28/03/20

Aconteceu a 28 Março 2010

Neste dia, Givanildo Vieira de Souza regressava aos relvados após cumprir uma suspensão que o fizera falhar 17(!) jogos. Após os incidentes no túnel da luz, em Dezembro, a Comissão Disciplinar da Liga castigou Hulk e o brasileiro esteve mais de três meses impedido de jogar futebol. Entretanto, a suspensão ditada por Ricardo Costa viria a ser reduzida pelo Conselho de Justiça para quatro jogos… menos treze do que o craque já havia cumprido. Neste dia, o Incrível entrou em campo, no Restelo, para exibir toda a sua classe e marcar o segundo golo na vitória portista por 3-0 frente ao Belenenses.

Dragões Diário 28-03-2020

Ontem, Diogo Leite deixou uma mensagem ao Mar Azul. O portista confessou que não tem sido fácil estar em isolamento, mas relembrou: É um momento difícil e apelo desde já, a todos, que sigamos as directrizes da DGS e que quem pode ficar em casa, que fique. Só assim vamos parar a propagação do vírus. Apesar dos 21 anos feitos recentemente, o defesa canhoto fala como um veterano: Estamos a ajudar todos os profissionais que estão na linha da frente. A eles, o meu muito obrigado e tiro-lhes o chapéu, declarou o mais recente central da nossa escola.

Deixem Mourinho Correr. Não será preciso elaborar muito mais para todos os portistas ficarem com uma ideia do que vem aí. Em mais um episódio de Tudo Num Instante, a mítica corrida de José Mourinho pela linha lateral em Old Trafford é o ponto de partida para resumir a epopeia do técnico português ao leme do emblema da Invicta. Entre a garantia, logo em Janeiro de 2002, da conquista do campeonato nacional do ano seguinte, e o levantar da orelhuda em Gelsenkirchen, Mourinho fez história no Dragão e levou ao topo da Europa um clube que estava em quinto lugar da Liga Portuguesa.

O futebol de formação do FC Porto está em plano de contingência. A FPF anunciou ontem o término das competições nacionais e, assim, dezenas de Dragõezinhos vêm os seus sonhos futebolísticos adiados até que seja seguro voltar a pisar os relvados da Constituição e do Olival. Os vídeos dos nossos meninos a treinar sozinhos em suas casas, compilados pela FC Porto TV, fazem-nos ter esperança num futuro azul e branco. Sem nunca descurar as obrigações escolares, dos Sub-7 aos Sub-19, nenhum jovem portista está parado… As famílias que o digam!

Vivemos uma fase difícil e por isso devemos ter cuidado com a alimentação. Quem o diz é Vítor Hugo Teixeira, do Departamento de Nutrição do FC Porto. O nutricionista respondeu às questões que lhe foram colocadas pelos adeptos nas redes sociais para explicar qual o padrão alimentar ideal para todos os Dragões. Mais do que nunca, devemos aumentar o consumo de hortícolas e de fruta. Sopa deve estar presente em todas as refeições principais, as saladas frias ou os legumes salteados e a fruta, nas merendas. São quase 12 minutos de informações úteis e educativas por parte do profissional de saúde que dá combustível aos nossos atletas.

27/03/20

Aconteceu a 27 Março 1927

Neste dia, Acácio Mesquita estreava-se com a camisola azul e branca e marcava o primeiro de muitos golos ao serviço do FC Porto, num jogo frente ao Progresso disputado no Campo do Lima referente ao Campeonato Regional do Porto. Chegou a ser praticante de atletismo e basquetebol, mas foi no futebol que brilhou, formando com Pinga e Valdemar Mota a famosa linha de ataque dos Três Diabos do Meio-Dia.

Dragões Diário 27-03-2020

Uma assistência é igual a um golo: é para ajudar a equipa. Quem o afirma é Tecatito Corona, o jogador do FC Porto que mais golos deu a marcar na época que ainda não terminou. O internacional mexicano, que tem alternado entre a defesa e o ataque, é um dos três portistas que em 2019/20 conseguiram fazer duas assistências num só jogo. Sabe quem são os outros? Nós dizemos-lhe: Alex Telles e Sérgio Oliveira.

À semelhança dos companheiros, é em casa que Marchesín vai trabalhando diariamente para manter a forma. O guarda-redes internacional argentino do FC Porto continua a calçar as luvas para não perder o contacto com a bola e conta com a ajuda da mulher e de uma parede nos exercícios, resistindo até às intromissões deliciosas do filho, desejoso de ter a atenção do pai. Vida de guarda-redes é difícil.

Recorda-se de Fredrik Söderström, médio sueco que passou cinco anos em Guimarães antes de assinar pelo FC Porto na antecâmara de 2001/02? Pois é, nessa época, o esquerdino foi treinado por José Mourinho e partilhou o balneário com craques como Vítor Baía, Ricardo Carvalho, Alenichev, Capucho, McCarthy, Cândido Costa, entre outros, pelo que não faltam histórias para conhecer na entrevista dada à FC Porto TV.

O FC Porto Challenge continua a não dar tréguas a ninguém e as mais recentes vítimas foram o andebolista Victor Iturriza e o hoquista Carlo Di Benedetto, mas o basquetebolista Tanner McGrew também tem trabalhado forte em casa. Desengane-se se pensa que isto se resume às modalidades de pavilhão, pois muitos dos nossos futebolistas da formação têm estado particularmente activos nas actividades caseiras.

26/03/20

Aconteceu a 26 Março 1911

Neste dia, teve lugar a edição inaugural da Taça José Monteiro da Costa. O troféu era tido, à época, como um Campeonato do Norte de Portugal, já que apenas podiam inscrever-se equipas sediadas acima da margem direita do Mondego. No primeiro ano, a competição assumiu um formato triangular com FC Porto, Boavista e Leixões a serem os emblemas participantes. Em pleno Campo da Rainha, os azuis e brancos derrotaram ambos os rivais da região e ergueram a Taça que herdou nome do homem que reactivou a prática desportiva no clube, em 1906.

Dragões Diário 26-03-2020

Ontem, Sérgio Oliveira foi porta-voz de um balneário, de um clube e, acima de tudo, de um povo. O centrocampista, que chegou ao FC Porto em 2002, avisa que vivemos tempos difíceis e por isso cabe-nos a responsabilidade, diria até a obrigação, de sermos cidadãos exemplares. Para o portista, este é o jogo mais importante das nossas vidas, portanto devemos seguir à risca todas as indicações dadas pela DGS e pelo Governo. Só juntos, com uma equipa unida e com grande espírito de entreajuda, conseguiremos vencer este grande desafio, lembra o Dragão de Paços de Brandão.

Shoya Nakajima deu uma entrevista ao jornal O Jogo e confessou sentir desde o início que este grupo é uma verdadeira família. O japonês mostrou-se muito orgulhoso por ter escolhido estar num clube que sabe muito bem gerir situações como esta desde os primeiros sinais de alerta. Sobre as vivências dentro das quatro linhas, o camisola 10 deixou claro: O primeiro lugar é a nossa posição natural. A mim não me surpreendeu lá chegar, porque conheço e sinto a força do grupo, concluiu o nipónico.

O Porto é uma família. Os nossos atletas referem-no inúmeras vezes e as pessoas sentem isso no estádio, no pavilhão e nas ruas. Em tempo de distanciamento social, o clube chega a todos os seguidores através das plataformas digitais. A FC Porto TV tem sido o veículo que leva, todos os dias, um pouco de cor azul e branca a casa dos portistas. Desde treinos para os mais jovens exemplificados pelos seus ídolos, dicas de ginástica para se exercitar dentro de portas ou o descontraído FC Porto Challenge, à boa moda das redes sociais, todas as formas são boas para manter a proximidade entre a instituição e o seu activo mais valioso: os adeptos.

O Estado de Emergência decretado no país - em face do surto do novo coronavírus (Covid-19) - levou ao encerramento temporário de muitas empresas e à alteração no funcionamento de outras. Mesmo assim, vários parceiros comerciais do nosso clube conseguiram manter-se activos seguindo as recomendações governamentais.

25/03/20

Aconteceu a 25 Março 2013

Neste dia, a Associação de Futebol do Porto celebrou o centenário com uma gala que teve o FC Porto em destaque. Além do clube, várias personalidades do universo azul e branco foram homenageadas.

Dragões Diário 25-03-2020

Nunca o de casa que aqui temos como epígrafe foi tão literal. Sim, estamos (quase) todos em casa, unidos no combate ao SARS-CoV-2, empenhados em reduzir ao mínimo possível o contágio por este vírus. E é em casa, por isso, que os nossos atletas continuam a trabalhar, enquanto esperam por um regresso que ninguém sabe quando acontecerá.

E se há tempo para treinos, também tem de haver para descontracção. Provam-no o basquetebolista Vlad Voytso e o andebolista Thomas Bauer, que não escaparam à onda de desafios que não pára de crescer nas redes sociais. O guarda-redes austríaco chega mesmo a dar-nos música num vídeo em que divide o protagonismo com o filho.

Um portista de coração natural de Lourosa, em Santa Maria da Feira, tem o privilégio de ser o capitão da nossa equipa de natação. Já conhece o Alexandre Amorim? Sabe que especialidades domina melhor? Imagina o que é que estuda e o que quer fazer no futuro? As respostas estão na última edição da Dragões.

24/03/20

Aconteceu a 24 Março 2003

Neste dia, a pouco menos de dois meses da glória em Sevilha e já com o Benfica a 13 pontos de distância, o FC Porto de José Mourinho foi à Madeira dar a volta ao Nacional. Adriano, o avançado brasileiro que três anos mais tarde seria jogador dos Dragões, pôs os insulares em vantagem pouco antes do intervalo, mas a reação dos azuis e brancos trouxe a reviravolta no último quarto de hora do jogo com golos de Derlei e Ricardo Carvalho.

Dragões Diário 24-03-2020

O Porto de Exclamação! voltou. E voltou só para lembrar que o FC Porto é líder, recapitulando a história mais recente da Liga num trabalho do jornalista Paulo Miguel Castro, que nos transporta ao longo de uma viagem de 23 dias que deram a volta à tabela e transformaram a contabilidade de sete pontos a menos num saldo favorável de um ponto a mais. E de exclamação, seguramente.

Reinaldo García, Alfredo Quintana e Miguel Queiroz estiveram à conversa com o Miguel Marques Monteiro nas redes sociais. O hoquista admitiu o recurso a todos os objectos de que se vai lembrando para desenvolver o treino em casa, mas reconheceu que nada substitui a utilização dos patins, problema que Gonçalo Alves resolve com alguma criatividade e idas frequentes à garagem.

O expediente da garagem, somado a um sofisticado sistema de luzes, é também a solução diária encontrada por Alfredo Quintana. O cesto mais marcante de Miguel Queiroz saiu-lhe das mãos em maio de 2014, quando o Dragon Force venceu a ProLiga.

Enquanto uns se divertem a desfazer rolos ao pontapé, Gustavo Veloso assume o desafio inverso e vai fazendo rolos de bicicleta. Na verdade, este é o único método que lhe permite pedalar quilómetros sem sair de casa e manter a forma, num plano de treino que se torna ainda mais exigente para quem prepara o final de carreira, que o galego não imaginava propriamente assim. Será um ano inteiro a despedir-me de cada corrida, a desfrutar de cada etapa, disse o duplo vencedor da Volta a Portugal à Dragões, ainda antes do isolamento.

23/03/20

Aconteceu a 23 Março 1958

Neste dia, Acúrcio assumia-se como a grande figura do FC Porto na vitória sobre o Belenenses, por 3-1, no Estádio do Restelo. O guarda-redes marcou um golo de baliza a baliza e ainda aguentou uns bons minutos entre os postes com o braço partido, pois na altura não havia substituições. O guarda-redes fez o 2-0; um autogolo de Paz abrira o marcador e Pedroto fechou a contagem.
Acúrsio jogou no FC Porto entre 1955 e 1961, disputando 110 jogos. Conquistou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal.

Dragões Diário 23-03-2020

Em entrevista ao portal brasileiro Globoesporte, Tiquinho Soares falou sobre a rotina diária neste período de isolamento e confessou que tem saudades dos companheiros. O avançado, autor de 16 golos divididos literalmente por todas as competições, é o melhor marcador do FC Porto esta época e sabe o quer quando a normalidade regressar: manter a liderança do campeonato e conquistar a Taça de Portugal.

Luis Díaz, por sua vez, falou ao jornal O Jogo sobre o plano muito rigoroso que os jogadores têm de seguir a 100% no trabalho individual realizado em casa. O avançado colombiano aproveitou para deixar uma mensagem especial aos nossos adeptos: Vamos todos enfrentar este momento difícil com muita responsabilidade. Há que seguir as indicações das autoridades. Em breve vamos festejar juntos.

Na mais recente revista Dragões, Rafa faz um balanço da carreira como hoquista até ao momento. Desde criança que o barcelense se confessa apaixonado pelo desporto e até se coloca à disposição de Magnus Andersson e Moncho López, caso as equipas de andebol e basquetebol venham a precisar dele.

22/03/20

Aconteceu a 22 Março 1959

Neste dia, jogava-se a última jornada do campeonato. FC Porto e Benfica estavam em igualdade pontual na liderança com larga vantagem azul e branca na diferença de golos, o critério de desempate à época. Os Dragões – treinados por Béla Guttmann – venceram no terreno do Torreense por 3-0 com golos de Perdigão, Noé e Teixeira. Na Luz, o Benfica bateu a CUF por 7-1, num jogo que teve como protagonista o árbitro Inocêncio Calabote. O juiz, que começou o encontro mais tarde para que os lisboetas pudessem jogar em função do resultado de Torres Vedras, assinalou três penáltis a favor do Benfica e concedeu um tempo de compensação perfeitamente inusitado. Mas as invulgaridades não ficaram por aqui… Nessa tarde, o adversário dos portistas foi comandado, a partir do banco, por José Valdivieso.  Além disso, o treinador-adjunto do Benfica tinha prometido, a cada atleta do Torreense, 13 contos caso vencessem os da Invicta. Nem assim conseguiram: os portistas sofreram, de ouvido no transmissor, enquanto esperavam que o jogo da Luz terminasse. Quando Calabote fez soar o apito final, o FC Porto era campeão nacional com um golo de vantagem sobre o rival.

Dragões Diário 22-03-2020

Ontem jogou-se parte da jornada 26 da Liga NOS na PlayStation. Fábio Silva e Pedro Pelágio foram os representantes de FC Porto e Marítimo num duelo de FIFA 2020. O benjamim do nosso plantel saiu derrotado por 3-2 numa partida virtual com intensidade real, tanto que o árbitro assinalou dois penáltis e expulsou um jogador insular. Logo a abrir, Marchesín defendeu uma grande penalidade e, pouco depois, o próprio Fábio Silva converteu dos 11 metros. A partir daí, Getterson empatou para os da Madeira, Xadas bisou e o nosso avançado de 17 anos apenas conseguiria reduzir a desvantagem perto do final, pelo companheiro de ataque Moussa Marega.

Alex Telles deu uma entrevista ao Esporte Interativo, do Brasil, para explicar aos compatriotas a situação que tem estado a viver. No recato de sua casa, o nosso lateral canhoto falou do cenário actual na Europa, mas não só. Alex Telles aproveitou para relembrar que a recuperação de sete pontos no campeonato se deve ao carácter de todo o grupo: Estamos agora um ponto à frente e eu acredito muito que o trabalho da malta, do nosso staff técnico e do mister, foi de acreditar mesmo e conseguimos dar a volta com muito sacrifício. No FC Porto ninguém desarma! 

Mesmo com a interrupção de todas as competições desportivas, o FC Porto não se esquece dos seus adeptos. Prova disso foi a sessão de perguntas e respostas de alguns portistas com António Areia. O ponta-direita da nossa equipa de andebol retorquiu a 15 questões que lhe foram colocadas por seguidores do FC Porto nas redes sociais. O que mais me impressionou foram as pessoas. As pessoas da cidade são muito acolhedoras, muito amáveis, muito amigas e sentimo-nos como se estivéssemos em casa, numa família, revela o lisboeta adoptado pela Invicta há cinco anos.

Lorenzo Sanz, antigo presidente do Real Madrid, foi uma das mais recentes vítimas do coronavírus (Covid-19). O FC Porto, na pessoa do amigo Jorge Nuno Pinto da Costa, apresenta à família e ao clube espanhol as sentidas condolências pelo falecimento de Lorenzo Sanz, recordando a parceria que esteve na origem da criação do denominado G-14 durante a década de 90 do século passado.