21/08/21

Aconteceu a 21 Agosto 1994

Neste dia, o FC Porto estreava-se no campeonato com uma vitória caseira frente ao SC Braga, por 2-0, com golos de Rui Filipe – que faleceu num acidente de automóvel uma semana depois – e Kostadinov. A equipa de Sir Bobby Robson entrava assim com o pé direito numa liga que viria a conquistar alguns meses depois. Os adeptos do FC Porto estariam muito longe de imaginar que naquele momento se dava o pontapé de saída para uma caminhada triunfal que culminaria, em 1998/99, com a conquista do único pentacampeonato da história do futebol português.


Dragões Diário 21-08-2021

Ontem voltou a ser dia de trabalho para o plantel principal do FC Porto, que continua a preparar o desafio que se segue na Liga Portugal Bwin. Sérgio Conceição orientou uma sessão matinal no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, ainda com dois nomes no boletim clínico e com Wendell em estreia absoluta. Os Dragões voltam a treinar hoje, às 10h30, antes de Sérgio Conceição projectar o jogo com o Marítimo, agendado para amanhã (18h), na Madeira, a contar para a terceira jornada do campeonato.
 
À terceira é para ser de vez. Depois de um empate e uma derrota, o FC Porto B está de regresso a casa para tentar somar a primeira vitória na Liga Portugal 2. Na terceira ronda da prova, os Dragões de António Folha recebem o Nacional, no Olival, e o guarda-redes Ricardo Silva garante que o grupo está preparadíssimo para fazer um grande jogo. Confira no site do fcporto as informações sobre a venda de bilhetes para o encontro com os madeirenses, agendado para amanhã, às 15h30, com transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal.
 
Com duas vitórias nos dois primeiros jogos oficiais da temporada, a equipa de Sub-19 do FC Porto entrou com tudo na zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A. Depois de triunfar em Santa Maria da Feira (4-1) e na recepção ao Famalicão (2-1), o colectivo comandado por José Tavares tem neste sábado um desafio difícil frente ao Rio Ave, em Vila do Conde. Os Dragões, que dividem a liderança da zona Norte com o Tondela, ambos com seis pontos, defrontam o quarto classificado, que tem três, a partir das 17h.
 
O FC Porto fechou a participação no Torneio Internacional de Viseu com uma vitória por 32-26 frente ao Chekhovskiye Medvedi, campeão da Rússia há 20 anos consecutivos. Os Dragões de Magnus Andersson, que em 2020/21 juntaram o título nacional à Taça de Portugal, reagiram com categoria ao desaire sofrido na véspera, diante dos franceses do Chambéry SH, e tiveram em Victor Iturriza (6 golos) a grande figura. Segue-se o Torneio Internacional de Gaia na pré-temporada do andebol azul e branco.
 
A partir das 12h, acompanhe a conferência de imprensa de Sérgio Conceição em directo na FC Porto TV e no Porto Canal. Enquanto não chega a hora, veja como foi o primeiro dia de Wendell no Estádio do Dragão, que incluiu um passeio pela Galeria e a subida ao relvado.

Aí está a quinta cara nova da versão 2021/22 do FC Porto. Aos 28 anos, Wendell chegou à cidade que deu nome a Portugal para reforçar o corredor esquerdo da defesa dos Dragões e rubricou um vínculo válido até 2025. Depois de sete anos na Alemanha, passados ao serviço do Bayer Leverkusen, o canhoto natural de Fortaleza vai equipar de azul e branco ao longo das próximas quatro temporadas.
 
Acabado de passar para o papel a ligação ao emblema da Invicta, o novo camisola 22 mostrou-se grato pela oportunidade de representar um emblema com tanta história, um gigante como o FC Porto. Ansioso por dar seguimento ao legado dos compatriotas Alex Sandro e Alex Telles – seu amigo e antigo colega de equipa no Grémio – o atleta de 1,76 metros confidenciou: acompanhei o último jogo frente ao Famalicão e vi jogadores de grande qualidade, como o Pepe e o Otávio. São jogadores que dão tudo dentro de campo. O Pepe é um exemplo a seguir. Sempre que eu o vejo a jogar, motivo-me.
 
Já Jorge Nuno Pinto da Costa aproveitou o momento para destacar o comportamento exemplar durante todo o processo negocial por parte da mais recente contratação: até há poucos minutos houve pessoas a tentar desviá-lo com ofertas para inglês ver, como se costuma dizer, para tentar estragar o negócio. Quero realçar a vontade que o Wendell demonstrou em preferir o FC Porto a outro clube e salientar a maneira exemplar como cumpriu com a palavra dada ao FC Porto, salientou o Presidente, visivelmente satisfeito por assinar com um jogador de quem recolheu óptimas referências.
 
Horas antes deste anúncio, Marchesín foi submetido a uma artroscopia ao joelho direito para corrigir um problema no menisco interno. A operação, liderada pelo professor José Carlos Noronha, teve lugar na Ordem de São Francisco e correu bem, mas mesmo assim o guardião argentino é baixa para Sérgio Conceição. Tal como Marko Grujic, que ainda treina condicionado.
 
Os bicampeões nacionais de andebol começaram a nova época de forma atípica. No primeiro encontro de preparação para a temporada que se avizinha, o FC Porto perdeu por três (26-29) diante do Chambéry SH e arrancou com o pé esquerdo a participação no Torneio Internacional de Viseu. Entre os atletas chamados à acção por Magnus Andersson destacam-se os reforços Sebastian Frandsen, Pedro Cruz, Diogo Oliveira e Pedro Valdés, autor de três golos. Com quatro, os pivôs luso-cubanos Victor Iturriza e Daymaro Salina foram os maiores artilheiros do final de tarde na Beira Alta.
 
O Keravnos será o primeiro adversário do FC Porto nas rondas de qualificação para a fase de grupos da FIBA Europe Cup. No próximo dia 29 de Setembro, os basquetebolistas azuis e brancos defrontam a formação cipriota nas meias-finais do torneio de qualificação para a FEC. Caso ultrapassem o conjunto de Strovolos, numa eliminatória decidida em partida única, os Dragões disputarão a final contra os israelitas do Ironi Ness Zion, os austríacos do GGMT Viena ou os estónios do BC Pärnu Sadam.

19/08/21

Aconteceu a 19 Agosto 2006

Neste dia, com Co Adriaanse de saída e Jesualdo Ferreira já a caminho, foi Rui Barros quem se sentou no banco para fazer a ponte e conquistar a Supertaça ao primeiro jogo oficial, precisamente uma semana depois de ter ganho ao City em Manchester e de erguer o Troféu Thomas Cook. Em Leiria, já com o Vitória de Setúbal como adversário, o FC Porto dominou e fez o resultado com três grandes golos de Adriano, Anderson e Vieirinha, todos apontados na segunda parte.


Dragões Diário 19-08-2021

Um dia depois da única folga semanal e a quatro do encontro da terceira jornada da Liga, Sérgio Conceição voltou a preparar a deslocação à Madeira, onde o FC Porto defronta o Marítimo a partir das 18h de domingo sob a direcção do árbitro João Pinheiro. Ontem só Marko Grujić fez treino condicionado e os bilhetes para o jogo estão hoje disponíveis na Loja do Associado do Estádio do Dragão.
 
Miguel Queiroz chegou em 2013, acaba de renovar até 2024 e fica arrepiado só de pensar que vai completar mais de uma década a representar a nossa equipa de basquetebol. O internacional português já venceu todas as competições nacionais, mas mantém a mesma fome de vencer com que chegou do Illiabum para se identificar com os valores do clube. Hoje, aos 30 anos, o algarvio sente-se em casa e disposto a dar tudo para somar mais títulos.
 
No andebol a pré-temporada ainda dá os primeiros passos, mas a estreia desta tarde em mais uma edição do Torneio Internacional de Viseu pode servir já de ensaio primordial para a exigente temporada europeia da equipa de Magnus Andersson, que terá de aprender a nadar numa espécie de lago dos tubarões se quiser brilhar na Champions. O Porto Canal transmite o jogo com o Chamberry a partir das 18h30, mas se quiser seguir o encontro em qualquer lado só precisa de aceder à FC Porto TV.

O primeiro episódio da 11ª temporada do programa Azul e Branco estreou ontem no Porto Canal com uma reportagem especial sobre o regresso dos adeptos ao Estádio do Dragão, mas reservando também espaço para a afinação nota 5 de Sérgio Conceição, a certeza de João Mário, que diz não ter nascido para cantar, e a facilidade com que Alberto Índio interpretou o tema Amor Eterno, desmontada numa confissão: sou um apaixonado pelo FC Porto.

17/08/21

Aconteceu a 17 Agosto 1994

Neste dia, 400km a sul do Riazor, o FC Porto conquista a sétima Supertaça Cândido de Oliveira do nosso palmarés. Ao cabo dos 120 minutos da finalíssima da prova, ainda referente à época de 1992/93, o clássico entre FC Porto e Benfica mantinha-se empatado a duas bolas graças à pontaria dos actuais comentadores do Porto Canal, Domingos Paciência e Secretário. No desempate da marca dos onze metros, os comandados de Sir Bobby Robson foram mais certeiros e coube a Drulovic a responsabilidade de cobrar o último e decisivo penálti. Mesmo reduzidos a nove, os Dragões superiorizavam-se aos lisboetas e erguiam mais um caneco em Coimbra.


Aconteceu a 17 Agosto 1991

Neste dia, Aloísio marcou o golo da sua vida. Depois de ter eliminado um Real Madrid que contava com nomes como os de Hierro, Hagi, Butrageño ou Prosinecki, o FC Porto defrontava o conjunto da casa na final do Troféu Teresa Herrera. Frente ao Deportivo da Corunha - que havia afastado o Ajax, de Bergkamp e companhia, nas meias – o tempo passava e o marcador permanecia intacto. Até que, aos 92 minutos, a turma de Carlos Alberto Silva beneficiou de um livre sobre a direita do ataque. Na cobrança, Timofte colocou o esférico teleguiado para o central internacional brasileiro cabecear e trazer para a Invicta um belíssimo galardão que pode admirar no Museu do FC Porto.


Dragões Diário 17-08-2021

Alcançada que foi a 30ª jornada consecutiva sem perder, um registo que permitiu a Sérgio Conceição igualar os de José Mourinho e André Villas-Boas, o FC Porto voltou ao trabalho no Olival tendo em vista novo embate de exigência máxima. No arranque de uma semana que vai terminar com a deslocação aos Barreiros, para defrontar o Marítimo (domingo, 18h), Marko Grujic manteve-se em regime de treino condicionado. Hoje é dia de folga.
 
A nossa equipa basquetebol continua a ganhar forma. Desta feita foi a vez de Max Landis prolongar o vínculo que o liga ao FC Porto e de expressar a vontade de vencer títulos aliada ao desejo de voltar a ter público na casa das modalidades portistas: Os adeptos do FC Porto têm sido fantásticos comigo. Estou muito ansioso por jogar para eles, de os ter no Dragão Arena. Landis, um dos atletas com melhor repertório ofensivo da Liga, renovou até 2023 e vai integrar um plantel que já foi reforçado com Charlon Kloof, Miguel Correia, Rashard Odomes, Danjel Purifoy, Mus Barro e Jon Arledge.
 
A vitória de Amaro Antunes na Volta a Portugal foi a sexta consecutiva para a W52-FC Porto e a 18ª de um livro de honra de vitórias sem igual que Fernando Moreira começou a escrever em 1948 e a que Dias dos Santos deu continuidade nos dois anos seguintes. Com a subida ao degrau mais alto do pódio na edição de 2021, os velocistas azuis e brancos dobraram o número de títulos do Benfica na Grandíssima (9) e destacaram-se, ainda mais, como a melhor formação da história da Volta.

16/08/21

Aconteceu a 16 Agosto 2018

Neste dia, arrancava uma nova e importante etapa na história do andebol do FC Porto. A comunicação social tinha a hipótese, pela primeira vez, de conhecer os Dragões de Magnus Andersson, que além de uma base sólida que vinha do passado incluíam reforços como Fábio Magalhães, Djibril M’Bengue e o regressado Leonel Fernandes. De então para cá, esta equipa conquistou todos os troféus da modalidade disputados em Portugal, alcançou um inédito terceiro lugar na Taça EHF e contribuiu para os melhores resultados de sempre da seleção portuguesa.


Dragões Diário 16-08-2021

O que é um dia à Porto? As possibilidades de resposta são infinitas, mas há três aspetos incontornáveis: vitórias, qualidade, superação. Para o FC Porto só a vitória final é o objetivo, e isso tanto implica ser melhor como saber sofrer. De Viseu a Famalicão, do ciclismo ao futebol, ontem foi um dia à Porto.
 
Comecemos pelo fim. No Minho, depois de uma boa primeira parte e de um final em que podia ter acontecido uma infelicidade, dois golos de Toni Martínez valeram um triunfo por 2-1. À segunda jornada da liga, o FC Porto soma seis pontos e o avançado espanhol já conta três golos, aumentando para cinco o número de jogos oficiais consecutivos a marcar.
 
Sérgio Conceição sabia que em causa estava uma deslocação difícil e salientou que a equipa entrou bem no jogo, a conseguir ferir o Famalicão em aspectos previamente estudados. Na parte do final do encontro, factores como o cansaço, o calor – que, sublinhou, não servem de desculpa – e a motivação do adversário geraram um período menos bom que podia ter tido como consequência um dissabor. Temos de ter outra maturidade no jogo, concluiu.

A viver um excelente momento pessoal e profissional, o recém-papá Toni Martínez destacou a importância dos três pontos e de olhar para próxima jornada e pensar em mais três. O avançado considera que o FC Porto devia ter matado o jogo mais cedo e que ficou provado que facilidades concedidas aos rivais podem sair caro. O minuto de sofrimento que antecedeu a anulação do segundo golo do Famalicão foi, por isso, um alerta para o futuro.
 
O pensamento da equipa – que também teve Bruno Costa, distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto, em evidência – orienta-se agora para a terceira jornada e para mais uma deslocação difícil: no domingo, de novo às 18h, há duelo com o Marítimo nos Barreiros. A preparação desse encontro pode começar esta manhã, no treino agendado para as 10h30 no Olival.
 
Em Viseu, foi também com muito mérito e grande capacidade de superação que Amaro Antunes garantiu a segunda vitória consecutiva na Volta a Portugal, a sexta em seis anos para a W52-FC Porto. Finalizado o contrarrelógio individual, o ciclista algarvio tinha dez segundos de vantagem na geral sobre Mauricio Moreira.
 
Mais do que um sucesso individual, para Amaro Antunes estava em causa a concretização do objectivo a que equipa se propôs. A Volta, acrescentou, foi muito dura, preenchida com dias de grande tensão em que toda a gente dizia que não seria possível - mas foi. Para isso, Amaro teve de ir buscar forças onde não sabia que as tinha. Tinha-as, e de que maneira. Ganhou à Porto e celebrou à Porto, como se vê neste vídeo.
   
Uma das novidades da muito reforçada equipa de basquetebol é Danjel Purifoy, norte-americano que tem 25 anos e mede 2,01 metros. Formado na Universidade de Auburn, o extremo tem achado tudo fantástico no novo clube e classifica a experiência que está a iniciar como desafiante, uma vez que se vai estrear fora dos Estados Unidos da América.