12/05/12

"Ficava admirado se nos fosse reconhecido mérito"


Técnico do FC Porto considera que os rumores em torno do seu futuro no clube são "um assunto que não tem assunto" e diz que os dragões ganharam "pelo valor do trabalho."
Na última conferência de imprensa da época, a antevisão à partida com o Rio Ave foi um tema secundário na conversa entre Vítor Pereira e os jornalistas, onde o futuro do técnico no FC Porto e as recentes e polémicas entrevistas de João Gabriel e Jorge Jesus mereceram destaque.
"Podíamos ter começado pelas coisas boas", começou por dizer o timoneiro dos dragões, que não se mostrou surpreendido por os elementos do Benfica atribuírem o sucesso do FC Porto no campeonato às arbitragens. "Ficava admirado se nos fosse reconhecido mérito por parte deles. Estávamos à espera disto. Aqui pensamos já em melhorar no próximo ano e não nos lamentarmos. Quem quiser compra esse discurso, nós não compramos. Acreditamos no valor do trabalho e é assim que temos ganho", atirou o técnico, que respira confiança após ter celebrado o título de campeão na varanda do estádio do Dragão.
Vítor Pereira não se mostrou, mais uma vez, preocupado com o seu futuro no clube, nem com o facto de Pinto da Costa não ter assumido, publicamente, a continuidade do técnico. "É assunto que não tem assunto. Ele não diz mais porque não há nada para dizer. Para mim não faz sentido, para ele também não. A dúvida são vocês que alimentam. Vamos trabalhando", vincou.
"O clube trabalha, prepara as coisas com antecedência. As coisas estão a andar. E é isso que tenho para dizer. São coisas para ficar no clube. Este clube luta por todas as provas em que compete", atirou o técnico, quando questionado sobre se já estaria a preparar a próxima época.
Há, apenas, um episódio que Vítor Pereira tem a lamentar na Liga 2011/12: "Este campeonato foi bem discutido. A única coisa que não dignificou foi a situação da União de Leiria. De resto, esta Liga foi discutida jogo a jogo", concluiu.

Defour: "Este clube é uma máquina de vitórias"


Steven Defour, médio belga que chegou ao FC Porto no início da época, traça um balanço da primeira época que realizou envergando a camisola dos azuis e brancos.
"Este clube é uma máquina de vitórias. Quando não ganhamos é um desastre", afirmou Steven Defour ao jornal desportivo O Jogo, numa entrevista publicada esta sexta-feira pela referida publicação.
"Fiquei surpreendido com todos os jogadores. Vim encontrar muita qualidade nesta equipa e é muito fácil jogar ao lado de Fernando, Moutinho [João Moutinho] ou Lucho [Lucho González]. É um verdadeiro prazer tê-los como companheiros de equipa", disse Defour nesta mesma entrevista a O Jogo.

Recurso do FC Porto motiva suspensão do alargamento

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu suspender o alargamento da Liga, com base no recurso apresentado pelo FC Porto.
A agência Lusa teve acesso a uma decisão do CJ que atribui "efeito suspensivo" à deliberação da Assembleia-geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
O FC Porto requereu que fosse declarada a invalidade de "todas as deliberações tomadas pelo órgão recorrido na Assembleia-Geral" de 3 de maio de 2012 "sobre a forma de execução da deliberação de alargamento (com efeitos suspensos)".
A decisão final sobre o alargamento da Liga de 16 para 18 equipas para a temporada 2012/2013 está dependente da ratificação da Direção da FPF, que não se pronunciará sobre o assunto até à deliberação do CJ sobre o pedido de impugnação dos dragões.
Deste modo, será inviável realizar-se a "liguilha", com o 15.º e 16.º classificados do primeiro escalão e o terceiro e quarto da Liga de Honra.

09/05/12

Rumores: Humberto Osorio


Humberto Osorio já está a ser negociado pelos responsáveis portistas. "Quero muito jogar no FC Porto", admitiu o melhor marcador do campeonato colombiano.
É, provavelmente, a melhor credencial que os adeptos do FC Porto poderiam esperar: "um novo Falcao." Falamos de Humberto Osorio, avançado colombiano de 23 anos que poderá reforçar os dragões no próximo defeso a troco de um milhão de euros, valor fixado na cláusula de rescisão do futebolista.
Foi Edgar Ospina, ex-treinador do avançado que representa o Millonarios, quem revelou o interesse dos dragões na contratação do atacante colombiano. "A esta hora os emissários do FC Porto estão em Lima a perguntar por Osorio Botello", começou por dizer o técnico, em declarações à rádio Antena 2, antes de acrescentar o termo de comparação quase inevitável. "Humberto é parecido com Falcao."
Profissional desde os 17 anos, Humberto Osorio tem sido uma das revelações no torneio Apertura da Colômbia, tendo apontado nove golos nos últimos sete jogos. Em 13 jornadas, já conta com 11 remates certeiros, que fazem dele o melhor marcador da competição. Com uma estatura física similar à de Falcao (mede apenas mais um centímetros, embora pese mais cinco quilos), Osorio já está a par da possibilidade de ingressar no FC Porto. E não poderia estar mais entusiasmado.
"Todos os jogadores têm a ilusão de jogar na Europa, num grande clube, e o FC Porto é um deles. Eu não fujo a isso. Quero muito o FC Porto. Seria perfeito iniciar uma aventura num clube assim", frisou o goleador colombiano, em declarações ao diário desportivo Record. Resta saber se as qualidades de Humberto - que poderá apreciar no vídeo abaixo publicado - serão suficientes para satisfazeer Vítor Pereira e uma equipa que, após a saída de Falcao, não convenceu ora com Kléber, ora com Janko.

08/05/12

Janko: “Alguns jogadores querem sair do FC Porto”


Marc Janko confidenciou que há jogadores no plantel do FC Porto que querem deixar o clube no final da temporada. Em entrevista ao jornal «Die Presse», o avançado austríaco descansou, ainda assim, os adeptos portistas, assegurando que os responsáveis portistas estão preparados para colmatar possíveis «baixas». “Alguns jogadores querem sair no verão para um clube de topo. Mas a filoso fia do clube está preparada para, a qualquer momento, lidar com possíveis transferências. O clube compra barato e vende caro e, nos últimos anos, tem-se dado muito bem com essa política”, elogiou Marc Janko.
O ex-jogador do Twente, que chegou à Invicta no mercado de inverno, não estranha que alguns colegas sejam cobiçados por outros emblemas, destacando a qualidade de Hulk. “É um herói nesta cidade. É um jogador que sozinho pode decidir um jogo. Mas o FC Porto tem outros jogadores de classe mundial”, sublinhou o internacional austríaco, antes de mostrar confiança para a próxima temporada: “No verão terei a oportunidade de conhecer melhor os meus colegas, treinar corretamente e absorver o esquema da equipa. Sei que posso fazer melhor e vou provar isso. Ainda assim, preciso de tempo”, alertou Janko.