguesas, cinco Taças de Portugal e dez Supertaças.

Dragões Diário 05-08-2018

Foi sem espinhas. O campeão voltou forte e iniciou a temporada 2018/19 com a conquista de mais um título, a 21.ª Supertaça Cândido de Oliveira da história azul e branca. O FC Porto até entrou a perder no jogo com o Desportivo das Aves, mas teve qualidade e carácter suficientes para enfrentar todas as contrariedades e dar a volta ao resultado com três excelentes golos de Brahimi (25m), Maxi Pereira (67m) e Corona (84m), que pode rever neste resumo do Porto Canal.
 
Sérgio Conceição foi expulso e, por isso, não falou no final da partida. O treinador do FC Porto foi a segunda vítima de um critério estranho de Luís Godinho no que toca a expulsões: em janeiro de 2017, o árbitro foi contra Danilo e mostrou o cartão vermelho ao médio português; ontem, Herrera sofreu uma falta, ficou com a cara no estado que se pode ver neste vídeo, e na sequência do lance Sérgio Conceição recebeu ordem de saída. Vá-se lá perceber…
 
O que fica para a história é mesmo o troféu erguido pelo capitão Herrera. Como já se disse, foi a 21ª Supertaça para o FC Porto, que continua a ter mais títulos conquistados nesta competição do que todos os outros clubes juntos. Sérgio Conceição tornou-se a segunda figura da história azul e branca a vencê-la como jogador e como treinador. A primeira foi Rui Barros.
 
Com registos tão positivos, não admira que os jogadores irradiassem felicidade após o jogo. Felipe disse que a equipa estava bem preparada psicologicamente, Diogo Leite confessou que melhor não podia pedir, enquanto Óliver confirmou que começar esta temporada a ganhar outra vez é muito bom. Herrera resumiu tudo com a contundência que se espera de um capitão: Esta equipa está habituada a jogar contra tudo e contra todos. Somos como uma família e é este caminho que nos vai levar a grandes vitórias e a grandes títulos.
 
Para além da lamentável expulsão de Sérgio Conceição, houve duas notas negativas no jogo de ontem: Brahimi teve de ser substituído ainda na primeira parte e Soares abandonou o terreno de jogo antes do final da partida, ambos limitados fisicamente. Sabe-se agora que o extremo argelino sofreu uma contusão no tornozelo esquerdo e que o avançado brasileiro contraiu uma lesão no adutor esquerdo.
 
Regressando às boas notícias, há que assinalar que a primeira vitória do dia, ontem, não foi contra o Aves. Algumas horas mais cedo, em Oliveira do Hospital, Raúl Alarcón foi o primeiro a cortar a meta da terceira etapa da Volta a Portugal e assumiu a camisola amarela da prova, com 28 segundos de vantagem sobre o segundo classificado. A tirada de hoje ligará a Guarda às Penhas da Saúde, num total de 144 quilómetros.