16/02/08

Marítimo 0 FC Porto 3




José Monteiro da Costa

Foi presidente do Futebol Clube do Porto, entre 1906 e 1911.

Datas importantes do seu mandato:
1906 - reactivação do FC Porto
1906 - construção do Campo da Rua da Rainha

Em 1906, após um breve interregno de um ano, o dirigente José Monteiro da Costa deu um novo e definitivo impulso ao FCP, passo importante para o enraizamento do Clube. Para além do reforço no âmbito do futebol, começaram-se a praticar no clube modalidades como o ténis, o boxe, o atletismo, o halterofilismo e a natação. José Monteiro da Costa foi eleito presidente da direcção do F.C.P. a 9 de Fevereiro de 1907, na primeira Assembleia Geral do Clube.
Na altura, a sede encontrava-se na única instalação própria do F.C.P. que era o Campo da Rainha, na Rua da Rainha (actualmente Antero de Quental) nº 371.
Em 1910, em regulamento interno com carácter estatutário, o Futebol Clube do Porto definiu por completo o seu emblema: a bola de futebol azul com linhas brancas e a sigla F.C.P. com a figura do Dragão - um símbolo de misticismo e de poder. Nesse ano iniciou-se, também, a secção de ginástica e o ténis de mesa.
O Campo da Rua da Rainha foi o primeiro campo do Futebol Clube do Porto, que serviu de casa ao clube de 1906 a 1912, altura em que foi substituído pelo Campo da Constituição.
Reactivado em Agosto de 1906 por José Monteiro da Costa, o FC Porto procurou de imediato um local onde construir as suas instalações desportivas. Junto à casa do refundador e presidente, na Rua da Rainha (cujo nome seria alterado após a Implantação da República para Rua Antero de Quental), havia um terreno alugado à Companhia Hortícula Portuense, do qual sobrava um espaço não cultivado. Decidiu-se aproveitá-lo, tendo Jerónimo Monteiro da Costa, pai de José, presidido à comissão instaladora. Construiu-se apenas um pequeno campo de 30x50 metros - o primeiro campo relvado em Portugal - mas ainda em 1906 os viveiros de plantas seriam transferidos para outro local, permitindo ao FC Porto criar um campo com as medidas oficiais rodeado de bancos para 600 pessoas e ainda uma pista de atletismo (para saltos e lançamentos), balneários e um bar.
Em 1907 a sede do FC Porto foi transferida da sua primeira localização, na Rua de Santa Teresa, para junto do Campo da Rua da Rainha. No mesmo ano foi acrescentado ao complexo um campo de ténis.
No final do ano de 1911 o FC Porto foi informado de que teria que desocupar o terreno da Rua Antero de Quental, para que no local fosse construída uma fábrica. A mudança para o Campo da Constituição realizar-se-ia cerca de um ano depois.

Momentos especiais
15 de Dezembro de 1907 - FC Porto x Real Fortuna de Vigo, primeira recepção de um clube português a uma equipa estrangeira. Desconhece-se o resultado.
2 de Abril de 1911 - FC Porto 3 x 1 Boavista, que garantiu a vitória na primeira edição da Taça José Monteiro da Costa, o primeiro título oficial da história do FC Porto.

13/02/08

Kazmierczak: «Já aprendi muito no clube e estou feliz por cá estar»

Autor de um golo magistral frente ao Sertanense, Kazmierczak promete continuar a trabalhar para encontrar o seu espaço na equipa, embora admita não ser fácil, face à enorme qualidade dos jogadores que constituem o plantel. Feliz no F.C. Porto e por tudo o que já aprendeu no clube, o médio remete para o treinador a decisão de jogar ou não contra o Marítimo, lembrando que o mais importante é a equipa estar a preparar-se bem para esse desafio.
Eis as declarações do número 25 azul e branco, proferidas esta terça-feira de manhã, no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no decorrer da «super flash» de antevisão do encontro da 19ª jornada da Liga 2007/08, marcado para as 20h30 da próxima sexta-feira, no Estádio dos Barreiros, na Madeira.
«Jogar contra o Marítimo dependerá do treinador. Vou continuar a fazer o meu trabalho da melhor maneira possível e depois logo se verá. O mais importante é que a equipa se está a preparar bem para este desafio.»
«Quando não jogamos muito, é mais difícil, mas agora sinto-me melhor e, tal como todos os jogadores, sempre que o treinador me dá uma oportunidade, esforço-me para jogar muito bem.»
«Temos um jogo na sexta-feira e é com ele que estamos preocupados. Só depois é que começaremos a pensar no próximo encontro.»
«Temos realizado apenas uma partida por semana, mas tenho a certeza de que estamos bem preparados para voltar a jogar com menos dias de intervalo.»
«Nunca se sabe, mas é verdade que posso ter mais oportunidades para jogar daqui para a frente, uma vez que ainda estamos a disputar o campeonato, a UEFA Champions League e a Taça de Portugal.»
«Será difícil marcar presença no Europeu, mas ainda faltam cerca de quatro meses para o início da competição e, caso eu comece a jogar mais, tudo pode acontecer.»
«Nunca pensei em sair do F.C. Porto, pelo contrário. A minha vontade é ficar aqui. Assinei contrato e quero lutar por um lugar na equipa, embora saiba que não é fácil. Já aprendi muito no clube e estou feliz por cá estar.»
«Não temos preferência por nenhum adversário para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Vamos aguardar pelo resultado do sorteio e fazer de tudo para ganhar a eliminatória, quer seja contra o Sporting, o Benfica ou qualquer outra equipa.»
«Quando vim para o F.C. Porto, já sabia que não ia ser fácil jogar, dada a enorme qualidade dos jogadores que constituem o plantel. Talvez esperasse já ter jogado um pouco mais, mas o futebol é assim mesmo. Hoje joga-se, amanhã talvez não. Nunca se sabe. A própria vida é um processo de aprendizagem e eu estou aqui para aprender.»