15/05/15

Aconteceu a 15 Maio 1988

Há 27 anos, neste dia, o FC Porto recebe o Rio Ave e goleia por 5-0, resultado que confirma o título nacional. É o célebre campeonato dos 15 pontos de avanço, recorde enquanto a vitória valia dois pontos, numa equipa dirigida por Tomislav Ivic e que também venceu a Taça de Portugal, a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental. O onze do jogo do título foi: : Mlynarczyk; João Pinto, Eduardo Luís, Celso e Inácio; Jaime Magalhães, Jaime Pacheco, Rui Barros e Sousa; Semedo e Gomes. Os golos foram marcados por Sousa (dois), Semedo, Rui Barros e Gomes.

Prossegue preparação para Belém


 
O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar esta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, prosseguindo assim a preparação para a visita ao Belenenses, marcada para este domingo, às 18h00, no Estádio do Restelo, a contar para a 33.ª e penúltima jornada da Liga NOS.
No segundo ensaio para o desafio com os lisboetas, Marcano limitou-se a realizar tratamento à luxação no ombro direito contraída no triunfo sobre o Vitória de Setúbal, que já o afastou da recepção ao Gil Vicente. O defesa espanhol é, assim, o único lesionado do grupo de trabalho, sendo que Casemiro também não poderá alinhar no Restelo, devido a castigo.

12/05/15

A maior deusa do amor é portista


A Taça Arsenal é uma monumental obra de arte que só pode ser admirada no Museu FC Porto by BMG. É o maior troféu do Mundo atribuído em futebol, nasceu portuense, com genuína identidade de Dragão, e entrou no espólio portista há 65 anos.
Esta sublime relíquia perpetua a vitória (3-2) do FC Porto sobre os ingleses do Arsenal, no Estádio do Lima, em 6 de Maio de 1948, mas também conta uma história de amor. A ideia da criação da taça surgiu depois do jogo e partiu de um grupo de seis sócios portistas, reunidos em comissão pró-troféu. Foram lançados um concurso para apresentação de projectos e uma subscrição pública, à qual a grande família azul e branca respondeu apaixonadamente.
O registo dessa subscrição está exposto junto à Taça Arsenal, um conjunto de 2,80 metros de altura e cerca de 250 quilos de peso, projectado pelo arquitecto João Antunes e os escultores Martinho de Brito e Albano França, que se divide em duas partes: o ‘Escrínio’ (madeira, prata e vidros em cristal) e a ‘Taça da Vitória’ (ouro e prata). A execução das peças teve lugar na já desaparecida Ourivesaria Aliança, à Rua das Flores, no Porto, e custou cerca de 200 mil escudos (1.000 euros) – à época, uma fortuna.
No dia 21 de Outubro de 1949, a sede do FC Porto, então localizada na actual Praça General Humberto Delgado, recebeu a cerimónia de entrega. Além dos dirigentes portistas, como o presidente Miguel Pereira, estiveram presentes entidades civis, desportivas e militares. O Arsenal associou-se enviando uma bandeira oficial do clube.
Era vontade da comissão pró-troféu – José Moreira, Eloy Silva, Ivo de Araújo, Torcato Plácido, Eduardo Soares e Manuel Ferreira – realizar a cerimónia em espaço maior, mas foi decidido montar logo o conjunto em local considerado definitivo. A Taça Arsenal passou a dominar a Sala de Troféus da sede do FC Porto, sendo contemplada diariamente pelo público, em horário vespertino e nocturno, com excepção das noites de terças e sextas-feiras, dias de reunião dos órgãos sociais portistas.

Porto24.pt

Aconteceu a 12 Maio 1935

Há 80 anos, neste dia, terminava o primeiro campeonato nacional de futebol, conquistado pelo FC Porto, que assim se tornou o primeiro campeão nacional. Na última jornada, disputada em Alvalade, o FC Porto empata a dois golos, a equipa treinada por Joseph Szabo alinhou: Soares dos Reis; Avelino e Jerónimo; Nova, Álvaro Pereira e Carlos Pereira; Lopes Carneiro, Waldemar Mota, Carlos Mesquita, António Santos e Nunes. Os golos foram marcados por Nunes e Lopes Carneiro.

11/05/15

Aconteceu a 11 Maio 2013

Foi só há dois anos mas é inevitável recordá-lo, pois tornou o 11 de Maio uma das datas especiais da nossa História. Estavam jogados 92 minutos do clássico com o Benfica e Kelvin arrancou aquele remate cruzado, indefensável, que transformou o Dragão num vulcão e abriu caminho do tricampeonato. É também por causa deste género de lances que tanto amamos este jogo, quando tudo parecia perdido foi só esfregar a lâmpada para o génio de Kelvin resolver.