26/11/12

F.C. Porto é única equipa invicta na Europa

O F.C. Porto é a única equipa invicta na Europa, depois de somar domingo, no reduto do Sporting de Braga (2-0), na 10.ª jornada da I Liga de futebol, o 18.º encontro sem perder em 2012/2013.
O "onze" de Vítor Pereira soma 15 triunfos e três empates, dois para o campeonato, ambos fora (0-0 com o Gil Vicente e 2-2 com o Rio Ave), e um para a Liga dos Campeões (0-0 no reduto do Dínamo de Kiev), com 40-8 em golos.
Entre os clubes dos campeonatos principais dos 53 países que integram o "ranking" da UEFA, o FC Porto é o único sem derrotas em 2012/2013, depois dos recentes desaires do Murata (São Marino) e do AEK Larnaca (Chipre), equipas que, esta época, não participaram nas competições europeias.
Os "dragões" já eram, há muito, os resistentes sem desaires entre as equipas que estiveram ou estão ainda na Liga dos Campeões ou na Liga Europa, sendo que também ostentam o estatuto de melhor equipa da "Champions".
A uma jornada do final da fase de grupos, o FC Porto é a única equipa com 13 pontos, face a cinco triunfos e apenas um empate (9-2 em golos), quando ainda tem de jogar no reduto do Paris Saint-Germain, a 04 de dezembro.
Na Taça de Portugal, a equipa "azul e branca" também está nos oitavos de final, defrontando sexta-feira o Sporting de Braga, novamente na "Pedreira", depois de ter afastado Santa Eulália (1-0) e Nacional (3-0), com triunfos fora.
A arrancar a temporada, o FC Porto venceu ainda a Académica por 1-0 e conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, graças a um golo do colombiano Jackson Martinez, que tem sido uma das grandes figuras da equipa, a par do compatriota James Rodriguez.
No que respeita em exclusivo aos campeonatos dos diversos países europeus, os "dragões" ainda repartem o estatuto de invictos com mais oito equipas, entre as quais o Benfica, que só perdeu na Liga dos Campeões (0-2 com o FC Barcelona e 1-2 no reduto do Spartak de Moscovo).
Na I Liga portuguesa, os "dragões" são líderes, mas apenas com um tento de vantagem sobre os "encarnados" (26-6 contra 25-6), numa altura em que as duas formações somam os mesmos oito triunfos e dois empates, para um total de 26 pontos.
FC Barcelona (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Olympiacos (Grécia), de Leonardo Jardim, Anorthosis e AEL Limassol (ambos do Chipre), Skënderbeu Korçë (Albânia) e Murata (São Marino) são as outras equipas sem derrotas nos respetivos campeonatos nacionais.
Entre estas sete equipas, o "Barça" e o City são os que disputaram mais jornadas (13), sendo que os catalães só cederam uma igualdade (2-2 com o Real Madrid), enquanto o conjunto de Manchester já empatou cinco vezes.

Líder dos Superdragões suturado com 13 pontos na cabeça após carga policial


O líder dos Superdragões, Fernando Madureira, ficou ferido na cabeça após uma carga policial, domingo, no Estádio Axa, em Braga. Careceu de assistência hospitalar e foi suturado com 13 pontos.
Uma carga policial na bancada reservada aos Superdragões, no Estádio Axa, já perto do intervalo do jogo entre o Braga e o F. C. Porto, causou dois feridos, um deles o líder da claque portista.
"Estava a separar dois adeptos que se tinham pegado no túnel quando levei com o primeiro cassetete. Ainda pensei que era uma pedrada, mas depois voltei a ser agredido", disse Fernando Madureira, em declarações ao jornal desportivo "O Jogo".
Fernando Madureira foi assistido no local, mas ao intervalo teve de ir ao hospital, juntamente com um outro adepto portista que também careceu de cuidados hospitalares.
O líder dos Superdragões regressou ao Estádio Axa já no fim do jogo, com a cabeça ligada e depois de suturado com 13 pontos.

F. C. Porto ganha em Braga nos últimos minutos


O F. C. Porto manteve a liderança do campeonato, ao vencer este domingo à noite em Braga, por 2-0. James Rodríguez e Jackson Martínez fizeram, nos instantes finais, os golos da vitória portista.
Os dragões estiveram quase a ver fugir o Benfica, já que foi apenas aos 90 minutos que James desfez o nulo, num remate potente, mas feliz, uma vez que a bola ainda desviou em Douglão antes de entrar.
Já nos descontos, Jackson selou o triunfo azul e branco, fazendo o 2-0 com mais um remate vistoso, que lhe permitiu elevar para nove o número da conta pessoal de golos na Liga.

Protocolo com Ferroviário para formação em Moçambique

O FC Porto assinou na sexta-feira, um protocolo de cooperação com o Clube Ferroviário de Maputo (Moçambique), que prevê a abertura de uma escola de futebol Dragon Force.
A escola de formação vai funcionar no Campo da Baixa, onde treinam os atletas do emblema moçambicano, e o acordo será firmado entre o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o vice-presidente do Ferroviário, Aníbal Aleluia, num ato que será apadrinhado pela primeira dama de Moçambique, Maria da Liz Guebuza, no Estádio do Dragão.
Segundo comunicado divulgado no site dos portistas na internet, "esta parceria visa promover o desenvolvimento de um trabalho sustentado, não só em termos desportivos, mas sobretudo no plano social".
"A ideia é transportar os valores `azuis-e-brancos´ para a nova escola e para os escalões de formação do Ferroviário, havendo a intenção de alargar o âmbito desta cooperação a outras províncias de Moçambique, estreitando cada vez mais as relações entre o FC Porto e aquele país", refere a nota.
Segundo o FC Porto, esta parceria "contribuirá para vincar, de forma ainda mais expressiva, a marca do Dragão no continente africano" e prevê a revitalização das infra-estruturas do Ferroviário.
A comitiva moçambicana visitou as infra-estruturas portistas, nomeadamente o Vitalis Park, casa-mãe da escola de futebol Dragon Force.