26/08/11

"É uma honra jogar contra o FC Porto"

Não é todos os dias que se ouvem elogios destes vindos de Pep Guardiola, treinador de uma das melhores equipas de futebol no Mundo, o Barcelona.
Foi assim mesmo, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da Supertaça europeia. Guardiola teceu rasgados elogios ao Porto, aos seus jogadores e imagine-se até ao seu presidente, Pinto da Costa.
O jogo da Supertaça vai opor duas equipas com filosofias semelhantes. Acho que muitos adeptos portistas se identificam com o clube catalão, o clube da segunda maior cidade que se bate contra o colosso da capital. Clube que se tem afirmado cada vez mais nos últimos anos. São assim o Porto e o Barcelona, em escalas diferentes como é óbvio.
Mas voltando ao Pep Guardiola. O treinador do Barcelona não acha que a vitória da sua equipa seja uma aposta certa. Ele mostra respeito por um adversário forte.
Nas suas próprias palavras. "É uma honra jogar contra o FC Porto nesta Supertaça, é sem dúvida uma das equipas mais poderosas do Mundo. Jogam com muita intensidade, sabem guardar bem a bola. Jogam bom futebol. O FC Porto faz coisas que gostaríamos de ter feito. Eles ganharam quase todas as últimas ligas portuguesas. Sei que há novos jogadores, mas continuam a jogar e ganhar."
Vai mais longe, contra a convicção de muita gente que considera o Barcelona quase invencível, ele afirma: "Não somos invencíveis. Não há equipas invencíveis. Qualquer equipa nos pode ganhar. Se recebemos muitos elogios é porque, em regra geral, costumámos ganhar bem."
Guardiola elogia também Pinto da Costa e os bons palpites que tem em relação a jogadores. "Pinto da costa sabe escolher bem os jogadores. Há muitos jogadores portugueses em equipas europeias. Há vários anos que é uma equipa sólida, com grande estratégia. Gostaria de ter muitos jogadores portistas na minha equipa, mas estou muito satisfeito com meu plantel. Não posso pedir ao meu presidente melhores jogadores, seria uma falta de consideração para eles. Todos jogadores do FC Porto têm um grande nível. Pinto da costa sabe vender bem no marcado e todas as grandes equipas da Europa os que querem comprar, desde Helton, Rolando, Guarín, Moutinho, Hulk, Varela… São jogadores com nível para estar em qualquer grande equipa grande europeia. Mas já estão numa grande equipa."
Se elogiar uma equipa adversária é normal, já estender esses elogios à organização do clube e mesmo do seu presidente já não é tão habitual. Se não soubesse melhor diria que Pep Guardiola gostava de vir a treinar o Porto no futuro.

Armando Vieira (novo colaborador internacional do Blog Dragão Madeirense) 

25/08/11

Estou pouco me lixando para o mercado

Hulk e Helton responderam, cada um na sua vez, a perguntas em tudo idênticas e formuladas para ambos, já depois da abordagem de Vítor Pereira ao jogo da Supertaça Europeia. Repisaram, sobretudo, as ideias do treinador. Mas Hulk fez muito mais, proporcionando o melhor momento da conferência, ao recorrer a uma expressão bem brasileira para assegurar concentração absoluta no jogo com o Barcelona.

Hulk sem medo do Barça
Vamos enfrentar o Barcelona de sempre, que constrói os seus resultados através do colectivo e com várias soluções. A ideia não nos aterroriza, porque a verdade é que não há motivação maior do que defrontar a melhor equipa do momento. Estamos muito motivados para levar o troféu. Quem cá está, está concentrado no jogo de amanhã. Eu estou pouco me lixando para o mercado. Quero dar o melhor e ganhar o troféu.

Helton com atenção redobrada
Vamos tentar jogar o nosso futebol. Sabemos da capacidade do adversário, mas isto é uma final. A solução é ter personalidade e tentar fazer o melhor dentro de campo. Um guarda-redes nunca tem jogos tranquilos, especialmente tratando-se de uma final. Por isso, o jogo merece atenção redobrada.

Reacção de Fernando Gomes ao Sorteio

Fernando Gomes, director das relações externas do FC Porto, comentou o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde os campeões nacional vão defrontar o Shakhtar Donetsk, Zenit e APOEL Nicosia.
Segundo o antigo avançado, o FC Porto terá de ser competente para passar à próxima ronda: Vamos ter de ser competentes e esperar que a sorte nos acompanhe. O nosso objectivo aqui é passar à fase seguinte na competição. Mas o principal é ser campeão nacional disse no rescaldo do sorteio, realizado no Mónaco.
Fernando Gomes abordou ainda a saída de Falcao para o At. Madrid, elogiando o colombiano mas nunca desdramatizando a situação: Não há dúvida que no FC Porto reconhecemos o mérito ao Falcao enquanto jogador, nao só na Argentina, mas também no nosso clube. Mas também temos um passado com grandes goleadores, com nomes como Domingos, Jardel, Madjer ou Lisandro, e o FC Porto continuou o seu destino disse.

FC Porto no Grupo G da Liga dos Campeões

O FC Porto integra o grupo G da Liga dos Campeões e vai medir forças com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, com o APOEL do Chipre e com o Zenit de São Petersburgo, onde milita o ex-dragão Bruno Alves e ainda o internacional português Danny.
O FC Porto apenas defrontou o Shakhtar Donetsk por duas vezes, nos quartos-de-final da Taça das Taças em 1983/84. Os dragões seguiram em frente na eliminatória depois de uma vitória em casa por 3x2 e um empate a uma bola na então URSS.
Nesse jogo nas Antas os dragões estiveram a perder por 0 x 2 antes de Jaime Pacheco, Frasco e Jacques operarem a reviravolta.
Nunca os dragões defrontaram o Zenit, mas a história frente a clubes russos (desde o desmembramento da URSS) é muito positiva para a equipa da cidade invicta.
Em oito jogos, são seis as vitórias e dois os empates, com robustos triunfos na última edição da Liga Europa frente ao CSKA nos oitavos-de-final e ao Spartak Moskva na ronda seguinte.
Registam-se apenas dois confrontos entre os comandados de Vítor Pereira e os cipriotas, com o FC Porto a ganhar os dois jogos na fase-de-grupos da Liga dos Campeões 2009/10. No Dragão os azuis e brancos venceram por 2x1, depois de terem estado a perder por 0x1, e na ilha triunfaram por 0x1.
Os primeiros jogos desta fase vão decorrer nos dias 13 e 14 de Setembro.

Confrontos do FC Porto com o Barcelona

Frank de Boer, Jardel e Guardiola: o FC Porto perdeu nas Antas em Março de 2000
Jogos Oficiais

Liga dos Campeões 1999/2000 (2.ª fase de grupos)
Barcelona-FC Porto, 4-2 (Rivaldo 16’ e 89’, Frank de Boer 23’, Kluivert 45’; Jardel 5’ e 79’)
FC Porto-Barcelona, 0-2 (Abelardo 37’, Rivaldo 59’)

Liga dos Campeões 1993/1994 (meias-finais)
Barcelona-FC Porto, 3-0 (Hristo Stoichkov 10’ e 35’, Ronald Koeman 72’)

Taça dos Campeões Europeus 1985/1986 (1/8)
Barcelona-FC Porto, 2-0 (Marcos 62’, Bernd Schuster 70’)
FC Porto-Barcelona, 3-1 (Juary 67’, 71’ e 89’; Steve Archibald 77’)

Taça UEFA 1972/73 (1.ª eliminatória)
FC Porto-Barcelona, 3-1 (Flávio 48’, Abel 51’ e 67’; José Barrios 34’)
Barcelona-FC Porto, 0-1 (Abel 18’)

Jogos Particulares

Inauguração do Estádio do Dragão (2003)
FC Porto-Barcelona, 2-0 (Derlei 56’ gp, Hugo Almeida 69’)

Troféu Joan Gamper (1987)
Barcelona-FC Porto, 1-2 (Bernd Schuster 28’; Madjer 12’, Jorge Plácido 48’)

Holandês Björn Kuipers arbitra o Barcelona-FC Porto

A Supertaça Europeia, entre Barcelona e FC Porto, vai ser o 44.º jogo da UEFA apitado pelo holandês Björn Kuipers.
A equipa de arbitragem holandesa é composta ainda pelos assistentes Erwin Zeinstra e Berry Simons, os árbitros de baliza Richard Liesveld e Danny Makkelie, e o quarto árbitro Bas Nijhuis.
Kuipers, de 38 anos, é internacional desde 2006 e apitou as finais do Campeonato da Europa de sub-17 em 2006 e do Europeu de sub-21 em 2009.
O holandês foi o árbitro da primeira mão da meia-final da Liga Europa da época passada entre FC Porto e Villarreal. Recorde-se que o jornal espanhol “Marca” afirmou que dirigentes portistas jantaram depois desse jogo com Kuipers, um cenário desmentido pelo clube português e depois descartado pela UEFA.

Sousa: “Barcelona é um colosso, mas tudo é possível”

O ex-futebolista António Sousa, autor de um golo do FC Porto na conquista da Supertaça Europeia de 1987/88, reconheceu que o Barcelona “é um colosso do futebol mundial”, mas que “em 90 minutos tudo é possível”.
“Se calhar, o FC Barcelona é a melhor equipa do mundo de momento, mas, de qualquer das formas, é um jogo de 90 minutos e tudo é possível”, sustentou Sousa à Agência Lusa, recordado, enquanto jogador, pelo seu “pé canhão”.
Sousa está convicto de que “se os jogadores confiarem nas suas capacidades, forem sérios e actuarem concentradinhos, apesar de o Barcelona ser favorito, é possível mais uma vez vencer a Supertaça”.
“Espero que o consigam, porque no fundo é o futebol português que está em causa e a satisfação por alcançar tal feito será plena”, defendeu o actual treinador do Trofense.
Sousa traçou um paralelismo com o duelo com o Ajax, em 1987/88, na Supertaça, então decidida a duas “mãos”, com o FC Porto a vencer ambos os jogos por 1-0, com um golo de Rui Barros, em Amesterdão, e outro do próprio Sousa, nas Antas. “Conseguir um título e mais uma taça que para nós foi deveras importante, pelo facto de ser a primeira conseguida por um clube português e ficámos mais uma vez a fazer parte da história”, disse.
Então, tal como agora, defende Sousa, “o FC Porto também partiu para a final sabendo de antemão que o adversário era ligeiramente superior, mas o conselho que dou é acreditar sempre que é possível”.
Ao contrário de Rui Barros, autor do golo na primeira “mão” da Supertaça, António Sousa foi campeão europeu pelo FC Porto em 1986/87, sob o comando de Artur Jorge.
Sousa marcou nessa Supertaça Europeia, aos 70 minutos, sendo que, em 1983/84, também apontou o único tento da primeira final europeia da história dos “dragões”, na Taça das Taças, frente à Juventus (1-2), em Basileia.

Fonte: Publico

Rui Barros apela ao espírito de entreajuda dos dragões

Rui Barros, autor de um dos golos que deu a Supertaça Europeia ao FC Porto em 1987/88, apelou ao espírito de entreajuda dos “dragões” para superarem o Barcelona.
“O Barcelona quando joga... parece que tem mais jogadores dentro de campo. É uma super-equipa, com grandes jogadores, campeões do mundo, mas é uma final, em que tudo pode acontecer”, disse à Agência Lusa.
Rui Barros defendeu que “os jogadores quando disputam uma final têm que dar o máximo durante 90 minutos, ter um pouquinho de sorte e revelar capacidade” e “o FC Porto tem essa capacidade”.
“O FC Porto tem que recorrer ao espírito de entreajuda, com os seus elementos a apoiarem-se o máximo possível, porque é uma equipa que tem jogadores na frente que podem também resolver”, referiu.
O ex-jogador espera que os futebolistas portistas conquistem mais um troféu e relembra as “excelentes recordações” deixadas pela Supertaça Europeia conquistada em 1987/88, contra os holandeses do Ajax.
O FC Porto venceu a Supertaça, na altura disputada a duas “mãos”, com vitórias por 1-0: Rui Barros marcou no primeiro jogo, em Amesterdão, e António Sousa no segundo, no Estádio das Antas.
“São recordações excelentes. Era o meu primeiro ano de sénior no FC Porto, numa equipa que tinha ganho a Taça dos Campeões Europeus. Conseguir fazer um golo foi muito bom”, recordou à Lusa.
Para Rui Barros, jogar a Supertaça e marcar um golo foi “um marco histórico” na carreira, que no ano seguinte ganhou novo impulso com a saída para o estrangeiro, para representar a formação italiana da Juventus. “O Ajax jogava com a equipa muito subida, com muita posse de bola e a fazer muita pressão sobre o adversário, mas deixava muito espaço nas costas da defesa”, lembrou.
Para contrariar o esquema da formação holandesa, Rui Barros recorda que Tomislav Ivic lhe disse para, tirando partido da sua velocidade, tentar aproveitar esses espaços, fazendo tabelas rápidas. “E foi o que aconteceu. Houve uma tabela a meio-campo, a equipa do Ajax estava subida e fiz quase meio-campo a correr com a bola. O guarda-redes Menzo saiu e já fora da área consegui passar por ele e depois por outro jogador e fiz golo”, recorda.
Para Rui Barros, apelidado na altura de “pequeno grande jogador” ou “rato atómico”, devido à sua baixa estatura, este lance continua bem vivo na memória. “Há coisas que nunca mais se esquecem”.
O FC Porto repetiu por mais duas vezes a presença na Supertaça, mas não conseguiu reeditar o êxito alcançado com o Ajax. Perdeu o troféu para os italianos do AC Milan (2003) e os espanhóis do Valência (2004).

Fonte: Publico

Sorteio da Champions

O F. C. Porto, na qualidade de cabeça de série, vai evitar algumas dos mais credenciadas equipas europeias na fase de grupos da Liga dos Campeões
No sorteio que se realiza esta quinta-feira, no Mónaco, o campeão nacional e vencedor da Liga Europa passará ao lado, entre outros, do FC Barcelona, detentor do troféu, com o qual vai disputar, sexta-feira, a Supertaça Europeia.
Além dos catalães, o F. C. Porto vai "escapar" ao Chelsea, agora comandado pelo seu ex-treinador, André Villas-Boas, bem como a Manchester United e Arsenal, ao Real Madrid, de José Mourinho, ao Bayern de Munique e ao Inter de Milão.
O pote tem clubes como AC Milan, Lyon, Shakhtar Donetsk, Valência, Villarreal, CSKA de Moscovo e Marselha.
Do pote 3 sairão adversários para F. C. Porto e Benfica, destacando-se o Manchester City e o Zenit de São Petersburgo, no qual alinham os portugueses Bruno Alves e Danny.
Por fim, o pote 4 inclui as equipas de menor coeficiente entre as 32 presentes na Liga dos Campeões, mas o Borussia de Dortmund, campeão alemão, e o Nápoles são rivais pouco recomendáveis.
No sorteio, agendado para as 16.45 horas, as equipas serão divididas em oito grupos de quatro, que não podem conter formações do mesmo país, apurando-se os dois primeiros de cada um para os oitavos de final. Os terceiros classificados são repescados para a Liga Europa.
A fase de grupos disputa-se de 13 de Setembro a 7 de Dezembro.

24/08/11

Convocados para a Supertaça europeia

As chamadas de Defour e Cristián Rodríguez marcam a convocatória do F. C. Porto para o jogo da Supertaça Europeia com o Barcelona. Álvaro Pereira ficou de fora.
Vítor Pereira chamou o belga Defour, contratado na semana passada ao Standard de Liège, e o uruguaio Cristián Rodríguez para o embate de sexta-feira com o Barcelona, no Mónaco. O treinador do F. C. Porto não convocou Álvaro Pereira, o que pode ser um sinal de que a transferência do lateral-esquerdo para o Chelsea estará em vias de se concretizar.
James Rodríguez e Iturbe, que só há poucos dias se juntaram ao plantel portista, depois de terem participado no Mundial de Sub-20, ainda não fazem parte dos planos do técnico. Os lesionados Emídio Rafael e Alex Sandro são, como se esperava, baixas confirmadas para a partida com o Barça.
 
Lista de convocados: Helton, Bracali, Sapunaru, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Souza, Fernando, Guarín, Defour, João Moutinho, Belluschi, Hulk, Djalma, Varela, Cristián Rodríguez e Kléber.

22/08/11

Vítor Pereira já conta com James

Ausente por ter estado ao serviço da Colômbia no Mundial de Sub20 e com boas prestações, James apresentou-se hoje no Centro de Estágios no Olival, onde treinou sob as orientações de Vítor Pereira.
Rafa e Alex Sandro permanecem ao cuidado do Departamento Médico; o primeiro continua em treino integrado condicionado e o segundo em tratamento.
Os Dragões realizam novo ensaio para a Supertaça Europeia esta terça-feira, no local habitual, às 10h30 (aberto 15 minutos à comunicação social).

21/08/11

Aí está o ansioso Iturbe

Chegou, viu um pouco da cidade, visitou o Dragão e a seguir mostrou-se ansioso pelo primeiro treino com o FC Porto. Eis as primeiras duas horas de Juan Manuel Iturbe no Porto, a toda a velocidade, tanta como o próprio reclama para si na curta caracterização com que se apresentou aos adeptos. "Sou um bom jogador, muito rápido, encaro bem os adversários e a defesa e gosto de fazer assistências para o ponta-de-lança", disse, em declarações a que O JOGO teve acesso, revelando-se "muito tranquilo" na análise pessoal introspectiva. "Conto demonstrá-lo assim que for chamado para jogar. Sou uma boa pessoa e todos os que me conhecem sabem disso", continuou.
A viagem de Iturbe desde a Argentina demorou 16 horas. O Mini-Messi (é assim que também o conhecem naquele país) aterrou com toda a família às 17 horas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e seguiu imediatamente para o Estádio do Dragão. Impressionado pela beleza da nova casa, ficou depois pasmado com a cidade do Porto. Tanto que se apressou a partilhar a impressão com os seus 12 mil seguidores no Twitter. "Já estou no Porto. Graças a Deus está tudo bem. É muito bonita a cidade", elogiou. Poucos minutos depois, uma espécie de update com enfoque desportivo. "Estou muito ansioso por poder treinar. Será amanhã [hoje] e estou muito feliz", prosseguiu, antes do justo descanso.
O avançado argentino será inscrito de imediato na Liga, mas dificilmente na Supertaça europeia. O Mundial de Sub-20 deu-lhe ritmo físico, mas falta o entrosamento com os novos companheiros.

Fonte: Jornal O Jogo 

Iturbe já trabalha no FC Porto

Regressado de férias, após a participação da Argentina no Mundial de Sub20, Iturbe já treinou, este domingo, com os novos companheiros do FC Porto, que começaram a preparar, no Olival, o jogo da Supertaça Europeia. Os vencedores da UEFA Europa League defrontam o Barcelona na próxima sexta-feira, no Mónaco, às 20h45 locais (19h45 em Portugal Continental).
Em termos clínicos, Rafa continua a desenvolver treino integrado condicionado; Alex Sandro permanece sob a observação do Departamento Médico.
Os Dragões têm novo ensaio agendado para esta segunda-feira, às 10h30 (aberto 15 minutos à comunicação social), no local habitual.