31/01/13

Vítor Pereira: "Queremos provar que somos melhores"

O facto de FC Porto e Benfica estarem igualados no topo da Liga em termos de pontos - com vantagem para os Dragões no saldo de golos - dominou boa parte da conferência de imprensa de antevisão do desafio no terreno do Vitória de Guimarães (sábado, 20h30). Vítor Pereira garante que a equipa está a desfrutar deste grande duelo e chamou a atenção para a qualidade do rival minhoto.

Num campo tradicionalmente difícil, que Vitória espera e que resposta vai dar o FC Porto?
Sabemos que os jogos em Guimarães nunca são fáceis, pelo próprio contexto e ambiente. Sabemos que o Vitória está numa fase boa e respeitamos muito o trabalho do Rui Vitória, mas vamos atrás dos três pontos com tudo o que temos. Temos qualidade e ambição, estamos solidários e conscientes do que temos que fazer e focados nos objectivos.

Na luta pelo título, há duas filosofias de futebol em luta?
Cada um tem a sua ideia de jogo e temos de o respeitar. Eu gosto mais de um determinado tipo de jogo e trabalhámos todos para a construir. Gosto de um jogo pressionante, de toque e posse, mas no interior das linhas adversárias, o que não é para qualquer equipa. É um trabalho que demora o seu tempo. Os jogadores acreditam e desfrutam, sentem prazer em ter a bola, dominar o jogo do adversário e fazer golos. É preciso ser pressionante e ter uma mentalidade agressiva. A equipa está bem e está como eu gosto.

A pressão de não poder falhar torna os jogos mais complicados?
Acho que é um bom desafio. Os jogadores neste nível vivem do desafio, gostam de ir ao limite e sentir essa pressão. Acredito que esta luta vai tornar o campeonato espectacular, com cada uma das equipas a responder à vez. Também acredito que num dia mau, menos inspirado, qualquer equipa tem hipótese de nos conquistar pontos e ao Benfica. Não acredito num campeonato "limpo" até ao fim, porque há equipas com qualidade. Esta pressão é positiva, obriga-nos a estar sempre focados, com um nível de concentração alto, e queremos provar que somos melhores. Isso é o maior desafio que podemos ter na nossa vida profissional.

A diferença de golos pode ser decisiva para determinar o campeão?
Há tantos jogos ainda por fazer… O que quero dizer é que essa diferença é um objectivo e um dado adicional motivador. Não acredito muito que seja pela diferença de golos que se decida o campeonato, mas de qualquer maneira isso é um factor motivador para todos. Queremos marcar mais, sofrer menos e essa é uma disputa bonita.

Fala com um sorriso… Isso tem a ver com o futebol praticado pela equipa?
Neste momento, tem a ver com acreditar numa ideia de jogo e operacionalizá-la no âmbito de um trajecto difícil, fundamentalmente no ano passado. Esta época sinto tranquilidade, há uma ideia de jogo que está claramente a passar, jogadores a desfrutar e treinos de nível altíssimo, com uma competitividade enorme. O que me conforta não são os elogios e a crítica. Tenho orgulho numa ideia de jogo bem definida, que se começa a transformar em realidade. O ano passado foi necessário sobreviver no alto-mar, numa tempestade, e este ano navegamos em bom ritmo e sinto-me orgulhoso do que a equipa e o plantel têm produzido.

Os jogos com SC Braga e Sporting podem ser decisivos para apurar o campeão?
Na última conferência disse que o Braga estaria provavelmente afastado do título, mas quem tem de responder se está fora ou dentro dos objectivos são os treinadores de Braga e Sporting. Não me cabe a mim estar a dizer quais os objectivos do momento. Pode ser que sejam decisivos ou não; numa esquina, num percalço, podem perder-se pontos com equipas do fundo ou meio da tabela. Nos grandes jogos, os atletas estão extremamente motivados e focados e as equipas são tremendamente competitivas. Nos jogos mais pequenos temos de ter a atenção necessária e a mentalidade correcta, porque o contexto pode parecer facilitador, deixamos as coisas correrem e elas não acontecem. Tenho mais em linha de conta esses jogos do que as partidas com Braga e Sporting, em que a equipa sabe que tem de estar ao melhor nível, como terá de estar com o Vitória de Guimarães, que não é pêra doce em sua casa. Estamos preparados e a desfrutar desta competição, deste taco a taco. Vem aí um jogo da Liga dos Campeões e queremos andar para a frente. Se temos expectativas de continuar em prova temos de preparar esse jogo agora, dando respostas fortes e sinais evidentes de que estamos no top para defrontar um adversário difícil como o Málaga. Temos três jogos até lá e queremos apresentar níveis competitivos elevados para provarmos que estamos em condições de discutir uma eliminatória dessa importância.

A chegada de dois reforços e a perda de dois jogadores no Benfica deixa o FC Porto em vantagem?
Só posso falar pelo meu plantel. Passámos um momento em que estivemos, por circunstâncias várias, limitados em termos de opções. Agora temos opções e a equipa está a crescer em termos de qualidade de jogo. Com menos opções, fomos competentes, competitivos e não cedemos qualquer ponto ao adversário.

Nos treinos, o Liedson já se apresenta ao nível de que temos memória em Portugal?
O Liedson veio do Brasil e numa fase em que o campeonato brasileiro não estava a ser jogado. Vem de uma pré-época, aqui estamos em plena época e com um ritmo muito forte. Não esperava que, na sua primeira semana, conseguisse colocar toda a sua qualidade em evidência. É muito difícil entrar num plantel com treinos de intensidade altíssima. Ele precisa de estar bem e adquirir índices físicos e de entrosamento com os colegas. Os movimentos que lhe são solicitados são pedidos pela equipa e ele vai preparar-se para ser uma solução válida e de qualidade, disso não tenho dúvidas. Chegou na semana passada e nem eu nem ninguém pode esperar que esteja ao nível a que o vimos jogar quando saiu de Portugal. A pouco e pouco vai adquirir confiança e nível de jogo. Ele e o Izmaylov são duas mais-valias para o plantel.

Com as saídas de Rolando e Iturbe, o plantel está fechado?
Estou a trabalhar com um plantel claramente focado nos objectivos, que são ganhar o campeonato nacional e passar à próxima eliminatória da Champions. O plantel só está fechado quando o mercado também estiver, mas não espero perder nenhum dos jogadores que têm jogado regularmente. Porém, isso pode acontecer a qualquer treinador do mundo.

David, Tozé e Sebá chamados ao treino


O FC Porto realizou na manhã desta quinta-feira mais uma sessão de treino de preparação para a visita ao terreno do Vitória de Guimarães, sábado, às 20h30.
Com James Rodriguez e Kléber ainda em tratamento às respectivas lesões, a sessão de trabalho contou com a participação de David, Tozé e Sebá, jogadores do plantel do FC Porto B.
O FC Porto volta a treinar na manhã desta sexta-feira, com uma sessão marcada para as 10h30, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia e que decorrerá à porta fechada.

Dragões recuperam totalidade do passe de Moutinho


A SAD do FC Porto comunicou esta quarta-feira à noite, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que recuperou 15% dos direitos económicos de João Moutinho, a troco de 3,3 milhões de euros, voltando a deter a totalidade do passe do médio português.Ver blogue
Os dragões, recorde-se, adquiriram 100% dos direitos económicos de João Moutinho em 2010, a troco de 10 milhões de euros, cedendo ainda ao Sporting 50% do passe de Nuno André Coelho, percentagem avaliada em um milhão de euros. Em outubro do mesmo ano, porém, a SAD comunicou à CMVM que vendeu 37,5% por 4,125 milhões de euros à Mamers B.V..
Entretanto, em agosto de 2011, os portistas readquiriram 22,5% do passe de João Moutinho, por quatro milhões de euros, mas a quantia foi paga ao Soccer Invest Fund - Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado, sendo que a SAD portista esclareceu, à CMVM, que era agora este o fundo detentor dos restantes 15% de João Moutinho. Agora, os dragões recuperaram a totalidade dos direitos económicos do médio português, algo que deixa um prejuízo de 3,175 milhões de euros na transação dos 37,5% vendidos em 2010.

29/01/13

Programa da 17.ª jornada

Sábado, 02 fev:
Rio Ave -- Sporting, 18:00 (SportTV)
Vitória Guimarães -- FC Porto, 20:30 (SportTV)

Domingo, 03 fev:
Gil Vicente -- Marítimo, 16:00
Olhanense -- Académica, 16:00
Nacional -- Moreirense, 16:00
Beira-Mar -- Sporting Braga, 18:00 (SportTV)
Benfica -- Vitória Setúbal, 20:15 (SportTV)

Segunda-feira, 04 fev:
Paços Ferreira -- Estoril, 20:00 (SportTV)

Hulk: «Sou o jogador que mais golos fez no estádio do Dragão»


Hulk não esquece a passagem pelo FC Porto. O internacional brasileiro, agora nos russos do Zenit, recorda a importância que os dragões tiveram na sua carreira.
Sou o jogador que mais golos fez no estádio do Dragão e fico feliz por ter conseguido tudo isso. A minha vitória não foi fácil, tive que fazer história fora do país para depois ser reconhecido no Brasil. Fui para o Japão muito cedo, depois para Europa, onde tudo começou a correr bem. O reconhecimento veio através da Seleção. Estava no FC Porto quando ocupei o meu espaço na Seleção e hoje sou respeitado por isso. Foi difícil, a minha vitória ganhou sabor a mel, rebobina o incrível em entrevista ao site globoesporte.
No estádio do Dragão, o internacional canarinho apontou 44 golos, sendo que o último tento que festejou no reduto dos bicampeões nacionais foi diante o V. Guimarães (4-0), numa partida que decorreu a 25 de agosto. Poucos dias depois, mudou-se de armas e bagagens para São Petersburgo.

FC Porto é a melhor equipa portuguesa do século XXI

Os dragões ocupam a 13.ª posição de um ranking que é liderado pelo Barcelona. O Sporting (26.º) surge à frente do Benfica (34.º).
O FC Porto é a melhor equipa portuguesa do século XXI para a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), com base num ranking divulgado esta terça-feira por aquele organismo.
Os campeões nacionais surgem na 13.ª posição, com 2 240,5 pontos, numa tabela que é liderada pelo Barcelona, com 3 224, à frente do Manchester United, do português Nani, e do Real Madrid, de José Mourinho, Cristiano Ronaldo e companhia.
Na classificação continental divulgada, que tem por base as tabelas anuais, o Sporting aparece na 26.ª posição, com 1 803 pontos, enquanto o Benfica ocupa o 34.º posto, com 1 739, e o Sporting de Braga, último representante português nos 100 primeiros, está no 69.º lugar, com 1 236,5 pontos.

Ranking do século XXI para a IFFHS:
1. Barcelona, 3 224,0 pontos;
2. Manchester United, 2 987,0;
3. Real Madrid, 2 828,0;
4. Bayern Munique, 2 814,0;
5. Arsenal, 2 781,0;
6. Inter de Milão, 2 777,0;
7. Liverpool, 2 730,0;
8. Chelsea, 2 691,0;
9. AC Milan, 2 691,0;
10. Lyon, 2 348,0;
(...)
13. FC Porto, 2 240,5;
26. Sporting, 1 803,0;
34. Benfica, 1 739;
69. Sp. Braga, 1 236,5.

Iturbe cedido ao River Plate

Juan Manuel Iturbe vai ser cedido pelo FC Porto ao River Plate até ao final do ano civil. O jogador argentino confirmou o entendimento entre ambos os clubes, através das redes sociais. Só falta assinar. Estou muito contente, escreveu Iturbe na sua conta pessoal do Twitter.
O avançado, de 19 anos, é emprestado ao emblema de Buenos Aires, ficando o River com opção de compra do passe do atleta. No entanto, o FC Porto tem igualmente a possibilidade de fazer regressar Iturbe ao Dragão, em Junho.

Goleada frente ao Gil Vicente (5-0) coloca F.C. Porto na liderança


Danilo marcou aos quatro minutos 
O F.C. Porto goleou, esta segunda-feira, em casa o Gil Vicente, por 5-0, no último encontro da 16.ª jornada, e subiu à liderança da I Liga portuguesa de futebol, com os mesmos pontos do Benfica. Veja os lances e os golos do jogo.
O brasileiro Danilo (quatro minutos), Vítor Vinha (11), na própria baliza, o belga Steven Defour (54), o luso Silvestre Varela (75) e o colombiano Jackson Martinez (90) fizeram os golos dos dragões.
Com este triunfo, o F.C. Porto subiu à liderança, com 42 pontos, os mesmos do Benfica, mas com melhor diferença de golos, enquanto o Gil Vicente caiu para 13.º, com 15.
Vítor Pereira: Vamos ser competitivos até ao fim
O treinador do FC Porto diz que a liderança no campeonato, confirmada com goleada (5-0) ao Gil Vicente, é apenas uma consequência do trabalho que a equipa tem vindo a realizar para atingir os objetivos propostos.
Vamos ser competitivos e apresentar qualidade até ao fim. Sabemos o que queremos e o que queremos é o campeonato. Sabemos que trabalhando bem, temos possibilidades de ganhar campeonatos. É isso que tem acontecido ao longo dos anos e este não foge à regra, disse Vítor Pereira no final do encontro, elogiando ainda a exibição da equipa:
Fizemos um jogo fantástico do primeiro ao último minuto. Os jogadores evidenciaram toda a sua qualidade individual e também como equipa e estou satisfeito com o jogo.
Questionado sobre a aposta de Defour a titular: É um jogar inteligente que merece um carinho especial dos adeptos. Joga onde for preciso, na direita, na esquerda, ao meio. Tem muita qualidade individual.
Sobre a estreia adiada de Liedson:
Não foi possível. Também ainda tem poucos treinos com a equipa e tem de se ambientar mais. Mas não faltarão oportunidades.

Vítor Pereira exclui SC Braga da luta pelo título
O treinador do FC Porto considera que a derrota (1-2) do SC Braga na receção ao Benfica deixou os minhotos definitivamente arredados da luta pelo título.
O Braga deve estar preocupado com as equipas que vêm atrás, porque ao olhar para cima vê equipas como o Porto e o Benfica, que estão a realizar um bom campeonato. Olhar para cima é sempre bom mas, neste momento, apesar de ser uma coisa que não me diz respeito, acredito que os jogadores do SC Braga devem estar preocupados com as equipas que estão a aproximar-se. Neste momento, é um campeonato disputado entre Porto e Benfica, disse Vítor Pereira no final da partida no Dragão, onde os azuis e brancos golearam (5-0) o Gil Vicente e passaram para a frente do campeonato, com os mesmos pontos do Benfica mas com vantagem na diferença de golos.
O importante é chegar ao fim em primeiro, independentemente dos golos marcados, ou da nota artística, porque é sinal que fomos a equipa mais consistente. Nem sempre podemos apresentar futebol de qualidade, como hoje, mas o importante é vencer e somar três pontos.

Danilo: Não demos hipóteses
O lateral do FC Porto, Danilo, que marcou o primeiro golo da partida, enalteceu a capacidade finalizadora da equipa o que permitiu o salto para a liderança, apesar de terem os mesmos golos do Benfica.
O jogo acabou por ser tranquilo porque o tornámos tranquilo. Entrámos determinados e temos de manter este ritmo até ao final do campeonato, analisou o jogador.
Hoje pressionámos e conseguimos fazer a pressão que já fazemos noutros jogos. O resultado foi de 5-0 e não demos hipóteses, acrescentou.
Com a goleada o FC Porto suplanta o Benfica na diferença de golos e assume a liderança. Isso é muito importante. Estávamos com a mesma pontuação mas agora com esta diferença temos mais confiança para a manter, afirmou Danilo.

Algumas informações e estatísticas

28/01/13

Liedson estreia-se nos convocados do FC Porto

O avançado brasileiro Liedson estreia-se nos convocados do FC Porto, para a receção de segunda-feira ao Gil Vicente (20h00), da 16.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol.
Liedson, que representou o Sporting durante oito épocas (2003/2011), chega aos ‘dragões’ por empréstimo do Flamengo até final da época, com a missão de alargar as opções de Vítor Pereira para o ataque.
Nas escolhas para o jogo que fecha a jornada, o técnico portista chamou 19 futebolistas, fazendo regressar os médios Fernando (após castigo) e Izmailov, que não pôde jogar em Setúbal devido ao facto de ser um jogo adiado e nessa data ainda era ‘leão’.
De fora das opções continuam os avançados Kleber e James Rodriguez, enquanto Quiñonez e Tozé saíram dos convocados, em relação ao jogo com o Vitória de Setúbal, por opção.
O jogo entre FC Porto, segundo classificado, com 39 pontos (menos um jogo que o líder Benfica, que soma 42), e Gil Vicente, 11.º, com 15 pontos, disputa-se segunda-feira, a partir das 20h00 no Estádio do Dragão, com arbitragem Paulo Baptista, de Portalegre.

Lista dos 19 convocados
- Guarda-redes: Helton e Fabiano.
- Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro e Otamendi.
- Médios: Lucho, Castro, João Moutinho, Defour, Fernando e Izmailov.
- Avançados: Varela, Jackson Martinez, Liedson, Kelvin e Séba.

Liedson: “Espero ser campeão nacional”

Liedson foi confirmado como reforço do FC Porto para os próximos seis meses. "Espero ser campeão nacional", disse. O avançado vai deixar o número 31 que o notabilizou no Sporting para vestir a camisola 19 no Dragão. 
"O FC Porto era um sonho que acalentava há alguns ano. A oportunidade surgiu agora. Espero retribuir da melhor maneira a confiança", acrescentou, em declarações ao ‘Porto Canal', depois de ter passado nos habituais exames médicos.
Tal como adiantou o CM, ‘Levezinho' representará o clube azul e branco por empréstimo do Flamengo e o acordo de cedência pressupõe o direito de opção por mais uma época. Além disso, aceitou ganhar metade do salário que auferia no Brasil: 70 mil euros por mês.
Apesar de ter menos regalias, Liedson mostrou-se seguro da sua escolha. "A organização e a grandeza do FC Porto foram determinantes na minha decisão", explicou, admitindo que já pensa em "ser campeão nacional e, quem sabe, almejar a algo mais que os oitavos de final na Champions".
"Conheço bem o futebol português e a adaptação será tranquila", prometeu o ex-jogador do Sporting, contando que foi "acarinhado pelos adeptos" portistas nas primeiras 24 horas em Portugal.
Esta manhã, o avançado de 35 anos já deve treinar às ordens de Vítor Pereira.

O jogador já deu uma entrevista ao site do F.C. Porto, onde diz "esperar fazer parte de grandes conquistas".

FPF abre inquérito que pode excluir dragões da Taça da Liga

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu um processo disciplinar ao FC Porto devido à utilização irregular de três jogadores na Taça da Liga.
Desta forma os dragões enfrentam a possibilidade de derrota no jogo com o V. Setúbal da Taça da Liga devido à utilização irregular dos atletas Fabiano, Abdoulaye e Seba, menos de 72 horas depois de terem sido utilizados pela equipa B frente à Naval.
O CD irá agora remeter a documentação para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para que a Comissão de Instrução e Inquéritos desencadeie a instrução e esta seja devolvida ao CD para aplicar o castigo.
Há agora um prazo de cinco dias para a tramitação do processo sumário. O resultado entre sadinos e dragões (vitória do FC Porto por 1-0) fica sem homologação por um período que habitualmente será de 30 dias.