24/09/07

Jesualdo Ferreira antevê Taça da Liga em «super flash»

Líder isolado do campeonato e detentor de cinco triunfos consecutivos, o último conquistado ontem, em Paços de Ferreira, o F.C. Porto regressou esta segunda-feira de manhã ao trabalho, num apronto assinalado pela evolução clínica de Helton, que se juntou a Pedro Emanuel na prática de treino integrado condicionado.
Nuno, Bruno Alves, Bosingwa, Fucile, Raul Meireles, Lucho González, Tarik, Quaresma e Lisandro foram dispensados por Jesualdo Ferreira do apronto de hoje, que contou com as presenças dos juniores Leo e Ruca (guarda-redes) e de Tengarrinha (defesa-central).
Hélder Postiga realizou, mais uma vez, treino condicionado, enquanto Paulo Assunção, que no jogo deste domingo contraiu uma entorse no tornozelo direito, fez apenas tratamento.
A preparação para a 3ª eliminatória da Taça da Liga, na qual os Bicampeões Nacionais defrontarão o Fátima, prossegue amanhã, às 10h00, à porta fechada, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em cujo relvado se realizará, às 09h30, a «super flash» de antevisão do referido encontro, a ser protagonizada pelo treinador Jesualdo Ferreira.

Liderança adornada na «Capital do Móvel»

O F.C. Porto visitou Paços de Ferreira na expectativa de mobilar a sua posição na tabela classificativa com mais três peças fundamentais e cumpriu o objectivo de forma notável. Na «Capital do Móvel», dois golos de Lisandro contribuíram para adornar a liderança da Liga 2007/08, na qual os Bicampeões Nacionais somam já cinco triunfos consecutivos.
Num desafio assinalado por variadíssimas oportunidades de golo construídas pelos Dragões, o avançado, que, com quatro golos, já é um dos melhores marcadores do campeonato, foi o primeiro a transbordar a enorme vontade de vencer do F.C. Porto, mas o seu remate perigoso, aos cinco minutos, foi desviado para canto.
Todavia, não foi preciso esperar muito para o desejo da equipa azul e branca se tornar realidade, com o mesmo Lisandro a abrir o activo logo aos onze minutos, após uma jogada brilhante de Bruno Alves, que iludiu um adversário com uma finta apenas ao alcance dos melhores atacantes do Mundo, e serviu o companheiro para o primeiro golo do encontro.
Cumprida a ambição de entrar bem no jogo, os Bicampeões não baixaram os braços e continuaram à procura de adereços que lhes permitissem sair de Paços de Ferreira com a garantia de um triunfo, cuja confirmação haveria de chegar aos 67 minutos, novamente por intermédio de Lisandro, desta feita após passe de Leandro Lima, lançado na partida por Jesualdo Ferreira apenas dez minutos antes.
Pelo meio, destaque ainda para três jogadas iniciadas por Quaresma, que por pouco não deram golo. Primeiro, cruzou uma bola teleguiada para Edgar, mas o cabeceamento do avançado foi travado por uma grande defesa de Peçanha; depois, apontou um livre que não foi desviado por João Paulo para a baliza pacense por milímetros; por fim, cruzou na linha para Lucho, só que nem o médio nem Lisandro, que apareceu mais à frente, conseguiram concluir o lance.
A avalanche ofensiva do F.C. Porto foi uma constante ao longo do encontro e, mesmo já a ganhar por 0-2, os líderes do campeonato persistiram na procura de golos. Quaresma, aos 89 minutos, e Tarik, já nos descontos, falharam o alvo, e um resultado mais dilatado, que em nada adulteraria o que se passou em campo, face a um Paços de Ferreira que lutou bastante, mas nunca assustou verdadeiramente os Dragões, acabou por não se verificar.FICHA DE JOGO
Liga 2007/08, 5ª jornada (23 de Setembro de 2007)Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)Árbitros Assistentes: João Santos e José Cardinal4º Árbitro: Jorge Sousa
Paços de Ferreira: Peçanha; Ferreira, Rovérsio, Luiz Carlos «cap.» e Mangualde; Filipe Anunciação, Dedé e Fernando Pilar; Ricardinho, Cristiano e EdsonSubstituições: Cristiano por Furtado (34m), Filipe Anunciação por Pedrinha (58m), Edson por Edson Di (70m)Não utilizados: Coelho, Renato Queirós, Kiko e Tiago ValenteTreinador: José Mota
F.C. Porto: Nuno; Bosingwa, João Paulo, Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho González «cap.»; Lisandro, Quaresma e EdgarSubstituições: Edgar por Leandro Lima (58m), Raul Meireles por Bolatti (63m), Paulo Assunção por Tarik (83m)Não utilizados: Ventura, Stepanov, Lino e FaríasTreinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-1Marcadores: Lisandro (11m e 67m), Disciplina: cartão amarelo a Fernando Pilar (23m), Luiz Carlos (25m), Pedrinha (77m), Ricardinho (83m), Leandro Lima (85m) e Furtado (90m)