16/11/19

Aconteceu a 16 Novembro 2004

Neste dia, Jorge Nuno Pinto da Costa escolheu o Estádio do Dragão para lançar a autobiografia Largos dias têm cem anos. Com prefácio do então presidente da UEFA, Lennart Johansson, esta obra revisita mais de seis décadas de portismo e vários anos de dirigismo desportivo. Felizmente, já está desatualizada por lhe faltarem todas as conquistas do FC Porto desde novembro de 2004 - não foram poucas - mas continua a ser um documento essencial para o conhecimento da história do clube.

Dragões Diário 16-11-2019

A nossa casa está de parabéns. O Estádio do Dragão foi inaugurado há 16 anos com uma cerimónia que teve como ponto alto um jogo particular com o Barcelona. O FC Porto venceu por 2-0 no encontro em que Lionel Messi se estreou como sénior, e Derlei marcou o primeiro golo da história recinto projectado pelo arquicteto Manuel Salgado.

Pouco dias antes, José Mourinho tinha garantido que era fantástico inaugurar o estádio como campeão nacional. E acrescentava que fantástico seria também, na primeira época em que aqui jogarmos, voltarmos a ser campeões. O desejo cumpriu-se e as expectativas foram superadas: o FC Porto foi campeão nacional e da Europa em 2003/04.

São tantas as alegrias que os portistas viveram no Dragão que é difícil condensá-las nestes parágrafos, mas este texto dá uma ajuda. Só troféus conquistados foram 24, três deles internacionais. A este nível, só um recinto da história do futebol português tem um registo melhor: o Estádio das Antas, onde foram festejados três títulos europeus e um mundial.

Com o objectivo de dar seguimento a esta história de sucesso, o plantel principal do FC Porto continua a trabalhar no Olival e a preparar o jogo da próxima eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Setúbal. No dia em que completou 45 anos de idade, Sérgio Conceição dirigiu um treino em que não participaram 14 jogadores que estão ao serviço de selecções.

É mesmo ao lado do Estádio do Dragão, no Dragão Arena, que o FC Porto recebe hoje o Sporting em jogo do Andebol 1. Miguel Martins avisa que os adversários têm feito grandes partidas e chegam ao Porto com novas ideias do treinador e para roubar pontos, pelo que se exige que os Dragões estejam ao melhor nível para vencer.
Como o Dragão Arena vai estar cheio, se não tiver bilhete, pode acompanhar o clássico no Porto Canal e na FC Porto TV a partir das 15h. À mesma hora, pode assistir ao Vitória de Guimarães-FC Porto em basquetebol na RTP 2, enquanto uma hora depois vai para o ar o Biasca-FC Porto em hóquei em patins na CERH TV.

15/11/19

Aconteceu a 15 Novembro 2008

Neste dia, no Dragão, dois golos argentinos abriram e fecharam o resultado da vitória sobre o Vitória; no caso, o de Guimarães. Lisandro López marcou o primeiro e Ernesto Farías fez o segundo, já a três minutos do fim. Jogava-se a oitava jornada da Liga, o Leixões era líder, mas a 10 de Maio do ano seguinte, e com uma jornada ainda por disputar, Bruno Alves confirmou a soma do quarto título consecutivo com uma imparável cabeçada. Foi o golo 200 do FC Porto no Estádio do Dragão.

Dragões Diário 15-11-2019

Sem 14 internacionais e com três lesionados, Sérgio Conceição recrutou o mesmo Sub-19 da véspera e continuou a preparar o encontro com o Vitória de Setúbal, da quarta eliminatória da Taça de Portugal, que daqui a nove dias se joga no Dragão.

Amanhã, a nossa equipa de basquetebol leva a Guimarães o projecto de ampliar a série de seis vitórias consecutivas que lhe dá o primeiro lugar da Liga, embora Miguel Queiroz vá já lembrando que o adversário tem muita qualidade e a capacidade de fazer grandes exibições. Em estado de alerta, o FC Porto preparou-se para a vitória e para o Vitória. A partir das 15h e com transmissão em directo na RTP2.

A equipa de hóquei em patins vai mais longe, vai à Suíça e praticamente em direcção ao desconhecido, porque, tirando o facto de reencontrar o veterano Alberto Orlandi, que foi campeão com o FC Porto, a informação sobre o Biasca é quase nula. Só sabemos que o pavilhão é muito pequeno e que lá está muito frio, observa o guarda-redes Xavi Malián, ainda assim seguro de que vai correr tudo bem. O jogo da segunda jornada da Liga Europeia começa às 16h.

14/11/19

Aconteceu a 14 Novembro 1918

Neste dia, Augusto Ferreira estreou-se com a camisola do FC Porto numa vitória por 2-0 frente ao Académico do Porto. Uma estreia como tantas outras, não fosse Augusto Ferreira conhecido no mundo do futebol como Simplício, o autor do emblema do FC Porto como o conhecemos hoje, desenhado pelo talento do jogador em 1922.

Dragões Diário 14-11-2019

O FC Porto regressou ontem ao Olival para começar a preparar a recepção ao Vitória de Setúbal, no Dragão, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal (24 de Novembro, 17h30). Privado de 14 internacionais, Sérgio Conceição chamou um reforço aos trabalhos da equipa principal, que prosseguem daqui a pouco.

A equipa de Sub-15 do FC Porto ficou ontem a conhecer o calendário da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C e já sabe que vai ao terreno do Paços de Ferreira na jornada inaugural da série Norte. Na 1ª fase do campeonato, os Sub-15 portistas somaram 11 vitórias em 11 jogos, com 58 golos marcados e apenas dois sofridos.

O FC Porto Sofarma voltou a colocar em sentido o poderoso THW Kiel, mas desta vez não conseguiu contrariar a arrogância da equipa alemã, perdendo nos segundos finais, por 30-29, no Dragão Arena. Apesar do resultado (injusto), os campeões nacionais voltaram a mostrar que estão onde merecem: entre os melhores da Europa e do Mundo.

Este FC Porto Sofarma-THW Kiel ficou marcado por uma bonita e sentida homenagem a Hugo Laurentino. Foram 19 anos de Dragão ao peito de alguém que será sempre uma referência da baliza portista e do andebol português. Hugo Laurentino, um dos três heptacampeões, tornou-se team manager da equipa depois de terminar a carreira. 

13/11/19

Aconteceu a 13 Novembro 1909

Neste dia, o FC Porto recebeu a inscrição de um novo sócio, à data com apenas um ano de idade. Tratava-se de João Lopes Martins, que nas décadas seguintes viria a revelar-se o atleta mais eclético da história do clube: praticou futebol, andebol, basquetebol, hóquei, natação, râguebi e ténis, sempre de azul e branco.

Dragões Diário 13-11-2019

Três dias depois do triunfo histórico na Sparkassen Arena, o FC Porto recebe hoje o Kiel num Dragão Arena com lotação esgotada (19h). Magnus Andersson alerta que a vitória na Alemanha já faz parte do passado, mas garante que os Dragões vão lutar pela vitória, mais uma vez. E, segundo o treinador, contam com uma grande vantagem, o apoio dos melhores adeptos do mundo.

Um FC Porto-Kiel, por si só, é um programa aliciante, mas hoje há um motivo extra para estar no Dragão Arena ou acompanhar tudo em directo no Porto Canal ou na FC Porto TV: a homenagem a Hugo Laurentino. O team manager da equipa de andebol está ligado ao clube desde 2000 e terminou recentemente uma brilhante carreira de jogador.

Para ver a bola rolar do outro lado da rua, no Estádio do Dragão, ainda tem de esperar mais 11 dias e pelo jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Setúbal. Depois de dois dias de folga, o plantel principal de futebol regressa esta manhã ao trabalho, no Olival, sem os vários jogadores que estão ao serviço das selecções.

12/11/19

Aconteceu a 12 Novembro 1933

Neste dia, no Campo do Bessa, Soares dos Reis, o primeiro guarda-redes internacional do FC Porto, estreava-se num empate (1-1) com o Leça, em jogo da primeira jornada do Campeonato Regional do Porto. Além dos seis títulos de campeão regional, Soares dos Reis foi campeão nacional por três vezes e campeão de Portugal por uma. Foi ainda o guarda-redes da vitória do FC Porto na primeira edição da Taça Ibérica, quando, a 7 de junho de 1935, no Campo do Ameal, o campeão português derrotou o Bétis, campeão espanhol, com um golo de Pocas e um hat-trick de Pinga (4-2).

Dragões Diário 12-11-2019

Enquanto Sérgio Conceição prepara o regresso ao Olival, agendado para as 10h30 de amanhã, colocamos-lhe aqui três desafios, que, na verdade, não são mais do que três exercícios de pura diversão: rever o grande golo de Alex Telles no Bessa, ouvir as palavras de agradecimento de Loum e descobrir, nas páginas da Dragões, os mais jovens jogadores a marcar com a camisola do FC Porto.

Hélio Silva tem 21 anos, é conhecido por Papalele e chega de Cabo Verde para reforçar o FC Porto B. Assinou contrato até ao final da época, vai vestir a camisola 98 e dar tudo para ajudar a equipa. Entusiasmado com a primeira experiência fora do país de origem, o avançado promete trabalhar muito para marcar golos.

Há mais um Porto de Exclamação para ver na FC Porto TV, agora com o Paulo Miguel Castro a fazer do andebol, e da extraordinária vitória sobre o Kiel, o tema principal. É uma emoção do princípio ao fim, servida em doses generosas de mais de dois minutos de vídeo que justificam bem o clique.

Depois de ter afastado o Escola Livre da Taça de Portugal em Março deste ano e em jogo dos 16 avos de final da prova, a equipa de hóquei em patins do FC Porto volta a encontrar o mesmo adversário na mesma competição, mas desta vez nos 32 avos de final. Então como agora, o reencontro está agendado para Oliveira de Azeméis e 11 de Janeiro de 2020 é a data a fixar.

11/11/19

Aconteceu a 11 Novembro 1913

Guilherme do Carmo Pacheco teve a honra de ser o primeiro a ser elevado à condição de sócio honorário. Foi neste dia com o então presidente a tornar o Jornal de Notícias, propriedade da família, jornal oficial do FC Porto.

Dragões Diário 11-11-2019

Foi com um grande golo de Alex Telles, logo aos nove minutos, que o FC Porto bateu o Boavista (1-0), no Estádio do Bessa, na 11ª jornada do campeonato. Empurrada pelo imenso Mar Azul, a nossa equipa ganhou vantagem cedo e não deixou fugir a oportunidade de voltar a reduzir a diferença para o primeiro lugar.

No final do Boavista-FC Porto, Sérgio Conceição considerou justa a vitória portista, que poderia até ter tido outros números, e viu uma equipa segura: Controlámos sempre o jogo. A figura da noite, Alex Telles, trocou as referências individuais pelo mérito do colectivo: O meu golo foi só um detalhe do trabalho da equipa toda.

Com um saldo de golos de 58-2, a equipa de Sub-15 fez o pleno de vitórias na 1ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C, conquistando todos os 33 pontos em disputa. Ontem, no terreno do Cesarense, na 11ª e última jornada, o colectivo comandado por Sérgio Ferreira voltou a estar em grande e triunfou por 9-0.

O FC Porto Sofarma conseguiu uma vitória épica em casa do poderoso Kiel (28-27), na Alemanha, na sétima jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. Victor Iturriza (6 golos) foi o mais certeiro na equipa portista, que na próxima quarta-feira (19h) volta a defrontar o emblema germânico, no Dragão Arena, na oitava ronda da prova.

No que diz respeito à Liga Portuguesa de Basquetebol, o FC Porto continua a só saber o que é ganhar depois de bater o Esgueira (76-70), no Dragão Arena, na sexta jornada. Sasa Borovnjak (22 pontos) foi o melhor marcador dos azuis e brancos, que viajam até Guimarães na próxima ronda (sábado, 16 de novembro, 15h).

Imparável continua também a AJM/FC Porto, que triunfou no clássico com o Sporting (3-1), em Santa Maria da Feira, na sexta jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de voleibol feminino. A equipa portista somou a sexta vitória em outros tantos jogos e só ontem é que cedeu o primeiro set no campeonato.

10/11/19

Aconteceu a 10 Novembro 1971

Neste dia, o FC Porto viajou até ao Brasil para uma digressão. De Manaus ao Rio de Janeiro, os Dragões demonstraram qualidade nos relvados. O último encontro realizou-se no mítico Maracanã, com 100 mil pessoas nas bancadas. Com Pavão a orquestrar os azuis e brancos, Rui mostrou-se impenetrável na baliza e Flávio silenciou o estádio. Vitória portista que também ficou marcada pela contratação de Paulo Amaral, considerado um segundo Yustrich.

Dragões Diário 10-11-2019

É um dérbi histórico. É desta forma que Sérgio Conceição aborda a deslocação do FC Porto ao Estádio do Bessa, marcada para esta noite (21h, Sport TV). Em conferência de imprensa, o treinador prometeu uma equipa preparada para dar o máximo dentro de campo para conseguir mais um triunfo rumo ao objetivo, que é ganhar o campeonato.

Ainda no futebol, o dia de ontem não permitiu muitos festejos. A equipa B perdeu em Mafra por 3-1 e os Sub-19 não conseguiram travar a eficácia do Vitória de Guimarães (2-0).

No último encontro no Pavilhão Municipal de Fânzeres, o FC Porto Fidelidade bateu o HC Braga, por 4-3, na quinta jornada do campeonato. Carlo Di Benedetto (2), Poka e Rafa fizeram os golos da equipa de Guillem Cabestany, que regressou desta forma aos triunfos na principal prova do hóquei em patins nacional.

A liderança isolada da Liga é algo que sabe bem a Max Landis. O base norte-americano sente que a equipa está confiante para continuar o caminho 100% vitorioso esta tarde, frente ao Esgueira (16h), na sexta jornada da prova. Se não puder ir ao Dragão Arena, o Porto Canal e a FC Porto TV levam até si todas as emoções do encontro.

No Porto Canal e na FC Porto TV também estará o andebol, que duas horas mais tarde disputa em casa do Kiel a sétima jornada do Grupo B da Liga dos Campeões (18h). Com o peso enorme de vestir de azul e branco, Diogo Branquinho quer um FC Porto Sofarma focado em dar tudo pela vitória frente ao maior clube de andebol do mundo.

Esta tarde também haverá clássico de voleibol, com a AJM/FC Porto a defrontar o Sporting no Pavilhão Desportivo Centro Luso-Venozelano, em Santa Maria da Feira (16h). Ao final do dia, poderá consultar o resumo desta partida, bem como os de todos os encontros referenciados em cima, na FC Porto TV.