18/09/20

Aconteceu a 18 Setembro 1996

Neste dia, o FC Porto acrescentava mais uma Supertaça ao palmarés, mas estamos a falar do clube português mais vitorioso nesta competição, com mais troféus do que todos os outros juntos. O FC Porto de António Oliveira visitou o Estádio da Luz e deixou o Benfica desfeito em pedaços, enchendo a mão com um 5-0 assinado por Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl e Drulovic. O nosso treinador sabe melhor do que ninguém do que estamos a falar, pois foi titular na demolição dos lisboetas: Wozniak; João Manuel Pinto, Jorge Costa, Lula, Fernando Mendes; Sérgio Conceição, Paulinho Santos, Wetl, Zahovic; Edmilson e Artur.

Dragões Diário 18-09-2020

Os campeões nacionais continuam a preparar o jogo da jornada inaugural da Liga, frente ao SC Braga, no Estádio do Dragão (sábado, 21h), e voltaram a trabalhar ontem no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, ainda com quatro nomes no boletim clínico: Cláudio Ramos, Mouhamed Mbaye, Marcano e Nakajima. A preparação para o início da defesa do título prossegue esta manhã, antes de Sérgio Conceição projectar o FC Porto-SC Braga em conferência de imprensa (12h30).
 
O FC Porto entrou na Liga dos Campeões de andebol com uma derrota diante do Elverum (30-28), no Dragão Arena, na ronda inaugural do Grupo A da maior competição europeia de clubes. Depois do arranque demolidor no Andebol 1, o colectivo comandado por Magnus Andersson não conseguiu levar a melhor sobre os noruegueses, mas o foco já está no desafio que se segue. Os Dragões voltam a entrar em campo no domingo (17h, FC Porto TV e Porto Canal), frente ao ADA Maia, no Pavilhão Municipal da Maia.
 
Hoje é dia de Supertaça para a AJM/FC Porto, que defronta o Porto Vólei no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos (19h, FC Porto TV e Porto Canal). Em 2019/20, a equipa portista de voleibol feminino ergueu dois troféus (Supertaça e Taça de Portugal) e viu a pandemia negar-lhe o triplete (Campeonato), mas o primeiro jogo oficial de 2020/21 pode proporcionar à AJM/FC Porto mais uma conquista. O treinador Rui Moreira e a líbero Joana Resende dão voz à ambição azul e branca.
 
Realizou-se ontem mais uma Assembleia Geral da SAD, no Auditório do Estádio do Dragão, na qual foi aprovada, com 99,9994% dos votos a favor, a eleição de cinco novos administradores na sociedade azul e branca: Luís Gonçalves e Vítor Baía (executivos), Cristina Azevedo, Manuela Aguiar e Rita Moreira (não executivas) são os nomes em estreia no Conselho de Administração da SAD portista.

17/09/20

Aconteceu a 17 Setembro 1986

Neste dia, tinha início a nossa epopeia rumo a Viena. Na primeira mão da ronda inaugural da Taça dos Campeões Europeus, o FC Porto recebia o Rabat Ajax em Vila do Conde. Com as Antas fechadas para obras de rebaixamento, os Dragões de Artur Jorge não perderam os cantos à casa e encontraram o fundo das redes do Estádio dos Arcos em nove ocasiões. Frente aos malteses, Gomes fez um póquer e André, o homem da terra, bisou. Os restantes três golos, até ao 9-0 final, tiveram a assinatura de Elói, Madjer e Celso. Com este resultado gordo, a viagem até ao arquipélago mediterrânico para disputar o jogo de volta foi um mero cumprir de calendário.

Dragões Diário 17-09-2020

É já esta noite que a elite do andebol volta ao Dragão Arena. A partir das 19h45, o FC Porto recebe o Elverum, da Noruega, em partida a contar para a prestigiada Liga dos Campeões. Frente a frente, nortenhos e nórdicos disputarão a primeira jornada do Grupo A da prova rainha da modalidade. Daymaro Salina antevê uma realidade diferente da que encontrou na vitória de sábado, frente ao ABC, por expressivos 36-18. Acabado de regressar de lesão, o dono da braçadeira azul e branca coloca a fasquia bem alta para a campanha europeia de 2020/21: no mínimo, queremos fazer igual ao que fizemos na época passada.
 
Ontem, outra equipa de campeões continuou a preparar o regresso à competição. No CTFD PortoGaia, os nossos futebolistas voltaram a treinar tendo em vista o início da Liga, frente ao Braga. Nos trabalhos prévios ao embate do próximo sábado, no Estádio do Dragão (21h, Sport TV), Sérgio Conceição ministrou duas sessões, uma de manhã e outra durante a tarde. Estiveram presentes 33 atletas nas instalações gaienses, quatro dos quais - Cláudio Ramos, Mbaye, Marcano e Nakajima - ainda constam do boletim clínico. Dentro de instantes, o plantel portista regressa ao Olival para o penúltimo treino antes da receção ao emblema minhoto.
 
Corria o ano de 2001 quando um jovem argentino acabado de atingir a maioridade cruzou o Atlântico em busca de um sonho. Ao lado de lendas do hóquei em patins como Filipe Santos, Tó Neves, Edo Bosch, Reinaldo Ventura ou Paulo e Pedro Alves, Reinaldo García estreou-se nas pistas portuguesas logo com a conquista do título nacional. Quase duas décadas depois, e novamente de brasão abençoado ao peito, Nalo deu uma entrevista à mais recente edição da revista Dragões onde não esconde um dos sonhos que, aos 37 anos, ainda o faz continuar a patinar: A espinha da Liga Europeia continua atravessada na garganta. Está na altura de tirá-la. Palavra de capitão.

16/09/20

Aconteceu a 16 Setembro 2003

Neste dia, o FC Porto dava início a mais uma participação na Liga dos Campeões com um empate em Belgrado, frente ao Partizan, na ronda inaugural do Grupo F. Costinha foi o marcador de serviço na Sérvia e viria a ser decisivo mais à frente na épica campanha europeia do vencedor da Taça UEFA.

Dragões Diário 16-09-2020

Aí está a revista Dragões número 406. A edição de Setembro dá-lhe uma cronologia das semanas de trabalho entre a Dobradinha de 2019/20 e o arranque oficial de 2020/21, mas os 127 anos que o FC Porto vai celebrar no dia 28 também merecem destaque. Nas modalidades, Diogo Branquinho, Jonathan Fairell e Reinaldo García dão voz à ambição desmedida das equipas de andebol, basquetebol e hóquei em patins. Não faltam razões para ler a Dragões.
 
O dia de ontem foi de trabalho para o plantel campeão nacional, que continua a preparar o jogo da jornada inaugural da Liga, frente ao SC Braga, no Estádio do Dragão (sábado, 21h). Com Cláudio Ramos, Mouhamed Mbaye, Marcano e Nakajima no boletim clínico, os Dragões realizaram uma sessão matinal no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. A preparação para o início da defesa do título prossegue daqui a pouco com mais um treino no sítio do costume.
 
Nem tudo foi perfeito na goleada aplicada ao HC Braga, por 10-1, que valeu a conquista do Torneio António Augusto D. Matos em hóquei em patins. Carlo Di Benedetto, que até bisou frente aos bracarenses em Paços de Ferreira, viu confirmada uma fratura do tornozelo direito e vai ser operado hoje. Estima-se que o período de recuperação do avançado internacional francês, de 24 anos, seja de três meses, mas o mais importante é que essa recuperação seja plena. Muita força e até breve, Carlo Di Benedetto!

15/09/20

Aconteceu a 15 Setembro 1999

De 1996 a 2001, a Liga dos Campeões quase estabeleceu uma ponte aérea entre o Porto e a Noruega. Um dos oito jogos que então envolveram o FC Porto e equipas daquele país aconteceu neste dia e ficou marcado pela estreia de Deco na melhor competição de clubes do mundo. No frio de Molde, foi a um minuto dos 90 que o Mágico marcou o único golo do encontro com um raro remate de cabeça.

Dragões Diário 15-09-2020

Está em curso a última semana de preparação para a nova temporada. Depois de um dia de folga, Sérgio Conceição dirigiu ontem um treino em que participaram 29 jogadores. Marcano, Nakajima e Cláudio Ramos estiveram no Olival mas continuam a recuperar de problemas físicos, enquanto Mbaye foi sujeito a uma cirurgia de ligamentoplastia realizada por José Carlos Noronha num hospital do Porto.
 
A estreia dos campeões nacionais na liga acontece no sábado, frente ao Braga, no Estádio do Dragão, e já é certo que as bancadas estarão despidas de público. Em declarações a O Jogo, Jorge Nuno Pinto da Costa voltou a criticar o governo pela diferença de tratamento do futebol face a eventos como as touradas ou os espectáculos de comédia. António Costa arrisca-se a ficar na história como o homem que asfixiou os clubes de futebol e matou as outras modalidades, considera o presidente do FC Porto.
 
Na primeira jornada da segunda liga, cada clube teve a oportunidade de indicar para estar no estádio um adepto que representasse simbolicamente todos os ausentes. O FC Porto escolheu José Conceição, um sócio famoso por acompanhar religiosamente, há muitos anos, treinos e jogos das várias equipas azuis e brancas. Numa altura tão difícil, o convite só podia ter sido recebido com o maior entusiasmo: Fiquei todo contente. Senti-me um privilegiado.