29/08/08

"Os quatro adversários da Liga dos Campeões" - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa

Além de Arsenal, Fenerbahçe e Dínamo de Kiev, o FC Porto parece ter outro adversário na Liga dos Campeões: Platini. O presidente da UEFA repetiu ontem os sinais de incómodo pela presença dos portistas na prova, recuperando o registo pouco diplomático de outras intervenções. Generalizar sobre ética fica-lhe bem, mas vincar o caso do FC Porto em jeito de contraponto, é substituir-se aos tribunais. E, já agora, um princípio pouco ético em processos por encerrar. Com um problema acrescido: há clubes efectivamente condenados na actual Liga dos Campeões que não mereceram os reparos públicos de Platini, líder de um organismo que se quer isento nas apreciações. Por coincidência, estas observações surgem em vésperas de um Benfica e FC Porto, regando com gasolina um clima já de si tenso por natureza.

Sub-19: Campeonato arranca com recepção ao Candal

Está marcada para este sábado a jornada inaugural do Campeonato Nacional de Juniores A. Os Dragões estreiam-se em casa, recebendo a formação do Candal, numa partida agendada para as 17 horas, no CTFD PortoGaia. A equipa orientada por Patrick Greveraars procura entrar da melhor forma na competição, dando início à discussão dos lugares cimeiros da Zona Norte do campeonato frente ao Candal.A etapa inicial da competição, dividida em duas zonas, discute-se em trinta rondas, seguindo-se a fase final do campeonato, que reúne os dois melhores classificados de cada zona na disputa pelo título de campeão, que os Dragões conquistaram na época 2006/07.

Fonte: Site Oficial


Lucho González renovou até 2012

O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD emitiu esta sexta-feira um comunicado, no qual anuncia a renovação do contrato de Lucho González até 2012. O médio argentino está no Dragão desde o arranque da temporada 2005/06.
 
COMUNICADO
A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, de acordo com o artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que prolongou até 30 de Junho de 2012 o vínculo contratual que liga a sociedade ao seu jogador Lucho González.
 
O Conselho de Administração
Porto, 29 de Agosto de 2008


Três novidades na convocatória portista

As entradas de Lino, Fernando e Candeias e as saídas de Bolatti e Mariano constituem as alterações na convocatória de Jesualdo Ferreira, tendo em vista o encontro da segunda jornada da Liga, frente ao Benfica, marcado para sábado, às 20h45.
O técnico azul e branco deu a conhecer as suas escolhas para o clássico após o derradeiro ensaio realizado esta sexta-feira no Olival, que contou com Rabiola em treino condicionado e Mariano a efectuar tratamento.
Em relação à última convocatória do F.C. Porto, o destaque vai para as entradas de Lino, Fernando e Candeias, chamados para substituir os ausentes Bolatti e Mariano.
Os 19 jogadores convocados por Jesualdo Ferreira são: Benítez, Bruno Alves, Candeias, Farías, Fernando, Fucile, Guarin, Helton, Hulk, Lino, Lisandro, Lucho, Nuno, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Rodríguez, Rolando, Sapunaru e Tomás Costa.
Fonte: Site Oficial

Bruno Alves e Raul Meireles chamados à selecção

O defesa Bruno Alves e o médio Raul Meireles integram o lote de convocados da selecção portuguesa para o duplo compromisso de qualificação para o Mundial 2010. Portugal defronta as equipas nacionais de Malta e da Dinamarca, a 6 e 10 de Setembro.
A dupla portista faz parte dos eleitos do seleccionador nacional tendo em vista o arranque da fase europeia de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010. Portugal, que integra o Grupo 1, desloca-se a Malta a 6 de Setembro, defrontando a selecção local em Ta’Qali, seguindo-se a recepção à Dinamarca, marcada para 10 de Setembro, em Lisboa.
Fonte: Site Oficial

Jesualdo Ferreira: «Um bom resultado é ganhar»

«O resultado de um clássico é imprevisível». A afirmação é de Jesualdo Ferreira, que rejeita assumir favoritismo para a partida frente ao Benfica, pese embora tenha a convicção profunda de que os Tricampeões Nacionais têm condições para «discutir o jogo e o resultado». E recorda, «um bom resultado para o F.C. Porto é sempre ganhar».
As ideias do treinador dos Dragões foram reveladas esta quinta-feira, no auditório do CTFD PortoGaia, no Olival, na conferência de imprensa de antevisão do referido encontro, relativo à 2ª jornada do campeonato, que se realiza já no próximo sábado, às 20h45, no Estádio da Luz.

O F.C. Porto está preparado para disputar o jogo frente ao Benfica?
Sim. Apesar de termos noção da dificuldade que contempla este jogo para nós e para o Benfica, estamos preparados para continuar a alcançar bons resultados no Estádio da Luz. É esse o nosso objectivo. Queremos ter uma equipa que cumpra as nossas convicções tácticas, sabendo que temos de jogar em níveis de alta concentração, num momento da época que até não é o ideal para nenhuma equipa. Ainda assim, sentimos que temos evoluído ao logo das últimas semanas de trabalho e temos condições para discutir o jogo e o resultado. E recordo que um bom resultado para o F.C. Porto é sempre ganhar.

Já disse esta época que o Benfica estava mais forte. Mantém essa opinião? 
Sim, penso que os nossos adversários directos (não só Benfica e Sporting, mas também Sp. Braga) estão mais fortes esta época.

O empate do Benfica no terreno do Rio Ave pode facilitar a vida ao F.C. Porto?
Não sei de que forma esse resultado poderá ter afectado o Benfica, mas posso assegurar que a nós não afectou em nada. Não nos acrescentou nem retirou optimismo nem responsabilidade e muito menos alterou as nossas convicções.

No final do jogo perante o Belenenses, disse que a exibição do F.C. Porto não foi brilhante. Como tratou do brilho da equipa durante esta semana?
A questão do brilho tem a ver com a forma como quero que a equipa jogue. Frente ao Belenenses, nem sempre fizemos o que queria, mas nem por isso deixou de haver alguns momentos de brilhantismo. O golo do Hulk, como referiu, foi um desses momentos.

Vai alterar alguma coisa na equipa?
Não. Em termos tácticos, a estrutura está consolidada, a integração dos jogadores novos está a ser feita com segurança e, portanto, não temos qualquer necessidade de fazer alterações profundas na abordagem ao jogo. A única coisa que pode acontecer pontualmente é a alteração de jogadores, que por vezes é necessária para dar mais força e brilho à equipa.

Agrada-lhe um Benfica-F.C. Porto logo no início do campeonato?
É bom, pois mantém os jogadores motivados. Além disso, dá mais alegria ao trabalho e, acima de tudo, torna a equipa mais competitiva.

Se o F.C. Porto ganhar, deixa o Benfica a cinco pontos de distância. Esse factor pode valer alguns riscos-extra ao F.C. Porto?
É um jogo que vai ter sempre riscos para as duas partes. O Benfica sabe que o F.C. Porto é uma equipa forte e difícil, é o Campeão Nacional, e também vai ter de pensar nos riscos que vai correr contra nós. Seja como for, não me parece que esses factores venham a ser determinantes no decurso do jogo, pelo menos não para nós.

A perspectiva de sair do Estádio da Luz com uma vitória pode ser uma circunstância psicologicamente interessante para o F.C. Porto para o resto da época?
Vencer é sempre bom, seja qual for o jogo. Normalmente os campeonatos não se ganham nos jogos entres os ditos grandes, ganham-se com os outros. Os resultados dos clássicos são imprevisíveis e não têm tanta influência quanto isso. Porque se trata de um clássico, este é um jogo especial para a imprensa, para os jogadores e para os adeptos. E já que se fala em adeptos, temos já mais de 3.300 Portistas assegurados no Estádio da Luz (faltam vender apenas cerca de 100 bilhetes), o que é muito bom, e isso já atesta por si só a importância que tem este jogo.

O que espera da equipa de arbitragem?
Espero um árbitro sem discussão, até porque o Jorge Sousa foi o melhor da época passada, e, acima de tudo, uma equipa de arbitragem (e quando falo em equipa, refiro-me também aos assistentes) o mais corajosa e isenta possível.

O Di María disse que o Benfica era favorito. Que comentário lhe merece essa afirmação?
O Di María diz seguramente aquilo que é a sua convicção, mas na minha opinião atribuir favoritismo é conversa e é sair um pouco daquilo que é a realidade do jogo. Ambas as equipas querem ganhar, mas ninguém sabe o que vai acontecer. Esperamos ser nós a ganhar, mas em consciência não podemos afirmar que o vamos fazer.

O facto de o Benfica poder utilizar Reyes e Di María aumenta a ameaça para o F.C. Porto?
O Reyes e o Di María são dois grandes jogadores, mas o facto de estarem em campo não altera a nossa forma de pensar. Independentemente de quem jogar no Benfica, teremos sempre de ser competentes, concentrados e sérios.

Acredita num Rodríguez sem qualquer condicionalismo no Estádio da Luz?
Porque não? O Rodríguez é um profissional, está muito bem integrado no F.C. Porto e vai certamente fazer o seu trabalho.


Fonte: Site Oficial

Arsenal, Fenerbahçe e Dínamo Kiev são os adversários na «Champions»

Arsenal, Fenerbahçe e Dínamo Kiev são os adversários do F.C. Porto no Grupo G da UEFA Champions League, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira, no Fórum Grimaldi, no Mónaco. Recordistas de participações, os Dragões apresentam-se na edição de 2008/09 a 17 de Setembro, recebendo a equipa turca.
Treze vezes campeão de Inglaterra, o Arsenal, orientado por Arsène Wenger, reencontra os Dragões na fase de grupos, depois de as duas equipas terem assegurado o apuramento para os oitavos-de-final na época de 2006/07. Na temporada anterior, os londrinos atingiram a final, perdendo, por 2-1, frente ao Barcelona. Na terceira pré-eliminatória, o Arsenal derrotou o Twente, da Holanda, nos dois encontros (4-0 e 2-0).
Treinado por Luis Aragonés, que se sagrou recentemente campeão europeu pela Espanha, o Fenerbahçe, segundo classificado do campeonato turco, dispõe de vários jogadores experientes no seu plantel, como Roberto Carlos, Deivid, Alex, Apiah e Diego Lugano, que soube enriquecer com as contratações de Emre (ex-Newcastle) e Guiza (ex-Mallorca), o melhor marcador da liga espanhola. Nas segunda e terceira rondas de acesso à UEFA Champions League, o Fenerbahçe afastou o MTK Budapeste e o Partizan.
Segundo classificado do campeonato da Ucrânia, atrás do Shaktar Donetsk, o Dínamo de Kiev eliminou o Drogheda e o Spartak de Moscovo antes de atingir a fase de grupos. Entre o seu plantel destacam-se os romenos Cernat e Ghioane, o letão Verkapovskis, o finlandês Eremenko e os ucranianos Milevski e Aliev. Na trajectória para a vitória em Viena, a 27 de Maio de 1987, o F.C. Porto afastou o Dínamo de Kiev nas meias-finais.

GRUPO G

17 Setembro
F.C. Porto-Fenerbahçe

30 Setembro
Arsenal-F.C. Porto

21 Outubro
F.C. Porto-Dínamo Kiev

5 Novembro
Dínamo Kiev-F.C. Porto

25 Novembro
Fenerbahçe-F.C. Porto

10 Dezembro
F.C. Porto-Arsenal

28/08/08

"Livro de reclamações para chegar à frente" - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa

Não é por falta de livro de reclamações que o Sporting deixará de passar a mensagem sobre os árbitros, como se percebeu ontem. Outra vez. É verdade que houve um penálti mal assinalado pelo meio a vitaminar as queixas, reforçadas agora por Filipe Soares Franco, mas é preciso lembrar que Paulo Bento as lançou antes. E esta ordem das coisas faz toda a diferença, por muito que se queira confundir reclamação com precaução. Mas, no meio dos reparos que fez antes de embarcar para Madrid, Soares Franco tocou no ponto-chave: este ano, só o título assegura entrada directa na Liga dos Campeões. Ficar em segundo, hábito que vinha sendo recompensado com via verde na Europa e que servia para mascarar fracassos, já não chega. A consciência desse facto é uma rampa de lançamento para discursos mais nervosos e o verdadeiro problema. Se a época começa assim, é fácil adivinhar que a coisa é capaz de piorar.

Candeias já fez treino integrado condicionado

O F.C. Porto realizou esta quarta-feira mais dois ensaios para o encontro da 2ª jornada da Liga 2008/09, no decurso dos quais Mariano voltou a fazer tratamento e Rabiola treino condicionado. Quanto a Candeias, também ao cuidado do Departamento Médico, já fez treino integrado condicionado.
Os Dragões regressam ao trabalho hoje, novamente no Olival, onde decorrerá, à porta fechada, o único apronto do dia. Após o mesmo, terá lugar, pelas 12h30, a conferência de imprensa de antevisão do desafio frente ao Benfica, agendado para as 20h45 de sábado, no Estádio da Luz.


Fonte: Site Oficial

27/08/08

Dragão Madeirense em força

Já se iniciou a época 2008/2009 há alguns dias e o nosso blog tem andado a meio gás devido às férias e às ocupações da Redacção. Prometemos maior investimento em notícias, reportagens, curiosidades, entrevistas e muito mais sobre aquilo que faz mover o futebol do melhor clube do mundo. Retomaremos as crónicas que temos ali ao lado direito e prometemos novidades. Também estamos abertos a sugestões e a votações. Participem, o Dragão Madeirense também cresce com a vossa ajuda. Saudações tripeiras e muitas chamas do Dragão.

"O clássico de uns e de outros" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Os clássicos são todos importantes, mas há alguns mais importantes do que os outros. Este, entre o Benfica e o FC Porto, é importante, mas está longe de ser decisivo até porque, à segunda jornada, com dezenas de pontos por disputar, não há jogos decisivos. Ora, o clássico de domingo é especialmente importante para o Benfica, em particular depois do começo de campeonato soluçante dos encarnados em Vila do Conde. Uma derrota na Luz contra o FC Porto, para lá de deprimente depois do Verão quente que passou, deixaria os encarnados a cinco pontos da liderança ao fim de apenas duas jornadas e poderia abrir desde já uma crise profunda na equipa da Luz. Um empate será um mal menor, adiando a primeira avaliação do "novo" Benfica para a segunda época de exames. Finalmente, uma vitória sobre o FC Porto, no contexto actual, é o suficiente para avalizar a mais recente revolução encarnada e fazer esquecer a derrota nos gabinetes de Lausana durante o Verão. Percebe-se que o FC Porto aposte tudo no primeiro cenário.

Lisandro: «A equipa está muito bem e tranquila»

Ciente de que num clássico não há habitualmente favoritos, Lisandro López adianta, no entanto, que a equipa «está bem e tranquila» e «motivada» pela vitória sobre o Belenenses. Autor dos dois golos que deram o triunfo aos Dragões no último encontro frente ao Benfica, o avançado espera poder repetir a proeza no sábado, lembrando, contudo, que, mais importante do que marcar, é o F.C. Porto conseguir os três pontos.
O nº 9 azul e branco partilhou as suas expectativas em relação ao desafio da 2ª jornada da Liga 2008/09 (agendado para as 20h45, no Estádio da Luz) esta quarta-feira de manhã, no relvado do CTFD PortoGaia, no Olival, no desenrolar da «super flash» de antevisão da partida em questão.
A equipa está muito bem e tranquila. Sentimo-nos motivados pela vitória do último fim-de-semana e temos trabalhado muito para chegarmos da melhor maneira ao jogo de sábado.
Neste tipo de encontros não há favoritos. Trata-se de um clássico e só temos de pensar em trabalhar tranquilos e melhorar para nos apresentarmos o melhor possível.
Sabemos que o Benfica tem todos os jogadores disponíveis, mas a nossa preocupação não passa por aí. O que importa é sabermos se a nossa equipa está bem e como vai encarar a partida.
 Espero poder marcar no Estádio da Luz, mas não estou muito preocupado com isso. O mais importante é o F.C. Porto conquistar os três pontos. 
A última partida que fizemos contra o Benfica foi muito linda para o grupo e para mim
[marcou os dois golos da vitória por 2-0 do F.C. Porto, no Estádio do Dragão, na 27ª jornada da Liga 2007/08] e espero que o que aconteceu se possa repetir.
 Estar convocado para a Selecção é um orgulho e uma motivação. Estou a desfrutar o momento e apostado em continuar a fazer as coisas bem no F.C. Porto, de modo a poder manter-me nas opções da Argentina.
 Ainda só vamos disputar a 2ª jornada do campeonato. É muito cedo para já estarmos a pensar muito nas distâncias pontuais. Temos é de estar tranquilos, seguir melhorando e pensar partida a partida.
 Não sei se o Benfica se encontra mais forte ou não. Penso que isso só se vai ver mais à frente ou até mesmo só no final da temporada. O que posso dizer com toda a segurança é que o F.C. Porto está mais forte.
O Rodríguez é um jogador com uma série de características de que gosto muito e sem dúvida que faz qualquer equipa mais forte.
 O Mariano está com muita gana. Teve o problema da lesão no jogo frente ao Belenenses, mas tem uma grande vontade de recuperar para ser opção outra vez. Da minha parte, desejo-lhe que recupere rapidamente e possa estar disponível.

Fonte: Site Oficial

Informações úteis aos adeptos para sábado

No âmbito da visita dos Tricampeões Nacionais ao terreno do Benfica, em encontro da 2ª jornada da Liga 2008/09, que se realiza já no próximo sábado, dia 30 de Agosto, às 20h45, no Estádio da Luz, o F.C. Porto chama a atenção para algumas informações que podem ser úteis aos adeptos azuis e brancos.

- Devem utilizar o Parque do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), situado em frente à Renault Telheiras;

- Devem evitar estacionar no bairro Dona Leonor, no Alto dos Moinhos, ao longo da 2ª Circular, nas ruas junto ao Estádio da Luz e no Parque do Media Markt;

- Devem, de preferência, entrar no Estádio da Luz pelo portão localizado junto à 2ª Circular ou pela entrada que fica em frente ao Centro Comercial Colombo (não entrar pelo Alto dos Moinhos nem pelo portão que dá acesso ao Media Markt);

- Para quem viaja do Porto, o melhor percurso é sair no IC 17 – outros destinos (depois das portagens de Alverca) e virar na primeira saída à direita (antes do Túnel do Grilo), que dá acesso à nova radial e à respectiva saída para Telheiras;

- Devem chegar com algum tempo de antecedência, de modo a que os problemas de trânsito não sejam um inconveniente e todos os acessos possam ser preenchidos da forma mais ordeira possível.

Jorge Sousa dirige Benfica-F.C. Porto


Jorge Sousa, da A.F. Porto, foi o árbitro nomeado para dirigir o Benfica-F.C. Porto, encontro da segunda jornada da Liga, que tem início marcado para as 20h45 do próximo sábado, dia 30 de Agosto. O juiz portuense será auxiliado pelos árbitros assistentes José Ramalho e José Luís Melo.

O encanto de Rodríguez na Dragões de Agosto

Cristian Rodríguez é a figura em evidência na edição de Agosto da revista Dragões, que já se encontra à venda nos locais habituais. O encanto do craque azul e branco perante a atitude do plantel portista, expresso numa conversa intimista e plena de determinação. De azul, para ser campeão.
Na Dragões de Agosto destaque ainda para o filme do arranque de época no Dragão, com a festa de apresentação que juntou milhares de adeptos no Palco de Emoções portista como pano de fundo.
Esta edição apresenta igualmente olhares privilegiados sobre a intervenção que renovou a Loja do Associado no Estádio do Dragão, igualmente em torno da apresentação oficial da equipa de Andebol azul e branca e ainda das emoções do «Campus» de Férias do Basquetebol portista.
O halterofilismo, o desporto adaptado ou o futebol de praia são outros dos temas que fazem parte da edição de Agosto da revista Dragões, que já se encontra disponível.