18/10/13

Defour e Ricardo às ordens de Paulo Fonseca

Os regressos do médio Defour e do avançado Ricardo foram as novidades no treino desta quinta-feira do FC Porto, que prepara a receção ao Trofense para a Taça de Portugal.
Com Defour e Ricardo, que regressam após os compromissos com as respetivas seleções, já sob as ordens do treinador Paulo Fonseca, os colombianos Jackson Martínez e Quintero e o uruguaio Fucile são assim os jogadores que, também depois de terem representado as suas seleções, ainda não regressaram ao Olival. Ainda de acordo com a nota publicada no sítio dos dragões, o brasileiro Kelvin deu continuidade ao processo de recuperação a uma contusão com edema na perna esquerdo, realizando treino integrado condicionado.
O russo Marat Izmailov continua ausente dos treinos dos portistas, devidamente autorizado a tratar de assuntos de natureza familiar. O tricampeão nacional e líder da Liga volta a treinar pelas 10 horas de sexta-feira, no Olival, numa sessão prevista para decorrer à porta fechada. O jogo FC Porto-Trofense, referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal, está marcado para as 19 horas de sábado, no Estádio do Dragão.

Paulo Fonseca: "Temos grandes ambições na Taça de Portugal"

Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, considerou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, a partida com o Trofense como a única com carácter decisivo no futuro próximo dos tricampeões nacionais. O jogo, a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, disputa-se no sábado, pelas 19h, no Estádio do Dragão e vai, segundo o treinador, ser encarada por todos de forma séria.
O treinador começou por afastar qualquer ideia de facilitismos: Temos de encarar este jogo da forma mais determinada possível, pois é uma competição a eliminar e temos grandes ambições nesta prova. Não vamos admitir que os jogadores não dêem o máximo no FC Porto. Até porque os atletas que correrem riscos com o Trofense, não encarando a partida de forma séria, estão muito mais próximos de deixar de ser peça fundamental nos jogos seguintes, referiu.
Trabalhamos bem estas duas semanas e isso deixa-me satisfeito, comentou Paulo Fonseca, confrontado com as várias ausências de jogadores ao serviço das selecções. Em relação ao treino de quarta-feira, com a equipa B, o treinador dos Dragões foi esclarecedor: Não foi de conjunto, mas em conjunto e não teve nada a ver com o jogo do Trofense. Queremos desenvolver uma política muito próxima da equipa A com a equipa B e com a equipa Sub19 e, devido às ausências, quisemos treinar em conjunto visto estarmos a tentar construir uma ideia de jogo muito próxima. Não há altura melhor do que esta para aproximar as equipas.
Para este jogo, o FC Porto não pode contar com Josué, castigado. O treinador analisou essa situação com frieza: Eu conheço bem o Josué, sei do que é capaz e do que não é; mas sei também que, após analisar detalhadamente as imagens, ainda não consegui ver a tal cuspidela de que é acusado. O que conta aqui são os factos, e o facto é que ele não vai jogar. Em relação à fama que possa ter no futebol, desde que está comigo tem registado grande evolução emocional e penso que, com a idade e a vivência, vai melhorar. O que sei é que tem um enorme talento e que não o vai desperdiçar.
Recusando confirmar alterações na equipa, bem como assegurar a presença de jogadores menos utilizados, Paulo Fonseca tem uma certeza e recorda que este jogo tem uma particularidade: Eu confio em todos os jogadores e, independentemente dos nomes que vão iniciar o jogo, acredito que a equipa vai dar uma excelente resposta. Este, de todos os jogos que aí vêm, é o único de carácter decisivo – quem perder sai da competição. É o próximo jogo que temos e queremos vencer.
Sobre o adversário, o treinador do tricampeão nacional demonstrou respeito: Já vi jogar o Trofense - embora num contexto diferente, com outro treinador. Os seus atletas vão estar motivados, mas temos um conhecimento profundo da equipa e sabemos que é uma equipa que assenta muito na experiencia do Tiago e do Hélder Sousa. Temos de estar preparados para responder da melhor forma às condicionantes do jogo e não podemos encarar o jogo olhando só para a classificação das equipas, pois corremos sérios riscos de ser surpreendidos.
Paulo Fonseca confirmou ainda estar satisfeito com o rendimento de Herrera: Foi utilizado com o Arouca, teve um excelente rendimento e espero que continue a evoluir e a confirmar a qualidade em prol da equipa".

Josué castigado com um jogo mas apto para defrontar o Sporting



O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol puniu nesta terça-feira o portista Josué com um jogo de suspensão.
O castigo será cumprido na Taça de Portugal, frente ao Trofense. Assim sendo, Josué vai poder ser utilizado por Paulo Fonseca a 27 de Outubro, frente ao Sporting, no Estádio do Dragão, no jogo da oitava jornada que opõe o primeiro e o segundo classificados do campeonato.
Em causa está um incidente entre o médio portista e Luís Dias, defesa do Arouca, sobre o qual Josué terá cuspido durante o desafio da sétima jornada da I Liga.
O internacional português incorria numa suspensão até três jogos, mas o CD decidiu-se pela pena mínima, aplicando ainda uma multa de 383 euros.

Hulk: «Nunca irei celebrar um golo contra o FC Porto»

Na antevisão ao duelo da próxima semana entre o FC Porto e o Zenit, a contar para a Liga dos Campeões, o site da UEFA recordou a história do brasileiro Hulk, que se mudou para os russos vindo dos dragões. 
Só posso prometer uma coisa: nunca irei celebrar um golo contra o FC Porto pelo meu respeito pelos adeptos e pelo clube, disse Hulk há um ano quando questionado sobre como seria se um dia as duas equipas se encontrassem em campo, o que irá acontecer na próxima terça-feira no Estádio do Dragão.
A UEFA recorda ainda que Hulk conquistou quatro Ligas pelo FC Porto, além de três Taças de Portugal e uma Liga Europa.
Após três anos no Japão tive algumas opções para jogar na Europa. Mas escolhi o FC Porto porque quando tinha 15 anos fui ao Estádio das Antas e disse que um dia iria jogar ali, recordou Hulk quando se transferiu para o Zenit em 2012.

15/10/13

Pinto da Costa garante que Paulo Bento nunca foi opção nem treinará o F.C. Porto

O presidente do F.C. Porto afirmou este sábado em Toronto que Paulo Bento nunca foi opção para treinar o clube e garantiu que o selecionador de Portugal não será técnico dos "dragões" enquanto Pinto da Costa liderar os portistas.
Não tenho de aceitar ou deixar de aceitar. A seleção compete à federação. Escolheram-no, é o treinador de todos os portugueses, considerou.
Pinto da Costa também abordou o empate de sexta-feira (1-1), na recepção a Israel, um encontro disputado no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, da penúltima jornada do Grupo F europeu de apuramento para o Mundial no Brasil em 2014.
O dirigente portista esclareceu que não teve hipótese de acompanhar o jogo, já que se encontrava no avião a caminho do Canadá, mas admitiu ter recebido uma má notícia quando o informaram do resultado.
Para Pinto da Costa, o empate foi um resultado muito mau e totalmente inesperado, mas não se quis alongar muito mais, pois não acompanhou o desenrolar do encontro.
No entanto, o presidente do F.C. Porto não tem dúvida que Portugal vai estar no Brasil.
Não tenho a mínima dúvida que vamos estar no Brasil. Seria quase ridículo que uma seleção cheia de talentos e com o melhor jogador do mundo não estivesse no Mundial, rematou.
Quanto à ausência de jogadores portistas no onze titular da equipa das quinas (Josué entrou aos 69 minutos para o lugar de Ruben Micael), o líder dos azuis e brancos disse que compete ao selecionador nacional escolher os futebolistas, ainda mais agora que "tem todo o poder dos dirigentes federativos".
Espero no final é que se prove que há melhores dos que os jogadores do F.C. Porto, concluiu Pinto da Costa.
Pinto da Costa reconheceu que será difícil a presença na final da Liga dos Campeões em futebol, que vai disputar-se no Estádio da Luz, mas que é um desejo de todos os portistas.
Naturalmente que é o desejo não só dos portistas de Toronto, mas de todos. Agora vamos vivendo jogo a jogo porque sabemos que não é só para nós, é para qualquer clube muito difícil chegar lá e só dois chegam lá, disse o líder dos azuis e brancos.
Também questionado sobre a profissionalização da arbitragem, o presidente do FC Porto diz que é um defensor dessa medida para que os juízes se possam "preparar condignamente" como em qualquer profissão.
Há árbitros que terminam os jogos perto da meia-noite e por vezes têm de efectuar centenas de quilómetros. Depois, no dia seguinte, têm de estar a trabalhar às 8:00 ou 9:00 da manhã, o que é desumano. Por isso, concordo perfeitamente com a profissionalização, exemplificou.
Por fim, quando um jornalista questionou se a profissionalização vai pacificar as polémicas existentes, Pinto da Costa foi irónico, dizendo que, para isso, seriam precisos milhares de pombas brancas, que fossem buscar esses incendiários que estão normalmente em alguns jornais.